You are on page 1of 28

Viva a Histria!

, 7 ano

Guia de utilizao

B.2.
O mundo romano no apogeu do Imprio
Cristina Maia Isabel Paulos Brando Cludia Pinto Ribeiro Isabel Afonso (revisora pedaggica)

A SOCIEDADE

A ROMANIZAO

ROMANA

LOCALIZAO NO
TEMPO E NO ESPAO

A ECONOMIA
ROMANA

OS PODERES
IMPERIAIS

A VIDA
QUOTIDIANA

A RELIGIO

A ESCULTURA E A
PINTURA

AS LETRAS E O URBANISMO

A ARQUITETURA

FIM

A DIFUSO DO CRISTIANISMO

A AFIRMAO DO CRISTIANISMO

O CRISTIANISMO

AS PERSEGUIES

A Civilizao Romana teve a sua origem na cidade de Roma, situada nas margens do rio Tibre.

[CLICAR NO MAPA OU NA BARRA CRONOLGICA PARA AUMENTAR]

No sculo V a. C., Roma iniciou o seu processo de expanso. Nos sculos que se
seguiram, Roma conquistou um vasto Imprio que se expandia em redor do mar Mediterrneo, como podes ver no mapa.

[CLICAR NO MAPA OU NA BARRA CRONOLGICA PARA AUMENTAR E VER O PROCESSO DE EXPANSO]

Como viste, o domnio romano expandiu-se por um vasto territrio. Foram vrias as razes que levaram os Romanos a conquistarem outros territrios. L o texto com ateno.

O primeiro dia foi dedicado a um desfile com esttuas apreendidas, algumas gigantescas, transportadas em 200 carros. No dia seguinte, desfilaram, em muitos outros carros, as mais belas e ricas armas dos Macednios. [] Depois, 3000 homens transportavam prata amoedada, em 750 vasos com o peso de 90 kg cada, sustentado cada um por 4 homens []. Ao terceiro dia, atrs de cem bois destinados ao sacrifcio, marchavam aqueles que transportavam as moedas de ouro em vasos, cada um pesando tambm 90 kg, sendo ao todo 77 vasos.

Agora que j leste o texto, s capaz de apontar dois motivos que


levaram os Romanos a expandirem-se?

Plutarco, Vida de Paulo Emlio (sculo I d. C.)

Perante um imprio to vasto, os Romanos criaram um conjunto de

condies que garantiram a integrao dos povos dominados. A esse


processo de integrao d-se o nome de romanizao.

Hum Muito interessante! Repara: estradas, soldados, inscries em latim, grandes obras pblicas Ser que estes fatores contriburam para a integrao dos povos dominados no Imprio? Porqu?

Com a expanso romana intensificaram-se as trocas comerciais. Repara na quantidade de produtos que afluam a Roma!

Como viste, com a expanso romana desenvolveu-se um


intenso trfego comercial entre as Imprio, o que De todos os lados afluam a cidades Roma as do coisas melhores do mundo: o exigiu o aumento da circulao de moeda. Da, considerarque produzem as terras e os mares, as montanhas e as cidades [].
Os navios de romana carga transportam de longe os produtos -se que a economia era monetria e comercial . mais frescos, seja de vero ou de inverno. Roma parece o mercado do mundo. Carregamentos da ndia e da Arbia [], os belos tecidos da Babilnia e as jias dos pases mais longnquos, tudo chega cidade em grande quantidade e com toda a facilidade. [] Nos

Com base nos documentos que analisaste, consegues explicar porque que se diz
lio Aristides, Elogio de Roma (sculo II d. C.)

portos romanos, os navios nunca param de chegar e de partir [].

que a economia romana era monetria e comercial?

Devemos, agora, analisar a sociedade romana. Esta pirmide social mostra a sua organizao. Observa com ateno.

IMPERADOR
ORDEM SENATORIAL/ORDEM EQUESTRE

PLEBE

SERVOS LIBERTOS Com base na anlise da pirmide social, explica o sentido da frase: a sociedade imperial era
fortemente estratificada e hierarquizada. ESCRAVOS

O primeiro imperador romano foi Octvio Csar Augusto. O imperador concentrava em si todos os poderes. No acreditas? Ento presta ateno ao documento.
[] vinte e sete vezes fui proclamado imperador. [] Fui prncipe do Senado []. Fui pontfice mximo []. Uma lei determinou [23 a. C.]

que a minha pessoa seria, para sempre, inviolvel e possuiria o


poder dos tribunos da plebe []. No meu sexto e stimo consulados [28 e 27 a. C.], depois de ter extinguido a guerra civil, e de ter assumido, por consenso universal, o poder supremo, passei a

Repblica do meu poder para o arbtrio do Senado e do Povo


Romano. Por esse motivo, e para me honrar, recebi o ttulo de Augustus por deciso do Senado []. Depois dessa poca, fiquei acima de todos em autoridade.

Agora que j analisaste o texto, sabes dizer quais eram os Os poderes imperador? feitos dodo Divino Augusto

Os romanos mais ricos tinham os seus dias muito preenchidos, participando na vida poltica, em banquetes, espetculos e nas termas. Observa com ateno as imagens de umas termas romanas.
Como pudeste observar, as termas
eram um dos principais centros da
J H vida social e cultural dos Romanos, I onde se encontravam Fos amigos e G C A. Estdio B E B. Caldarium (banho quente) C. Tepidarium (banho tpido) D. Frigidarium (banho frio) E. Piscinas F. Entrada G. Vestirio H. Ginsio I. Jardim J viste que J. agradvel Biblioteca que devia ser frequentar umas termas romanas! Para que A D falava de negcios.

Reconstituio do interior de umas termas romanas achas que serviam? Reconstituio termas de a. Caracala Termas de das Caracala (216 C.)

Repara na grandiosidade do Coliseu! Imagina-o com lotao esgotada!

Sabes que tipo de espetculos era apresentado no Coliseu? Cena de combate de gladiadores

A cultura romana foi profundamente influenciada pela cultura grega, como podemos verificar nos gneros literrios cultivados pelos Romanos. Os Romanos tiveram grandes poetas, como Virglio, Ovdeo e Horcio; autores de comdia como Plauto; e historiadores, como Tito Lvio.

E Sabes este edifcio? o que so estas runas? So o que resta da biblioteca de Celso, construda em 110 d.C., na cidade de feso.

Este edifcio grandioso um teatro romano. Observa-o com ateno e procura explicar que relao existe entre edifcios romanos como este e a herana grega.

O urbanismo foi uma das mais importantes criaes dos Romanos. Sabes o que o urbanismo? Para te ajudar na tua resposta, observa o documento.

Como podes concluir, urbanismo refere-se ao planeamento Maqueta e organizao da cidade das
cidades, como saneamento, ruas, edifcios, etc. de Roma

Os Romanos foram muito influenciados pelos Gregos! At adotaram os deuses gregos, atribuindo-lhes nomes diferentes, mas mantendo os seus atributos! No acreditas? Ento, presta ateno a este quadro comparativo.

DEUSES GREGOS
Zeus Hera Posedon

DEUSES ROMANOS
Jpiter Juno

ATRIBUIES
Cus, tempestades Casamento Mar

Atena
Apolo

Minerva
Apolo

Sabedoria
Sol, artes

Neptuno

As oraes e os sacrifcios eram as principais formas de culto desenvolvidas em locais religiosos. Observa as imagens com ateno.

As vestais mantinham o fogo sagrado aceso pois simbolizava Agora que j analisaste as imagens, diz em que locais era prestado culto aos deuses romanos? o domnio eterno de Roma.

A arte romana foi influenciada pelos Gregos. Contudo, a arquitetura apresenta caractersticas inovadoras, como o uso do arco de volta perfeita, a cpula ou a decorao requintada e criativa. Observa os monumentos.

Reparaste como sosculo grandiosos? caractersticas consegues salientar? Templo de Baco, II d. C. Que outras Arco de Tito, 81 d. C. Roma.

A escultura e a pintura tambm revelaram traos originais. Observa estas obras


de arte!

Retrato de Sila, sculo I a. C.

Laocoonte, sculo I a. C.

Pormenor da Villa dos Mistrios, Pompeia.

So mesmo belas! Reparaste na pintura? Parece mesmo real! De facto, a pintura J agora, quais so osforte elementos da pintura que revelam realismo no tratamento? romana apresenta um realismo.

No tempo do imperador Octvio Csar Augusto, nasceu em Belm, na Palestina, Jesus Cristo. Jesus fundou uma religio original e inovadora: o cristianismo. Presta ateno aos documentos.

Aqui no h grego, nem judeu, nem circunciso, nem brbaro, nem cita, nem escravo, nem livre; no h seno o Cristo que tudo e est em todos.
Epstola de S. Paulo aos Colossenses

A partir da anlise dos documentos, consegues explicar quem foi S. Paulo? Quais so os princpios da doutrina crist presentes no documento?

O cristianismo propagou-se, rapidamente, por todo o Imprio Romano. Observa o mapa com ateno.

Agora que j observaste o mapa, consegues localizar as zonas do Imprio que foram evangelizadas no sculo I? E, sabes dizer em que sculo que se registou uma maior difuso do cristianismo?

Entre os sculos I e III, os cristos sofreram violentas perseguies por parte das autoridades romanas. E, depois de detidos, no eram muito bem tratados. Atenta nos documentos.

O imperador Nero [] infligiu cruis torturas aos que eram

detestados pelas suas abominaes e que a multido


chamava de cristos. [] No se contentou s em mat-los, divertiu-se a mand-los embrulhar em peles de animais e a lan-los aos ces que os despedaavam. Para que achas que serviam as catacumbas? No gostava nada de ser um cristo

naquele tempo! O que achas que acontecia aos cristos que eram perseguidos pelas Catacumbas crists. autoridades romanas?

Tcito, Anais, XV, 44

Apesar das perseguies, o cristianismo continuava a atrair cada vez mais

crentes. Por isso, em 313, o imperador Constantino assinou o dito de Milo.


Sabes do que tratava? Ento, l o excerto que se segue.

Em primeiro lugar [] conceder tanto aos cristos como a todos os demais a faculdade de seguirem livremente a religio que desejarem []. Decidimos que lhes sejam devolvidos os locais onde anteriormente se reuniam [].
dito de Milo

FIM

Em 391, o imperador Teodsio proibiu os cultos pagos e imps o cristianismo como religio oficial do Imprio Romano.

Ordenamos que todas aquelas pessoas que seguem esta norma tomem o
nome de cristos catlicos. Porm, o resto, os quais consideramos dementes e insensatos, [] os lugares das suas reunies no recebero o nome de igrejas e sero castigados em primeiro lugar pela divina vingana, e depois, tambm pela nossa prpria iniciativa, que providenciaremos de acordo com o juzo divino.
Cdigo Teodosiano, XVI, 1-2

Na tua opinio, que importncia teve estas medidas de Constantino e Teodsio para

a afirmao do cristianismo?

You might also like