You are on page 1of 15

Prof. Dr.

Alexander Meireles da Silva Professor Adjunto do Departamento de Letras do CAC/UFG

O Fantstico vem desde o fim do sculo dezenove alargando os seus domnios para reas alm da literatura passando tambm a habitar outros territrios culturais como o cinema, a televiso, a pintura e as histrias em quadrinhos. Sobre esta ltima, chama a ateno como as especificidades da linguagem dos quadrinhos destacam e reinventam o elemento inslito da obra fantstica gerando uma nova leitura do texto original. Como este trabalho pretende demonstrar, este o caso observado no livro A Metamorfose (1915), de Franz Kafka, cuja adaptao para os quadrinhos pelo cartunista norte-americano Peter Kuper em 2003 promoveu uma nova dimenso ao elemento inslito do texto kafkiano revelando o potencial do dilogo entre as narrativas grficas e a literatura fantstica.

A arte e a nascente cultura de massa no ficaram inclumes ao zeitgeist finissecular, representado em um indivduo definido por Stuart Hall como isolado, exilado ou alienado, colocado contra o pano-de-fundo da multido ou da metrpole annima e impessoal (1999, p. 32). Alm da literatura, as artes grficas e o cinema se alinharam com sua poca por meio de correntes artsticas diversas, tais como o Fauvismo, o Cubismo e o Futurismo. Resultado tambm deste ambiente, o Expressionismo se colocou como uma arte ligada ao instinto e que visava a expresso dos sentimentos humanos. A arte expressionista utiliza cores irreais para dar forma plstica ao amor, ao cime, ao medo, solido, misria humana e prostituio. Deforma-se a figura para ressaltar o sentimento. Exemplo clssico deste estilo o quadro O Grito (1893), de Edvard Munch.

Na literatura, o tcheco Franz Kafka se destacou como o artista que capturou e problematizou a angustia e as incertezas que acometeu o homem da virada do sculo dezenove para o vinte. Neste sentido, sua obra revigorou o gnero fantstico no incio do sculo vinte, indo ao encontro da afirmao de Todorov de que, ... a literatura fantstica nada mais do que a m conscincia deste sculo XIX positivista (TODOROV, 1992, p. 176). Todorov, no entanto, tece dificuldade para enquadrar o escritor tcheco dentro do seu rgido esquema conceitual do Fantstico. Para ele Kafka apresenta um fantstico generalizado; o mundo inteiro do livro e o prprio leitor nele esto includos (TODOROV, 1992, p. 182). Kafka tambm influenciou outras vertentes ligadas ao insito: Gabriel Garca Marques, por exemplo, confessa ter alcanado coragem para desenvolver o Realismo mgico apenas depois da leitura de A metamorfose, dizendo que Kafka lhe apontou o caminho e que aprendeu com ele que se pode escrever de outro modo (BACKES, 2007, p. 39).

Em 2003 o artista grfico norteamericano Peter Kuper deu sua viso particular do pesadelo de Kafka sobre a famlia, a alienao e a desumanizao do homem finissecular atravs da graphic novel A metamorfose (2003), adaptao da novela homnima de 1915 do escritor tcheco. Mesclando a tradio dos quadrinhos underground norteamericanos dos anos sessenta, caracterizado pela utilizao de estilos cartunizados para representar temas adultos (MCCLOUD, 1995, p. 56), com o Expressionismo e sua capacidade de expressar o drama existencialista do homem kafkiano, Kuper consegue dar forma a atmosfera onrica de A metamorfose.

Atualmente existe o debate sobre o vnculo entre as Histrias em quadrinhos e a Literatura. No entanto, para estudiosos como Moacyr Cirne, Will Eisner, Juan Acevedo e Umberto Eco, a histria em quadrinhos se constitui uma linguagem autnoma, desenvolvida ao longo de um sculo de sua existncia e caracterizada pela utilizao de convenes e mecanismos narrativos comuns a literatura, mas tambm comuns ao cinema, a fotografia, ao teatro e a pintura. Nesta leitura, os quadrinhos se colocam como um hipergnero, um grande rtulo que agrega vrios gneros que compartilham uma mesma linguagem em textos predominantemente narrativos (RAMOS, 2009, p. 21).

Sendo um produto vinculado a cultura de massa, a histria em quadrinhos de Peter Kuper necessita utilizar as convenes deste meio no que se refere a manter a ateno do seu pblico consumidor. Neste caso Kuper usa o recurso do gancho (em ingls cliffhanger) comum ao gnero romanesco do sculo dezenove e hoje visto na linguagem televisiva para manter o suspense.

Ilustrao 1

Na pgina inicial (pgina 11), como visto no slide anterior, Kuper faz uso do recurso visual da cor de fundo preta para ilustrar no apenas a noite de sonhos perturbadores de Gregor Samsa, mas tambm para marcar a atmosfera inslita de opresso que estrutura a novela. Em destaque na pgina, a frase: Ao acordar naquela manh de sonhos perturbadores, Gregor Samsa viu-se transformado... prende a expectativa do leitor . Ao virar para a pgina 12 (ilustrao 2) se depara no com o complemento ... num inseto monstruoso, mas com a ilustrao da viso de Kuper do inseto monstruoso no plano de enquadramento em close up em composio com o plano em perspectiva, visando apresentar o quarto de Samsa, cenrio principal da obra, em detalhes.

Ilustrao 2

Ainda sobre a representao do espao, alm do enquadramento o ngulo de viso largamente usado por Kuper para transmitir a sensao de opresso do texto de Kafka, algo observado na pgina 34 (ilustrao 3) com a utilizao do ngulo de viso superior e que na novela corresponde ao incio do captulo 2.
Ilustrao 3

A representao dos personagens por Kuper outro elemento que destaca o inslito da novela. Ao descrever, por exemplo, a maneira como o chefe da companhia trata seus funcionrios, Kafka escreve: Engraada essa mania de sentar-se em cima da mesa: falando ali do alto para os funcionrios, (p. 12). Para Kuper essa uma oportunidade para utilizar os princpios expressionistas de distoro das imagens para destacar um efeito especfico sobre os personagens. Como mostra a ilustrao 4 ao lado.
Ilustrao 4

O balo, composto pelo continente (corpo e rabicho/apndice) e o contedo (linguagem escrita ou imagem) (ACEVEDO apud RAMOS, 2009, p. 36) se torna no romance grfico A metamorfose outro recurso que dialoga com seu homnimo literrio quanto a representao e funo dos personagens. Como explica Ramos, o continente pode adquirir diversos formatos, cada um com uma carga semntica e expressiva diferente. A chave para entender os diferentes sentidos est na linha que contorna o quadrinho e, neste caso, o formato da letra na expresso da oralidade.

Ilustrao 5

Kuper manipula seu romance grfico para integrar espao e tempo e afetar no apenas o ritmo de leitura, mas tambm o envolvimento do leitor com o drama vivido por Gregor Samsa. Como se observa na ilustrao 6, tamanho, forma e disposio dos painis so integrados a uma calha (espao entre os painis) bem definida, mas em diferentes tamanhos e com variao da quantidade de quadros por pgina. O leitor precisa assumir a identidade de inseto para acompanhar a narrao da caminhada de Samsa pelas paredes de seu quarto, uma estratgia que destaca e refora graficamente a natureza inslita do texto de Kafka. Ilustrao 6

Uma das principais caractersticas do Ps-Modernismo a subverso dos limites entre o cannico e o popular encontra no romance grfico do artista grfico norteamericano Peter Kuper A metamorfose seu exemplo maior. A breve e incompleta anlise do dilogo proposto neste artigo entre a Literatura e as Histrias em quadrinhos, com foco na natureza fantstica da novela de Franz Kafka, pretende se colocar como um estudo introdutrio tanto do grande potencial das narrativas grficas como objeto de estudo acadmico quanto tambm dos caminhos e territrios que a literatura fantstica pode alcanar na representao simblica da realidade.

BACKES, Marcelo. A teia kafkiana. Entre livros. So Paulo, ano 3, n. 27, p. 36-39, julho 2007. ECO, Umberto. Apocalpticos e integrados. 6ed. Trad. Prola de Carvalho. So Paulo: Editora Perspectiva, 2004. 386p. (Coleo Debates; 19) EISNER, Will. Narrativas grficas de Will Eisner. Trad. Leandro Luigi Del Manto. So Paulo: Devir, 2005. 168p. EISNER, Will. Quadrinhos e arte seqencial. Trad. Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 1989. 154p. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 3ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999. 99p. KAFKA, Franz. A metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. So Paulo: Abril, 2010. 96p. (Clssicos Abril Colees; v. 20). KUPER, Peter. A metamorfose. 3ed. So Paulo: Conrad do Brasil, 2004. 75p. MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. Trad. Hlcio de Carvalho e Marisa do Nascimento Paro. So Paulo: Makron Books, 1995. 216p. RAMOS, Paulo. A linguagem dos quadrinhos. So Paulo: Contexto, 2009. 159p. (Coleo Linguagem & ensino). TODOROV, Tzvetan. Introduo literatura fantstica. Trad. Maria Clara Correa Castello. 2ed. So Paulo: Editora Perspectiva, 1992. 190p. (Coleo Debates 98). VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQS no ensino. In: RAMA, ngela, VERGUEIRO, Waldomiro (Orgs.). Como usar as histrias em quadrinhos na sala de aula. 4ed. So Paulo: Contexto, 2010, p. 7-30 (Coleo Como usar na sala de aula).

www.ensinosuper.com

You might also like