You are on page 1of 20

Aula Terica 12/11/2010 Prof Rahelle Simes Reis

Introduo

Caractersticas estticas e dinmicas da ocluso ideal

CONCEITO DE NORMALIDADE? (avaliar o que normal ou no dentro dos conceitos de normalidade, analisar variaes anatmicas aceitveis!)

HISTRICO
ANGLE 1899 classificou as ms ocluses, abordagens estticas LICHER 1912 classificou os dentes individualmente (linguoversao, vestibuloversao, etc...) LAIROTZEM 1974 dividiu as ms ocluses em morfolgicas e funcionais. (paciente com boca fechada no aparenta a m ocluo presente, ou seja a m ocluso s pode ser detectada quando submetida a movimentos mandibulares funcionais.)

Origem multifatorial Principal = stress M OCLUSAO MORFOLGICA No pode ser tratada com a finalidade de prevenir ou curar as DTMs.

Entretanto, iniciando um tratamento ortodntico, independente do motivo , imprescindvel que os conceitos de ocluso funcional e esttica sejam respeitados. OCLUSAO FUNCIONAL E ESTTICA IDEAIS
Contribuem para a funo equilibrada do sistema estomatognatico durante os movimentos mandibulares.

MCLAUGHLIN 1976;
A integrao dos conceitos de ocluso funcional a especialidade ortodntica acrescentou nova dimenso a este campo e propiciou aos pacientes uma qualidade mais elevada nos tratamentos.

Posio fisiolgica de repouso Posio fisiolgica da mandbula na qual ela esta separada da maxila por uma distancia mnima (2-3 mm), dependente da contrao muscular necessria para resistir a ao da gravidade. foram a boca para ocluir os dentes, ento, h uma perda da estabilidade ocluso. Nestes pacientes com padro muscular alterado, que no querem fazer cirurgia, a possibilidade de recidiva muito grande.

Corresponde as varias posies da mandbula em movimento, sem contato dentrio. (protruso, retruso e lateralidade) OCLUSAO = FECHAR PARA CIMA OC = PARA CIMA CLUEDERE = FECHAR

Mxima intercuspidao dentaria, estando a mandbula ESTATICA Posio da mandibula mais retruida, relao onde o condilo mandibular se relaciona com a fossa mandibular, onde h a possibilidade de se realizar todos os movimentos mandibulares sem exigir fora pelo paciente. O conceito de normalidade em um sistema biolgico pressupe um intervalo fisiolgico de adaptao, em torno de valores considerados normais, com ausncia de seqela patolgica. (RAMFJORD e ASH; 1984)

O conceito de OCLUSAO IDEAL estabelece critrios onde no h necessidade de adaptao neuromuscular, e a sade do sistema estomatognatico perpetuada por meio da funo IDEAL. (QUASE UTOPIA, nesta vida existem poucas coisas perfeitas, com exceo das criaes do Senhor).

Os dentes em ocluso central devem ser observados por suas faces vestibular, proximal e oclusal.

Todos os dentes de um arco ocluem com dois do arco oposto, exceto os incisivos centrais inferiores e os terceiros molares superiores A distancia mesiodistal dos dentes superiores maior que a dos dentes correspondentes inferiores, ate o segundo premolar a partir do primeiro molar esta relao se inverte. Os dentes superiores sobrepassam os inferiores por vestibular. Trespasse horizontal da borda incisal dos dentes superiores sobre os inferiores e das cspides vestibulares dos posteriores em relao aos inferiores Normalmente h um aumento do trespasse horizontal e uma diminuio do vertical quanto mais distal a posio observada no arco.

Relao de contato entre os dentes superiores e inferiores Local onde as pontas de cspides descansam nos dentes antagonistas

Os dentes superiores ultrapassam vestibularmente os inferiores. Possuem uma inclinao axial muito pequena, praticamente vertical. Os incisivos e caninos com uma dimenso mesiodistal maior que a dos inferiores, apesar disto, a face distal dos segundos molares superiores terminam em um mesmo plano vertical: dimenses dos molares inferiores so maiores. Os primeiros molares permanentes ao irromperem tomam contato cspide com cspide, seu correto contato ocorrera quando houver queda dos segundos molares decduos.

RELAO DISTAL DOS SEGUNDOS MOLARES DECIDUOS Degrau distal = classe II sempre Plano terminal reto = CLASSE II ou CLASSE I Degrau medial = CLASSE III

Espao disponvel de NANCE = LEE WAY PACE Arco sup. 0,9mm Arco inf. 1,7mm Espao mesiodistal presente entre 1 e 2 molares decduos que antecede e servir para acomodar os premolares .

FASES DA DENTADURA MISTA PRIMEIRO PERIODO TRANSITORIO

PERODO INTETRANSITORIO
SEGUNDO PERIODO TRANSITORIO

1) O crescimento da maxila e da mandbula nos sentidos vertical e horizontal 2) Padro e seqncia de erupo

3) Presena de hbitos bucais deletrios


4) Perda precoce de dentes decduos 5) Quantidade de espao disponvel de NANCE

1) 2) 3) 4) 5)

Dentes corretamente ordenados no arco Harmonia com todas as foras estticas e dinamicas Gengivas saudveis Ocluso cspide e fossa ideais Contatos proximais justos e coordenados.

relao molar,pre-molares e caninos. (vertente distal da cspide distovestibular do primeiro molar superior com a superfcie mesial da cspide mesiovestibular do segundo molar inferior); COLOCAR DESENHO ILUSTRANDO OCLUSAL LATERAL DA BOCA... linha que passa pela coroa e raiz dentaria, o que configura uma curva de convexidade anterior necessria a estabilizao de cada dente, e, da arcada em conjunto. razes esto distalmente s coroas; paralelismo das razes; guias de desocluso;

Em quais pacientes podemos alterar as angulaes (descritas como normais) para obtermos uma engrenao entre os dentes aceitvel? pacientes submetidos a tratamentos COMPENSATRIOS em que necessitariam de CIRURGIA ORTOGNTICA.

Torque, vestibular ou lingual das coroas. Um dente girado ocupa maior espao no arco, sendo assim simulando um resultado falso positivo para DISCREPANCIA DE BOLTON Incisivos contato proximal proximo a borda incisal Posteriores contato proximal proximo as cristas marginais (superior e inferior com angulao suave ou ausente.)

Diferena entre o volume de massa entre os dentes superiores e inferiores; Podemos nos deparar com: Sobremordida Classe I de molar e classe II ou III de canino Mordida cruzada em um nico segmento ou dente Mordida de topo Para no nos depararmos com tais problemas necessitamos de aumentar os dentes (REANATOMIZAR ) ou realizar DESGASTES compensatrios com discos diamantados onde houver o excesso.

Guia de desocluso anterior onde em MIH no h nenhum contato anterior, servindo de guia para deslize entre protruso e retrusao. H uma desoclusao em mdia de 2mm na regio posterior. a desoclusao feita durante a lateralidade pelo canino, ou na ausencia deste, feita em grupo, pelos prs-molares ou at molares, dependendo do caso.

O guia anterior desfavorvel, contribui para a perda ssea alveolar e mobilidade dentria quando existem foras excessivas e susceptibilidade periodontal. (ROSS, 1974).
SOBREMORDIDA = desocluses posteriores exageradas, impondo maiores esforos musculares durante o movimento protrusivo gerando ocluso inadequada.

OCLUSAO ESTTICA
6 chaves da ocluso

OCLUSAO DINMICA
Posio esttica dos dentes Posio condilar Movimentos mandibulares Ocluso mutuamente protegida (anteriores protegem os posteriores durantes movimentos protrusivos e os posteriores protegem os anteriores durante o fechamento.

Ausncia de contatos prematuros

A RC uma posio que permite o ortodontista relacionar a ocluso, as articulaes temporomandibulares e o sistema neuromuscular

A RC forada uma posio terminal, portanto pequenos desvios de RC para MIH podem ser aceitveis na finalizao ortodntica.
OCLUSAO IDEAL = ocluso aceitvel

Desgaste seletivo
Funo em grupo MAS.... NO BASTA UMA OCLUSO ESTTICA E FUNCIONAL ADEQUADAS...

Tipo de ma ocluso tratada

Presena de rotaes
Realizao ou no de cirurgia ortognatica Padrao de crescimento do indivduo Alterao da forma do arco ( grau de expanso) Crescimento facial ps tratamento Remoo gradativa de mecnicas de retrao ou elsticos intermaxilares O equilbrio entre as foras exercidas pelas bochechas , lngua e lbios durante a deglutio, mastigao e fala determina a posio dentaria final e define a estabilidade de qualquer tratamento.

Pacientes que apresentam doenas degenerativas de condilo ou de articulao temporomandibular possuem maior possibilidade de REICIDIVA. REALIZAR a manipulao da mandibula para deteco de DTM antes da finalizao. Diferena aceitvel entre RC e MIH de apenas 2mm

Dentes em suas devidas e respectivas posies para obter a RC.


Estabelecimento das 6 chaves de oclusao com mandibula em RC RC=MIH um dos principais objetivos da correo ortodntica. A posio do eixo terminal deve ser encontrada antes de iniciar o tratamento ortodntico, sendo essencial para a finalizao dos casos em RC Colocao de uma placa desprogramadora, registros em articulador para se saber se realmente a oclusao ideal foi obtida e coincidente com RC.

Aspectos morfolgicos, funcionais, estticos e estabilidade do tratamento. Variaes oclusais Capacidade adaptativa Mais individual No pr-concebida para todos os pacientes, mas sim individual para aqueles casos com sintomatologia de DTM. Nunca finalizar com contato prematuro ou interferncia oclusal, sempre realizar o ajuste com carbono e verificao da ocluso funcional. fim

You might also like