You are on page 1of 16

Uns dizem que Cames teria nascido em Lisboa, outros, em Coimbra, Santarm ou Alenquer.

O ano de seu nascimento mais provvel 1525. Porm, o que realmente se sabe que Cames foi o maior representante portugus do esprito renascentista e um dos maiores poetas da histria. Sua vida fora acidentada, em que no se sabe ao certo como adquirira o conhecimento literrio e cultural. Cames servira em Ceuta, onde vivera sua primeira batalha, na qual ficara cego do olho direito. Tambm fora preso por ferir Gonalo Borges na nuca, ficando quase um ano na cadeia. O poeta conseguira uma carta de perdo e fora despachado para ndia. Ainda na sia, sofrera um naufrgio no rio Mekong. Comenta-se que o poeta levava consigo sua amante chinesa, Dinamene,e entre salv-la e salvar seu poema pico (Os Lusadas), ele optara pelos versos. Morrera na misria em Lisboa, em 1580.

A Medida Velha o conjunto de procedimentos formais, estilsticos e temticos na lrica trovadoresca, ou seja, o uso de redondilhas maiores e menores, versos de sete e cinco slabas, respectivamente; motes, glosas, vilancetes. Os temas mais comuns so: O Amor-corts e a consequente idealizao da figura feminina; O amor geralmente associado paisagem buclica; A saudade.

Campo, que te estendes com verdura bela; ovelhas, que nela vosso pasto tendes; dervas vos mantendes que traz o Vero, e eu das lembranas do meu corao

A Medida Nova um conjunto de traos estilsticos, formais e temticos predominantes na produo do assim chamado Dolce Stil Novo, de marcada influncia italiana, e intimamente ligado revitalizao da Potica Clssica (emprego de decasslabo, de sonetos, odes...). nesta fase que Cames atinge momentos mximos da poesia lrica, especialmente em seus sonetos, que possuem grande influncia petrarquista. Os temas mais comuns so: Amor, o qual retratado conforme diferentes perodos da vida do poeta; Desconcerto do mundo, adotando a ideia do neoplatonismo; Mudana.

A lrica camoniana pode se apresentar por meio de caractersticas do estilo clssico, embora a maior parte dela, principalmente os sonetos, seja marcada por inquietudes, dinamismo turbulento e forte subjetividade, contrastando com a sobriedade, o equilbrio e a objetividade do Classicismo. Assim, a lrica marcada por um tom apaixonante, pelo uso de paradoxos, antteses, hiprboles (...), o que a aproxima do estilo maneirista (Maneirismo), um estilo artstico derivado do Classicismo, anunciando a contradio entre o ideal de equilbrio e a realidade desequilibrada.

Amor um fogo que arde sem se ver, ferida que di e no se sente, um contentamento descontente, dor que desatina sem doer. um no querer mais que bem querer, solitrio andar por entre a gente, um no contentar-se de contente, cuidar que se ganha em se perder. um estar-se preso por vontade, servir, a quem vence, o vencedor, um ter com que nos mata lealdade. Mas como causar pode o seu favor Nos mortais coraes conformidade, Sendo a si to contrrio o mesmo Amor?

Alma minha gentil, que te partiste To cedo desta vida descontente, Repousa l no Cu eternamente, E viva eu c na terra sempre triste. Se l no assento Etreo, onde subiste, Memria desta vida se consente, No te esqueas daquele amor ardente Que j nos olhos meus to puro viste. E se vires que pode merecer-te Alguma coisa a dor que me ficou Da mgoa sem remdio de perder-te, Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que to cedo de c me leve a ver-te, Quo cedo de meus olhos te levou.

Quem diz que o Amor falso ou enganoso, Ligeiro, ingrato, vo, desconhecido, Sem falta lhe ter bem merecido Que lhe seja cruel , ou rigoroso. Amor brando, doce e piedoso; Quem o contrrio diz no seja crido: Seja por cego e apaixonado tido, E aos homens e ainda aos deuses odioso. Se males faz Amor, em mim se vem; Em mim mostrando todo o seu rigor, Ao mundo quis mostrar quanto podia. Mas todas suas iras so de amor; Todos estes seus males so um bem, Que eu por todo outro bem no trocaria.

Se, depois de esperana to perdida, Amor por causa alguma consentisse Que ainda alguma hora breve alegre visse De quantas tristes viu to longa vida, Uma alma j to fraca e to cada, (Quando a sorte mais alto me subisse) No tenho para mim que consentisse Alegria to tarde consentida. Nem to somente o Amor me no mostrou Uma hora que vivesse alegremente De quantas nesta vida me negou, Mas ainda tanta pena me consente, Que com o contentamento me tirou O gosto de alguma hora ser contente.

Referncias Bibliogrficas
Sonetos de Amor / Lus Vaz de Cames; introduo de Jos Emlio Major Neto. So Paulo: Princpio, 1997; Clssicos Abril Colees; Volume 19 - Os lusadas / Lus Vaz de Cames; Abril; 2010 http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/classicismo.htm http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=232 http://shvoong.com/humanities/210803-cam%C3%B5es-l%C3%ADrica/ http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php? op=literatura/docs/liricacamoes http://portuguesonline.no.sapo.pt/liricacamoes.htm http://www.anglopiracicaba.com.br/fileupload/siteanglo/camoesliricoclassicismoemaneirismo.pdf http://www.colegioweb.com.br/literatura/camoes-lirico--as-redondilhas-decamoes--a-medida-velhahttp://www.lol.pro.br/ http://users.isr.ist.utl.pt/~cfb/VdS/camoes.html

You might also like