You are on page 1of 40

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU UESPI FACULDADE DE CINCIAS MDICAS FACIME CURSO: ENFERMAGEM BLOCO: IV DISCIPLINA: BIOTICA DOCENTE.

: CONCEIO

VIDA-PESSOA E MORTE CEREBRAL

DISCENTES: SAUL FELIPE RAUL FELIPE

Introduo
O tema VIDA e MORTE comporta algumas questes: de onde viemos? Para onde vamos? Onde comea a vida? Quando ela termina? As perguntas so simples e diretas, mas, as respostas no. A cincia no capaz de determinar uma linha demarcadora do inicio e do fim da vida de um individuo.

Consideraes Gerais
Grande parte dos temas de Deontologia relaciona-se

com os conceitos de vida e morte, esses esto intimamente ligados aspectos cientfico,jurdico,filosfico e religioso.
H divergncias no que diz respeito ao incio da vida-

pessoa e da morte.
Essas divergncias vm pressionando as posies

jurdicas e deontolgicas.

Abordagem Tradicional
Defende

a existncia fecundao at a morte.

de

vida-pessoa

desde

Adotada pelo catolicismo e pelo Cdigo Civil Brasileiro.

Obs:.DIU,uso de contraceptivos.

preservativo

outros

mtodos

Condenados pela Igreja Catlica

Abordagem Biolgica
Defende a existncia de que a vida-pessoa no est

presente a partir da fecundao e sim a partir de momentos posteriores, como o da nidao e da cerebralizao.
12 ao 14 dia da fecundao

Abordagem Biolgica
Nesta abordagem entra a questo tico-jurdica do

aborto ou no de anencfalos e o uso da Plula do dia seguinte;


Cincia e Legislao aprova Igreja catlica desaprova

Abordagem Biolgica
A chamada anencefalia uma grave malformao fetal que resulta da falha de fechamento do tubo neural (a estrutura que d origem ao crebro e a medula espinhal), levando ausncia de crebro, calota craniana e couro cabeludo. uma patologia letal; a vida extrauterina , em 100% dos casos, fatal. No h qualquer possibilidade de tratamento ou reverso do quadro, o que torna a morte inevitvel, tendo assim um prognstico ruim para este feto.

Abordagem Biolgica
Desde 1940,o aborto considerado crime no Brasil,

salvo nos casos em que haja risco de vida para a gestante ou quando feto foi gerado em decorrncia de um estupro. O Cdigo Penal prev pena variando de 1 a 10 anos de priso tanto para a gestante quanto para a pessoa que realiza o procedimento. No entanto,a legislao atual, acrescenta inciso ao art. 128 do Decreto - Lei 2848, de 07 de dezembro de 1940 do Cdigo Penal ,a iseno de pena a prtica de "aborto teraputico" em caso de grave e incurvel anomalia do feto, incluindo o anencfalo, que implique na impossibilidade de vida extra uterina.

Abordagem Biolgica
No ano de 2004, o Supremo Tribunal Federal concedeu

uma liminar Confederao Nacional dos Trabalhadores da Sade (CNTS) autorizando a interrupo da gestao do feto anencfalo, sem a necessidade de alvar judicial, protegendo as gestantes e os profissionais de sade que atuassem em tal procedimento, porm no mesmo ano, tal liminar foi cassada e o mrito da ao no foi julgado.

Abordagem Biolgica
Em

2012,o STF decidiu com a Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental n54 tornar legal, no Brasil, a interrupo da gravidez de feto anencfalo. A lei no descriminaliza o aborto, bem como no cria nenhuma exceo ao ato criminoso previsto no Cdigo Penal Brasileiro, a ADPF 54 decidiu, porm, que no deve ser considerado como aborto a interrupo induzida da gravidez de um feto sem crebro.

Abordagem Biolgica
Divergncias ticas Grupos religiosos, principalmente cristos, condenaram a deciso do STF e defenderam a sua posio de que, mesmo sem crebro, a vida do feto deve ser protegida. J a cincia defende que o aborto em casos de anencefalia no constitui crime j que no h vida a ser protegida, uma vez que a anencefalia uma m formao fetal congnita fatal em 100% dos casos.

Abordagem Biolgica
Divergncias ticas
O aspecto jurdico defende que impedir que uma

gestante interrompa uma gravidez nessas condies ferir direitos constitucionais bsicos: o direito da dignidade da pessoa humana, da legalidade, liberdade e autonomia da vontade, e do direito sade.

Aes de enfermagem
Procurar fortalecer o apoio familiar no momento de luto;
Dar nfase aos cuidados psico-emocionais,ao apoio

espiritual e religioso para com a purpera,alm de manter os cuidados fsicos adequados; O enfermeiro deve levar em considerao os valores e a moral (tica profissional) da paciente em relao suas decises,apoiando-a e orientando-a (levar a termo a gravidez ou no),mesmo contrapondo-se aos seus valores como pessoa;

Abordagem Filosfica
Defende que a vida-pessoa no possui momento

fixo definido, pois um contnuo vir-a-ser.


Humanizao progressiva.

Abordagem Antropolgicafenomenolgica
Defende que a vida-pessoa depende da aprovao

da comunidade.
Ex: algumas comunidades de esquims e indgenas.

Situaes tico-jurdica dessas abordagens no Brasil.


A corrente tradicional adotada pelo Catolicismo em todo

o mundo, incluindo o Brasil;


J em outras religies como o hindusmo, islamismo,

judasmo e o budsmo seus ensinamentos mostram-se favorveis s pesquisas com clulas-troncos embrionrias;
No que concerne ao aspecto jurdico,o Cdigo Civil

Brasileiro,no seu artigo 2, em vigor desde 2003,prope: A personalidade civil da pessoa comea no nascimento com vida,mas a lei pe a salvo desde a concepo direitos do nascituro.

Situaes tico-jurdica dessas abordagens no Brasil.


No Entanto,em 2005, foi aprovada pelo Congresso

Brasileiro a Lei n 11.105/2005 - Lei de Biossegurana,que no art. 5 expressa : permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilizao de clulas-tronco embrionrias, obtidas de embries humanos produzidos por fertilizao in vitro e no utilizados no respectivo procedimento.

Situaes tico-jurdica dessas abordagens no Brasil.


este o fundamento da ADIn n 3.510.
O art. 5, que consagra o direito vida; e o art. 1, que

enuncia como um dos fundamentos do Estado brasileiro o princpio da dignidade da pessoa humana. A Lei n 11.105/2005 permite a realizao de pesquisas com clulas extradas de embries, atendidas as seguintes condies: I sejam embries inviveis;

Situaes tico-jurdica dessas abordagens no Brasil.


II sejam embries congelados h 3(trs) anos ou mais, na data da publicao desta Lei, ou que, j congelados na data da publicao desta Lei,depois de completarem 3 (trs) anos, contados a partir da data de congelamento. 1 Em qualquer caso, necessrio o consentimento dos genitores; 2 Instituies de pesquisa e servios de sade que realizem pesquisa ou terapia com clulas-tronco embrionrias humanas devero submeter seus projetos apreciao e aprovao dos respectivos comits de tica em pesquisa; 3 vedada a comercializao do material biolgico a que se refere este artigo e sua prtica implica o crime tipificado no art. 15 da Lei n 9.434, de 4 de fevereiro de 1997.

Situaes tico-jurdica dessas abordagens no Brasil.


Em 2008, o STF, liberou as pesquisas com clulas-troncos

embrionrias no pas, julgando assim a constitucionalidade da Lei de Biossegurana. Diante disso, a abordagem biolgica passa a ser legal no pas, em contrapartida a abordagem tradicional pregada pelo catolicismo ainda era mais aceita;

Situaes tico-jurdica dessas abordagens no Brasil.


A abordagem antropolgica-fenomenolgica, ainda que

presente em comunidades indgenas e de esquims, tende a ser modificada pelo processo de aculturao da globalizao.

Situaes tico-jurdica dessas abordagens no Brasil.


CDIGO DE TICA DE ENFERMAGEM:

Art. 3:O profissional de enfermagem respeita a vida,

a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo o ciclo vital, sem discriminao de qualquer natureza.
Embora a tradio de enfermagem tenha sempre

defendido o respeito vida desde a fecundao, a expresso o respeito a vida em todo o seu ciclo vital no deixa claro a qual teoria se refere.

Morte Cerebral
A questo mais sria em relao morte, mais que defini-

la, tem sido estabelecer com segurana o momento de sua presena. Tarefa que compete especialmente cincia. H algum tempo, o final da vida era estabelecido pelo ltimo batimento do corao. Com os transplantes cardacos, surge um novo parmetro para definir o momento da presena da morte. Atualmente, a morte passou a ser definida a partir da parada cardaca e passou a ter como referncia a atividade cerebral.

Morte Cerebral
necessrio que todo profissional de sade esteja

familiarizado com o conceito de morte enceflica. Conceito fundamental para que a aplicao da tecnologia na sustentao da vida seja benfica, individual e socialmente comprometida, e no apenas promovedora de interveno inadequada, extenso do sofrimento e angstia familiar e prolongamento intil e artificial da vida.

Morte Cerebral
Assim,

designa-se por Morte Cerebral ou Morte Enceflica a perda definitiva e irreversvel das funes cerebrais. O termo Morte Enceflica aplica-se a condio final, irreversvel, definitiva de cessao das atividades do tronco cerebral. O tronco cerebral constitudo pelo mesencfalo, ponte e bulbo. Portanto, este termo muito mais adequado que "morte cerebral".
S existe ME aps a perda definitiva e irreversvel de todas as funes do tronco cerebral.

Morte Cerebral
Inicialmente, deve-se definir a

causa do coma para levantar a hiptese de morte enceflica. As causas mais frequentes so o traumatismo crnio enceflico (TCE), no contexto de acidentes automobilsticos ou agresses; hemorragia subaracnidea, ligada ruptura de aneurisma; leso difusa do crebro aps parada cardiorrespiratria revertida; entre outras causas. (ANDR, apud GUETTI e MARQUES, 2008).

Morte Cerebral
O diagnstico de morte enceflica estabelecido com base em

critrios clnicos, porm sua confirmao exige a realizao de exames complementares e o respeito a alguns pr-requisitos obrigatrios, que so: leso enceflica de causa conhecida, irreversvel e capaz de provocar o quadro, ausncia de distrbio hidroeletroltico, acido bsico ou endcrino grave, assim como de intoxicao exgena e hipotermia. Para o diagnstico, faz-se necessria a execuo de dois exames clnicos, com intervalo de no mnimo seis horas entre eles, realizados por profissionais mdicos diferentes e no vinculados equipe de transplantes. obrigatria a comprovao, por intermdio de exames complementares (arteriografia cerebral, Doppler, eletroencefalograma, gasometria venosa da jugular interna), de ausncia de perfuso, atividade eltrica ou metabolismo cerebral.

Diagnstico de Morte Cerebral


Para diagnosticar a ME essencial que TODAS as seguintes condies sejam observadas: 1. Pr-requisitos Diagnosticar a presena e a causa da leso enceflica responsvel pelo quadro atual e a sua irreversibilidade, excluindo possveis causas reversveis que simulem o mesmo quadro; 2. Exame clnico Determinar a ausncia de funo do tronco cerebral em todos os seus nveis; 3. Teste de apneia Confirmar a ausncia de movimentos respiratrios aps estimulao mxima dos centros respiratrios; 4. Exames complementares Determinar a ausncia da funo do encfalo como complementao exame clnico. Ex: Arteriografia cerebral, AngioRM, EEG, DTC, Cintilografia. 5. Repetio de exame clnico Confirmando a persistncia ou no da ausncia de funo do tronco cerebral aps perodo mnimo de observao de 6 horas em ambiente hospitalar.

Diagnstico de Morte Cerebral

A imagem acima de um dos exames, a angiografia cerebral. Do lado direito podemos perceber o fluxo sanguneo cerebral e do lado esquerdo a ausncia desse fluxo sanguneo cerebral (constatao da morte enceflica).

Diagnstico de Morte Cerebral


Os exames clnicos feitos para detectar a ausncia de

reflexos do tronco cerebral, so: avaliao pupilar (devem estar fixas, sem resposta fotomotora), reflexo crneo palpebral, teste culo ceflico (olhos de boneca), teste culo-vestibular, reflexo traqueal (ausncia de tosse, expectorao, vmito). E um dos ltimos exames a serem feitos para diagnosticar a morte enceflica o teste da apneia, onde esta definida pela ausncia de movimentos respiratrios espontneos aps estimulao mxima do centro respiratrio por uma PaCO2 igual ou maior que 55 mmHg.

Cuidados de Enfermagem ao paciente com diagnstico de ME


Aps constatao da ME cabe a enfermagem realizar: -Controle hemodinmico; -Realizar controle hdrico rigoroso; -Reposio volmica em acesso calibroso; -Controle de glicemia; -Atentar a qualquer distrbio de coagulao; -Precaues universais; -Monitorizao ECG; -Manuteno adequada de ventilao e oxigenao; -Executar manobras de PCR bsicas e avanadas; -Estabelecer um dilogo com a famlia desde o momento da internao do paciente at o provvel diagnstico de ME,oferecendo-lhe apoio emocional.

Doao de rgos e ME

Ao ser estabelecido o diagnstico de morte enceflica, tem incio, imediatamente, o esclarecimento aos familiares sobre o que ela significa e a perspectiva de que possvel a doao humanitria de rgos e tecidos (MORATO, 2009).

Doao de rgos e ME
Uma das condutas do enfermeiro a notificao do diagnstico central de transplante, obrigatria por lei, e nesse momento devem se iniciar tambm os exames de classificao do potencial doador (MORATO, 2009). Lei n 9.434 Dispe sobre a retirada de rgos, tecidos e partes do corpo humano para transplante. Determinando a gratuidade da doao e estabelecendo critrios para o doador vivo e falecido. Doador vivo Cnjuge ou parentes at o quarto grau, ou qualquer outra pessoa, mediante autoriazao judicial, que estiver em boas condies de sade, capaz juridicamente e voluntariamente de concordar em doar um rgo duplo ou parte de um rgo. Doador falecido Pessoa com o diagnstico de ME, conforme a resoluo do Conselho Federal de Medicina n 1.346, de 1968. Com o atestado de diagnstico de ME e autorizao dos familiares.

Doao de rgos e ME
Conduta

mdica - Seguir os protocolos estabelecidos tradicionalmente; Preencher o Termo de Declarao de Morte Enceflica (DME) em 3 vias: 1 via dever ser arquivada no pronturio do paciente; 2 via dever ser encaminhada Central de Notificao, Captao e Distribuio de rgos CNCDO (Lei 9.434/97, Art. 13). 3 via dever ser encaminhada ao Instituto Mdico Legal, em casos de morte violenta. A Declarao de bito (DO) dever ser preenchida pelo mdico legista nos casos de morte violenta confirmada ou suspeitada (acidente, suicdio ou homicdio).

Papel do Enfermeiro
Considerando que o processo de

doao de rgos e tecidos para transplante se inicia no hospital que notificou a morte enceflica, a Resoluo COFEN n 292/2004, diz que ao Enfermeiro incumbe planejar, executar,coordenar,supervisionar e avaliar os procedimentos de enfermagem prestados aos doador de rgos e tecidos, atravs dos seguintes procedimentos:

Papel do Enfermeiro
a) Notificar as Centrais de Notificao, Captao e Distribuio

de rgos-CNNCDO, a existncia de potencial doador; b) Entrevistar o responsvel legal do doador, solicitando o consentimento livre e esclarecido por meio de autorizao da doao de rgos e tecidos, por escrito; c) Garantir ao responsvel legal o direito de discutir com a famlia sobre a doao, prevalecendo o consenso familiar; e) Aplicar a Sistematizao da Assistncia de Enfermagem (SAE) no processo de doao de rgos e tecidos; f) Documentar, registrar e arquivar o processo de doao/transplante no pronturio do doador, bem como, do receptor.

Se algum familiar seu obtivesse o diagnstico de morte enceflica, o que voc faria? Que deciso tomaria? VIDEOS

OBRIGADO!!!

Referncias Bibliogrficas:

http://fio.edu.br/cic/anais/2011_x_cic/PDF/Enfermagem/O%20PAPEL%20DO%20ENFERMEIRO%20DIANT E.pdf http://eean.edu.br/detalhe_artigo.asp?id=811 http://www.programaproficiencia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=423:atuacao-doenfermeiro-diante-da-morte-encefalica&catid=39:blog&Itemid=65 http://www.programaproficiencia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=423:atuacao-doenfermeiro-diante-da-morte-encefalica&catid=39:blog&Itemid=65 http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v14/n4/pdf/v14n4a19.pdf http://www.unifra.br/eventos/jornadadeenfermagem/Trabalhos/3941.pdf http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/96/8.pdf http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/viewFile/623/695 cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revistasaude/.../2666 http://acsenacdf.blogspot.com.br/2010/07/etica-e-bioetica-na-enfermagem.html http://www.ipebj.com.br/_erp/arquivos/forensic_artigos/168983014451d33e94.pdf http://189.75.118.68/cbcenf/sistemainscricoes/arquivosTrabalhos/I40864.E10.T7424.D6AP.pdf http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/68/59a67.pdf http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2012/1989_2012.pdf http://www.camara.gov.br/sileg/integras/449057.pdf http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/aborto/ http://www.facenf.uerj.br/v12n2/v12n2a08.pdf

You might also like