You are on page 1of 13

Bases sobre a Teoria da Cor aplicada aos Sistemas Digitais

Bases sobre Teoria da Cor aplicado aos Sistemas Digitais

Bases sobre Teoria da Cor aplicado aos Sistemas Digitais

Modelo Aditivo
Num modelo aditivo a mistura das cores vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue) indicam a presena da luz ou a cor branca, enquanto que a ausncia de luz ou de cor corresponde cor preta. O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida. Este modelo aditivo (modelo RGB) usado pelos monitores e televisores, para representar a cor.

Modelo Subtrativo
No modelo subtrativo, ao contrrio do modelo aditivo, a mistura de cores forma uma cor mais escura, porque os comprimentos de onda so absorvidos, subtraindo-os luz. A ausncia de cor corresponde ao branco, sinal de que nenhum comprimento de onda absorvido, mas sim refletido.

Modelo Subtrativo
Este modelo explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e refletem outros. Assim, a cor de um objeto corresponde luz refletida por ele e que os olhos recebem. As impressoras e posters utilizam modelos subtrativos para representar a cor (modelo CMYK).

O Modelo HSV
HSV (hue, saturation e value, ou seja, matriz, saturao e valor, respetivamente), a abreviatura usada para o sistema de cores. O HSV, tambm conhecido por HSB ( hue, saturation e brightness, ou seja, matriz, saturao e brilho, respectivamente). Alvy Ray Smith criou este sistema em 1974.

Parmetros deste Sistema de Cores


Matriz (Tonalidade):
Verifica o tipo de cor, englobando todas as cores do espetro. A tonalidade permite fazer a diferenciao entre vrias cores puras. Atinge valores entre 0 e 360.

Tonalidade Graus

Vermelho

Amarelo

Verde 120

Ciano 180

Azul 240

Magenta 300

0 ou 360 60

Parmetros deste Sistema de Cores


Saturao:
Indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, quanto menor este valor, a imagem aparecer com mais tom de cinza. Quanto mais o intensidade, mais pura a imagem. Atinge valores de 0% (inexistncia de cor ) a 100% (cor saturada ou pura).

Parmetros deste Sistema de Cores


Valor (Brilho):
Indica a luminosidade ou o brilho de uma cor, ou seja, se uma cor clara ou escura, indicando a quantidade de luz que esta contm. A luminosidade relaciona-se com a luz refletida e o brilho relaciona-se com a luz emitida. Esta grandeza indica a quantidade de preto associado e cor e varia entre 0% (cor muito escura ou preto) e 100% (cor saturada ou pura).

O Modelo CMYK
O Modelo CMYK constituido a partir do modelo CMY (Cian, Magenta, Yellow Ciano, Magenta e Amarelo, respetivamente), acrescentado da cor preta (black). A cor preta foi acrescentada ao modelo por ser mais fcil a sua obteno quando impressa em papel do que recorrendo mistura de cores.

O Modelo CMYK
Neste modelo cada cor descrita com uma percentagem de 0% a 100%, em que as percentagens maiores originam cores mais escuras. Os pigmentos produzem cor refletindo determinados comprimentos de onda de luz e absorvendo outros. Os pigmentos mais escuros absorvem mais luz. O modelo de cor CMYK chamado de modelo subtrativo de cores porque cria cores absorvendo luz.

O Modelo CMYK
Geralmente, quando 100% de Ciano, 100% de Magenta e 100% de Amarelo esto combinados, a cor resultante o preto. Na verdade um castanho-escuro, por isso o pigmento preto precisa ser adicionado ao modelo de cor e ao processo de impresso para compensar as limitaes de cor.

You might also like