You are on page 1of 30

DIREITO DE EMPRESA III

FALNCIA E RECUPERAO DE EMPRESAS LEI 11.101/2005

OBJETIVO GERAL: Conhecer e compreender o Sistema de Recuperao e liquidao de empresas em crise adotado no Brasil, a partir da Lei 11101/05 ( Lei de Recuperao de Empresa e Falncia). OBJETIVOS ESPECFICOS: - Abordar a importncia da Empresa e a necessidade de mecanismos que possibilitem a adequada soluo da crise da empresa. - Verificar os princpios norteadores da legislao de recuperao de empresas e falncia. - Conhecer os mecanismos presentes na Legislao brasileira para o enfrentamento jurdico da crise da empresa: Recuperaes Judicial e extrajudicial e falncia, suas finalidades e caractersticas principais.

A IMPORTNCIA E A CRISE DA EMPRESA


As organizaes empresariais so consideradas essenciais para a existncia da sociedade e para o desenvolvimento humano. No poderamos imaginar uma sociedade complexa como nos apresentada a sociedade ocidental ou mesmo considerar a existncia de uma cultura ocidental sem a existncia das organizaes empresariais. O sculo XX e incio do sculo XXI assistiram ao crescimento do papel das empresas na sociedade.

CRISE DA EMPRESA

ECONMICA Falta de faturamento em razo da retrao nos negcios (ou por mudanas de mercado, de tecnologia ou por m gesto). FINANCEIRA Falta de liquidez falta de montante em caixa para pagamento de obrigaes imediatas. PATRIMONIAL Ativo menor que o passivo ( mais dvidas do que bens para garantir o seu pagamento)
5

PRINCPIOS
1) PRESERVAO DA EMPRESA e RECUPERAO DAS EMPRESAS VIVEIS

2) DISTINO DOS CONCEITOS DE EMPRESRIO E EMPRESA 3) PROTEO AOS TRABALHADORES 4) PARTICIPAO ATIVA DOS CREDORES 5) MAXIMIZAO DO ATIVO FALIMENTAR 6) DESBUROCRATIZAO DA RECUPERAO DO PEQUENO EMPRESRIO

Mecanismos de Soluo na Lei 11101/05


Falncia art. 75 Recuperao Judicial art. 47 Recuperao extrajudicial art. 161

A uma empresa em crise podem ser aplicadas duas espcies de soluo jurdica: A busca de sua Recuperao, que pode ser Judicial ou Extrajudicial ( sendo verdadeiro benefcio que o estado garante ao devedor ) ou a Falncia, quando a empresa no possuir mais condies de continuar suas atividades, devendo ser retirada do Mercado.

FALNCIA:
Art. 75. o processo de execuo concursal que promove o afastamento do devedor de suas atividades, a fim de preservar e otimizar a utilizao produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos, inclusive os intangveis, da empresa. Procedimento utilizado para os empresrios e sociedades empresrias que no possuem modo de se recuperar uma execuo concursal que visa a liquidao do patrimnio do devedor e o pagamento dos credores com o produto da venda do patrimnio.

RECUPERAO JUDICIAL: A recuperao judicial uma medida legal destinada a evitar a falncia, proporcionando ao empresrio devedor a possibilidade de apresentar, em juzo, aos seus credores, formas para quitao dos dbitos

Art. 47. A recuperao judicial tem por objetivo viabilizar a superao da situao de crise econmico-financeira do devedor, a fim de permitir a manuteno da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservao da empresa, sua funo social e o estmulo atividade econmica.

RECUPERAO EXTRAJUDICIAL:

Tambm destinada a evitar a falncia, porm abrangendo menos espcies de credores ( fiscais e trabalhistas, por exemplo, no se sujeitam ao plano de recuperao aprovado pelos demais tipos de credores).

ASPECTOS DA LEI 11101/05


1. Inspirada na legislao Norte Americana 2. Privilegia a Recuperao, visando a manuteno da atividade empresarial. 3. Possui uma parte geral (DISPOSIES COMUNS RECUPERAO JUDICIAL E FALNCIA) art. 5 ao 46 So regras, instrumentos e institutos que existem tanto na Recuperao Judicial quanto no Processo de Falncia. Ex: Administrador Judicial - Legitimidade, competncia, administrador judicial, ao revocatria, verificao de crditos, arrecadao dos bens, assembleia geral de credores, comit de credores, etc.

Recuperao Judicial art. 47 Falncia art. 75 Recuperao extrajudicial art. 161

LEI 11101/05
Regula a recuperao judicial, a extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria. 1. Quem pode ser declarado falido ou obter o benefcio da Recuperao? Somente quem seja Empresrio: pessoa fsica ou jurdica (sociedade empresria). Pode ser: - Grande empresa, mdia empresa, microempresa, microempreendedor individual. Obs: Para ser declarado falido judicialmente, o empresrio independe de registro. Contudo, o empresrio sem registro (irregular) ou a sociedade empresria sem registro (sociedade em comum) NO PODEM REQUERER NENHUMA DAS RECUPERAES, nem pedir a falncia de seus devedores. Ou seja, podem sofrer o prejuzo, mas no se valerem do benefcio.

Art. 1o Esta Lei disciplina a recuperao judicial, a recuperao extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria, doravante referidos simplesmente como devedor. Art. 2o Esta Lei no se aplica a: I empresa pblica e sociedade de economia mista; II instituio financeira pblica ou privada, cooperativa de crdito, consrcio, entidade de previdncia complementar, sociedade operadora de plano de assistncia sade, sociedade seguradora, sociedade de capitalizao e outras entidades legalmente equiparadas s anteriores.

FALNCIA - ORIGEM
O termo falncia deriva do verbo latino

fallere, que possui dois sentidos: coloquial e jurdico. Sentido coloquial significa ludibriar, iludir, fraudar, enganar, no cumprir com o prometido. Falhar. Sentido jurdico significa INSOLVNCIA.

15

FALNCIA -CONCEITO
"A falncia se caracteriza como um processo de execuo coletiva, decretado judicialmente, dos bens do devedor comerciante ao qual concorrem todos os credores para o fim de arrecadar o patrimnio disponvel, verificar os crditos, liquidar o ativo, saldar o passivo, em rateio, observadas as preferncias legais.
RESUMINDO: uma execuo concursal que visa a liquidao do patrimnio do devedor empresrio e o pagamento dos credores, havendo o encerramento da empresa.

16

FALNCIA - CONCEITO
L.11.101/05 Art. 75. o processo de execuo concursal

que promove o afastamento do devedor de suas atividades, a fim de preservar e otimizar a utilizao produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos, inclusive os intangveis, da empresa
17

PLANOS DA FALNCIA
1. PLANO FTICO: O ESTADO DE CRISE DA EMPRESA, QUE TORNA SUA CONTINUIDADE INVIVEL ( ESTADO DE QUEBRA). 2. PLANO JURDICO: O PROCESSO DE EXECUO CONCURSAL INSTALADO APS A DECLARAO JUDICIAL DE QUE A EMPRESA EST FALIDA, MEDIANTE PEDIDO DE UM OU MAIS LEGITIMADOS. O RECONHECIMENTO JURDICO DO ESTADO FTICO DE FALNCIA.

PRINCPIO FUNDAMENTAL
Pars conditio creditorum
Igualdade, paridade de tratamento que deve existir entre credores de mesma classe ( os credores, na falncia, so organizados em classes, determinadas pela NATUREZA DO CRDITO, no pelo valor ou antiguidade do mesmo - art. 83
19

Art. 83. A classificao dos crditos na falncia obedece seguinte ordem: I os crditos derivados da legislao do trabalho, limitados a 150 (cento e cinqenta) salrios-mnimos por credor, e os decorrentes de acidentes de trabalho; II - crditos com garantia real at o limite do valor do bem gravado; III crditos tributrios, independentemente da sua natureza e tempo de constituio, excetuadas as multas tributrias; IV crditos com privilgio especial, a saber: V crditos com privilgio geral VI crditos quirografrios, a saber: a) aqueles no previstos nos demais incisos deste artigo; b) os saldos dos crditos no cobertos pelo produto da alienao dos bens vinculados ao seu pagamento; c) os saldos dos crditos derivados da legislao do trabalho que excederem o limite estabelecido no inciso I do caput deste artigo; VII as multas contratuais e as penas pecunirias por infrao das leis penais ou administrativas, inclusive as multas tributrias; VIII crditos subordinados, a saber: a) os assim previstos em lei ou em contrato; b) os crditos dos scios e dos administradores sem vnculo empregatcio.

LEGITIMIDADE
1. LEGITIMIDADE PASSIVA (QUEM PODE SER DECLARADO FALIDO):
Somente Empresrio Individual, EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou Sociedade Empresria, ou seja, tem de ser empresrio. OBS: Na falncia de Sociedade, o scio de responsabilidade ILIMITADA, declarado pessoalmente falido: Art. 81. A deciso que decreta a falncia da sociedade com scios ilimitadamente responsveis tambm acarreta a falncia destes, que ficam sujeitos aos mesmos efeitos jurdicos produzidos em relao sociedade falida e, por isso, devero ser citados para apresentar contestao, se assim o desejarem. 1o O disposto no caput deste artigo aplica-se ao scio que tenha se retirado voluntariamente ou que tenha sido excludo da sociedade, h menos de 2 (dois) anos, quanto s dvidas existentes na data do arquivamento da alterao do contrato, no caso de no terem sido solvidas at a data da decretao da falncia.

LEGITIMIDADE ATIVA (QUEM PODE SER AUTOR DO PEDIDO DE FALNCIA)


Art. 97. Podem requerer a falncia do devedor: I o prprio devedor, na forma do disposto nos arts. 105 a 107 desta Lei; II o cnjuge sobrevivente, qualquer herdeiro do devedor ou o inventariante; III o cotista ou o acionista do devedor na forma da lei ou do ato constitutivo da sociedade; IV qualquer credor. 1o O credor empresrio apresentar certido do Registro Pblico de Empresas que comprove a regularidade de suas atividades.

COMPETNCIA
Art. 3o competente para homologar o plano de recuperao extrajudicial, deferir a recuperao judicial ou decretar a falncia o juzo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil.

Principal estabelecimento:
Critrio econmico Critrio jurdico- onde se encontra a sede administrativa do devedor, o ponto central de negcios adotado pela lei brasileira.

Pedido de Falncia pela Fazenda Pblica


PROCESSO CIVIL. PEDIDO DE FALNCIA FORMULADO PELA FAZENDA PBLICA COM BASE EM CRDITO FISCAL. ILEGITIMIDADE. FALTA DE INTERESSE. DOUTRINA. RECURSO DESACOLHIDO. I - Sem embargo dos respeitveis fundamentos em sentido contrrio, a Segunda Seo decidiu adotar o entendimento de que a Fazenda Pblica no tem legitimidade, e nem interesse de agir, para requerer a falncia do devedor fiscal. II - Na linha da legislao tributria e da doutrina especializada, a cobrana do tributo atividade vinculada, devendo o fisco utilizarse do instrumento afetado pela lei satisfao do crdito tributrio, a execuo fiscal, que goza de especificidades e privilgios, no lhe sendo facultado pleitear a falncia do devedor com base em tais crditos. (REsp 164389/MG, Rel. Ministro CASTRO FILHO, Rel. p/ Acrdo Ministro SLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA, SEGUNDA SEO, julgado em 13.08.2003, DJ 16.08.2004 p. 130)

PRESSUPOSTOS PARA A FALNCIA


Para que exista a Falncia, so necessrios 03 requisitos essenciais: 1. DEVEDOR EMPRESRIO (art. 1 e 2 da Lei 1101/05) 2. INSOLVNCIA DO DEVEDOR art. 94, I, II, III da Lei 11101/05 3. SENTENA DECLARATRIA DE FALNCIA art. 99 da Lei 11101/05

INSOLVNCIA
1. INSOLVNCIA REAL (ECONMICA)
Caracteriza-se quando o devedor possui mais dvidas do que patrimnio para garanti-las ( deve mais do que pode pagar Passivo maior do que o Ativo)

2. INSOLVNCIA PRESUMIDA ( JURDICA)


So circunstncias, definidas pela lei, que fazem presumir o estado de insolvncia do devedor, ainda que essa insolvncia no seja a real, ou seja, mesmo que o patrimnio seja maior do que as dvidas. A Lei 11101/05 adota o critrio da insolvncia presumida como requisito para o pedido de falncia do devedor. As situaes que fazem presumir o estado de insolvncia esto no art. 94, I, II, III.

Fbio Ulhoa Coelho afirma: Para que o devedor empresrio seja submetido execuo por falncia, rigorosamente indiferente a prova da inferioridade do ativo em relao ao passivo. Nem se faz necessrio demonstrar o estado patrimonial de insolvabilidade do devedor, para que se instaure a execuo concursal falimentar; nem, por outro lado, se livra da execuo concursal o devedor empresrio que lograr demonstrar eventual superioridade de seu ativo em relao ao seu passivo

CARACTERIZAO DA FALNCIA PELA PRESUNO DE INSOLVNCIA DO DEVEDOR


ART. 94 ART. 94, I IMPONTUALIDADE Ser decretada a falncia do devedor que:

I sem relevante razo de direito, no paga, no vencimento, obrigao lquida materializada Com base no no pagamento de obrigao em ttulo ou ttulos executivos protestados cuja constante de Ttulo Executivo ( Judicial ou soma ultrapasse o equivalente a 40 (quarenta) salrios-mnimos na data do pedido de extrajudicial art. 475-n e 585 do CPC) falncia;

Devem ser PROTESTADOS

3o Na hiptese do inciso I do caput deste artigo, o pedido de falncia ser instrudo com os ttulos executivos na forma do pargrafo nico do art. 9o desta Lei, acompanhados, em qualquer caso, dos respectivos instrumentos de protesto para fim falimentar nos termos da legislao especfica.

Valor mnimo do ttulo ou soma dos ttulos = 1o Credores podem reunir-se em 40 salrios mnimos na data do pedido litisconsrcio a fim de perfazer o limite

mnimo para o pedido de falncia com base no inciso I do caput deste artigo.

ART. 94, II IMPONTUALIDADE II executado por qualquer POR EXECUO FRUSTRADA quantia lquida, no paga, no deposita e no nomeia Nessa situao, o credor j penhora bens suficientes dentro movia um ao judicial de do prazo legal; execuo contra o devedor, mas, percebendo que seria 4o Na hiptese do inciso II do intil, desiste da execuo caput deste artigo, o pedido de individual e, como base no falncia ser instrudo com mesmo ttulo, pede a falncia certido expedida pelo juzo em do devedor. Obs: Nesse caso, o que se processa a execuo. ttulo que embasava a execuo e vai embasar o pedido de falncia no precisa ter valor mnimo.

ART. 94, III ATOS DE FALNCIA


So situaes que fazem presumir a insolvncia mesmo que econmica e financeiramente o devedor esteja equilbrado. Para Ricardo Negro os meios ruinosos so os que consistem na pratica de negcios arriscados ou sujeitos exclusivamente sorte, bem como atos de liberalidade ou gastos excessivos e prodigalidade
a) procede liquidao precipitada de seus ativos ou lana mo de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos; b) realiza ou, por atos inequvocos, tenta realizar, com o objetivo de retardar pagamentos ou fraudar credores, negcio simulado ou alienao de parte ou da totalidade de seu ativo a terceiro, credor ou no; c) transfere estabelecimento a terceiro, credor ou no, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo;

III pratica qualquer dos seguintes atos, exceto se fizer parte de plano de recuperao judicial:

d) simula a transferncia de seu principal estabelecimento com o objetivo de burlar a legislao ou a fiscalizao ou para prejudicar credor;

e) d ou refora garantia a credor por dvida contrada anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraados suficientes para saldar seu passivo;
f) ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes para pagar os credores, abandona estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domiclio, do local de sua sede ou de seu principal estabelecimento; g) deixa de cumprir, no prazo estabelecido, obrigao assumida no plano de recuperao judicial.

You might also like