You are on page 1of 13

Arranjo Nutico

Aula 2

Capacidade de transporte
A tonelagem de um navio geralmente expressa sua capacidade em termos do montante que ele pode transportar. Vrios podem ser os meios de expressar esta tonelagem, quais sejam:

Capacidade de Transporte
Tonelagem Bruta o volume total de todos os espaos do navio acima e abaixo do convs, com algumas excees como Ponte de comando, sala de navegao, sala de rdio e outros espaos especficos sobre o convs, expresso em Toneladas Moorson, no qual a unidade igual a 100 ft ou 2,83 m

Capacidade de Transporte
Tonelagem Lquida ou de Registro (NRT Nett Register Tonnage) o espao total destinado para a carga, expressa em unidades de 2,83 m NRT igual ao GRT retirando-se as acomodaes para os tripulantes, salas de trabalho, casa de mquinas, fundo duplo etc.

Capacidade de Transporte
Tonelada Porte Bruto TPB (DWT Dead Weight Tonnage) a diferena entre entre o deslocamento leve e deslocamento total. Deslocamento leve o peso do navio no qual foram considerados o casco, as mquinas, guindastes e todos os itens necessrios para o trabalho normal da embarcao; Deslocamento total o peso do navio quando totalmente carregado, incluindo o casco, mquinas, tripulao, carga etc. Totalmente carregado significa que o navio desceu at sua marca de vero ( na marca de Plinsoll). (expressos em Toneladas mtricas)
Em outras palavras o TPB ou DWT o peso do navio , combustvel tripulao, passageiros gua fresca etc. expresso em Toneladas expresso em Toneladas mtricas

Capacidade de Transporte
Existem, entretanto outras medidas para expressar a capacidade do navio, tais como: - TEU (Twenty Foot Equivalent) usado para medir a capacidade de estocagem de contineres em termos de um conteiner de 20. - m A capacidade de um tanker geralmente expresso em m.

A relao entre estes trs parmetros principais no constante e depende do tipo de navio ao qual estamos nos referindo, no entanto sob certos limites as seguintes relaes podem ser adotadas :
- Navios de Carga Geral DWT=1,5 x GRT = 2,5 x NRT; - Navios V LCC - DWT =2,0 x GRT = 2,5 x NRT.

Capacidade de Transporte
Dimenses Verticais - Calado Distncia entre a linha dgua e a quilha da embarcao; - Borda livre Distncia entre a linha dgua e o convs; - Pontal distncia entre a quilha e o convs

Dimenses Horizontais - LBP (Lenth Between Perpendiculars) - Comprimento entre perpendiculares - LOA (Lenght over all) - Comprimento total - Corpo Paralelo Trecho retilneo do casco; - Boca - distncia entre os dois bordos de um navio

Classificao de acordo com a disposio interna


Quando a finalidade a que forem destinam, as embarcaes podem ser classificadas como de guerra, marcantes, recreio e de servios. Com relao aos navios mercantes, podemos distingui-los em navios de passageiros, de carga (geral ou graneis), misto e de pesca, conforme sua utilizao e em: Longo Curso Transporte de mercadorias entre pases; Cabotagem Transporte restritas as costas Brasileiras; Fluviais e Lacustres nas hidrovias

Importncia das dimenses do Navio no Planejamento


Das dimenses citadas anteriormente quatro so de fundamental importncia para o planejador porturio: o comprimento total, a boca, o calado e o pontal. O comprimento do navio fornece elementos de definio para o dimensionamento do canal de acesso, bacia de evoluo e do comprimento do bero de acostagem. Comprimento - Dimensionamento do canal de acesso; - Bacia de evoluo; - Comprimento do bero de atracao. Boca - Largura do canal de acesso; - Escolha dos equipamentos de carga e descarga das mercadorias. Calado - Definio das profundidades mnimas da lmina dgua em toda a rea e acesso. Pontal - Elementos que junto com dados de mar e tipo de carga a movimentar, definem a cota de capeamento do cais.

Dimenses e Nomenclaturas
Na figura a seguir so apresentadas as mais importantes dimenses do navio e a nomenclatura de alguns de seus elementos.

Como planejador muitas vezes comea seu trabalho apenas com o tipo de navio e sua capacidade de carga em TPB, so fornecidas tabelas, nas quais a partir deste elemento so determinadas as outras caractersticas da embarcao.

Movimento dos Navios


Como qualquer corpo slido o navio possui movimentos lineares nas trs dimenses e angulares em torno de seus trs eixos.

Movimento dos navios


A figura a seguir mostra estes movimentos e seus respectivos nomes

Concluso
Nesta aula vimos: Capacidade de Transporte; Classificao de acordo com a disposio interna; Importncia das dimenses do Navio no Planejamento; Dimenses e Nomenclaturas; Movimento dos navios.

You might also like