You are on page 1of 26

Disciplina:TECNOLOGIA DA CONSTRUO

Acadmicos: LUANA PILLON FOLETTO, MARCELLA BEDINOT MARINELA BRASIL, THOMAS H SCHULZ, TOBIAS ZIEGLER

As formas so destinadas a dar forma e suporte aos elementos de concreto at a sua solidificao. Alm da madeira, que pode ser reutilizada varias vezes, tem sido difundido ultimamente, o uso de formas metlicas e mistas, combinando elementos de madeira com peas metlicas, plsticos, papelo e pr-moldados.

As formas se classificam de acordo com o material e pela maneira como so utilizadas.


Convencional Moduladas Trepantes Deslizantes verticais Deslizantes horizontais madeira madeira e mistas madeira , metlicas e mistas madeira , metlicas e mistas metlicas pequenas obras e detalhes especficos obras repetitivas e edifcios altos torres, barragens e silos torres e pilares altos de grande seo barreiras, defensas e guias

As razes para se utilizar formas de madeira na construo civil so as seguintes: - utilizao de mo-de-obra relativamente fcil; - utilizao de equipamentos pouco complexos e baratos; - resistncia a impactos e ao manuseio; - pode ser reutilizado por diversas vezes; - apresenta caractersticas fsicas e qumicas condizentes com o uso; - mnima variao dimensional devido a temperatura; - no txica.

As restries ao uso da madeira como elemento de sustentao e de molde para concreto armado se referem ao tipo de obra e condies de uso, como por exemplo: - pouca durabilidade e resistncia nas ligaes e emendas; - grandes deformaes devido a umidade e ser inflamvel.

Formas de tabuas Utiliza-se para as formas de tabuas, principalmente a madeira pinus eliotis, de fcil aquisio devido a seu preo, tambm conhecido como pinho de terceira categoria. So utilizadas nas frmas como painis laterais e de fundo dos elementos a concretar.

Formas de Chapas compensadas So utilizadas em substituio as tbuas nos painis das formas dos elementos de concreto armado. So apropriadas para o concreto aparente, apresentando um acabamento superior. As chapas resinadas e as chapas plastificadas permitem um maior numero de reaproveitamento, embora apresentam um custo maior, o resultado do acabamento melhor.

Cuidados a se levarem em conta na execuo de formas nas obras: -recebimento e estocagem das peas brutas de madeiras e compensados -existncia de projeto estrutural completo com indicao das prumadas e embutidos das instalaes prediais(gua, esgoto, eltrica, lgica, etc.) e do projeto de formas. -a existncia de uma carpintaria como os equipamentos e bancadas necessrias

Formas de Pilares As formas de pilares devem ter uma maior ateno na execuo devido a transferncia dos eixos do piso anterior, para a laje em execuo e do nvel de referencia, de forma a garantir a geometria da obra (prumo e nveis) exatamente como est previsto no projeto. Segue-se um critrio Eixos e nivel transferidos para a laje

Marcar e fixar os gastalhos nos tacos (colocados na concretagem) a partir dos eixos, sem se preocupar com o nvel

Executar o travejamento das formas por meio de gravatas, tirantes, tensores e encunhamentos Conferir todo o conjunto para libera-las para a concretagem, verificando principalmente prumo, nvel, imobilidade, travejamento, estanqueidade, armaduras, espaadores esquadro e limpeza do fundo

Gravatas distanciadas de 50 a 80 cm

Apicoar o concreto na base interna do gastalho afim de remover a nata de cimento Fixar um pontalete guia, travando no gastalho e aprumando de acordo com os eixos (duas escoras em Mao francesa)

Colocar as formas (trs faces ) do pilar, (laterais e fundo), cuidando para que fiquem solidarizadas no gastalho e aprumadas no pontalete guia Verificar o nvel do conjunto marcando no pontalete guia a altura do pilar A cada operao conferir prumo, nvel e ortogonalidade do conjunto (usando esquadro metlico) Passar desmoldante nas faces internas das formas (caso j tenham sido usadas) Conferir e liberar para a colocao e montagem da armadura

Posicionar as galgas e espaadores a fim de garantir as dimenses internas e o recobrimento da armadura Prever as janelas de inspeo e limpeza se os pilares ultrapassarem 2,5 m de altura

Formas de Vigas As formas de vigas podem ser lanadas aps a concretagem dos pilares. O usual lanar as formas de vigas a partir das cabeas dos pilares com apoios intermedirios em grafos ou escoras. Procedimentos para execuo de formas de vigas Lanar os painis de fundo de viga sobre os pilares ou sobre a borda das formas dos pilares com apoio intermedirio de at 80cm entre os garfos

Nivelar os painis de fundos com cunhas aplicadas nas bases dos garfos e fixando o nvel com sarrafos pregados nos garfos repetindo o mesmo nivelamento em todos os garfos at todo o conjunto ficar nivelado.

Aps lanar e fixar os painis laterais conferindo e liberando para montagem e colocao da armadura.

Painel da laje

Nvel da laje

...

Escora 1x3

Painel de fundo 1x9, 1x12

Painel lateral 1x9, 1x12

Chapuz 1x4

...

...

.. ..

...

...

...

.. ..

...

Gravata 1x2, 1x3 Tala 1x3

Travessa 1x2, 1x3

..

Escora 1x3

..

Pontalete 3x3

Frma p/ viga intermediria

Frma p/ viga perifrica

Posicionamento das galgas e espaadores afim de garantir as dimenses internas e o recobrimento da armadura. Dependendo do tipo de viga executa-se o travejamento das formas por meio de escoras inclinadas, capuzes, tirantes, tensores, encunhamentos, de acordo com as dimenses dos painis de carga de lanamento a suportar.

Formas de lajes Os procedimentos para lanamento das formas das lajes depende do tipo de laje que vai ser executada e geralmente fazem parte do conjunto de atividades da execuo das formas de vigas e pilares. Os procedimentos usuais para lajes macias so os seguintes: - Lanar e fixar as longarinas apoiadas em sarrafos guias pregados nos garfos das figas.

Os procedimentos usuais para lajes macias so os seguintes: - lanar e fixar as longarinas apoiadas em sarrafos guias pregados nos garfos das figas. - Providenciar o escoramento mnimo para as longarinas por meio de escoras de madeira ou metlicas, uma a cada 2m.

- Lanar o assoalho sobre as longarinas (chapas compensadas ou tabuas de madeira). - conferir o nvel dos painis do assoalho fazendo ajuste por meio de cunhas nas escoras ou ajustes nos telescpios. - fixar os elementos laterais afim de reduzir e eliminar as folgas e pregar o assoalho nas longarinas. - verificar a contra-flecha, travar o conjunto todo, limpar e passar desmoldante. - conferir nos projetos das instalaes os pontos de passagens, prumadas, caixas, embutidos liberando para a execuo da armadura.

Aps a execuo da armadura conferir todo o conjunto e partes antes de liberar para a concretagem verificando principalmente nivelamento, contra-flecha, alinhamento lateral, imobilidade, travejamento, estanqueidade, armaduras, espaadores, esquadro e limpeza de fundo.

Escoramento de Formas Os painis de fundos de vigas e lajes devem ser perfeitamente escorados afim de que seus ps direitos sejam garantidos e no venham a sofrer desnveis e provocar deformaes nos elementos de concreto. Os escoramentos podem ser de madeira ou metlicos.

Escoramentos de Madeira So escoramentos executados com barrotes de madeira de primeira qualidade( seo com 7,5 x 7,5 cm) ou com escoras de eucalipto com dimetro superior a 0,1 m sobre as quais so assentadas vigas de madeira, fabricadas na forma de sanduches.sobre as vigas so montadas as formas da estrutura.

Escoramentos Metlicos As escoras metlicas so pontaletes tubulares extensveis com ajustes a cada 10cm. Uma chapa soldada a sua base serve de calo. No seu topo pode apresentar uma chapa soldada ou uma chapa em U para servir de apoio as peas de madeira.

Algumas vantagens e benefcios econmicos do cimbramento: Facilidade de manuseio: no requer mo-de-obra especializada para operao; Simplicidade: utiliza somente quatro peas; Segurana: no h desprendimento das escoras metlicas; Comodidade: trabalha-se com espaamento entre escoras de 1,80m; Rapidez: menor tempo de montagem e desmontagem das frmas de escoramento das lajes planas; Economia: 0,8 escoras metlicas por metro quadrado, trazendo assim uma reduo do nmero de peas por metro quadrado.

Desformas A retirada das formas e do escoramento somente poder ser feita quando o concreto estiver suficientemente endurecido para resistir os esforos que nele atuarem. A desforma deve ser progressiva afim de impedir o aparecimento de fissuras e trincas. Evitar utilizar ferramentas que danifiquem as formas ou mesmo a superfcie do concreto.

Tipos de frmas Concreto comum Prazos de Desforma


Paredes, pilares e faces, laterais de vigas Lajes at 10cm de espessura Faces inferiores de vigas com reescoramento Lajes com mais de 10 cm de espessura e faces inferiores de vigas com menos de 10m de vo Arcos e faces inferiores de vigas com mais de 10m de vo 3 dias 7 dias 14 dias 21 dias

Concreto com ARI


2 dias 3 dias 7 dias 7 dias

28 dias

10 dias

You might also like