You are on page 1of 37

AS ESCOLAS FILOSFICAS DA ERA HELENSTICA

Atenas do sculo V a.C. - Philip von Foltz, 1853

A PASSAGEM DA ERA CLSSICA PARA A ERA HELENSTICA

Perodo Helenstico
338 a.C. Felipe da Macednia derrotou os atenienses na Batalha de Queronia. Tebas incendiada e populao escravizada. A grande expedio de Alexandre Magno (334 323 a.C.) provocou uma reviravolta radical no esprito do mundo grego. Marcou o incio de uma nova era. 323 a.C. - Morte de Alexandre

PERODO HELENSITICO
Conseqncia poltica: o desmoronamento da importncia sociopoltica da Plis.
As plis no decidem mais os seus destinos, passam a integrar vasto imprio onde o poder est centralizado (perda da liberdade poltica)

O homem grego tornou-se sdito

PERODO HELENSITICO
Durante o conturbado Perodo Helenstico, o homem deixou de ser o componente mais importante de uma comunidade restrita para se tornar um simples sdito de vastos imprios. A perda da importncia poltica individual fez muitos se dedicarem cada vez mais busca da felicidade pessoal atravs da religio, da magia ou da Filosofia. As principais escolas filosficas do Perodo Helenstico foram o cinismo, o ceticismo, o epicurismo e o estoicismo. Todas procuravam, basicamente, estabelecer um conjunto de preceitos racionais para dirigir a vida de cada um e, atravs da ausncia do sofrimento, chegar felicidade e ao bem-estar.

OS CNICOS

O Cinismo surgiu em Atenas por volta dos sculos III e IV a.C. e deve-se a Antstenes (440 336 a.C.), um filsofo grego, o crdito de iniciador de tal filosofia.

Apesar de ter sido Antstenes o iniciador do cinismo e o criador de suas principais teses, impossvel falar de cinismo sem falar de Digenes de Snope (413 323 a.C.), que fora discpulo de Antstenes (embora esse inicialmente o repelisse a pauladas) e tornarase o maior expoente do cinismo.

Alexandre e Digenes

cachorro"(kon,kynos=co)
Estava Digenes jantando seu costumeiro prato de lentilhas, quando Arstipos se aproximou. Arstipos, de Cirene, era tambm filsofo, adepto do prazer como nico bem absoluto na vida. Para poder levar uma vida confortvel, vivia sempre bajulando o Rei. Disse, ento, Arstipos a Digenes: Se aprendesses a bajular o Rei, no precisarias reduzir tua alimentao a um prato de lentilhas. Por sua vez, Digenes retrucou: E tu, se tivesses aprendido a te satisfazeres sempre com um prato de lentilhas, no precisarias passar tua vida bajulando o Rei.

O desprezo do prazer fundamental na vida do cnico. Seu ideal supremo era o bastar-se a si-mesmo. O no ter necessidade de nada, a "autarquia" j pregadas pelo mestre, assim como a "apatia" e a "indiferena.

EPICURISMO

EPICURO
(341 270 a.C.)
Descendente de uma famlia de
Atenas. Em 306 a.C., fundou sua escola numa casa que tinha um grande jardim A filosofia deve servir para libertar o homem do medo do destino, da morte e das divindades. A alma seria composta de partculas imateriais, muito leves e imperceptveis (tomos) Conceito herdado de Demcrito. A finalidade da vida o PRAZER.

EPICURISMO
A finalidade da vida a busca da
felicidade, obtida ao se atingir a

ataraxia

(gr. ), a "ausncia

de distrbios", a tranquilidade da alma.

FRAGMENTOS - Epicuro
Todo desejo incmodo e inquieto se dissolve no amor da verdadeira filosofia. Habitua-te a pensar que a morte nada para ns, visto que todo o mal e todo o bem se encontram na sensibilidade: e a morte a privao da sensibilidade. O limite da magnitude dos prazeres o afastamento de toda a dor. E onde h prazer, enquanto existe, no h dor de corpo ou de esprito, ou de ambos.

FRAGMENTOS - Epicuro
Nem a posse de riquezas nem a abundncia das coisas nem a obteno de cargos ou o poder produzem a felicidade e a bem aventurana; produzem-na a ausncia de dores, a moderao nos afetos e a disposio do esprito que se mantenha nos limites impostos pela natureza. A quem no basta pouco, nada basta. De todas as coisas que nos oferece a sabedoria para a felicidade de toda a vida, a maior a aquisio da amizade.

Epicuro escreveu:
Quando se jovem, no se pode evitar de filosofar e, quando se velho, no se deve cansar de filosofar. Nunca muito cedo ou muito tarde para cuidar de sua alma. Aquele que diz que no ainda, ou que no mais tempo de filosofar, parece quele que diz que no ainda, ou no mais tempo de atingir a felicidade. Deve-se, ento, filosofar quando se jovem e quando se velho, no segundo caso (...) para rejuvenescer ao contato do bem, pelas lembranas dos dias passados, e no primeiro caso (...) afim de ser, ainda que jovem, to firme quanto um velho diante do futuro.

1- que so vos os temores em relao aos deuses e ao alm. No devemos ter medo (nem esperar nada) dos deuses, eles conosco no se preocupam. 2 - que o pavor em relao morte absurdo, pois ela no nada. Enquanto estamos presente a morte est ausente; quando ela se apresenta, j no estamos. 3- A intensidade suprema dos prazeres a mxima reduo de todas as dores. O prazer, quando o entendemos corretamente, est a disposio de todos. 4 - o mal dura pouco ou facilmente suportado.

ESTOICISMO

Zeno de Ctio

(334 262 a.C.)

Znon (333-262 a.C.), o fundador do estoicismo, era oriundo da Ilha de Chipre. Considerado fencio por seus contemporneos, praticamente nada se sabe de sua vida pessoal, exceto que em 308 a.C. comeou a ensinar na sto poikle ("prtico pintado") em Atenas. Da palavra sto derivou o nome da Escola Estica. De sua obra restam apenas curtos fragmentos e ttulos de livros; praticamente impossvel determinar com certeza sua contribuio individual doutrina estica. Segundo a tradio, conservada pelos filsofos que o sucederam, para Znon a virtude era aparentemente o objetivo final da vida e o prazer e a dor no tinham importncia.

Sneca - Lucius Aneus Seneca


(4a.C. - 65d.C.) A origem dos vcios reside numa vontade fraca que subordina a razo aos prazeres fortuitos, porque "aquele que persegue o prazer coloca todas as coisas em segundo plano, indiferente liberdade e sacrifica tudo ao seu estmago, no comprando de modo nenhum os prazeres, mas, pelo contrrio, a eles se vendendo". O homem sbio, pelo contrrio, opta pelos prazeres da alma, os quais so calmos, inesgotveis, ternos, moderados e discretos.

ESTOICISMO
Quanto mais se impassvel, mais se forte. Assim como a aflio demonstra fraqueza, a clera tambm. Ambos magoam e inferiorizam.
Marco Aurlio (121 180)

(imperador romano e autor de Meditaes) O nihil mirari (no se admirar) tornou-se a divisa comum entre os esticos latinos, pois as coisas ocorrem independente de nossa vontade individual.

Para os esticos, o supremo bem est em viver de


acordo com a natureza. As pessoas comuns correm atrs das paixes, submetem-se aos desejos e, com isso, apenas conseguem intranquilidade e angstia. O estico, pelo contrrio, sabe que tudo o que acontece no pode deixar de acontecer, pois nada se pode evitar nem nada se pode deplorar. Ao homem apenas resta a sua liberdade interior e a paz de esprito s se atinge com o autodomnio: "para um estico, o princpio da moralidade assenta em distinguir o que depende de ns daquilo que nos estranho. Segundo Zeno, o homem deve aceitar essa fatalidade universal, refugiar-se na sua interioridade, da qual poder chegar a ser dono e senhor, e organiz-la segundo uma estrita consequncia. Viver consequentemente a forma de responder com elegncia a essa certeza da prpria situao"

A liberdade atinge-se quando se controlam as paixes e os bens exteriores. As paixes so impulsos que alteram a ordem universal. E so enganosas. O estico domina as paixes no desejando nada. A apatia estica sinnimo de austeridade e ascetismo. Se o estico desprezar os bens exteriores nunca sente falta daquilo que no tem: consegue ficar imperturbvel.

ESTOICISMO

Escola localizada no Prtico (Stoa em grego) Propunha um modo de viver Estado de tranqilidade plena, que s podia ser atingida por meio da prtica virtuosa. Consistia na indiferena dirigida a todas as expectativas da vida O mximo de virtude seria alcanado quando o homem ficasse alheio a tudo O nico valor a sabedoria Cosmopolitismo o homem no pertencia a um pas ou a
uma cidade, mas ele seria cidado do mundo.

Busca da ataraxia, a supresso das paixes

esticos

ESTOICISMO

CETICISMO

Pirro

(365/360 - 275/270 a.C.)

O fundador do ceticismo grego Pirro (fim do IV sc. a.C.). Ele no deixou nenhum escrito filosfico. Nasceu em lis, pequena vila do Peloponeso, onde viveu inicialmente como pintor, depois se interessou pela filosofia, principalmente sob a influncia de Anaxarco de Abdera, em companhia de quem seguiu Alexandre, o Grande, por ocasio da campanha da sia. Retornando lis, fundou uma escola filosfica que lhe valeu uma enorme reputao junto a seus concidados. Ele vivia de maneira pobre e simples em companhia de sua irm, Filista, que exercia a profisso de parteira

Pirro
As coisas so em si indiferenciadas, incomensurveis e indiscriminveis, ou seja, no tm em si uma essncia estvel, e por isso seu ser se reduz a pura aparncias. Seu carter de provisoriedade e de inconsistncia e inconsistncia emerge quando as comparamos com a natureza do divino, que absolutamente estvel e sempre igual.

A atitude que o sbio dever assumir a da afasia, ou seja, calar e jamais expressar qualquer julgamento definitivo, e assim atingir a ataraxia ou imperturbalidade (no se deixar perturbar por nada). Pondo-se parte de tudo aquilo que pode perturb-lo ou toc-lo, o sbio poder viver a vida mais igual e, portanto, mais feliz.

You might also like