You are on page 1of 43

Docente

Dr. Jos Antnio Vaz Fernandes - (JAF)

Unidade Orgnica

Escola de Negcios e Governao (ENG)

Curso

Empreededorismo e Novas tecnologias de Negocio

Ano

Disciplina/Unidade Curricular

Economia de Cabo Verde

Semestre 1

Carga Horria Docente

TOTAL

60

TP

30

30

Jos Antnio Vaz Fernandes - (JAF)

1. Enquadramento e Objectivos da Disciplina


Esta disciplina tem como objectivo proporcionar guia sistemtico dos principais quadros tericos da economia de Cabo verde e de alguns instrumentos de anlise que permitam a investigao econmica no processo do desenvolvimento de Cabo verde. Neste sentido, prope desenvolver com os estudantes um conjunto de actividades de investigao da realidade econmica cabo-verdiana na sua multiplicidade.

2. Metodologias de Ensino - Aprendizagem


As aulas da disciplina tm carcter terico-prtico, com recurso ao mtodo expositivo, discusso temtica da realidade social baseado na anlise de textos sobre cenrios cabo-verdianos e internacionais e realizao de trabalhos de grupo.

3. Horrio de Atendimento
s quartas-feiras das 17h s 18h Sala 14 Local: ENG

4.Contedos da unidade curricular/Unidades de aprendizagem


4.1.1.Conceito de economia 4.1.2.Objectivos,Instrumentos e condicionantes da Politica Econmica 4.1.3.A analise econmica e a politica Econmica. 4.1.4.Classificao da politica econmica. Horizonte temporal. Principais Paradigmas :Keynesianismo, Monetarismo e Nova Escola Neoclssica 4.2.A Problemtica do desenvolvimento: os objectivos da politica econmica, conceitos, justificao, mediao e indicadores: -O crescimento econmico; -O desenvolvimento econmico; -O emprego; -Estabilidade dos Preos; -Equilbrio externo. -O Produto Interno e o Produto nacional

4.2.1-Conflito de objectivos: Inflao/desemprego; inflao/Desequilbrio externo; Desequilbrio externo/Desemprego. 4.3. Sectores de actividades econmicas 4.3.1. Sectores Primrio, Secundrio e Tercirio; 4.3.1.2. Oportunidades de investimentos em Cabo verde em cada sector de actividades econmica. 4.3.2 . Os agentes econmicos 4.3.2.1. Compreender o que so agentes econmicos; 4.3.2.2. Distinguir os diferentes tipos de empresas; 4.3.2.3. Identificar as relaes econmicas entre o Estado e os outros agentes econmicos; 4.3.2.4. Conhecer as principais formas de interveno do estado na economia. 4.4.Politica Oramental e Monetria. 4.4.1. Politica Oramental: objectivo e instrumentos. 4.4.1.1.Restrio Oramental. Dfice e Financiamento da divida Publica. 4.4.4.2.Politica Monetria: objectivo e instrumentos. 4.4.2.1.Definio e Execuo.

4.5.Relaes econmicas internacionais. 4.5.1.Distinguir comrcio interno do comrcio externo; 4.5.1.1.Explicar as relaes econmicas internacionais; 4.5.1.2.Interpretar uma Balana Comercial; 4.5.1.3. Analisar a importncia de Balanas de servios, de Transaces correntes, de Operaes de Capitais, de Transferncias Unilaterais e de Balana de pagamentos no processo de desenvolvimento de Cabo Verde 4.5.2.Tipos de cmbio e a taxa de cmbio real. 4.5.2.1.A taxa de cambio a longo prazo. 4.5.2.2. Equilbrio do mercado e balana comercial de Cabo Verde; 4.5.2.3.Mobilidade de Capitais. 4.6. Finanas Publicas 4.6.1 Noo e funes do oramento do estado CV 4.6.1.1. Princpios e regras de organizao do oramento; 4.6.1.2. Elaborao oramental; 4.6.1.3. Execuo oramental 4.6.1.4 Controlo oramental; 4.6.2. Anlise da evoluo da finana pblica cabo-verdiana.

5.Regime de avaliao
A presena obrigatria em, pelo menos, 75% das aulas dadas. De acordo com o regulamento, o no cumprimento das percentagens indicadas impede o aluno de ser avaliado disciplina.
A avaliao ser feita com base em: - Trabalhos individuais e/ou colectivos (trabalho de grupo e apresentao oral) - E avaliao final teste). A admisso prova de avaliao final (teste) depender do cumprimento dos limites de assiduidade e outros condicionantes estabelecidos pelo Regulamento interno da Universidade. Avaliao intercalar: % a) Trabalho de grupo (apresentao oral e entrega de um paper) : 30% b) Trabalho individual: inclui a participao nas aulas): 10%

Teste: 60%
OBS: Os que optarem pelo regime de Exame o peso deste ser de 100%.

6.Bibliografia
*AMARAL, Joo Ferreira Politica Econmica, Metodologia, concepes e instrumento de actuaes; Edies Cosmos (pgs, 14 a 26 e 59 a 71).

*PINTO, Antnio Mendona: Politica Econmica; ISBGB Instituto Superior de Gesto


Bancria (pgs. 25 a 41) DORNBUSH, Rudiger Macroeconomia;Mcgraw-Hill-7 Edio-1998(capitulo12 e 21,pags. 264 a 285 a 491a 519).

*Silva , Anbal Cavaco e NEVES, Joo Lus Csar das :Finanas Publicas e Politica
Macroeconmica ; Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Economia ;2. Edio-1992 *MARQUES, Walter: Moeda e Instituies Financeiras Publicaes D. Quixote1998.

* Silva, Anbal Cavaco: UNIO MONETARIA EUROPEIA Funcionamento e Implicaes;


Verbo 1999 *SILVA, Anbal Cavaco: Portugal e a Moeda nica , Verbo editora 1998 *DIAS, Ana Maria e CORREIA, Maria Lisete Introduo Actividade economia; Edio

Ministrio da Eduo, Cincia e Cultura Cabo Verde

A ECONOMIA NO CONTEXTO DAS CINCIAS SOCIAIS


A CINCIA ECONMICA - OBJECTO E MTODO DA ECONOMIA
NATUREZA DAS SUAS LEIS

Sempre que estamos em presena de uma cincia somos confrontados com uma terminologia prpria, cuja utilizao permite o entendimento do campo de estudo de que essa cincia ocupa. Mas, muitos termos pertencentes a domnios especficos , o tcnico ou cientifico, Tm tambm o seu uso na linguagem corrente. Assim acontece com a linguagem da cincia econmica . O prprio termo economia disso um exemplo. Em linguagem corrente significa poupana mas, como outros, um termo que pode ser usado com sentidos diversos.

Assim, por exemplo, podemos referir: -A economia como caracterizao de uma situao. ex: a economia Cabo-Verdiana ou a economia pr-induastrial. -Economia como politica econmica do governo. Neste caso teremos um conjunto de aces estratgicas empreendidas no sentido de se alcanar um determinado objectivo social. -Economia como pensamento econmico. ex: a economia terceiro-mundista .Aqui a expresso utilizada para designar um conjunto de reflexes de carcter valorativo criadas com o objectivo de defender determinadas posies ideolgicas relacionadas com a situao econmica e politica dos pases do terceiro mundo -Economia como cincia. Nesta acepo, o termo pretende designar um ramo de conhecimento cientifico com um objectivo de estudo prprio, uma metodologia e um corpo de conceitos especficos. - com este sentido que iremos falar da economia . A economia pois, a cincia que tem por objecto de estudo a problemtica econmica, ou seja, os fenmenos econmicos , como por exemplo a produo, o consumo, o comrcio, o desenvolvimento, acumulao de riqueza, etc.

A economia uma cincia que procura adaptar os recursos escassos produo de bens de forma a maximizar o bem estar social . A economia procura dar resposta aos problemas da criao e repartio de riqueza, da organizao social da produo, da maximizao da satisfao das necessidades da populao do desenvolvimento integrado do pas, das trocas entre os pases, etc. A economia como cincia, ela dever abordar os problemas a estudar de uma forma cientifica e , exactamente, essa atitude prpria de estudo que lhe confere estatuto de cincia.

essa atitude cientifica que obriga a economia a estudar com objectividade os fenmenos econmicos procurando conhecer as suas causas, as relaes existentes entre as variveis econmicas. A economia uma cincia porque utiliza os mtodos cientficos tais como observao, formulao de hipteses explicativas, experimentao ou verificao das hipteses, concluso ou formulao da lei.

A poltica econmica consiste no conjunto de aes governamentais que so planeadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situao econmica de um pas, uma regio ou um conjunto de pases. Estas aes so executadas pelos agentes de poltica econmica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por rgos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial e o Ex-Im Bank [1]. Cada vez mais h uma interao com entidades multinacionais, pelo fato da economia da maioria dos pases encontrar-se globalizada

Objectivos da Politica economica o objetivo principal da poltica econmica "atuar e influir sobre os mecanismos de produo, distribuio e consumo de bens".

No entanto, sua aplicao e xito depende da viso que o governante possui do papel do Estado. Assim, de acordo com a viso governamental, podemos classific-la em 3 tipos:
- estruturais: voltada a modificar a estrutura econmica do pas, regulando o funcionamento do mercado ou criando empresas pblicas; - de estabilizao conjuntural: visa a superao de desequilbrios ocasionais, ou seja, pode ser uma ao contra uma depresso econmica e/ou um combate inflao e/ou contra a escasses de determinados produtos;

- de expanso: tem por objetivo a manuteno ou acelerao do desenvolvimento econmico e pode se dadar por meio de reformulaes estruturais, medidas de combate inflao, proteo alfadegria e poltica cambial mais rigorosa contra concorrncia estrangeira. Vale observar que cada uma dessas correntes vo de encontro, como dito anteriormente, com a viso do governante em relao ao papel do Estado e apoiam-se em correntes de pensamentos distintos.

Os Instrumentos de Poltica e a Lei Rouanet A lei Rouanet uma lei de incentivo. Os incentivos so considerados instrumentos de poltica econmica e, portanto, podemos considerar a Lei Rouanet um instrumento de poltica econmica. Um instrumento de poltica econmica, geralmente, designa um meio ou um conjunto de meios que o Estado se utiliza para alcanar determinados objetivos ou metas econmicas. Normalmente se encaixa dentro de uma estratgia geral de promoo de indstrias nascentes, podendo se constituir em incentivos ao investimento, produo e exportao. Existem instrumentos de poltica dentro da poltica fiscal (iseno de impostos), dentro da poltica monetria e da poltica de rendimentos (fixao de salrios).

em instrumentos de comando e controle, ou seja de regulao direta, e instrumentos econmicos. Enquanto que, no caso dos instrumentos de comando e controle, a ao est totalmente nas mos do Estado, no caso dos instrumentos econmicos, ainda que eles sejam coordenados institucionalmente, baseiam-se em mecanismos de mercado . No primeiro caso temos, geralmente, instrumentos de dissuaso, regulao e reorganizao ou de limitao. Como exemplos desses instrumentos esto as aes de regulao de preos e de salrios, o racionamento, as polticas de concesso (seja no setor do transporte pblico, ou no setor da telecomunicao) e as proibies (as proibies dos perueiros por exemplo, no setor de transporte). claro que tais instrumentos so muito mais eficazes para restringir uma atividade econmica do que para incentiv-la. No caso dos instrumentos econmicos, pode-se dizer que so uma forma de influenciar e procurar modificar a conduta dos agentes econmicos em geral, (portanto, das empresas). Tanto podem ser mecanismos de disuaso (multas, por exemplo) como de incentivo ao desenvolvimento de um determinado setor econmico. So instrumentos de proteo (como o caso da exceo cultural no comrcio internacional) apoio, estmulo e incentivo.

Assim, no preciso ir muito mais adiante para perceber que cada instrumento tem efeito contrrio ao do outro. Pode-se imaginar todo o tipo de ambiguidade, confuso e inoperncia que acontece quando se tenta juntar os dois efeitos em um nico instrumento, como o caso da Lei Rouanet. Concebida em 1991 a Lei Federal de Incentivo Cultura (Lei n 8.313/91), ou Lei Rouanet, tem entre suas finalidades a de ( Art. 1, alnea II ) promover e estimular a regionalizao da produo cultural e artstica brasileira () alm das j citadas alneas VIII e IX.

Ora, est claro que para promover a regionalizao da produo cultural e artstica o Ministrio precisa de um instrumento de controle. Enquanto tal, a Lei Rouanet deveria estar vinculada ao objetivo de fortalecimento da ao do Estado no planejamento e execuo de polticas culturais , dentro das Diretrizes Gerais do Plano Nacional de Cultura (MINC, 2007). J para estimular a produo e a difuso, a Lei deveria ser vista como instrumento de incentivo econmico, vinculada ampliao da cultura no desenvolvimento scioeconomico sustentvel, enquanto fonte de oportunidades de gerao de ocupaes produtivas e de rendas. (MINC, 2007) Ou seja, os gastos pblicos, neste caso, devero elevar a produtividade do setor cultural e sua capacidade de gerar emprego e renda.

Instrumentos de poltica econmica: 1) Poltica Fiscal: Gastos Pblicos e Impostos. So aqueles instrumentos que afetam o lado "real" da economia; 2) Poltica Monetria: Instrumentos ligados a quantidade de moeda e ttulos pblicos. Entre tantos tipos de mecanismos, os principais instrumentos da poltica monetria seriam: emisses, reservas compuls'orias, open market, redesconto, regulao sobre crdito e taxas de juros; 3) Poltica Cambial e comercial: Polticas que atuam sobre as variveis relacionadas ao setor externo da nossa economia. Os instrumentos abarcam as interferncias governamentais na taxa de cmbio, pela determinao do regime cambial (fixo, flutuante ou flutuao suja) e a poltica comercial, por meio de barreiras, incentivos e subsdios, por exemplo. . 4) Poltica de rendas: Refere-se interveno direta do governo na formao de renda (salrios, aluguis), atravs de controle e congelamento de preos.

os instrumentos so: - Poltica Fiscal: poltica de tributao (receitas) e gastos (despesas) do governo a fim de obter equilbrio, desenvolvimento e justia social (melhor distribuio de renda). Influi-se: 1) Na receita pblica: 1.1) arrecadao de tributos (poltica tributria); 1.2) tomada de emprstimos pblicos (poltica de emprstimos pblicos ou da dvida pblica); 1.3) venda de bens pblicos (poltica de receita patrimonial) 1.4) emisso de moeda (poltica de emisses oramentrias)

2) Na despesa pblica: 2.1) despesas correntes; 2.2) despesas de investimentos; 2.3) despesas de transferncias - Poltica Monetria: medidas adotadas pelo pas a fim de que os agentes econmicos disponham da quantidade de moeda adequada s suas atividades de modo que haja equilbrio e expanso com estavilidade da moeda. Para isso utiliza-se como instrumentos:

1) depsitos compulsrios ao BACEN 2) reservas nos caixas dos bancos comerciais 3) refinanciamento compensatrio 4) taxa de desconto 5) taxa de redesconto 6) Open Market 7) Fixao da taxa de juros 8) Racionamento do crdito 9) Seletividade do crdito 10) vendas a prestao 11) aes por sugesto

- Poltica Cambial: instrumento da poltica

de relaes comerciais e financeiras entre um pas e outros pases, influindo na taxa de cmbio ou nos incentivos e noincentivos ao bens e servios inseridos no comrcio exterior (importaes e expotaes).

Histria do pensamento econmico


A histria do pensamento econmico pode ser dividida, grosso modo, em trs perodos: Pr-moderno (grego, romano, rabe), Moderno (mercantilismo, fisiocracia) e Contemporneo (a partir de Adam Smith no final do sculo XVIII). A anlise econmica sistemtica tem se desenvolvido principalmente a partir do surgimento da Modernidade.

1 O pensamento econmico pr-moderno 2 Escolas de pensamento 3 Abordagem macroeconmica versus abordagem microeconmica 4 Economia normativa versus economia positiva 5 Histria 6 Economia e tica 7 A evoluo da economia como cincia
o o

7.1 O pensamento econmico moderno 7.2 A Economia e o Pensamento Poltico

8 Ligaes externas

O pensamento econmico pr-moderno Aristteles foi provavelmente o mais importante filsofo. Os rabes medievais tambm fizeram contribuies para a compreenso da economia. Em particular, Ibn Khaldun de Tunis (1332-1406) escreveu uma teoria poltica e econmica em seu Prolegomena mostrando, por exemplo, como a densidade da populao relacionada com a diviso do trabalho, que leva ao crescimento econmico que, por sua vez, conduz a uma populao maior, formando um crculo virtuoso. Mais tarde os precursores do oeste da economia, engajaram-se nos debates da teologia escolstica durante a idade mdia. Um importante tpico de discusso foi a determinao do preo justo de um bem. Nas guerras religiosas seguindo a Reforma protestante no sculo XVI, ideias sobre livre comrcio apareceram, mais tarde formuladas em termos legais por Hugo de Groot ou Grotius.

Escolas de pensamento
Ao longo da histria do pensamento econmico co-existiram varias diferentes linhas de pensamento, entre as quais podem ser listadas: a economia poltica clssica (corrente dominante no mundo anglo-saxo at o final do sculo XIX), a economia marxista, a escola neoricardiana, a escola keynesiana e a economia neoclssica. Esta ltima a corrente hegemnica desde o final do sculo XIX na microeconmica e a partir da dcada 1980 na macroeconomia, mas pode ser dividida entre diferentes sub correntes, como a escola Walrasiana, a escola de Chicago e a escola austraca que est parcialmente dentro dessa corrente.

Abordagem macroeconmica versus abordagem microeconmica


A abordagem macroeconmica estuda o comportamento e as relaes causais entre os grandes agregados econmicos como o produto interno bruto (PIB), o consumo privado (CP), a taxa de desemprego (TD), a taxa de juro (SELIC) e consumo pblico. Atravs desta abordagem, os economistas tentam estabelecer relaes entre estas variveis para compreender e prever os efeitos de intervenes nessas variveis sobre o futuro da economia. Um dos primeiros economistas a utilizar agregados estatsticos em suas teorias foi Keynes, considerado o fundador da macroeconomia. A abordagem microeconmica valoriza a forma como os indivduos reagem a incentivos, como a informao circula na economia e como estes microeventos se refletem nas variveis macroeconmicas. Historicamente, as primeiras teorias econmicas eram o que hoje chamamos de teorias microeconmicas, e explicavam as variveis macroeconmicas com base na aco individual dos agentes econmicos. A anlise microeconmica se desdobra no estudo dos seguintes conjuntos: Teoria do Consumidor, Teoria de Empresa, Teoria de Produo e Teoria de Distribuio

Economia normativa versus economia positiva


A economia normativa uma abordagem que procura determinar como se pode manipular a economia para atingir determinados objectivos especficos. Normalmente, o que se pretende atingir um determinado padro de distribuio de riquezas. A economia normativa pressupe uma tomada de uma posio tica em relao realidade ou seja, pressupem que os valores subjectivos do economista sejam o factor determinante. A economia positiva uma abordagem que no tem preocupaes ticas e que se limita a entender os fatos tal qual eles existem, onde os julgamentos de valor do economista no so levados em considerao. Os defensores da economia positiva defendem que os economistas devem se preocupar essencialmente em determinar os fatos e que esta tarefa por si s, extremamente difcil. Defendem que qualquer tentativa de manipular a economia, atravs do uso de coero, est condenada ao fracasso por desconhecimento dos fatos econmicos e por consequncias em relao a anulao de incentivos em relao a aco eficiente dos agentes. Os defensores da economia normativa argumentam que a riqueza deve existir para ser distribuda pelo estado e que se deve tentar modificar os factos econmicos em favor do que entendem ser uma economia mais justa.

Histria
A economia moderna foi muito influenciada pela contribuio do escocs Adam Smith. Adam Smith, na sua obra A Riqueza das Naes, estabeleceu alguns dos princpios fundamentais da economia (estudando basicamente dois modos de produo que so o Mercantilismo e a Fisiocracia), que ainda hoje servem de guia aos economistas. Adam Smith foi o primeiro a defender que os interesses privados dos indivduos produziam benefcios pblicos. Porm, diferentemente do actual senso comum, Adam Smith nunca afirmou que o mercado independe do Estado, ideia esta difundida pelos neoliberais. No entanto, algumas escolas actuais reconhecem que Aristteles, outros pensadores gregos e os pensadores escolsticos do final da Idade Mdia tambm deram contribuies importantes cincia econmica. No sculo XIX, Karl Marx fez a crtica mais influente economia de mercado e cincia econmica ao defender que esta forma de organizao econmica uma forma de explorao do homem pelo homem. Marx defendia que toda riqueza era produzida pelo trabalho humano e que os donos do capital se limitavam a apropriarse da riqueza produzida pelos trabalhadores.

Os argumentos de Karl Marx no convenceram os defensores da economia de mercado j que foram criticados por Bhm-Bawerk, Ludwig von Mises, Friedrich Hayek e outros. Estes constituam a escola neoclssica que dominou o pensamento econmico at dcada de 30 do sculo XX. Segundo a escola neoclssica, o preo de um bem ou servio no representa o valor do trabalho nele incorporado. Assim sendo o equilbrio entre oferta e demanda que determina os preos. Depois de estabelecido, o preo actua como um sinalizador das quantidades dos estoques de bens e servios. Por exemplo, uma variao nos preos indicaria aos consumidores que determinado bem requer mais ou menos unidades monetrias para ser adquirido, o que incentivaria ou inibiria o consumo. J para os produtores, indicaria que os consumidores estariam dispostos a pagar mais ou menos unidades monetrias pelo bem ou servio, o que, novamente, incentivaria ou inibiria o produtor a ofertar o bem ou servio (dado seu custo de produo constante). Assim sendo, o mercado, atravs da sinalizao dos preos, tenderia ao equilbrio ideal em termos de alocao de recursos escassos. Nos anos 30, a teoria econmica neoclssica foi posta em causa por John Maynard

Keynes props intervenes estatais na economia com o objectivo de estimular o crescimento e baixar o desemprego. Para intervir, os estados deviam aumentar os seus gastos financiados e no aumentar seus impostos gerando uma diferena entre a arrecadao e os gastos. Esta diferena seria preenchida com a emisso de moeda, que por sua vez geraria inflao. As ideias de Keynes permaneceram em voga nas polticas econmicas dos pases ocidentais at os anos 70. A partir da, a poltica econmica passou a ser orientada pelos economistas neoclssicos. Os keynesianos, contudo, ainda so muito numerosos. Apontam os neoclssicos que o estado empreendedor de Keynes era oneroso, burocrtico e ineficiente e devia permitir o livre funcionamento do mercado.

Economia e tica A economia originalmente fazia parte da tica. Tratava-se das aces virtuosas do chefe de famlia em relao s suas atribuies na organizao da casa. Adam Smith mudou isso em 1776 com o livro Riqueza das naes. No foi uma mudana gradual, mas uma ruptura. At ento todos viam a economia mais ou menos da mesma forma com que Aristteles a tratava, ou seja, como parte da filosofia tica. At mesmo o professor de Adam Smith via a economia como um ramo da filosofia tica e poltica. A agricultura, por exemplo, era vista como um dever divino. O homem tinha a responsabilidade, ou o dever moral, de "cuidar da terra". Deixar de faz-lo era considerado indigno. Hoje em dia esse dever no se perdeu, ele se ampliou para o dever do trabalho, que encontra seu pice na tica protestante, como mostra Max Weber.

Os autores mercantilistas ainda no tinham a viso de economia que Adam Smith tinha. Eles simplesmente estenderam o dever patriarcal ao dever do governante da nao. No compreendiam a economia como tendo um "funcionamento espontneo e regular", com regras prprias derivadas da matemtica, mas no dependentes da tica ou da filosofia. O Estado fundamentando como uma organizao patriarcal no mesmo modelo da famlia nuclear. A economia no se tornou uma disciplina independente atrasadamente, pois no era possvel antes. Era preciso uma estrutura social em que o interesse individual na posse de bens superasse o interesse na preservao das relaes sociais. A economia parece depender de instituies no-econmicas para se fazer possvel enquanto cincia. A criao da economia de mercado inverte a situao da economia, que antes estava submersa na aco tica de cada cidado, e agora passa a determinar as aces da prpria sociedade. A economia no mais depende de uma considerao tica das aces, mas a sociedade de massas depende da economia para se reproduzir. O mercado entendido como um sistema auto-regulado onde "indivduos perseguindo apenas seus interesses pessoais ofertam e demandam mercadorias, e as decises sobre o que e quanto produzir partem somente das expectativas de ganho, e no mais de uma

necessidade social". como se houvesse uma sincronia pr-estabelecida entre os desejos humanos e manuteno da sociedade de massas, mas tal afirmao encontra hoje diversas crticas por parte de antroplogos e socilogos. A economia como cincia, seguindo o modelo de outras cincias, corta o lao entre aco humana e a tica. "A perpetuao humana passa a depender de que tudo tenha um preo, inclusive a terra e o trabalho". Mas o trabalho no pode ser uma mercadoria, pois ele a prpria actividade humana. A terra a prpria natureza, e tambm no pode ser tratada como mercadoria. Essas questes so originalmente filosficas, mas foram tiradas do mbito de discusso original. A pretenso da economia de ser uma cincia como a fsica deve ser debatida. Pode haver um grave reducionismo no fundamento da economia enquanto cincia. Outros autores ainda defendem que a economia s pode ser entendida correctamente se for tomada como parte da ecologia, ou seja, como se tratasse da troca de matria e energia dentro do sistema humano. Considerando que a actividade humana no est isolada da actividade das outras espcies do planeta, essa seria uma boa sugesto, porm a tendncia que a viso econmica aos moldes de Adam Smith se estenda para explicar o papel de cada organismo do planeta em funo da manuteno da civilizao. Ou seja, para colocar um valor econmico em cada processo que faa parte da vida e a ento completar a formula do funcionamento orgnico do mercado. Cabe ainda a crtica a tendncia de tornar a economia algo derivado e dependente de um moralismo, ou de um sistema moral supostamente inerente ao homem. A necessidade ou a validade de tal viso moralista tambm uma discusso da tica.

A evoluo da economia como cincia As primeiras manifestaes histricas do pensamento econmico so ligadas aos esforos dos povos primitivos para melhoria de sua cultura tcnica e soluo de suas necessidades. Os primeiros problemas econmicos surgiram na era neoltica com o incio da utilizao de ferramentas para a agricultura. No mediterrneo desenvolve-se princpios de organizaes econmicas: Pelo Egipto e pela Mesopotmia com a explorao macia da terra; nas cidades fencias e gregas utiliza-se a terra, o comrcio martimo e trocas internacionais e em Roma onde feita a justaposio entre as foras econmicas da terra e do mar. A queda de Roma iniciou a chamada Idade Mdia, uma nova fase da histria da cultura e da economia. No sculo XI um crescimento demogrfico criou a oferta necessria de mo-de-obra, provocando um aumento de produo que desenvolveu o comrcio e as cidades. Surgiu ento um comrcio internacional de longo alcance, que mobilizou grandes capitais; a indstria txtil ganhou um papel fundamental, nela havendo uma certa especializao do trabalho. O ponto de vista econmico da Igreja foi defendido por Toms de Aquino, o principal pensador, ele se preocupava com a correcta utilizao da propriedade privada e com um sistema de preos justo e sem prticas comerciais viciosas.

Os primrdios da Teoria Econmica ocorreram no fim da Idade Mdia quando a interferncia da igreja nos assuntos econmicos caiu. Fase onde os mercadores obtiveram reconhecimento da comunidade e do Estado. Os pensadores econmicos desse perodo entenderam que os grandes estoques de metais preciosos constituam a prpria expresso da riqueza nacional. O comrcio Internacional transformou-se nesse perodo em um dos mais poderosos instrumentos da poltica econmica. A essas prticas atribuiu-se a denominao de mercantilismo. Na Alemanha, o mercantilismo defendia o Estado absolutista e nacionalista e acreditava que o comrcio exterior era orientado no sentido de conseguir supervites para a formao de um Estado forte e soberano. O pensamento mercantilista comeou a sofrer restries nas primeiras dcadas do sculo XVIII. Na Alemanha desenvolveu-se o neo-cameralismo e na Inglaterra, o mercantilismo liberal. A Economia Cientfica despontava com manifestaes favorveis a uma reforma radical nas concepes sobre o trabalho, o consumo, a distribuio das propriedades e os tributos. As duas correntes mais significativas da segunda metade do sculo XVIII foram a Escola Fisiocrata na Frana e a Escola Clssica, na Inglaterra.

A Fisiocracia introduziu duas ideias novas opostas ao sistema mercantilista: 1)A crena na existncia de uma ordem natural, subjacente s actividades econmicas. Seria intil impor leis e regulamentos organizao econmica. Esta seria capaz de guiar-se a si prpria. A palavra fisiocracia composta de dois vocbulos gregos que significam exactamente governo da natureza. ( laisse-faire) 2)A preeminncia da agricultura sobre o comrcio e a indstria. Para os fisiocratas s a terra fonte das riquezas. As classes sociais no envolvidas no trabalho agrcola foram consideradas estreis. Adam Smith se opunha ao individualismo e seu pensamento tinha pontos em comum com a teoria dos fisiocratas. Mas ele construiu alicerces prprios analisando as possibilidades de manuteno da ordem econmica atravs do liberalismo e ainda a interpretao das mudanas tecnolgicas produzidas no sistema econmico pela Revoluo Industrial.

A filosofia do laisse-faire defendida pelos fisiocratas e pelos clssicos foi criticada por novas escolas do pensamento econmico desenvolvidas na segunda metade do sculo XIX. Nesse perodo da expanso do capitalismo surgiram muitas crises de superproduo, que desmentiram as clssicas leis do ajustamento automtico da oferta e procura. Os pesquisadores da Escola Marginalista propuseram rever praticamente toda a Analise econmica Clssica, com base em novos modelos tericos definidos a partir de concepes acerca do valor, da utilidade, do trabalho, da produo, da escassez, da formao dos custos e dos preos. Para os Neoclssicos o problema mais importante era o funcionamento do sistema de mercado e seu papel como alocador eficaz de recursos. Partir disso desencadeia em 1930 uma grande Crise. A Revoluo Keynesiana promovida pelo notvel economista ingls John Maynard Keynes, nos anos da Grande Depresso, quando a teoria Clssica j no mais se adaptava a realidade econmica da poca. Keynes em seu primeiro livro publicado em 1913, tratava de problemas monetrios. Aps 1930, a Inglaterra - como quase todos os pases ocidentais - mergulhou em grande depresso e o desemprego tornou-se uma praga. Nesse perodo Keynes entregou-se a reflexes sobre os mais graves problemas do sistema capitalista e decrescente do laissez-faire e do automatismo auto-regulador das economias de mercado, procurou encontrar a teraputica exacta que pudesse recuperar os pases abalados pela Grande Depresso.

Em Fevereiro de 1936 publicou General Theory e promoveu o que se chama hoje de Teoria Keynesiana. A vitria de Keynes sobre os clssicos traduz o triunfo do intervencionismo moderado sobre o liberalismo radical, alm de constituir um desejvel meio-termo entre a liberdade econmica absoluta e o total controle do Estado sobre o meio econmico. A Revoluo Keynesiana de que hoje se fala deu nova vida s Cincias Econmicas: as velhas peas da economia clssica foram substitudas por uma nova dinmica de raciocnio, e a Analise Econmica restabeleceu o necessrio contacto com a realidade. Keynes procurou ento estudar os determinantes do nvel do emprego e da Renda Nacional e verificou que o Estado deveria participar da actividade econmica, procurando compensar o declnio dos investimentos privados nos perodos depressivos das crises econmicas. Os investimentos suplementares do Estado transformar-se-iam nos ces de fila da recuperao econmica e garantiriam o reequilbrio da actividade. O intervencionismo de Keynes devia actuar sobre as grandes linhas do sistema. Keynes reunia trs raros talentos: Foi um lgico de alta classe tento publicado a Teoria das Possibilidades, dispunha de alto grau de talento para escrever convincentemente e possua um sentido muito realista de como as coisas se desenvolviam.

O pensamento econmico moderno A Economia e o Pensamento Poltico


Atravs das histrias dos pensamentos polticos, diferentes ideias polticas tiveram associadas com diferentes escolas de pensadores sobre a operao econmica. Por exemplo, Adam Smith usou suas teorias de comrcio e da diviso do trabalho para discutir polticas econmicas do governo, particularmente contra o mercantilismo. Similarmente, Marx desenvolveu suas teorias, que focalizam na produo e no trabalho, para advogar socialismo e comunismo. Poltica econmica fascista italiana criada para Benito Mussolini e Nicola Bombacci a "socializao". Um exemplo de outro sistema econmico que foi recentemente desenvolvido a economia participativa. Ela no usa nem mtodos do mercado nem mtodos centralizados para o alocamento, mas incorpora muitos laos de gabarito positivos e negativos locais a fim responder aos valores humanos os mais positivos. "- na terminologia do ist", [economia participativa] no comunista nem capitalista

You might also like