You are on page 1of 25

A Hidrosfera Um sistema em risco

Adaptado de Filipe Botelho

A Hidrosfera
A Hidrosfera uma das esferas em que o planeta Terra se pode considerar dividido, engloba todas as partes formadas por gua (estado lquido ou slido) no globo terrestre e ocupa cerca de 70,8% da superfcie da Terra. Engloba

a neve os rios as guas subterrneas

os oceanos os lagos os glaciares

Distribuio da gua no Planeta


Calcula-se que a Terra contenha cerca de 1337 milhes de km3 de gua, dos quais: 97% corresponde gua salgada dos oceanos; 3% gua doce, que supostamente pode ser usada pelo Homem, mas: Dessa percentagem 2,3% encontra-se sob a forma slida nos glaciares (Antrctica e Gronelndia); 0,6% sob a forma de aquferos profundos, inacessveis; Assim, apenas 0,1% so directamente acessveis ao Homem (rios, lagos, aquferos pouco profundos) apenas uma nfima parte da gua que existe superfcie da Terra pode ser utilizvel pelo Homem.

O Ciclo Hidrolgico
A gua que existe na natureza nas suas diferentes formas no esttica, mas sofre mutaes constantes, seguindo um curso cclico, denominado Ciclo Hidrolgico ou Ciclo da gua, que tem por fonte de energia o Sol.

Ciclo Hidrolgico corresponde ao processo de circulao contnua da gua entre os oceanos, a atmosfera e os continentes , por efeito da energia solar, que permite a passagem da gua de um estado fsico a outro.

Disponibilidade e consumo de gua O Stress Hdrico


Stress Hdrico: Relao entre a densidade populacional e a disponibilidade de gua. Diz-se que uma populao tem um elevado stress hdrico quando consome mais de 40% dos recursos hdricos renovveis disponveis.

Analisa as diferenas entre este mapa e o anterior e descobre quais so as reas do Mundo com maior stress hdrico.

Disponibilidade e consumo de gua O Stress Hdrico


As regies com maior stress hdrico so: Oeste dos EUA; Vale do Indo e Paquisto; Sudoeste de frica; Norte da China; Mdio Oriente; Norte de frica;

Disponibilidade e consumo de gua O Stress Hdrico


Estas so as regies com maior stress hdrico porque apresentam uma elevada densidade populacional (mais consumo) e uma reduzida disponibilidade de gua, devido, principalmente, a razes de ordem climtica. No entanto, convm salientar que como o stress hdrico est mais relacionado com a demografia do que com a disponibilidade hdrica, reas com pouca gua e populao podem ter baixo stress hdrico, enquanto que uma regio onde a precipitao elevada e a densidade populacional muito grande o stress hdrico pode ser muito elevado (Londres, Paris, Holanda, Blgica).

Disponibilidade e consumo de gua O consumo de gua potvel


A quantidade mdia de gua consumida por habitante d-nos um boa ideia das condies sanitrias e, consequentemente, do grau de desenvolvimento de um pas.

Disponibilidade e consumo de gua O consumo de gua potvel


Pases desenvolvidos entre 250 e 1000 l/hab. Pases em desenvolvimento entre 100 e 350 l/hab. Pases subdesenvolvidos menos de 100 l/hab. (em alguns pases chega a ser inferior a 50 l/hab.)
enquanto que nos pases desenvolvidos a maior parte da gua consumida pelo sector industrial, nos pases em desenvolvimento ou em vias de desenvolvimento a maior parte consumida pela agricultura. Reino Unido VS Bangladesh Um mesmo planeta, duas realidades!

Disponibilidade e consumo de gua O consumo de gua potvel


O caso portugus:
A procura por sectores de actividade:
5%

8%

Sabias que?
87%

Agricultura

Indstria

Populaes

Portugal o 3 maior consumidor agrcola de gua da UE, apenas ultrapassado pela Espanha e pela Itlia.

Disponibilidade e consumo de gua

Qual a origem da gua que consumida em Portugal? A gua que consumida em Portugal pode ter vrias origens guas Subterrneas (aquferos) guas Superficiais

no entanto, a maioria da gua consumida tem origem nos aquferos.

Os problemas que afectam a Hidrosfera

Principais fontes de poluio guas fluviais, lagunares e subterrneas


As principais fontes de poluio so: Efluentes domsticos e industriais;
Efluentes da pecuria e da agricultura intensiva (guas superficiais e subterrneas) Intruso salina (guas subterrneas);

Principais consequncias da poluio guas fluviais, lagunares e subterrneas


Eutrofizao:
Evoluo comum das reservas fechadas de gua, como lagos e pntanos. A eutrofizao verifica-se quando h um aumento do teor de nitratos e fosfatos (elementos nutritivos) nas guas, o que leva ao intenso desenvolvimento de algas, que acabam por consumir todo oxignio dissolvido, levando assim ao lento desaparecimento da vida animal (principalmente).

Principais consequncias da poluio guas fluviais, lagunares e subterrneas


Diminuio da biodiversidade
Actualmente, cerca de 20% dos peixes mundiais esto em extino, por causa de alteraes do seu habitat ou devido poluio hdrica
Forum Ambiente, Primavera 2001

Contaminao da gua para consumo atravs de nitratos, fosfatos e produtos de origem animal

Principais fontes de poluio guas ocenicas


Os Oceanos e os mares cobrem cerca de 2/3 da superfcie terrestre, constituindo um elemento essencial para a vida no nosso planeta. Com o desenvolvimento econmico mundial, o mar foi sendo objecto de crescentes agresses, as quais foram agravadas com o crescimento industrial e com o uso de modernas tecnologias

Principais fontes de poluio guas ocenicas

Se estas so as reas mais poludas, quais sero as fontes de poluio mais importantes?

Principais fontes de poluio guas ocenicas

As fontes de poluio a nvel mundial

Sabias que? As guas do Mediterrneo demoram 70 anos a serem totalmente renovadas

Principais fontes de poluio guas ocenicas


As fontes de poluio a nvel mundial

Deposio de materiais radioactivos no fundo dos mares

Principais consequncias da poluio guas ocenicas


As mars negras
As mars negras constituem uma das formas mais graves de poluio das guas dos mares e resultam do trfego de petroleiros que nem sempre respeitam as normas de segurana. As mars negras causam efeitos devastadores nos ecossistemas marinhos e na vida das populaes que vivem do mar, que muitas vezes demoram largos anos a serem recuperados.

Diminuio da biodiversidade e das reservas piscatrias;

Mar Negra no Golfo do Mxico

leo queimado em incndio controlado prximo costa da Louisiana, no Golfo do Mxico

CARTA DA GUA

Conflitos em Torno da gua


Conflito Israelo-Palestiniano Uma das razes deste conflito deve-se a questes de partilha de gua. Um acordo assinado em 1995 oficializou uma partilha desigual dos aquferos da Cisjordnia: 12% para a Palestina e 8.2% para Israel.

A reter
A

soluo da crise da gua passa inevitavelmente pela consciencializao de todos para o problema. Enquanto cada cidado no encarar o problema como seu, qualquer soluo ser apenas um paliativo.

You might also like