You are on page 1of 40

HISTORIA DA NATAO

HISTORIA DA NATAO

Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assrios,egpcios, fencios, amerndios, etc.)eram exmios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras

competies esportivas realizadas no sc XIX

basearam-se no estilo de natao dos indgenas da


Amrica e da Austrlia.

Entre os gregos, o culto da beleza fsica fez da natao um dos exerccios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que j nesta poca a competio era praticada: aos melhores nadadores era erigidas esttuas. O esporte tambm era includo no treino dos guerreiros. Em Roma , a natao tambm configurava num mtodo e preparao fsica do povo, includo entre as matrias do sistema educacional romano.Era praticada em magnficas termas, construes suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho varivel -as comuns mediam 100x25 metros. Plato afirmava que o homem que no sabia nadar no era educado.

A natao comeou a ser difundida somente aps a primeira metade do sculo XIX que comeou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Vrias competies foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. At ento o estilo empregado era uma braada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistncia da gua, passou-se a levar um dos braos a frente pela superfcie, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um brao de cada vez chamado de doublearm stroke.

Em 1893 ainda os ps faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natao praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rpido. No mbito mundial quem controla a natao o FINA (Federao Internacional de Natao Amadora) . Entre os maiores nomes da natao em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.

NATAO NAS OLIMPADAS


Em uma Olimpada, a natao um dos esportes nobres. Desde 23 de junho de 1894, quando o baro Pierre de Coubertain , apoiado por amigos e inmeras celebridades, inaugurou os Jogos Olmpicos modernos, atletas de todas as partes do planeta superaram limites nas raias da maior de todas as competies. A natao brasileira trilha um longo caminho nas guas turbulentas da elite internacional. Em 1920, na Anturpia, a equipe verde e amarela fez sua estria em uma Olimpada e foram necessrios mais de 32 anos para que o primeiro nadador subisse ao pdio.

Na Olimpada de Helsinki, em 1952, Tetsuo Okamoto ganhou a medalha de bronze nos 1500 m livre, com o tempo de 19m05s56. O segundo brasileiro a conquistar uma medalha olmpica na piscina foi Manoel dos Santos, bronze nos 100 m livre dos Jogos de Roma, em 1960, com a marca de 55s54. Vinte anos depois, em 1980, nos Jogos Olmpicos de Moscou, chegou a vez de Djan Madruga, Jorge Fernandes, Cyro Delgado e Marcus Matiolli. Os quatro fizeram 7m29s30 no revezamento 4x200 m livre e ganharam a terceira medalha de bronze para a natao do Brasil em Olimpadas.

A era de prata chega nos Jogos de Los Angeles, em 1984, com Ricardo Prado, que entra para a histria do esporte nacional ao conquistar o segundo lugar nos 400 m medley, com o tempo de 4m18s45. Gustavo Borges se consagrou por ser o primeiro atleta brasileiro a conquistar trs medalhas em Olimpadas. Em Barcelona, em 1992, ele foi vice-campeo nos 100m livre com 49s43. Nos Jogos Olmpicos de Atlanta, em 1996, Gustavo subiu no pdio para receber a medalha de prata pelos 200 m livre, 1m48s08, e o bronze, pelos 100 m livre, 49s02. Alm de Gustavo Borges, a Olimpada de Atlanta fez outro medalhista brasileiro, Fernando Scherer, que conquistou bronze nos 50 m livre com a marca de 22s29.

BENEFCIOS DA NATAO
indicado que os pais, ensinassem aos

seus filhos a natao desde pequenos,


pois ela traz muitos benefcios para a sade. Qualquer pessoa pode praticar a natao independentemente da idade.

Veja agora alguns benefcios desse exerccio: -Relaxa a musculatura -Ajuda a ganhar resistncia. -Estimula a circulao de sangue e diminui a freqncia cardaca. -Pode ser uma forma de retardar o envelhecimento, alm claro das pessoas terem uma maior autoestima. -Fortalece as articulaes. Ento par voc que sofre problemas como bronquite, asma, ou outro problema, at mesmo de falta de ar saiba que a natao pode ser um exerccio muito indicado, at mesmo pelos mdicos.

NADO LIVRE (CRAWL)


O nado de Crawl uma tcnica de natao e tambm uma disciplina olmpica. O nado crawl j era praticado bem antes do aparecimento de nossa civilizao. Ele , sem dvida, o estilo mais utilizado e mais rpido. Porm, na verdade ele no pode ser considerado como um estilo verdadeiro. Na verdade, o que existe a prova de nado livre, quando o atleta pode nadar como quiser, at inventar um estilo prprio. Tanto, que a Fdration Internationale de Natation Amateur (FINA) no menciona o crawl pelo nome em seu livro. (De fato, at o ano de 1900, todos os eventos competitivos tinham caractersticas do estilo livre). Entretanto, nos eventos contemporneos de estilo livre, os executantes so invariavelmente nadadores de crawl.

NADO PEITO
Bruos

ou de peito o mais antigo dos estilos de natao. J no sculo XVI, havia uma maneira de nadar com os movimentos dos braos parecidos com o estilo atual. Naquele perodo, no entanto, os ps ainda eram batidos alternadamente (semelhante a um pontap). Desse mtodo que originou o nado de peito. Em 1798, o nado de peito j era o estilo mais praticado em toda a Europa.

NADO COSTA
Nado

costas um dos estilos que pode ser utilizado em competies desportivas de natao. Caracterizase pela posio do nadador de costas para o fundo da piscina, batida rpida de pernas e braadas alternadas.

No se sabe ao certo quando o homem comeou a nadar de costas. Porm, em 1794 Oronzio de Bernadi descreveu um estilo com braadas de costas. Mas somente a partir de 1912, os nadadores comearam a praticar o nado com mais velocidade. O mrito dessa evoluo cabe ao nadador norte americano Harry Hebner, que venceu os cem metros nos jogos de Estocolmo, na Sucia, em 1912, utilizando-se de uma nova maneira de bater os ps.O nado de costas, ao contrrio do que se imagina, no to fcil de se aprender com correo, por falta de condies perceptivas nos movimentos que fogem do nosso controle visual, principalmente no que concerne execuo subaqutica, alm de uma certa insegurana quanto direo, que se est progredindo.

NADO BORBOLETA

O estilo borboleta (tambm conhecido como golfinho ou mariposa) um estilo de natao relativamente novo. Seu nascimento ocorreu em funo das incertezas do regulamento do nado peito. Isso porque, at a dcada de 1950, o deslocamento dos braos para frente no estava previsto nas regras da Federao Internacional de Natao, gerando semelhana entre os dois estilos. A inveno do estilo borboleta moderno creditada ao nadador japons Jiro Nagasawa

MARIA EMMA HULDA LENK ZIGLER (1915) DO TIET AOS JOGOS OLMPICOS
Tudo

comea com uma pneumonia dupla. Depois do susto, os pais acham que a natao faria bem sade da filha de 10 anos. Na ausncia de piscinas, a paulistana Maria Lenk tem de dar suas primeiras braadas no Rio Tiet. Em 1925, o rio no o esgoto a cu aberto de hoje.

Aos 17 anos, Maria Lenk j atleta de nvel internacional. Torna-se a primeira sulamericana a competir em uma Olimpada, a de 1932. A delegao brasileira de natao paga a viagem a Los Angeles com a venda do caf que trouxe no navio. "O que valia era o conceito do amadorismo. Eu competi com um uniforme emprestado, que tive de devolver quando as provas acabaram", lembra.

Em 1932, ela participa das provas dos 100 m livre, 100 m costas e chega s semifinais dos

200 m peito. Nessa modalidade, Maria Lenk


obtm suas melhores marcas. Em 1939, ele bate os recordes mundiais dos 200 m e 400 m nado de peito. No auge de sua forma, a mais sria candidata ao ouro olmpico em 1940. Mas a Segunda Guerra Mundial e suas bombas

cancelam o evento.

Outro fato marcante em sua carreira a participao inovadora nas Olimpadas de Berlim, em 1936. Na ocasio, destaca-se como precursora do nado borboleta entre as mulheres. Ela se utiliza da braada deste estilo nos 200 m peito e, novamente, chega s semifinais da prova.

No incio dos anos 40, a nica mulher da delegao de nadadores sulamericanos que excursiona pelos EUA. Maria Lenk quebra doze recordes norte-americanos e aproveita sua estadia para concluir o curso de Educao Fsica na Universidade de Springfield. Em 1942, abandona a carreira e ajuda a fundar a Escola Nacional de Educao Fsica, da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Depois da aposentadoria, Maria Lenk retorna gloriosamente raia das piscinas para competir na categoria Master.

Ela participa de competies at hoje, aos 85 anos. Em busca das melhores condies de treinamento, se exercita durante a metade do ano na piscina do Flamengo e, nos outros seis meses, em Albuquerque, Novo Mxico (EUA).

No campeonato mundial da categoria 85-90 anos, realizado em agosto de 2000, ela voltou de Munique com cinco medalhas de ouro! Maria Lenk foi a campe dos 100 m peito, 200 m livre, 200 m costas, 200 m medley e 400 m livre.

Nesse torneio, ela ganhou o apelido de Mark Spitz da terceira idade, uma referncia s sete

medalhas de ouro que o nadador norteamericano ganhou na Olimpada de Munique, em 72.

BENEFCIOS PARA A SADE


A natao considerada um dos esportes mais saudveis, pois trabalha com diversos grupos

musculares e articulaes do corpo. H tambm o benefcio desta prtica desenvolver o sistema

cardaco e respiratrio. Como qualquer atividade


esportiva, antes de praticar, o indivduo deve procurar orientao de um profissional da rea e passar por testes de avaliao mdica.

MODALIDADES OLMPICAS DE NATAO

- 50 metros Crawl (nado livre) - 100 metros Crawl (nado livre) - 200 metros Crawl (nado livre) - 400 metros Crawl (nado livre) - 800 metros Crawl (nado livre) * somente feminino - 1500 metros Crawl (nado livre) *somente masculino - 100 metros costas - 200 metros costas - 100 metros peito - 200 metros peito - 100 metros borboleta - 200 metros borboleta - 200 metros medley - 400 metros medley - Revezamentos 4 x 100 metros livres - Revezamentos 4 x 200 metros livres - Revezamentos 4 x 100 metros estilos

TIPOS DE COMPETIES
Nos jogos olmpicos h provas de nado livre nas distncias de 50, 100, 200, 400, 800m (s para mulheres) e 1500m (s para homens); provas de 100 e 200m , nos nados de costas, peito e golfinho;provas Medley (quatro estilos) individuais de 200 e 400m; revezamento 4 x 100 e 4 x200 (s para homens) em

nado livre; e revezamento Medley 4x100. Fora de


competies olmpicas, disputam-se outras trs

provas de nado livre: 1500me revezamento 4x200 nado livre (mulheres) 800m (homens).

Nas provas de nado livre , o nadadores podem


escolher qualquer um dos estilos, mas quase sempre optam pelo Crawl, por ser o mais rpido. Nos revezamentos Medley, cada nadador executa um estilo a cada 100m, na seguinte ordem: Golfinho, Costas, Peito e Crawl.

A PISCINA, OS JUIZES E O TEMPO

A piscina olmpica mede 50 x 22,8 m e tem profundidade mnima de 1,98m. dividida em oito raias, cada uma com 2,5 m de largura.Os alunos que obtiverem os melhores tempos nas provas de qualificao ficam com as raias centrais. H juzes para verificar se os estilos so respeitados, se as viradas so executadas de foram correta e para contar o nmero de voltas realizadas. Qualquer irregularidade desclassifica nadador. O controle de tempo feito eletronicamente, com preciso de centsimos de segundo. O sistema de cronometragem comea a funcionar automaticamente ao disparo do juiz e marca o tempo decorrido e as chegadas parciais sempre que os nadadores tocam sensores instalados nas paredes das piscinas.

VAMOS FALAR MAIS SOBRE OS NADOS?

NADO CRAWL
Este nado o mais rpido. O nadador se movimenta com o abdome voltado para a gua: a ao das pernas se faz em golpes curtos e alternados, no plano vertical superfcie. O movimento dos braos tambm alternado, de tal forma que um comece a puxar a gua imediatamente antes que o outro termine de faz-lo. Quando um dos braos est fora da gua, o nadador

pode virar a cabea para respirar desse lado. Quanto


maior o nmero de braadas, maior o rendimento.

NADO DE COSTAS

Este nado , o nadador permanece todo o percurso com


o abdome voltado para fora da gua. A batida de pernas semelhante do Crawl. Os braos alongam-se por sobre a cabea alternadamente entram na gua passando junto orelha, com a palma da mo virada para fora, de tal forma que o dedo mnimo seja o primeiro a penetrar na gua. Em seus movimento at o quadril, o brao empurra a gua e impulsiona o corpo na

direo contrria.

NADO DE PEITO

Este o mais lento dos estilos, executado com o corpo e os braos estendidos, as palmas das mos voltadas para fora e o rosto dentro da gua. As pernas so trazidas para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos , enquanto os braos se abrem e recolhem altura do peito. em seguida, as pernas so impelidas para traz, para impulsionarem o nadador, num movimento parecido com o da r,ao mesmo tempo em que os braos so estendidos para frente. A inspirao de ar feita no final da puxada do brao, quando o nadador ergue a cabea para fora da gua.

NADO BORBOLETA (GOLFINHO)

Este estilo surgiu como uma variao do nado de peito, em que os braos eram lanados frente por cima da gua. O estilo foi criado em 1935 pelo americano Henry Myers. A partir de 1952, por determinao da Federao Internacional de Natao Amadora(FINA), passou a ser prova especfica,com a adoo de um movimento simultneo e sincronizado dos ps, no plano vertical, o que aumentou a velocidade e deu origem ao estilo que atualmente chamado de golfinho.

EQUIPAMENTOS DE NATAO

SUNGA DE MAIO DE BANHO

TOUCA E CULOS DE NATAO

ROUPAS ESPECIAIS

ELSTICO OU CABO DE GUERRA

MACARRO OU ESPAGUETE

TAPETE

PRANCHA E POLY BIA

P DE PATO

You might also like