You are on page 1of 31

ROMA ANTIGA

Prof. Cludia Rodrigues

- Roma: povoada por pastores nmades h aproximadamente 1000 a.C; Lenda da Fundao de Roma- A lenda de Rmulo e Remo Sociedade Romana formada por: -Patrcios- Plebeus -- Escravos A Expanso romana e as conquistas - poder do exrcito romano: fora, organizao e disciplina - saques, respeito a cultura dos dominados e cobrana de impostos.

EXPANSO DO IMPRIO ROMANO

Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanas. O imprio romano passou a ser muito mais comercial do que agrrio. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o imprio. As provncias (regies controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma.

Expanso territorial (sc. III I a.C);


Guerras Pnicas (264 146 a.C.);
ROMA* X CARTAGO; Disputa pela Siclia e pelo comrcio no Mar Mediterrneo;

Oriente: Macednia, Sria, Grcia e Egito; Ocidente: Pennsula Ibrica e Glia.

Conseqncias da expanso:
MARE NOSTRUM (Mar Mediterrneo controlado pelos romanos); Entrada de riquezas em grandes quantidades; xodo rural: populao veio para os centros urbanos Empobrecimento da plebe; Entrada de milhares de escravos (povos conquistados) consolidao do Modo de Produo Escravista

Lutas civis:
Crise de agricultores; Tibrio e Caio Graco (Tribunos da Plebe entre 133 123 a.C.); Propostas de reforma agrria; Mrio (plebe reformista) X Sila* (conservador) Triunviratos 60 a.C: CSAR* POMPEU CRASSO

JLIO CSAR ASSUME COMO DITADOR VITALCIO A POLTICA ROMANA

Como o ttulo imperador uma inveno prtica de tempos mais contemporneos, at a ocasio o soberano de Roma era chamado pelo nome ou por um de seus ttulos. Csar transformou-se em um ttulo pelo qual os mais altos comandantes da nao romana passaram a ser chamados desde ento.

Entretanto... Seus opositores polticos, ou seja, aqueles que queriam que Roma voltasse a ser uma Republica o

ASSASSINARAM em pleno Senado Romano

IMPERADOR: PODER TOTAL Ttulo de Augusto: Preferido dos deuses


44 a.C.: MARCO ANTNIO OTVIO* - LPIDO 27 a.C.: OTVIO nomeado imperador (AUGUSTUS)

Alto Imprio (sc. I III): PAX ROMANA (Augusto)


Po e Circo estabilidade;

Com o crescimento urbano vieram tambm os problemas sociais para Roma. A escravido gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condies de vida.

Poltica do Po e Circo
Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a poltica do Po e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentao e diverso.

Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estdios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribudos alimentos. Desta forma, a populao carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

COTIDIANO ROMANO Po e circo... Ser que isso acontece hoje?

A famlia romana tpica era uma tirania em pequena escala. 0 paterfamilias (pai da famlia) tinha poder de vida e de morte sobre os seus prprios filhos.

MULHER ROMANA
As mulheres romanas no podiam votar ou participar das assemblias. Porm, tinham considervel liberdade pessoal podiam ir aos banhos com as amigas ou ao teatro e aos jogos.

As moas patrcias cresciam ao lado dos rapazes e eram educadas na arte, na msica e na dana e s no incio da puberdade eram separados. O matrimnio dava-se em idade muito jovem, mas com ele a matrona conquistava independncia e autoridade. A matrona romana estava presente na vida pblica, dirigia a famlia com competncia e gozava de respeito e considerao at nas conversas de tema cultural.

Vrias mulheres patrcias escreveram obras sobre quase todos os ramos do antigo conhecimento. Nos campos da Pintura, na Filosofia e na Medicina as mulheres fizeram-se notar com importantes trabalhos nestas reas. Em 42 a.C., quando o Primeiro Triunvirato tentou aplicar uma taxa especial s matronas romanas, uma mulher, Hortnsia, invadiu a cmara conciliar (onde as mulheres no podiam entrar) e, dirigindo-se aos funcionrios reunidos, falou com tanta paixo e eloqncia que conseguiu o que queria e a taxa foi anulada.

As mulheres romanas, como as de hoje, tinham um estilo de vida consoante a riqueza da famlia. Enquanto umas ostentavam diademas, brincos, braceletes, pulseiras de tornozelo e anis, as pobres ou escravas trabalhavam como costureiras, lavadeiras, cozinheiras, parteiras, amas-secas, curandeiros atrizes e danarinas ou servirem na enorme indstria do sexo do Imprio.

OS IMPERADORES ROMANOS Diferente do que muitos pensam, Jlio Csar no foi o primeiro imperador romano, ainda que tivesse sido nomeado ditador vitalcio em 45 a.C. (apesar de terem existido outros ditadores romanos antes dele). O primeiro imperador romano na verdade foi seu sobrinho-neto Otvio Augusto.

Bom, se preparem porque a partir de agora conheceremos As loucuras dos imperadores romanos...

CALGULA(37-41) Representou o pice do desleixo com o Imprio Romano. Calgula foi quem ordenou o culto ao imperador, ou seja, a partir daquele momento todos os romanos tinham que ador-lo como um deus.

CLUDIO (41-54)

NERO (54-69) Aos 16 anos, com a morte de Cludio, Nero tornou-se o mais jovem imperador de Roma. Os primeiros anos de regncia foram expressivos, com o rapaz tendo ao seu lado a me e os dois tutores, Sneca e Burrus. Entretanto, teria ordenado o assassinato at da prpria me.

O GRANDE INCNDIO DE ROMA

Existem vrias verses sobre a causa do incndio. A verso mais contada a de que os moradores que habitavam as construes de madeira, usavam do fogo para se aquecer e se alimentar. E por algum acidente, o fogo se alastrou. Para piorar a situao, ventos fortes arrastavam o fogo pela cidade. Para os cristos Nero ordenou o incndio, pois precisava de inspirao para escrever poesia. Este boato se espalhou e Nero passou a ser mal visto na cidade. Porm, Nero colocou a culpa nos cristos, da iniciou-se a primeira grande perseguio a esta religio e aos seus seguidores.

O CRISTIANISMO
Entre os judeus da Palestina, ocupada pelos romanos, nasceu Jesus de Nazar. Viveu entre pessoas humildes e falou de justia para eles. Dizia que todos os homens deveriam ser iguais e que a nica autoridade suprema era a de Deus. Incmodo para os poderosos, foi preso e executado na cruz. Mas seus discpulos continuaram a divulgar sua mensagem.

Para os cristos a mensagem de Cristo era libertadora, significava a libertao espiritual e tambm a libertao contra as injustias da sociedade.

Inicialmente, o cristianismo fez sucesso entre os escravos e os pobres do Imprio Romano. Por isso, foi perseguido. Aos poucos, os ricos foram adotando o cristianismo. At que o imperador Constantino proibiu os ataques aos cristos. Pouco depois, o cristianismo tornou-se religio oficial de Roma e a Igreja se ligou ao Estado.

A crise geral do Imprio;


Imperialismo (aumento de custos); Guerras civis (instabilidade poltica); Anarquia militar; Crise do escravismo; Crescimento do cristianismo (oposio ao militarismo e ao escravismo); Crise econmica (menos produo, desvalorizao da moeda, alta de preos); Retorno aos campos (ruralismo auto-suficiente); Invases brbaras.

AS INVASES BRBARAS (sc IV e V)

Baixo Imprio (sc III V); Decadncia; Fim das conquistas territoriais; Crise do escravismo; DIOCLECIANO (284 385) Lei do Mximo (crise de preos) e Tetrarquia (2 augustos e 2 csares); CONSTANTINO (313 337) dito de Milo (liberdade de culto aos cristos), Constantinopla (segunda capital), Lei do Colonato (tentativa de resolver crise do escravismo); TEODSIO (378 395) Cristianismo oficial, diviso do Imprio em Ocidental (capital em Roma) e Oriental (capital em Constantinopla). CONSTANTINO

6 A CULTURA ROMANA
DIREITO maior contribuio; LITERATURA Ccero, Virglio, Ovdeo, Tito Lvio; ARQUITETURA grandiosidade (aquedutos, estradas...) e funcionalidade; RELIGIO politesta adaptada dos gregos. Jpiter = Zeus; Juno = Hera; Diana = Artmis; Baco = Dionsio; Vnus = Afrodite; Netuno = Posidon; Minerva = Atena; Mercrio = Hermes.

You might also like