You are on page 1of 18

Introduo Economia

Faculdade de Rolim de Moura FAROL Prof. Renato A. dos Santos profrenato_farol@yahoo.com.br http://geocities.yahoo.com.br/profrenato_farol/

Introduo Microeconomia

Conceito: Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formao do preo no mercado, isto , o preo sendo obtido pela interao do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou servio.

Ponto de Vista da Economia de Empresas

Estuda se uma empresa especfica, prevalece a viso contbil-financeira na formao do preo de venda de seu produto, baseada custo de produo. Enquanto na microeconomia prevalece a viso do mercado.

Pressupostos bsicos da anlise microeconmica

- A hiptese coeteris paribus Tudo o mais permanece constante O foco de estudo dirigido apenas aquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variveis interfiram muito pouco, ou que no interfiram de maneira absoluta.

- Papel dos preos relativos Preo de um bem em relao aos demais, do que os preos absolutos (isolados) das mercadorias.

- Objetivos da empresa
Princpio da Racionalidade Maximizao. Marginalista Receita mdia, custo mdio e produtividade mdia. Maximizao => receita marginal = custo marginal Correntes alternativas dizem: no seria a maximizao do lucro, mas fatores como aumento da participao nas vendas do mercado, ou maximizao da margem sobre os custos de produo (sem influncia da demanda de mercado).

- Aplicao da anlise microeconmica


Teoria dos Preos: preocupa-se em explicar como se determina o preo dos bens e servios, bem como dos fatores de produo. Instrumental microeconmico procura responder, tambm, a questes triviais:
Por que, quando o preo de um bem se eleva, A quantidade demandada desse bem deve cair.

Teoria Microeconmica no um manual de tcnicas para a tomada de decises do dia-a-dia, mesmo assim ela representa uma ferramenta til para estabelecer polticas e estratgias, dentro de um horizonte de planejamento, tanto nas empresas quanto na poltica econmica.

Empresas, a anlise microeconmica pode subsidiar as seguintes decises:

Poltica de preos da empresa; Previses de demanda e de faturamento; Previses de custos de produo; Decises timas de produo; Avaliao e elaborao de projetos de investimento; Poltica de propaganda e publicidade; Localizao da empresa; Diferenciao de mercados.

Poltica Econmica, a anlise microeconmica pode subsidiar as seguintes decises:


Efeitos de impostos sobre mercados especficos; Poltica de subsdios (trigo, leite, mquinas etc.) Fixao de preos mnimos na agricultura; Controle de preos; Poltica salarial; Poltica de tarifas pblicas (gua, luz); Poltica de preos pblicos (petrleo, ao); Leis antitrustes (monoplios e oligoplios).

Diviso do estudo microeconmico


Anlise da Demanda Teoria da Demanda ou Procura de uma mercadoria ou servio divide-se em Teoria do Consumidor (demanda individual) e Teoria da Demanda de Mercado. Anlise da Oferta Oferta da firma individual (Teoria da produo, analisa as relaes entre quantidade fsicas entre o produto e os fatores de produo, e a Teoria dos custos de produo, que incorpora, quantidade fsicas, preos de insumos) e oferta de mercado.

Diviso do estudo microeconmico

Anlise das estruturas de mercado A partir da demanda e da oferta de mercado so determinados o preo e a quantidade de equilbrio de um dado bem ou servio. - Mercado de bens e servios:
a) b) c) d) Concorrncia perfeita; Concorrncia imperfeita ou monopolista; Monoplio; Oligoplio.

- Mercado de fatores de produo:


a) b) c) d) Concorrncia perfeita; Concorrncia imperfeita; Monopsnio; Oligopsnio.

Diviso do estudo microeconmico

Teoria do equilbrio geral Leva em conta as inter-relaes entre todos os mercados, diferentemente da anlise de equilbrio parcial, que analisa um mercado isoladamente, embora todos sejam interdependentes. Teoria do Bem-Estar Estuda como alcanar solues socialmente eficientes para o problema da alocao e distribuio dos recursos, ou seja, encontrar a alocao tima dos recursos.

Anlise das imperfeies de mercado, onde analisam-se situaes nas quais os preos no so determinados isoladamente em cada mercado. Tanto a Teoria do Equilbrio Geral e do Bem-Estar como a Teoria do Consumidor so fundamentalmente abstratas, utilizando-se, com freqncia, modelos matemticos de razovel grau de dificuldade.

Questes para Reviso


1 Qual o papel dos preos relativos na anlise microeconmica? 2 O estabelecimento comercial pode ser conceituado sob duas ticas: a econmica e a jurdica. Explique cada uma delas. 3 No Raciocnio econmico, qual a importncia da hiptese do coeteris paribus? 4 Qual o principal campo de atuao da Teoria Microeconmica? 5 Como se divide o estudo microeconmico?

FIM

You might also like