You are on page 1of 34

Infertilidade Feminina

Disciplina : Biologia Grupo : Catarina Fonseca Celeste Oliveira Helena Pinho

a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l)

Introduo ao tema O que a infertilidade? Algumas causas de infertilidade feminina Preveno da infertilidade Tcnicas de reproduo assistida Reverso da laqueao Clnicas de Fertilidade Custos de tratamentos para a infertilidade Uma mulher na menopausa infrtil? Um outro caminhoa adoo! Casos Reais Bibliografia
2

A Reproduo Humana uma das reas com maior progresso dentro da medicina. Desde o nascimento do primeiro beb de proveta no mundo, em 1978, um enorme progresso na investigao e diagnstico da infertilidade tem ocorrido.

Fig.1- Noticia acerca do primeiro beb proveta.

Fig.2 Ovcito II zangado com os espermatozides.


3

Um casal infrtil quando no alcana a gravidez desejada ao fim de um ano de vida sexual ativa, sem mtodos contraceptivos, em que a mulher tem menos de trinta e cinco anos de idade

A partir dos 28 anos, a mulher comea a apresentar gradualmente uma perda de capacidade de resposta, por parte dos folculos, aos nveis hormonais.

Fig.3- Casal

A infertilidade tem vindo a aumentar cada vez mais nos pases industrializados. Este acontecimento deve-se a alguns maus hbitos de vida ( tabaco, lcool, ), ao adiamento de um projeto de famlia e aos qumicos existentes na alimentao e na atmosfera.
4

O que ? A anovulao a ausncia de ovulao. Sintomas Amenorreia Temperatura basal e muco cervical discordantes do previsto para a ovulao

Causas Desequilbrio hormonal Idade Menopausa precoce Anomalias ovricas

Tratamento Os tratamentos podem variar consoante a dimenso do problema. Sendo assim pode ser necessrio recorrer a frmacos, fertilizao in vitro ou doao de ovcitos.
5

O que ? Quando uma mulher apresenta SOP, os ovrios contm quistos. Estes quistos ocupam parte do ovrio, influenciando a maturao dos folculos primordiais. Assim sendo como a maturao do ocito II foi afetada, a ovulao pode no ocorrer.

Consequncias O SOP pode ter alguns efeitos secundrios, como por exemplo: obesidade, pilosidade aumentada, queda de cabelo, acne e irregularidades menstruais.

Fig.4: Diferena morfolgica entre ovrio normal e ovrio poliqustico

Tratamento Num primeiro instante, a mulher deve mudar alguns dos seus hbitos quotidianos, como a dieta e o exerccio fsico. Posteriormente, o tratamento pode passar pela administrao de frmacos como contracetivos orais. Por fim, o SOP pode ser tratado cirurgicamente, atravs de vrios mecanismos, como as terapias mdicas para induzir a ovulao.

Fig.5: Contracetivos Orais

Endometriose uma condio na qual o endomtrio cresce em outras regies do corpo causando dor, sangramento irregular e possvel infertilidade.

Fig.6- Comparao um tero normal e um com endometriose

Atualmente no se conhecem as causas desta doena. Alguns mdicos acreditam que se deve a factores genticos, enquanto outros acreditam que se deve a factores ambientais.

Fig.7- Locais onde se pode instalar a endometriose

Sintomas: Clicas menstruais que no cessam com as medicaes convencionais; Dor durante e aps o ato sexual; Infertilidade Quistos nos ovrios Alteraes menstruais; Sintomas urinrios Tratamento A endometriose no tem cura, para a vida toda. Felizmente, as mulheres que padecem desta doena podem se tratar, de modo a atenuar os efeitos da mesma.

Fig.8- Laparoscopia plvica

O que ? A obstruo tubar o bloqueio das trompas de Falpio que tem como consequncia o impedimento da fecundao Causas O bloqueio pode ter como causas uma infeo genital, uma cirurgia abdominal na juventude, ou, ainda malformaes congnitas. Para alm disto, tambm o final da vida frtil (incio da menopausa) pode ser uma origem para esta leso.
Fig.9: Trompa de Falpio obstruda

10

O que ? Quando uma mulher no produz muco cervical ou apresenta uma concentrao baixa deste lquido, os espermatozides no conseguem atingir a cavidade uterina, nem alcanar o ocito II para o fecundar.

Fig.10- Espermatozides

Diagnstico feito atravs do teste ps-coital (TPC)


Causas Algumas infees e alguns frmacos podem afetar a consistncia do muco Pode ter como causa um desequilbrio hormonal
11

O caritipo uma analise constituio cromossmica de um indivduo.

Fig.11-Caritipo humano

A alterao do nmero de cromossomas ou da estrutura dos cromossomas pode causar: Alteraes da ovulao; Produo de ovcitos II imaturos ou anormais; Anomalias no desenvolvimento embrionrio; Abortamentos;

12

A presena de uma patologia uterina ( plipos, miomas, sinquias, etc.) pode dificultar a fixao do embrio ao tero, prejudicando assim a fertilidade da mulher.
Os miomas so tumores benignos, de origem muscular da parte mais interior do tero (miomtrio). A existncia destes tumores pode ou no influenciar a gravidez ou a fertilidade da mulher dependendo principalmente do seu nmero, tamanho e localizao Os plipos, tumores situados no endomtrio, podem ter um papel relevante na possibilidade de engravidar por motivos idnticos aos dos miomas: Causam frequentemente hemorragias, impedem a implantao devido ao espao e a inflamaes desencadeadas.

13

As sinquias uterinas so aderncias (algo similar a cicatrizes) que ocorrem dentro do tero aps manipulao cirrgica, processos infecciosos uterinos ou at radioterapia. A presena destas aderncias muitas vezes a causa de infertilidade. As sinquias podem ter tambm como consequncia a alterao do fluxo menstrual de reduzido a inexistente uma vez que reduzem a rea de endomtrio ativo.

Fig.12- Miomas e plipos uterinos

O tratamento de tumores malignos obriga frequentemente remoo cirrgica do rgo, a quimioterapia e a radioterapia. No caso dos tumores malignos atingirem os rgos genitais, pode haver necessidade de remoo cirrgica desses mesmos rgos.

Este tipo de teraputicas conduz infertilidade.

Fig.13- Cancro do colo do tero


15

Uma gravidez ectpica acontece quando h uma complicao na gravidez e o ovo fecundado se implanta num tecido fora do tero ( o tero o nico lugar ideal para o desenvolvimento do embrio) .

Fig.14- Exemplo de locais onde pode surgir uma gravidez ectpica

Geralmente uma gravidez ectpica surge numa das trompas de Falpio (gravides tubar). Contudo, o ovo fecundado pode tambm surgir nos ovrios, no colo do tero e no peritnio( camada que reveste os rgos intra-abdominais)

16

Existem diversos factores que podem contribuir para uma gravidez ectpica, sendo eles: Uma gravidez ectpica passada Anormalidade anatmicas nas trompas de Falpio Sofrer de Endometriose Antecedentes de doenas inflamatrias Cirurgias passadas nas trompas de Falpio Conceo durante o uso do DIU. Tratamento de fertilidade, como a induo da ovulao ou a fertilizao in vitro Ser fumadora
Gravidez ectpica e a infertilidade O tratamento de uma gravidez ectpica pode levar perda de rgos reprodutores ( ex: perda de um ovrio), o que pode provocar infertilidade.

Tratamento O tratamento pode ser feito atravs de medicamentos (quando a gravidez detetada numa fase inicial), ou poder ser mesmo necessria uma laparoscopia.

Fig.15- Laparoscopia

Algumas mulheres nascem com malformaes anatmicas nos rgos genitais/aparelho reprodutor que dificultam e muitas vezes impossibilitam a mulher a engravidar.

Fig.16- Malformaes associadas ao tero

Causas : Problema gentico Problemas durante a gestao Causa desconhecida


Fig.17-Gravidez num tero bicorno
18

A interrupo voluntria da gravidez, feita de forma legar ou de forma ilegal, pode contribuir para a infertilidade feminina. Esta possibilidade aumenta quando a interrupo efectuada fora de instalaes hospitalares, por pessoas no especializadas, podendo originar leses graves do endomtrio, infees crnicas do endomtrio, infeces tubares e perfurao uterina.
A interrupo voluntria da gravidez pode ser feita atravs de frmacos ou de mtodos mecnicos ( ex: aspirao uterina a vcuo).
19

Fig.18- Aspirao uterina a vcuo

O que ? Quando os abortos se do de forma repetitiva e espontnea so vistos como uma causa da infertilidade feminina.
Durante o 1 trimestre, os abortamentos sequenciados devem-se a problemas genticos parentais, a uma idade avanada da mulher e, consequentemente, dos ovrios e, ainda por anomalias do caritipo. Todas estas patologias tornam o desenvolvimento embrionrio deficiente, logo os abortos constituem uma defesa inata materna.
Fig.19- Embrio humano na quinta semana de gestao

21

Algumas mulheres padecem de doenas autoimunes. Estas mulheres produzem anti corpos que atuam no tero impedindo a nidao. Em alguns casos podem ser ainda produzidos anticorpos que bloqueiam a ao dos espermatozoides.

Fig.20-

22

Dependendo da forma como feita a laqueao e de que regies da trompa foram danificadas, possvel reverter o processo cirurgicamente. Aps este processo, nenhuma mulher pode voltar a ter a mesma possibilidade de engravidar que tinha antes de fazer a laqueao. Normalmente essa possibilidade cai at 20%. Por isso necessrio pensar muito bem antes de se submeter laqueao das trompas de Falpio.

23

Frequncia das relaes sexuais;


Hbitos, Alimentao, Desporto, Profisso e Medicamentos; Doenas sistmicas; Traumatismos e acidentes; Stress.

Fig.21- Mulher grvida a fumar

Fig.22- Pessoas a praticar desporto24

Cerca de 10% dos casos de infertilidade parecem apresentar todo o sistema genital sem problemas, mas mesmo assim so infrteis. Em muitos casos, existem anomalias genticas dos ovcitos, para os quais no existem testes de deteo.

25

Boa alimentao Evitar estar prximo de radiaes fortes; Prtica regular de desporto Usar roupa adequada; Ter as vacinas em dia; Descansar devidamente; Sujeitar-se a ecografia plvica feminina e ecografia mamria Sono regular
26

A teraputica da infertilidade tem experimentado inmeros progressos, no s devido ao desenvolvimento de conhecimentos sobre reproduo mas tambm aos novos processos de interveno mdico-cirrgica. Desse modo, casais com problemas de fertilidade podem dispor, em certos casos, de diversas terapias que lhes permitem ultrapassar s dificuldades. Em situaes em que a teraputica no resulta, os progressos biotecnolgicos tm conduzido ao aparecimento de tcnicas diversificadas de reproduo assistida. As tcnicas mais utilizadas so a inseminao intrauterina e a fertilizao in vitro (FIV).

Fig.23-Bebs

27

Mulheres e homens infrteis podem encontrar ajuda em clnicas de tratamento para a infertilidade. Pode-se obter mais informaes acerca destas clnicas atravs da Associao Portuguesa Da Fertilidade
http://www.apfertilidade.org/web/clinicas-de-infertilidade

28

http://www.apfertilidade.org/web/custos-de-tratamentos
29

Fig.24- Me com filho


30

http://sic.sapo.pt/programas/boatard e/article1435653.ece - Endometriose http://www.youtube.com/watch?v=C TP3zia7PKA Gravidez ectpica http://www.youtube.com/watch?v=A RxfNM3vBrI Vagina dupla (Hazel Jones)

31

Um bom pequeno-almoo pode ser a chave para engravidar, pelo menos para as mulheres que tm ovrios poliqusticos, segundo os resultados de uma pesquisa realizada pela Universidade Hebraica de Jerusalm.

H cada vez mais casais a desistirem dos tratamentos de fertilidade por falta de condies financeiras. Os ltimos nmeros mostram que o nascimento de bebs como resultado destas tcnicas caiu 9,1%.

32

Conselho
importante que as mulheres consultem regularmente o ginecologista, para detectar eventuais patologias que possam inviabilizar a gravidez.

http://demaeparamae.pt/artigos/gravidez-ectopica http://www.minhavida.com.br/ http://www.apfertilidade.org/web/index.php http://saude.terra.com.br/abundante-cafe-da-manha-aumenta-afertilidade-segundo-pesquisaisraelense,699e1550b3471410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3 420492 http://www.clinimer.com/Infertilidade_Feminina.html http://pt.scribd.com/doc/88275065/26/Patologias-uterinas http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfnSMAE/gravidezectopica-slide http://blog.danieldiogenes.med.br/2011/04/o-que-sao-sinequiasuterinas.html http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/q50_q56.htm http://gravidasemforma.blogspot.pt/2009/02/utero-bicorno-evagina-septada.html http://supermaes.com.br/?p=416 http://demaeparamae.pt/artigos/como-adotar-crianca-portugal

34

You might also like