You are on page 1of 13

Sociolingustica 2

Edmilson S 2011

Sociolingustica a cincia que estuda a lngua da perspectiva de sua estreita ligao com a sociedade onde se origina. Se para certas vertentes da lingustica possvel estudar a lngua de forma autnoma, como entidade abstrata e independente de fatores sociais, para a sociolingustica a lngua existe enquanto interao social, criando-se e transformando-se em funo do contexto scio-histrico.

Desenvolvida em grande parte por William Labov (1969, 1972, 1983), a sociolingustica permitiu o estudo cientfico de fatos lingusticos excludos at ento do campo dos estudos da linguagem, devido a sua diversidade e consequente dificuldade de apreenso. Atravs de pesquisas de campo, a sociolingustica - inspirada no mtodo sociolgico - registra, descreve e analisa sistematicamente diferentes falares, elegendo, assim, a variedade lingustica como seu objeto de estudo.

A sociolingustica estuda a variedade lingustica a partir de dois pontos de vista: diacrnico e sincrnico. Do ponto de vista diacrnico (histrico), o pesquisador estabelece ao menos dois momentos sucessivos de uma determinada lngua, descrevendo-os e distinguindo as variantes em desuso (arcaismos). Do ponto de vista sincrnico (mesmo plano temporal), o pesquisador pode abordar seu objeto a partir de trs pontos de vista: geogrfico (ou diatpico), social (ou diastrtico) e estilstico (contextual ou diafsico).

A perspectiva geogrfica horizontal, ou seja, implica o estudo dos falares de comunidades lingusticas distintas em espaos diferentes, mas em um mesmo tempo histrico. Os dialetos ou falares dessas comunidades produzem os regionalismos. Os estudos de carter geogrfico distinguem uma linguagem urbana - cada vez mais prxima da linguagem comum - de uma linguagem rural, mais conservadora, isolada, em gradual extino devido em grande parte ao avano dos meios de comunicao, que privilegiam a fala urbana.

A perspectiva social vertical, ou seja, implica o estudo dos falares de diferentes grupos dentro de uma mesma comunidade. Os falantes so agrupados principalmente por nvel scioeconmico, escolaridade, idade, sexo, raa e profisso. Desta perspectiva, observa-se e analisa-se a distino entre um dialeto social/culto (considerado a lngua padro) - que preso gramtica normativa, a lngua ensinada nas escolas e est em estreita conexo com o uso literrio do idioma e com situaes de fala mais formais - e um dialeto social/popular (considerado subpadro) - mais ligado linguagem oral do povo e s situaes menos formais de comunicao.

Sob a perspectiva estilstica, por sua vez, o pesquisador estuda o uso que um mesmo falante faz da sua lngua. Considera que o falante realiza suas escolhas influenciado pela poca em que vive, pelo ambiente, pelo tema, por seu estado emocional e pelo grau de intimidade entre interlocutores. Tais fatores determinam a escolha do registro (ou nvel de fala) a ser utilizado pelo falante quanto a: grau de formalismo (uso mais ou menos formal da lngua); modo (lngua falada ou escrita); e sintonia (maior ou menor grau de tecnicidade, cortesia ou respeito norma, tendose em vista o perfil do interlocutor).

LABOV, W. Social stratification of English. Language 45: 315-29, 1969. --------------.Sociolinguistic patterns. University of Pennsylvania Press, Philadelphia, 1972. --------------. Language structure and social structure. Trabalho apresentado na Conference on Qualitative and Quantitative Approaches to Social Theory, Chicago, Nov. 1983. MARCELLESI, J.B. e GARDIN, B. Introduo sociolingustica. Lisboa, Aster, 1975. PRETI, D. Sociolingustica. So Paulo, Edusp, 1994. TARALLO, F. A pesquisa sociolingustica. So Paulo, tica, 1985. TRUDGILL, P. Sociolinguistics: an introduction. Great Britain, Penguin Books, 1974.

Algumas referncias:

Certo e errado so conceitos pouco honestos que a sociedade usa para marcar os indivduos e classes sociais pelos modos de falar e para revelar em que considerao os tem... Essa atitude da sociedade revela seus preconceitos, pois marca as diferenas lingusticas com marcas de prestgio ou estigma. (CAGLIARI, 1999)

Buscar os conceitos de:


Dialeto Idioleto Dialetologia Comunidade lingustica Diacronia Sincronia

Variante Varivel Variao Norma

"LNGUA - VIDAS EM PORTUGUS"


"Lngua - Vidas em Portugus" um documentrio de 105 minutos co-produzido por Brasil e Portugal e filmado em seis pases (Brasil, Moambique, ndia, Portugal, Frana e Japo). Dirigido por Victor Lopes, o longa-metragem um mergulho nas muitas histrias das lngua portuguesa e na sua permanncia entre culturas variadas do planeta. Em "Lngua", a lusofania sobretudo fala, surpreendida do cotidiano de personagens ilustres e annimos de quatro continentes. Em cada um deles, o portugus amalgamou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e s paisagens. Foi reinventado centenas de vezes e alimentado por sucessivas de colonizadores, imigrantes e descendentes.

Em Portugal e Moambique, no Brasil e em Goa, desenham-se os quadrantes de uma herana portuguesa, sempre surpreendente e permanentemente renovada. Acompanhando as trajetrias de seus personagens, e ouvindo suas experincias e sensaes, suas memrias e esperanas diante do futuro, o documentrio reproduz o movimento de uma lngua que ganhou o mundo e que refaz seus caminhos na expectativa de se reencontrar. Por isso, o filme um documentrio permanentemente em trnsito. Ao entrar e sair da vida dos personagens, o filme desvia-se das suas rotas cotidianas para encontrar cerimnias, casais, locais de trabalho, esquinas e paisagens, traando retratos reveladores da cultura de cada um dos pases visitados.

You might also like