You are on page 1of 14

ORIGEM E FORMAO DO ESTADO

Dalmo de Abreu Dallari

Duas indagaes: 1) poca do aparecimento do Estado; 2) Motivos que determina(ra)m o surgimento dos Estados.
Estado status = estar firme. Significa situao permanente de convivncia e ligada sociedade poltica

Incio: Prncipe Maquiavel - 1513


Est ligado uma cidade independente. Na Espanha aplicava-se a denominao a grandes propriedades rurais poder jurisdicional. O nome Estado, indicando sociedade poltica, s admitido no sculo XVI e para outros autores s no sculo XVII. Caractersticas bem definidas: todas as sociedades polticas que, com autoridade superior, fixaram as regras de convivncia de seus membros.

poca do aparecimento
A) O Estado, como a sociedade, existiu sempre. O homem est integrado a uma organizao social com poder e autoridade do grupo. Universal da organizao social humana; onipresente. B) A sociedade humana existiu sem o Estado durante um certo perodo. A formao do Estado se deu para atender convenincias dos grupos sociais.

poca do aparecimento
C) Autores s admitem o Estado como sociedade poltica dotado de certas caractersticas bem definidas. um conceito histrico concreto que surge com a idia da prtica da soberania. Data: 1648 Tratado de Paz de Westphlia luta da pluralidade de autonomias (medieval, comunas, corporaes).

Estados originrios ou prexistentes


Pr-existentes forma derivada mais comum na atualidade. Originrios (estudos antropolgicos) classificados em dois grandes grupos: 1) Formao natural, espontnea; 2) Formao contratual vontade de alguns ou de todos

Origem no-contratual
a) origem familiar ou patriarcal; b) origem em atos de fora, de violncia ou de conquista (dominantes ou vencedores, com finalidade de submeter os mais fracos e explorao econmica)

Origem do Estado
- origem em causas econmicas ou patrimoniais necessidades dos homens propriedade; Marx e Engels: um produto da sociedade, visando perpetuar a acumulao das riquezas em classes sociais (instrumento da burguesia); - origem no desenvolvimento interno da sociedade um germe, uma potencialidade em todas as sociedades humanas.

Origem por formao derivada


A partir de Estados pr-existentes: 1) Fracionamento parte do Estado se desmembra e passa a constituir um novo Estado de forma pacfica ou violenta (colnias); 2) Unio de Estados Constituio comum desaparecendo os Estados pr-existentes. Situao atpica: vencedores aps guerras criam novos Estados alemes.

Evoluo histrica do Estado


Fixao de formas fundamentais que o Estado tem adotado atravs dos sculos. No h um curso uniforme. Histria da humanidade em sucesso cronolgica Tipos de Estado: exclui-se o elemento individual, relacionando-o com o geral.

Estado Antigo
Oriental ou teocrtico: antigas civilizaes do oriente ou mediterrneo Havia confuso entre famlia, religio, Estado e organizao econmica no se distingue pensamento poltico da religio, da moral, da filosofia ou das doutrinas econmicas. Caractersticas fundamentais: natureza unitria (sem diviso interior, nem territorial, nem de funes) e religiosidade (normas e comportamentos como expresses da vontade e poder divino).

Estado Grego
A civilizao helnica no tem apenas uma concepo de Estado. A caracterstica fundamental a cidade-Estado, polis, como sociedade poltica. O ideal era a auto-suficincia, autarquia. Nas conquistas no aumentavam seu territrio, nem integravam os vencidos numa ordem comum. O indivduo tem posio peculiar. H uma elite como classe poltica. Democracia restrita. Restries da autonomia nas relaes de carter privado.

Estado Romano
No uniforme. Domnio por longo tempo sobre grande extenso do mundo com povos de costumes e organizaes dspares quase imprio mundial. De cidade-Estado para o conceito de Estado medieval. Caracterstica familiar = civitas. Privilegios de grupos familiares. Democracia direta. Unificao jurdica: poltica, religiosa e fiscal.

Estado Medieval
Noite negra x criao. Universal (autoridade frgil); heterogneo e instvel. Indivduo como valor Caractersitcas: a) cristianismo - cristos numa s sociedade poltica; mesmos princpios de comportamento pblico e particular; multiplicidade de centros de poder; conflitos entre papa e imperador; b) invases brbaras europeus em Roma com novos costumes e atividades econmicas; c) feudalismo a vida social depende da posse da terra (administrao, militar e patrimnio). Confuso entre pblico e privado: vassalagem, benefcio, imunidade.

Estado moderno
Fundamenta-se nas deficincias da sociedade poltica medieval. Aspirava unidade em torno de uma estrutura econmica e social estvel. Poder soberano (supremo) numa precisa delimitao territorial. Caractersticas: soberania, territorialidade. Dois elementos materiais: territrio e povo; um formal Poder (autoridade, governo ou soberania) vnculo jurdico. As pessoas s se integram numa ordem em funo de um fim a atingir finalidade

You might also like