You are on page 1of 8

1. 2. 3. 4. 5.

6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

O que recrutamento? Quais as etapas de recrutamento? Quais os tipos de recrutamento? Explique-os. Quais as principais fontes de recrutamento? Quais as vantagens de desvantagens de cada tipo de recrutamento. Qual o papel do headhunter no processo de recrutamento? Quais as caractersticas do mercado de RH em situao de oferta e quais as conseqncias para os candidatos e para as empresas? Qual o impacto do turnover no processo de recrutamento? Monte um modelo de requisio de empregado. Como se pode utilizar o recrutamento misto? Qual a importncia do recrutamento para o planejamento estratgico da organizao? Crie um anncio hipottico para recrutar um profissional para a vaga de Gerente de Vendas de uma empresa de tintas de mdio porte. Informe quais as fontes utilizadas. Qual a importncia do recrutamento para o candidato?

1) (CONSULPLAN INB 2006) O recrutamento um conjunto de tcnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes para ocupar cargos dentro da organizao. Pode ser interno ou externo. Os itens abaixo so considerados vantagens do recrutamento interno, EXCETO: A) um processo econmico e mais rpido de ser desenvolvido. B) um processo econmico e apresenta maior ndice de validade e de segurana. C) um processo rpido e uma fonte de motivao para os empregados. D) Leva os empregados a se limitarem s polticas e diretrizes da organizao e geram conflitos. E) Fonte poderosa de motivao para os empregados e desenvolve o esprito de competio entre o pessoal.

2) (CONSULPLAN CODEVASF 2008) O recrutamento o processo pelo qual a organizao atrai candidatos no mercado de recursos humanos para abastecer seu processo seletivo. Assinale a alternativa que NO corresponde ao recrutamento de pessoas: A) Funciona como um processo de comunicao onde a organizao divulga e oferece oportunidade de trabalho ao mercado de trabalho. B) Tem como modelos de tratamento o modelo de colocao, o de seleo e o de classificao. C) Corresponde ao preenchimento das vagas e oportunidades de trabalho atravs dos prprios funcionrios atuais da empresa. D) um processo que compreende a comunicao e a divulgao de oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo. E) um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organizao.

3) (CONSULPLAN RESENDE-RJ 2010) Alberico Silveira Gomes gerente de Recursos Humanos de uma empresa produtora de chapas de alumnio para a indstria automobilstica. Foi solicitado a ele, pelo gerente do departamento de produo, que elaborasse um processo de recrutamento e seleo para o preenchimento de duas vagas de supervisor de produo. Alberico sugeriu ao gerente de produo que pudesse ser utilizado o recrutamento interno como ferramenta para o recrutamento. Para convencer o gerente de produo a aderir ao recrutamento interno, Alberico alegou, como vantagem do recrutamento interno: A) O aproveitamento dos investimentos em treinamento e desenvolvimento realizados por outras empresas ou pelos prprios candidatos ao cargo. B) A reviso da forma como os assuntos so conduzidos dentro da empresa, devido s novas experincias para a organizao trazidas pelos candidatos. C) Fonte importante de motivao para os colaboradores da empresa. D) A renovao e o enriquecimento dos recursos humanos da organizao. E) Extremamente caro, pois necessita desenvolver mecanismos que permitam conhecer os candidatos previamente.

4)Recrutamento de pessoas o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemtica e organizada, atravs do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em funo de objetivos definidos.

ERRADO

5)(FCC TRF 1 2006) Com relao seleo de pessoal, o administrador pode optar entre o recrutamento interno e o externo. INCORRETO afirmar que o recrutamento a) interno mais econmico que o externo. b) interno mais rpido que o externo. c) externo tem o mesmo nvel de segurana que o do interno. d) externo uma fonte de motivao para os funcionrios. e) interno desenvolve a competio entre os funcionrios.

6) (CESGRANRIO TJ-RO 2008) O recrutamento interno se traduz pelo preenchimento dos cargos vagos por funcionrios selecionados e posteriormente promovidos pela organizao, tendo as seguintes Caractersticas: Das caractersticas abaixo:

I - reduo do custo de contratao, pela minimizao de processos; II - minimizao do hiato funcional, dada a otimizao operacional; III - ampliao das unidades de controle, em virtude da qualificao funcional.
Representa(m) vantagem (ns) do processo de recrutamento interno SOMENTE a(s) caracterstica(s) a) I b) II c) I e II d) I e III e) II e III

8) (CESGRANRIO TERMOMACA 2009) Em uma empresa, uma tarefa tpica da atividade de recrutamento de pessoal, com vistas contratao de novos funcionrios, a

a) realizao de contatos com escolas e universidades. b) realizao de entrevista preliminar. c) realizao de entrevista tcnica. d) aplicao de testes de seleo. e) aplicao de tcnicas de simulao.

You might also like