You are on page 1of 65

Profa.

Mayara Pereira da Silva

Manaus - 2013

Sumrio

1) A dimenso conceitual de Estado, Poltica Pblica e Assistncia Social; 2) A trajetria da Assistncia no Assistncia Social no Brasil; 3) A Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS); 4) O Sistema nico de Assistncia Social (SUAS); 5) Os desafios da implementao do SUAS no contexto amaznico: relato de pesquisa; 6) O papel do Assistente social frente aos desafios vigentes.

1) A dimenso conceitual de Estado, Poltica Pblica e Assistncia Social

ESTADO

O Estado moderno surgiu a partir do sculo XVI, concomitante com o modo de produo capitalista. Mas foi, sobretudo, a partir da Revoluo Francesa que o Estado foi legitimado e ligado s normas constitucionais. (COSTA, 2006).

O Estado atravs dos diversos entes da Federao (Administrativa, Legislativa, Jurisdicional) formula e implementa as Polticas Pblicas.
Autores: Jos Paulo Neto Costa Faleiros

1) A dimenso conceitual de Estado, Poltica Pblica e Assistncia Social POLTICA PBLICA A origem vem das Cincias Sociais e Poltica; A expresso poltica pblica polissmica.

(polity para denominar instituies polticas, politics para

os processos polticos e policy para os contedos da polticas).

O tipo ou modelo de Estado determina, em parte, o conceito de polticas pblicas

Para Offe (1984), as Polticas Pblicas configuram-se como uma arena poltica de luta contraditria, posto que envolvem a disputa no interior das diferentes esferas de formulao e a viabilizao das polticas.
[...] consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relaes de poder e que se destinam resoluo pacfica dos conflitos quanto a bens pblicos.

A autora tambm considera o conceito no sentido das aes governamentais, que possuem institucionalidade, ou seja, amparadas legalmente por programas, projetos, planos, metas e oramento. (RUA, 1998, p.232)

1) A dimenso conceitual de Estado, Poltica Pblica e Assistncia Social

Segundo Chaves (2001), as Polticas Pblicas constituem-se como ferramentas de ao do Estado, a partir dos quais suas instituies modelam e ordenam as formas de controle e de interveno no plano societal. As formas de viabilizao das Polticas Pblicas expressam o carter multifacetado do Estado nas diferentes instncias institucionais.

1) A dimenso conceitual de Estado, Poltica Pblica e Assistncia Social

ASSISTNCIA SOCIAL

A assistncia configura, uma resposta questo social, nascida das necessidades da produo e articuladas como estratgias de controle do Estado sobre as classes subalternizadas, a fim de configurar a face humanitria do capitalismo sob a aparncia de assistncia ou benefcio. Todavia, as prticas de assistncia social pblica podem ser, tambm, espaos de conquista de direitos sociais e do desenvolvimento da cidadania das classes subalternizadas. (SPOSATI, 2007)

2) A trajetria da Assistncia no Assistncia Social no Brasil

Marco Normativo da Assistncia Social


194219771988199319971998200420052006Criao da Legio Brasileira de Assistncia - LBA; Criao do Ministrio da Previdncia Social; Constituio Federal (Seguridade Social); Redao Final da Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS Edio da NOB (descentralizao e participao); Re-edio da NOB (Espaos de negociao e Pactuao); Aprovada a Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS; Aprovada a NOB/SUAS; Aprovada a NOB-RH/SUAS.

2) A trajetria da Assistncia no Assistncia Social no Brasil

Constituio Federal de 1988 (Artigos 203 e 204) A Assistncia Social ser prestada a quem dela necessitar, independente de contribuio Seguridade Social. Lei Orgnica da Assistncia Social Lei n 8.742/93 - A Assistncia Social, como direito do cidado e dever do Estado, poltica de Seguridade Social no contributiva, que prev os mnimos sociais, realizada atravs de um conjunto integrado de aes de iniciativa pblica e da sociedade, para garantir o atendimento das necessidades bsicas p. 196.

2) A trajetria da Assistncia no Assistncia Social no Brasil

Constituio Federal / 1988


Seguridade Social

Previdncia Social

Sade

Assistncia Social

(Art. 194 da CF/88)

3)

Poltica

Nacional

de

Assistncia

Social

(PNAS)

Reestruturao Orgnica da Poltica de Assistncia Social


Estabelecidos em 4 Instrumentos Bsicos:
Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS/ Outubro de 2004; Sistema nico de Assistncia Social - SUAS; Norma Operacional Bsica da Assistncia Social NOB/SUAS - Julho de 2005 Norma Operacional Bsica de RH.

POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL

Eixos Norteadores

Carter No Contributivo
Garantia de Mnimos Sociais

Direito de Cidadania

Integrao com as demais polticas

POLTICA NACIONAL DE ASSISTNCIA SOCIAL PNAS

Efetiva a assistncia social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado

institui o SUAS

POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL

F U N O

Insero
Preveno Proteo Promoo

POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL


Instrumentos
Beneficio de Prestao Continuada BPC;
Benefcio Eventual Auxlio Natalidade; Auxlio Funeral; Emergenciais.

Benefcios Assistenciais

Servios Assistenciais

PAC/ ASEF, PETI, API, PPD, AGENTE JOVEM, ABRIGO, Sentinela, PAIF.

Programas e Projetos Assistenciais

Bolsa Famlia, PETI Renda, Moradia Social e outros de incluso produtiva/gerao de trabalho e renda.

POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL

Gesto

Organizaes Governamentais
Organizaes No-Governamentais

Conselhos

POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL

Destinatrios
D E S T I N A T R I O S

Famlia Idoso Adolescente Criana


Pessoa Portadora de Deficincia Pessoa Excluda do Mercado de Trabalho e do acesso aos bens e servios sociais essenciais

Sistema Descentralizado e Participativo da Assistncia Social


Art. 6o da LOAS

4)

Sistema

nico

de

Assistncia

Social

(SUAS);

Fortalecimento da relao entre gesto, financiamento e controle social

SUAS

operacionalizao da gesto da Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS

NOB/SUAS: disciplina e normatiza a

4)

Sistema

nico

de

Assistncia

Social

(SUAS);

SUAS
Um novo modelo de gesto:
Supe um pacto federativo, com definio competncias dos entes das esferas de governo; de

Nova lgica de organizao das aes: por nveis de complexidade, por territrio, considerando regies e portes de municpios; Forma de operacionalizao da LOAS, que viabiliza o sistema descentralizado e participativo e a regulao unificada, em todo o territrio nacional. Prope a articulao entre os trs eixos balisadores dessa poltica pblica: a gesto, o financiamento e o controle social.

4)

Sistema

nico

de

Assistncia

Social

(SUAS);

O QUE O SUAS?

O SUAS um sistema constitudo pelo conjunto de servios, programas, projetos e benefcios no mbito da assistncia social prestados diretamente ou atravs de convnios com organizaes sem fins lucrativos por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais da administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo poder pblico;

O QUE O SUAS?

Sistema regulador, articulador e provedor de aes de proteo social bsica e especial junto a municpios e estados.
Afianador de seguranas sociais prprias da poltica: o o o o o Acolhida; Convvio; Autonomia; Rendimento; garantias de direitos, de medidas, de equidade e de proteo social.

SUAS
Estabelece trs funes para a Poltica de Assistncia Social:

Proteo Social; Vigilncia Socioassistencial; Defesa Social e Institucional.

SISTEMA NICO DE ASSISTNCIA SOCIAL - SUAS


REDE DE PROTEO SOCIAL
Sistema de proteo social para os cidados

BSICA

ESPECIAL MDIA COMPLEXIDADE

COMPLEXIDADE

ESPECIAL ALTA

Rede de Proteo Social


COMPLEXIDADE

ALTA

abrigos

albergues

CENTRAIS DE ACOLHIMENTO
Inst. Longa permanncia Casas de Passagem Orientao e apoio Scio-familiar

COMPLEXIDADE

MDIA

Cuidado no domiclio

CENTROS ESPECIALIZADOS DE REFERNCIA DA FAMLIA


Liberdade assistida Planto Social Territrio 1
C.R.A.S Atende a Famlia;Articula a rede; Desenvolve aes comunitrias

BSICO

Aes de socializao

Unidades de Gerao de $ Aes de Transf. renda C.R.A.S

C.R.A.S

Territrio 2

Territrio 3

ORGANIZAO DAS AES


PROTEO SOCIAL BSICA
Preveno de situaes de risco pessoal e social; Situao onde os laos familiares e comunitrios ainda no se romperam; Prev benefcios, servios, programas e projetos locais de: acolhimento, convivncia e socializao de famlias e de indivduos.

CRAS Centro de Referncia da Assistncia Social


uma unidade pblica estatal de base territorial, localizado em reas de vulnerabilidade social, que abrange a um total de at 1.000 famlias/ano. Executa servios de proteo social bsica, organiza e coordena a rede de servios scio-assistenciais locais da poltica de assistncia social.

Programa de Ateno Integral s Famlias; Programa de incluso produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza; Centros de Convivncia para Idosos; Servios para crianas de 0 a 6 anos, que visem o fortalecimento dos vnculos familiares, o direito de brincar, aes de socializao e de sensibilizao para a defesa dos direitos das crianas; Servios scio-educativos para crianas e adolescentes na faixa etria de 6 a 24 anos, visam a sua proteo, socializao e o fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios; Programas de incentivo ao protagonismo juvenil, e de fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios; Centros de informao e de educao para o trabalho, voltados para jovens e adultos.

PROTEO SOCIAL ESPECIAL


Proteo a famlias e indivduos que se encontram em situao de risco pessoal e social, por ocorrncia de abandono, maus tratos fsicos e/ou psquicos, abuso sexual, uso de substncias psicoativas, cumprimento de medidas scio-educativas, situao de rua, situao de trabalho infantil, dentre outras. Interface com o Sistema de garantia de direitos, exigindo gesto compartilhada com o Poder Judicirio, Ministrio Pblico e outros rgos e aes.

Proteo Social Especial de Mdia Complexidade (vnculos familiares e comunitrios no foram rompidos)
Servio de orientao e apoio sciofamiliar; Planto Social; Abordagem de rua; Cuidado no Domiclio; Servio de Habilitao e Reabilitao na comunidade das pessoas com deficincia; Medidas scio-educativas em meioaberto (Prestao de Servios Comunidade PSC e Liberdade Assistida LA).

Proteo Social Especial de Alta Complexidade (vnculos familiares e comunitrios j foram rompidos)
Atendimento Integral Institucional; Casa Lar; Repblica; Casa de Passagem; Albergue; Famlia substituta; Famlia Acolhedora; Medidas scio-educativas restritivas e privativas de liberdade (Semi Liberdade, Internao provisria e sentenciada); Trabalho protegido.

Paradigma da Assistncia social:


CRAS e CREAS

CRAS - Centro de Referncia de Assistncia Social:


rgo Pblico Estatal, localizado em rea de vulnerabilidade social, funcionando como porta de entrada da Proteo Social Bsica. Atua na referncia das famlias atendidas, superando a dimenso quantitativa dos atendimentos para uma abordagem qualitativa e marcada pela territorialidade das questes sociais.

CREAS - Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social:


Polo de referncia, coordenador e articulador da proteo social especial de mdia complexidade, responsvel pela oferta de orientao e apoio especializados e continuados a indivduos e famlias com direitos violados, direcionando o foco das aes para a famlia, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua funo protetiva.

27

Diretrizes do SUAS
Descentralizao poltico-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios e comando nico das aes em cada esfera de governo; Participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis; Primazia da responsabilidade do Estado na conduo da poltica de assistncia social em cada esfera de governo;

Centralidade na famlia para concepo e implementao dos benefcios, servios, programas e projetos.

Conceitos e bases de organizao do SUAS


Matricialidade scio-familiar

Descentralizao poltico-administrativa e Territorializao


Novas bases para relao entre Estado e Sociedade Civil Financiamento pelas trs esferas de governo, com diviso de responsabilidades Controle Social Poltica de Recursos Humanos Informao, Monitoramento e Avaliao

Resultados Esperados
Evitar o rompimento dos vnculos familiares e comunitrios;
Potencializar a Rede de Proteo Social Bsica local

Desenvolver as competncias familiares;

Poltica de Assistncia Social como poltica pblica garantidora de Direitos. Evitar a violao de direitos (encaminhando a famlia e indivduos para a rede de proteo social bsica e especial e para as demais Polticas Sociais).

AVANOS
Adeso dos 184 municpios ao SUAS; Apoio tcnico aos municpios; Coordenar o processo de reviso do BPC; CIB, CEAS e FEAS estruturados; Alimentao da REDE SUAS; Capacitao dos gestores, tcnicos e conselhos;

Redesenho da Secretaria Estadual.

Desafios Implantao do SUAS


Reestruturao da Rede Socioassistencial; Elaborao e execuo do plano de capacitao permanente e sistemtica; Estruturao do Sistema de Informao, Monitoramento e Avaliao; Mapeamento das vulnerabilidades e riscos com vistas a territorializao e regionalizao; Regulao e Padronizao dos Benefcios, Servios, Programas e Projetos; Elaborao e execuo da poltica de Recursos Humanos; Municipalizao dos servios da PSB;

Desafios Implantao do SUAS


Co-Financiamento da PSB; Co-financiamento dos benefcios eventuais; Definio de parmetros de custeio para as aes da PSB e PSE; Implantao e co-financiamento de consrcios pblicos e/ou aes regionalizadas de PSE de mdia e alta complexidade; Implantao dos Ncleos Regionais para assessoria aos municpios; Poltica de Enfrentamento s Desigualdades Sociais

5) Os desafios da implementao do SUAS no contexto amaznico:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE SERVIO SOCIAL

Anlise das condies de acesso aos Programas de Assistncia Social pelas comunidades de Mucaj e Ebenezer em Maus/AM.

Talita de Melo Lira Orientadora: Dra. Maria do Perptuo Socorro Rodrigues Chaves

Manaus Amazonas Brasil 2008

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Analisar as condies de acesso aos Programas de Assistncia Social pelas populaes ribeirinhas de Maus/AM.
OBJETIVOS ESPECFICOS

Identificar a forma de viabilizao dos programas de Assistncia Social no municpio de Maus; Analisar a implementao dos programas de Assistncia Social junto s famlias das comunidades de Ebenezer e Mucaj.

Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

CATEGORIAS ANALTICAS

CIDADANIA

POPULAO TRADICIONAL

POLTICA PBLICA

ASSISTNCIA SOCIAL

POPULAES TRADICIONAIS

Diegues (2004); Chaves (2001,1997); Simonian (2005); Cunha (1989); Rou (1997); Castro (1997).

Principais caractersticas:
Conhecimento dos ciclos da natureza, habilidade no manejo dos recursos locais a partir dos quais eles constroem um "modo de vida";

Socializao dos saberes do mundo trabalho faz-se de gerao em gerao por via da oralidade;
Priorizam as atividades de subsistncia de seus grupos, seus produtos embora entrem no circuito do capital (por meio de trocas), no possuem dependncia do mercado; Constroem suas representaes sobre a vida baseado em mito e smbolos da floresta associados caa, pesca e as atividades extrativistas; Atuam como produtores polivalentes (caam, pescam, plantam, coletam, tecem).

CIDADANIA

Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

POLITICAS PBLICAS

Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

ASSISTNCIA SOCIAL

Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

Locus da pesquisa

Foto 01: Frente da cidade de Maus Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

Figura 04. Mapa do Estado do Amazonas com detalhe para o municpio de Maus.

O municpio de Maus est localizado na 8 sub-regio do Mdio Amazonas, possui uma rea de 40.163,8 Km2 correspondentes a 2,5% do Estado. O tempo de deslocamento, via transporte fluvial de Manaus para a sede do municpio de Maus, de aproximadamente 18 horas.

Locus da pesquisa

EBENEZER

Foto 04: Frente da comunidade Ebenezer Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

Localiza-se s margens do Lago do Juma rio Parauari; encontra localizada na rea da Floresta Estadual de Maus, UC de uso direto, possui rica biodiversidade.

Locus da pesquisa
MUCAJ Est situada margem direita do Rio Parauari, foi fundada em 1826. Encontrase na rea do entorno da Floresta Estadual de Maus.

Foto 02: Frente da comunidade Santo Antnio de Mucaj. Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

Foto 03: Acrocomia aculeata (rvore do Mucaj) Fonte: Banco de Dados Grupo Inter-Ao, 2007.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Fases da Pesquisa

Fase I Preliminar

Fase II Pesquisa de Campo

Fase III Articulao Terico-Prtica

Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS
Estudo de Caso
Analtico Crtico

1) Tipo de estudo
natureza qualitativa e quantitativa

2) Fontes de informao dados de origem primria dados secundrios

Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS 4) Tamanho da Amostra


Mucaj formada por 120 famlias, num total de 515 habitantes, amostra da pesquisa foi de 36 famlias. Ebenezer formada por 6 famlias, a pesquisa foi censitria.

Totalizando a aplicao de 42 Formulrio

Realizao de Entrevistas Comunidades


Santo Antnio de Mucaj Ebenezer Maus (sede do municpio) Manaus (capital do estado do Amazonas)

N de Entrevistas Aplicadas
02 Entrevistas 03 Entrevistas 01 Entrevistas 01 Entrevistas

Sujeitos da Pesquisa
Informantes-chave Informantes-chave Assistente Social/Coordenador Gestoras institucionais

Total

07 Entrevistas

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS
TECNICAS/ INSTRUMENTAIS Entrevista semi-estruturada Visitas Institucionais; Visitas Domiciliares; Roteiro de entrevista semi-estruturado; Caderno de campo; Registro fonogrfico; Registro fotogrfico; Levantamento scio-econmico Tcnicas de abordagem grupal Conversas semi-informais; Observao participante, sistemtica e assistemtica. Formulrio (questes abertas e fechadas); Reunies com dinmicas de Sociometria e Memria Coletiva; Visitas Domiciliares; Acompanhamento de atividades produtivas, poltico-organizativas e culturais (festas, celebraes). Registro fotogrfico; grupo: Representantes domsticos Comunitrios; Informantes-chave; Ribeirinhos e famlia; dos grupos PBLICO-ALVO Informantes-chave na comunidades; Gestores e Tcnicos que viabilizam os programas de Assistncia e Previdncia Social;

Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

RESULTADOS E DISCUSSES

Dificuldades/desafios apontados pela gestora de AS para implementao dos programas:

1) a histria recente da Assistncia Social no Brasil, tendo em vista que a mesma encontra-se em processo de construo; 2) nmero reduzido de profissionais em relao grande demanda; 3) a qualificao dos profissionais que esto implementando a PNAS; 4) o recurso financeiro; e, 5) o monitoramento e avaliao dos programas, que ocorre ainda de forma incipiente.

RESULTADOS E DISCUSSES
Sede do municpio de Maus
A Secretaria gerencia 04 programas sociais no mbito federal e 08 programas no mbito municipal, os quais apenas 02 chegam s comunidades ribeirinhas.

Os nossos programas na maioria deles so destinados a zona urbana do municpio, so poucos os que tm pra zona ribeirinha, por questo de deslocamento, uma comunidade muito longe da outra (...). A gente pega carona com a sade, com a Educao, e isto uma dificuldade. (AS1, Maus)

A maioria desses programas atendem, exclusivamente, populao da sede do municpio, grande parcela s populaes da zona rural so excludos do acesso da Assistncia Social prestada pelo municpio.

Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

RESULTADOS E DISCUSSES
As condies de acesso aos programas de AS em Mucaj
Grfico 06: Concepo de Assistncia em Mucaj

9; 25%

9; 25%

2. um direito social 3.Ajuda financeira dada pelo Estado 5. No sabe

Somente 36% (n =13), que corresponde a 1/3 dos informantes, possuem acesso aos programas de AS. (Programa Bolsa Famlia)

18; 50%

A gente entra nos programas assim atravs de um esforo prprio nosso, a gente ouvia mais assim atravs de rdio, infelizmente ns aqui na comunidade temos pouca informao[...] eu sabia, porque a gente ia na cidade e outras pessoas passavam a informao. (EC4, 37 anos)

RESULTADOS E DISCUSSES
As condies de acesso aos programas de AS em Ebenezer
Grfico 07: Concepo de Assistncia em Mucaj

1; 17%

1. Ajuda financeira dada pelo Estado 2. um direito social 4; 66% 3. No soube responder

1; 17%

Somente 33 % (n =2) dos informantes possuem acesso aos programas de AS (Programa Bolsa Famlia).

RESULTADOS E DISCUSSES

Quanto as dificuldades se destacam: a falta de informao sobre os programas; o custo do deslocamento (instituies); A falta de documentao para participar dos programas (crianas sem registro); a burocracia nos processos.

ns estamos sofrendo aqui, mas como gritar pra l, como? Ns s esperamos por Deus num mato desse, por outro, ns no esperamos no (ES1, 65 anos).

CONSIDERAES FINAIS
Dificuldades (RIBEIRINHOS)

A ausncia ou precariedade de infra-estrutura de bens e servios sociais locais;


A dificuldades de deslocamento de transporte das populaes ribeirinhas para chegarem at sede do municpio de Maus; A falta de informao sobre os programas de Assistncia Social; A burocracia e morosidade nos processo para a acessibilidade aos programas scio-assistenciais.

Nmeros de profissionais reduzidos em relao a grande demanda; A S S I S T N C I A


A verba reduzida no municpio para implementao dos programas sociais; O auto custo da logstica para chegar at as comunidades e localidades ribeirinhas;

S O C I A L

Dificuldades (INSTITUIO)

CONSIDERAES FINAIS

As populaes ribeirinhas desenvolvem estratgias de organizao comunitria para superar as dificuldades decorrentes da carncia de bens e servios sociais.

Falta de uma Poltica Pblicas que contemple o modus vivendi das populaes ribeirinhas Nmero reduzido de estudos no mbito da AS voltado para a zona rural;

CONSIDERAES FINAIS

Assim, atravs deste trabalho apontam-se algumas indicativos, que se entende serem aes importantes para se vislumbrar a Assistncia Social lato sensu: Criar novos canais de participao permitindo o acesso das populaes ribeirinhas informao e controle social em relao aos planos e programas de Assistncia Social. Elaborar estudos e anlises na perspectiva de formular propostas para a poltica de Assistncia Social na Amaznia, para a realidade das populaes tradicionais. Incorporar novas tecnologias sociais aos trabalhos dos programas de Assistncia Social, formando um banco de dados sobre a questo social na Amaznia; Fortalecer os Conselhos.

CONSIDERAES FINAIS

Ao tomar por base os resultados desse trabalho, reafirma-se que o estudo e a prxis do Servio Social na rea scio-ambiental junto s populaes ribeirinhas no deve ser apenas para produzir conhecimento sobre as mesmas, mas representa a afirmao, o respeito e o compromisso tico-poltico pela garantia e concretizao de direitos sociais destas populaes.

Fonte: Grupo Inter-Ao/2007.

6) O papel do Assistente social frente aos desafios vigentes.

PERSPECTIVAS DESAFIADORAS AO SERVIO SOCIAL

(IAMAMOTO, 2001).

REDESCOBRIR ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO PROFISSIONAL NO CENRIO ATUAL, TRAAR HORIZONTES PARA A FORMULAO DE PROPOSTAS QUE FAAM FRENTE QUESTO SOCIAL, MATERIALIZAR OS PRINCPIOS TICOS POLTICOS DA PROFISSO, DEFENDER DE FORMA DIREITOS HUMANOS, INTRANSIGENTE OS

AFIRMAR O COMPROMISSO COM A CIDADANIA E DEFESA DOS DIREITOS SOCIAIS,

RELACIONAR TEORIA E PRTICA,

DECIFRAR A REALIDADE E CONSTRUIR PROPOSTAS CRIATIVAS E EFETIVADORAS DE DIREITOS, ARTICULAR PRTICAS SINGULARES S COLETIVAS,

EXERCER A FUNO DE EDUCADOR POLTICO,


REQUER UM PROFISSIONAL INFORMADO, CULTO E DINMICO,

SER CRTICO E COMPETENTE,


PREOCUPAR-SE COM A QUALIDADE DOS SERVIOS, SER CAPAZ DE NEGOCIAR COM ARGUMENTAO,

SER PROPOSITIVO E CRIATIVO.

CONDIES BSICAS PARA O EXERCCIO DA PRTICA

Conhecer

Compreender

Intervir

QUERER SABER, ASSUMIR E RESPONSABILIZAR-SE POR AES QUE INTERPELAM A REALIDADE SOCIAL.

NECESSIDADES SINGULARES E COLETIVAS

TRANFORMAES SOCIAIS.

UM DOS MAIORES DESAFIOS QUE O ASSISTENTE SOCIAL VIVE NO PRESENTE DESENVOLVER SUA CAPACIDADE DE DECIFRAR A REALIDADE E CONSTRUIR PROPOSTAS DE TRABALHO CRIATIVOS E CAPAZES DE PRESERVAR E EFETIVAR DIREITOS, A PARTIR DE DEMANDAS EMERGENTES NO COTIDIANO. SER UM PROFISSIONAL PROPOSITIVO E NO S EXECUTIVO. (IAMAMOTO, 2001)

Quem sabe possamos dar substncia a uma Assistncia Social lato sensu na Amaznia, onde o homem amaznida, a mulher amaznida, a criana, o idoso da Amaznia, mais do que garantia de qualidade de vida, tenham a certeza de ter assegurado um destino honrado, onde a existncia se identifica com a dignidade, com o exerccio da liberdade, com a mobilizao de potencialidades criativas, com o direito ao diverso, ao diferente.

TEIXEIRA, 1998.

BIBLIOGRAFIA
BRASIL, Lei n. 8742 de 07/12/1993 - Lei Orgnica da Assistncia Social. BRASIL, Constituio Federal de 10/08/1988. BRASIL, Poltica Nacional de Assistncia Social. 2004. BRASIL, NOB SUAS, 2005.

BOSCHETTI, I. Assistncia social no Brasil: um direito entre originalidade e conservadorismo. Braslia, 2003.
PEREIRA, P.A.P. Necessidades humanas: subsdios crtica dos mnimos sociais. So Paulo: Cortes, 2007. SPOSATI, Aldaza. A menina LOAS. Cortez Editora. So Paulo, 2003. YAZBEK, Carmelita. Classes Sociais e Assistncia Social. 6ed. Cortez Editora. So Paulo, 2003.
64

OBRIGADA PELA ATENO!!!

You might also like