You are on page 1of 20

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Prof. Me. Mirian Aparecida Micarelli Struett mirian.struett@cesumar.br


1

Ementa
Fundamentos Tericos, Metodolgicos e Tcnicos da Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Sociedade global e os problemas sociais, econmicos e ambientais. Os desafios locais e o desenvolvimento integrado e as articulaes setoriais. Perfil das organizaes socialmente responsveis e governana corporativa. Desdobramentos e perspectivas. Estratgias e desenhos de aes de intervenes (capital social, empoderamento).
2

Objetivos
Inserir o aluno em uma discusso atual sobre a importncia da responsabilidade social e os impactos desta para o desenvolvimento sustentvel e a busca pela sustentabilidade organizacional.

Aula de hoje: Fundamentos tericos sobre a sustentabilidade social e, conceitos RS e Sustentabilidade, Desenvolvimento Local e Capital Social e reas de preocupao social.
3

Fundamentos tericos sobre a Sustentabilidade na Gesto Pblica


A Responsabilidade Social Corporativa j uma ideia incorporada gesto empresarial.

Os instrumentos servem de baliza para a crtica e julgamento das aes.


O conceito Instrumental da RS advoga a ideia positiva entre RS e intentos econmicos (gesto pblica diferente?).

A legitimidade das organizaes governamentais: maior justia social.


4

Fundamentos tericos sobre a Sustentabilidade na Gesto Pblica Melhoria de qualidade de vida, respeito integral aos direitos humanos (CF) e prudncia ecolgica (Rio +20). Resgate da Dvida Social, face ao enorme desgaste da legitimidade do aparelho burocrtico do Estado. Complexidade, exemplo 1: a reforma agrria (no se trata apenas de assentamento) Questes?
5

Fundamentos tericos sobre a Sustentabilidade na Gesto Pblica


Cultura, infraestrutura, qualidade da terra, estgio do conhecimento, assistncia tcnica, crdito, associativa ou familiar, agroecolgico ou convencional? Exemplo 2: ensino a distncia nmero de inscritos levaria eficcia poltica, mas? Novos indicadores e medies, discusses sobre limite da eficcia. Polticas pblicas interlocutores e parceiros interao e negociao (governana).
6

Fundamentos tericos sobre a Sustentabilidade na Gesto Pblica


Visibilidade e credibilidade dos atores da sociedade civil junto aos gestores pblicos, so essenciais para a democracia. Participao ativa dos atores desde a fase da concepo das polticas pblicas compreenso intersubjetiva do outro. Cidadania Ativa representa um movimento, se irradia em mltiplas direes, pluralismo de expectativas, exigncias, interesses e ideais sob diversas formas.
7

Fundamentos tericos sobre a Sustentabilidade na Gesto Pblica


Reforma do Estado, descentralizao, governana, regulao compartilhada so formas da expresso de ao ao mesmo tempo condensam expectativas.

Na governana, por exemplo, a coordenao dos atores, grupos sociais e instituies uma condio para recuperar a legitimidade abalada.
INCITAR a idealizao da emancipao humana, a ampliao do conhecimento e a concretizao da razo substantiva na gesto pblica (tenso entre racionalidades instrumental e substantiva).

Desafios de Gesto
Os problemas pblicos so multifacetados, fludos e dinmicos, exigem a implicao de mltiplos expertises e agentes na sua resoluo. Os cidados so coprodutores dos bens e servios pblicos. Implica em: participao, articulao e gesto entre diferentes grupos estratgicos de interesse. Empreendedor (dilogo, confiana, integridade, comprometimento e empoderamento).
9

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

O que significa Desenvolvimento?


Desenvolvimento sustentvel: necessidades atuais e futuras. Custo humano, social e ambiental crescimento econmico? Vdeos:
<http://www.youtube.com/watch?v=YWXtDCzUWIw&feature=fvsr>.
10

Capitalismo e Globalizao O capitalismo se tornou dominante (SINGER, 2002) natural, normal? Competio, eficincia e baixo custo.

11

Capitalismo e Globalizao Globalizao: homogeneizar ? Diferenas locais so aprofundadas. Requer: governos fortes, participao da sociedade e das organizaes.

Desenvolvimento versus Desenvolvimento Social ?


12

Relaes ticas, Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Realizar somente aes ticas que no prejudiquem qualquer um dos grupos envolvidos no processo.
Sustentabilidade social, econmica, ecolgica, cultural, espacial, poltica e ambiental (CATALISA, 2009). Responsabilidade social forte instrumento de atuao social ferramenta. Balano Social.
13

Desenvolvimento local e capital social Fortalecer as potencialidades endgenas. Construir o capital social (organizao social fortalecida). Aumento da eficincia na busca por objetivos locais promovem o desenvolvimento local. Vdeo:
<http://www.youtube.com/watch?v=00zQ6n626bk>.
14

Administrao e Responsabilidade Social Empresas e o Marketing de baixo custo. Friedman versus Keith Davis. Graus de envolvimento: obrigao social, responsabilidade social e sensibilidade social.

15

reas de preocupao social

16

reas Humanas de preocupao social Assdio moral no trabalho


<http://www.youtube.com/watch?v=0KkPYMS7xs4&feature=fvsr>.

Assdio Sexual
<http://www.youtube.com/watch?v=WdCVZIc8IdI>.

Discriminao Racial
<http://www.youtube.com/watch?v=HT0gRt1kHPI>.

17

Consideraes Finais O Estado e a busca pela legitimidade. Conceitos Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentvel, Responsabilidade Social, Capital Social (empoderamento) e Desenvolvimento Local. Dimenses da Sustentabilidade. reas de preocupao Social.
18

Referncias
MAZZEI, Bianca Burdini. Sustentabilidade e Responsabilidade Social (Org) (Introduo e captulo 1) Ed. Especial. Centro Universitrio de Maring, 2009. PHILIPPI JR, Arlindo (Coord. e Org.); SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; FERNANDES, Valdir (Ed.) Coleo Ambiental, 2012. Gesto de natureza pblica e Sustentabilidade (captulos 1 e 2). Disponvel em: <https://cesumar.bv3.digitalpages.com.br/reader#11>. Biblioteca virtual da UniCesumar.
19

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Prof. Me. Mirian Aparecida Micarelli Struett mirian.struett@cesumar.br


20

You might also like