You are on page 1of 16

Imprio Bizantino

Bizncio

Fundada em cerca de 660 a.C. pelo grego Bizas. Importante entroncamento das rotas comerciais que ligam a Europa e a sia. 330- torna-se capital do Imprio Romano, passando a chamar-se Constantinopla, em homenagem a Constantino. 395- o imperador Teodsio dividiu o Imprio Romano em dois, entregando a seus filhos: Arcdio ficou com a parte oriental e Honrio com a ocidental. A parte ocidental passou por uma ruralizao e a oriental manteve-se urbana, com um poder fortemente centralizado na figura do imperador.

Era de Justiniano (527-565)

Era de Justiniano (527-565)

Expanso do imprio com a conquista de reas perdidas da parte ocidental. Revolta de Nika (532)- ocasionada pela insatisfao com os impostos. Num empate em uma corrida de bigas no hipdromo, o imperador quis intervir e escolher o vencedor. A multido, dividida nos grupos azul e verde, gritava nika, nika (vitria em grego). O povo sai do hipdromo, pilha a cidade e invade a Igreja de Santa Sofia. O exrcito bizantino mata cerca de 30 mil pessoas.

Era de Justiniano (527-565)


Cdigo de Justiniano (Corpus Jris Civilis)sintetizava 2000 anos de jurisprudncia romana. Composto por 3 partes: Digesto ou Pandectas (jurisprudncia romana), Institutas (manual para estudantes) e Novelas (leis publicadas no governo de Justiniano). Cesaropapismo- comando do Estado e proteo da Igreja nas mos do imperador, com o objetivo de inificar politicamente o imprio por meio da religio.

Era de Justiniano (527-565)

867- Igreja bizantina no reconhece mais a autoridade da Igreja Romana. Conflitos entre os partidrios dos imperadores romanos e a hierarquia catlica comandada pelos papas culminaram no Grande Cisma do Oriente, em 1054. A cristandade se dividiu em:

*Igreja Ortodoxa- com sede em Constantinopla e


chefiada pelo patriarca da cidade. *Igreja Catlica Apostlica Romana- com sede em Roma e comandada pelo papa.

Economia e Sociedade

Comrcio martimo e terrestre localizao privilegiada artigos de luxo Agricultura atividade fundamental Estrutura social: aristocracia urbana ( grandes proprietrios, altos funcionrios e membros da corte), artesos e pequenos comerciantes, trabalhadores semilivres e escravos. Latifndio nobreza fundiria e mosteiros cultivo pelos servos

Economia e sociedade

Maioria da populao era pobre e trabalhava nos campos. Corporaes de ofcio formadas por oficinas do mesmo ramo, para controlar o preo e o abastecimento. O Estado controlava quase tudo.

Religio e cultura

Religio e cultura
predominante grego Agrupava povos de diferentes origens (grega, romana, armnia, cigana, persa, judaica etc), o que enriqueceu sua cultura. Cristianismo- patriarca de Constantinopla era chefe da hierarquia eclesistica, mas subordinado ao imperador. Produo artstica mescla de exotismo e luxo oriental com a leveza greco-romana.
Lngua

Debates religiosos

Monofisismo- negao da natureza humana do Cristo. Iconoclastia- repdio s imagens dos santos e sua utilizao nos templos, por influncia dos judeus e muulmanos da sia Menor. Camuflava disputas entre imperador e monges, que fabricavam as imagens. Estes no pagavam impostos e diminuam o nmero de camponeses e soldados. Para controlar o poder dos mosteiros, o imperador Leo III proibiu a adorao de imagens em 726. Efeitos: espiritualizao e reforo da hierarquia eclesistica.

Decadncia do Imprio
internos sentimentos separatistas 4 Cruzada tomou Constantinopla e monopolizou seu comrcio Invaso dos turcos otomanos em 1453. Os turcos j haviam tomado vrias regies orientais e aps 50 dias de cerco, comandados por Maom II, tomam Constantinopla, governada por Constantino XII.
Conflitos

Consequncias
Migrao

de intelectuais bizantinos para a Pennsula Itlica, preservando a cultura clssica e influenciando no Renascimento. Unio dos europeus em busca de novas rotas para o Oriente. A civilizao bizantina permaneceu aps 1453.

You might also like