You are on page 1of 43

Financeira

Gesto

A diferena entre contabilidade e gesto financeira


A contabilidade tem a preocupao com os fatos histricos ocorridos dentro de um determinado perodo de tempo. A gesto financeira tem preocupao com as entradas e sadas de caixa da empresa, no importando o perodo de registro

Compra de Material

Entrega do Material

Produo

Venda

Pagamento da compra

Recebimento da venda

Viso da produo Viso da economia Viso da Administrao Financeira

DEPARTAMENTO FINANCEIRO

FUNO
Preocupa-se a conciliao bancria com a proviso e pagamento de fornecedores, colaboradores, etc.

Contas a pagar/tesouraria

Contas a receber

Preocupa-se com o crdito aos clientes com a cobrana e controla o desconto de duplicatas (recebveis).

O Gerente Financeiro tem por objetivo: Supervisionar as reas de contas a receber e contas a pagar. Fazer o planejamento financeiro com base nas informaes das reas de Contas a receber e a pagar. Vender a imagem da empresas s instituies financeiras e fornecedores.

O principal relatrio da gesto financeira o fluxo de caixa (FC).

O fluxo de caixa o mapa de navegao da rea financeira da empresa. O FC mostra a posio financeira da empresa a cada momento e desta forma uma ferramenta fundamental para o planejamento da empresa.

O Fluxo de Caixa um instrumento importante na negociao com bancos e na tomada de deciso. Uma empresa organizada no pega de surpresa na hora de tomar recursos em bancos (ou instituies financeiras).

Empresas que demonstram desorganizao financeira pagam mais caro na toma de recursos

Este modelo de Fluxo de Caixa, mostra a posio de caixa a cada dia do ms, que pode ser projetado por todos os meses do ano.

Quanto maior a projeo mais facial ser o planejamento financeiro.

Dois outros relatrios fundamentais para a gesto financeira o Balano Patrimonial (PB) e a Demonstrao de Resultado do exerccio Muito embora as empresas que no esto enquadradas na lei 6404/76(Lei da S/A), importante que estas demonstraes sejam feitas para o gerenciamento financeiro.

Anlise da situao financeira da empresa, atravs de ndices

Os ndices de Liquides so muito utilizados por instituies financeiras para a liberao de crdito. O objetivo destes ndices o de apurar a sade financeira das empresas e sua capacidade de honrar suas obrigaes financeiras.

ndices de Liquidez Corrente


Indicam a situao financeira de uma empresa, ou seja, a sua capacidade pagar as dvidas.
Liquidez Corrente = Ativo Circulante(*) Passivo Circulante(*)
(*) O circulante tambm chamado de corrente

Indica quanto a empresa possui no ativo circulante para cada $ de dvida no passivo circulante. Quanto maior, melhor a capacidade de pagamento.

ndices de Liquidez Seca


Liquidez Seca = Ativo circulante - estoque Passivo Circulante
Indica quanto a empresa possui em seus ativos mais lquidos disponvel, aplicaes financeiras e valores a receber de clientes - para cada $ de dvida no passivo circulante. Quanto maior, melhor a capacidade de pagamento. Se o ndice de liquidez seca ruim mas a empresa possui estoques de produtos acabados (no obsoletos ou deteriorados) em condies de venda rpida, pode indicar uma boa situao financeira.

ndices de Liquidez Geral


Liquidez Geral = Ativo Circulante + Realizvel a longo prazo Passivo Circulante + Exigvel a longo prazo

Indica quanto a empresa possui em ativos de curto e longo prazos para cada $ de dvida total. Quanto maior, melhor a capacidade de pagamento.

Gesto Financeira
A gesto financeira um conjunto de aes e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a anlise e o controle das atividades financeiras da empresa

16

Objetivo:
O objetivo da gesto financeira melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimnio por meio da gerao de lucro lquido proveniente das atividades operacionais.

17

Principio da Administrao Financeira


A funo financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com a deciso de se fazer um investimento e deciso de se fazer um financiamento, sem esquecer que estas duas funes principais esto interligadas.
18

Principais funes da Administrao Financeira


- Anlise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar aes necessrias para obter melhorias;

19

- A boa utilizao dos recursos financeiros: analisar e negociar a captao dos recursos financeiros necessrios, bem como a aplicao dos recursos financeiros disponveis;

Principais funes da Administrao Financeira


Crdito e cobrana: analisar a concesso de crdito aos clientes e administrar o recebimento dos crditos concedidos;
Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa;
21

Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas s vendas a prazo e contas a pagar relativas s compras a prazo, impostos e despesas operacionais;

Decises de investimento
Investimento toda aplicao de capital em algum ativo, tangvel ou no, para obter determinando retorno no futuro.

23

Decises de investimento
Ativo Ativo Circulante Caixas e bancos Contas a receber Estoques Outros Realizvel a Longo Prazo Contas a receber Adiantamento a coligadas Ativo Permanente Imobilizado Investimento Questes a serem respondidas -Onde esto aplicados os recursos financeiros? -Quanto em ativos circulantes?quanto em permanentes? Em quais? -Qual a melhor composio dos ativos? -Qual o risco do investimento? -Qual o retorno do investimento? -Quais as alternativas de investimentos? -Como decidir em que ativos investir? -Como maximizar a rentabilidade dos investimentos existentes? -O que deve ser descartado, reduzido ou eliminado para criar valor?

24

Decises de Financiamento
A composio de recursos da empresa chamada de Estrutura Financeira e pode ser verificada no lado direito do Balano Patrimonial - o Passivo. As necessidades especficas de cada ramo do negcio, do porte da empresa, da condio econmica do pas e outros fatores , iro determinar que tipos de pergunta fazer.
26

Decises de Financiamento
As decises de financiamento envolvem a escolha da estrutura de capital , a determinao do custo de capital e a captao de recursos. Remetem definio das fontes de financiamento a serem utilizadas nas atividades da empresa e nos projetos de investimento.
27

Decises de Financiamento
Os recursos financiados advm de duas fontes: o capital prprio capital de terceiros.

28

O capital prprio formado por recursos dos proprietrios e acionistas da empresa. Pessoas fsicas e jurdicas superavitria aplicam seus recursos excedentes nas empresas por meio de compra de aes no mercado de capitais.

A motivao para esses aplicadores o lucro representado pela distribuio de dividendos, alta no valor das aes no mercado e distribuio de bonificaes.

Decises de Financiamento
O capital de terceiros entra na empresa por meio de emprstimos e financiamentos obtidos junto a instituies financeiras.

31

Esses recursos demandam o pagamento de valores, representando a amortizao do principal e juros. Os juros constituem a remunerao dos recursos tomados emprestados.

As dvidas da empresa com fornecedores, com funcionrios e com o governo constituem recursos de terceiros disposio da empresa

Decises de Financiamento
Passivo Passivo circulante Fornecedores Emprstimo e financiamento Debntures CP Outros ELP Financiamentos Patrimnio lquido Capital Social Reservas Prejuzo acumulado Questes a serem respondidas -Qual a estrutura de capital? -De onde vem os recursos? -Qual a participao de capitais de terceiros? -Qual o perfil de endividamento? -Qual o custo de capital? Como reduzi-lo? -Quais as fontes de financiamento utilizadas e seus respectivos custos? -Quais deveriam ser substitudas ou eliminadas? -Qual o risco financeiro? -Qual o sincronismo entre os vencimentos das dvidas e a gerao de meios de pagamentos?
34

Busca de Resultados

36

Busca de Resultados
Demonstrao de resultados Receita operacional (-) Dedues da receita (=) Receita operacional liquida (-) Custos operacionais (=) Resultado Operacional Bruto (-) Despesas operacionais (=) Resultado operacional (+) Resultado no operacional (=)Lucro antes do IR (-) IR Questes a serem respondidas -Quais os resultados obtidos? Como mant-los ou melhor-los? -Qual o crescimento das vendas? E dos custos ? E das despesas? -Qual a participao percentual dos custos e das despesas em relao s receitas? -Qual a margem lquida de venda? -Quais os custos e despesas que podem ser reduzidos? -As receitas obtidas esto compatveis com os investimentos? -Os lucros tem atingidos as metas estabelecidas? Como so quando comparados com os das melhores empresas do ramo? 37

(=) Lucro Lquido do Exerccio

EM GRUPO

38

Concluso
A administrao das finanas da sua empresa pode e ser determinante para atingir o seu objetivo final, LUCRO. Quanto maior for o controle sobre as contas melhor ser o gerenciamento financeiro, mas controle o que realmente importante. As empresas no falem por falta de vendas mas por falta de Administrao.

Apesar

de

parecer

complicado

controle

financeiro da empresa, hoje com o apoio de

sistemas de gesto fica muito mais simples


obteno de informaes, porm importante saber traduzir os dados fornecidos pelo sistema para que se possa alterar o rumo do negcio antes de atingir limites indesejveis.

PERDENDO DINHEIRO COM CARTO DE CREDITO

DICAS PARA LIQUIDAR DVIDAS

You might also like