You are on page 1of 19

"Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviar um outro Consolador, a fim de que

fique eternamente convosco: - O Esprito de Verdade, que o mundo no pode receber, porque o no v e absolutamente o no conhece. Mas, quanto a vs, conhec-lo-eis, porque ficar convosco e estar em vs. - Porm, o Consolador, que o Santo Esprito, que meu Pai enviar em meu nome, vos ensinar todas as coisas e vos far recordar tudo o que vos tenho dito." Joo 14, vv. 15, 16, 17, 26.

1. Conceito de Espiritismo
O Espiritismo , ao mesmo tempo, uma cincia de observao e uma doutrin filosfica. Como cincia prtica, ele consiste nas relaes que se estabelecem entre ns e os Espritos; como filosofia, compreende todas as conseqncias morais que dimanam dessas mesmas relaes. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo uma cincia que trata da natureza, origem e destino dos Espritos, bem como de suas relaes com o mundo corporal. O Que O Espiritismo, Allan Kardec.

O Espiritismo a cincia nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusveis, a existncia e a natureza do mundo espiritual e as suas relaes com o mundo corpreo. Ele no-lo mostra, no mais como coisa sobrenatural, porm, ao contrrio, como uma das foras vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenmenos at hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domnio do fantstico e do maravilhoso. a essas relaes que o Cristo alude em muitas circunstncias e da vem que muito do que ele disse permaneceu ininteligvel ou falsamente interpretado. O Espiritismo a chave com o auxlio da qual tudo se explica de modo fcil.

Allan Kardec, Evangelho segundo o Espiritismo.

2. Objeto do Espiritismo
Assim como a Cincia propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princpio material, o objeto especial do Espiritismo o conhecimento das leis do princpio espiritual. Ora, como este ltimo princpio uma das foras da Natureza, a reagir incessantemente sobre o princpio material e reciprocamente, segue-se que o conhecimento de um no pode estar completo sem o conhecimento do outro. Allan Kardec,A Gnese.

Continuao
O Espiritismo e a Cincia se completam reciprocamente; a Cincia, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenmenos s pelas leis da matria; ao Espiritismo, sem a Cincia, faltariam apoio e comprovao. O estudo das leis da matria tinha que preceder o da espiritualidade, porque a matria que primeiro fere o sentidos. Se o Espiritismo tivesse vindo antes das descobertas cientficas, teria abortado, com tudo quanto surge antes do tempo. Allan Kardec,A Gnese.

Os fatos ou fenmenos espritas, isto , produzidos por Espritos desencarnados, so a substncia mesma da Cincia Esprita, cujo objeto o estudo e conhecimento desses fenmenos, para fixao das leis que os regem [...].
Pedro Franco Barbosa, Espiritismo Bsico.

O ESPIRITISMO FILOSFICO
O Espiritismo uma doutrina essencialmente filosfica. Analisando a natureza humana, algumas questes vm atravessando sculos e civilizaes : existe Deus ? de onde viemos ? para onde vamos ? por que estamos na Terra ? por que e para que tanta luta ? existe vida aps a morte ? se existe, o homem feliz ou infeliz aps a morte ?

O aspecto filosfico do Espiritismo ocupa-se com a finalidade da vida e com a destinao da alma. Mostra-nos atravs de um racionio lgico que fomos todos criados simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento e sem moral desenvolvida, e que atravs de vidas sucessivas caminhamos para a nossa destinao que a felicidade.

O objetivo da evoluo, a razo de ser da vida, no a felicidade terrestre, como muitos erradamente crem, mas o aperfeioamento de cada um de ns, e esse aperfeioamento devemos realiz-lo por meio de trabalho, do esforo, de todas as alternativas da alegria e da dor, at que ns tenhamos desenvolvido completamente e elevado ao estado celeste. Leon Denis, O problema do ser, do destino e da dor.

O ESPIRITISMO CIENTFICO
Ocupa-se essencialmente com os fenmenos espritas, isto , os fenmenos produzidos por espritos. positivo e experimental como a cincia do mundo, mas no se perde hipteses metafsicas, nem muito menos abandona a investigao pelo simples fato de os fenmenos no poderem ser repetidos a qualquer hora ou em qualquer lugar.

Observando e analisando os fenmenos medinicos e anmicos, o Espiritismo utiliza-se do mtodo analtico ou indutivo. Seu objetivo de estudo a existncia do Esprito, a sua sobrevivncia a morte fsica e a sua volta ao mundo material, fato esse denominado de reencarnao. No descarta, porm, a influncia da mente sobre o corpo e pondera que essa influncia perfeitamente possvel depois que o esprito retorna ao mundo espiritual, desde que h um elemento de natureza intermediria entre os dois mundos. Descortina, ento, o perisprito, o seu papel como mediador plstico entre o Esprito e o corpo fsico.

Revestimento temporrio, imprescindvel encarnao e reencarnao, tanto mais denso ou sutil, quanto evoludo seja o Esprito que dela se utiliza. Tambm considerado como corpo astral, exterioriza-se atravs e alm do envoltrio carnal, irradiando-se como energia especfica ou aura. Joanna de ngelis, Estudos Espritas.

A cincia esprita tem, portanto, a finalidade da comprovao, da consolidao da realidade do esprito. Atraiu sempre para as suas lides homens notveis, compromissados apenas com a verdade.

As grandes vozes dos Crookes, dos Wallaces, dos Zlners, proclamou que, do exame positivo dos fenmenos espritas resulta claramente a convio de que a alma imortal e que no s ela no morre, mas tambm pode manifestra-se aos humanos, por meio de leis ainda pouco conhecidas que regem a matria impondervel.
Gabriel Delanne, O Fenmeno Esprita.

O ESPIRITISMO RELIGIOSO
O aspecto religioso fundamenta-se em Jesus, conforme se l na questo 625 de O Livro dos Espritos :
625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para, lhe servir de guia e modelo ? "Jesus." A idia de religio est comumente ligada a uma organizao sacerdotal, culto institudo, prticas rituais, dogmas e crendices. O Espiritismo "prega" a f raciocinada, sem misticismos e segredos iniciticos, na forma integral e consciente de conduta humana diante do criador (Barbosa) tendo como lema "fora da caridade no h salvao."

Desta forma, o Espiritismo estimula o homem pratica da bondade, da fraternidade, do altruismo, da humildade, do trabalho incessante em prol da felicidade do nosso prximo. Com a Doutrina Esprita: O Esprito voltou a ser conceituado e tido na sua legtima acepo, demonstrando, pela insofismvel linguagem dos fatos, a realidade, em rigoroso apelo ao pensamento e razo, no sentido de fazer ressurgir a tica religiosa do Cristianismo. Atravs desse renascimento cristo, ope-se uma barreira ao materialismo e aponta-se ao que sofre o infinito horizonte do amanh ditoso que espera aps vencidas as dificuldades do momento, superadas as limitaes, esprito que , em marcha na direo da verdade." Joanna de ngelis, Estudos Espritas.

"O Espiritismo, longe de ser um adversrio da religio, uma poderosa alavanca para o erguimento desta em todas as conscincias, pois no s a sua filosofia ricamente consoladora, como os fatos que vm reforar sua veracidade, o atesta exuberantemente, sem que at agora pudessem ter sido contestados." Srgio Loureno, Conceitos de Caibar Schutel

Allan Kardec, em discurso na Sociedade Parisiense de Estudos Espritas, afirmou, conforme a Revista Esprita de dezembro de 1868 : "O Espiritismo uma religio e ns nos ufanamos disso." E na V parte da concluso de O Livro dos Espritos, afirma o mestre lions : "O Espiritismo forte porque assenta sobre as prprias bases da religio: Deus, a alma, as penas e as recompensas futuras; sobretudo, porque mostra que essas penas e recompensas so corolrios naturais da vida terrestre, e ainda, porque, no quadro que apresenta no futuro, nada h que a razo mais exigente possa recusar." Allan Kardec, O Livro dos Espritos.

You might also like