You are on page 1of 57

Fernanda Branco Belizrio

A DEONTOLOGIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA PROPOSTA DE INTERSECO ENTRE O FUNCIONALISMO E O MARXISMO

Roteiro da apresentao
O Discurso Oficial da empresa

O funcionalismo e o discurso oficial da empresa analisado sob a tica das virtudes

O Discurso Crtico da empresa Marxismo e o discurso estratgico da responsabilidade social inseridos numa tica pragmtica

Responsabilidade Social e manuteno do Status quo Responsabilidade Social, Caridade, Filantropia ou tudo egosmo mesmo? No fim das contas o que a empresa quer?

Objetivos
Duas linhas diferentes de pensamento se interpoem dentro desse discurso:
Necessidade das empresas assumirem seus papis de integrantes do universo social e ajudar as pessoas a viverem melhor; Responsabilidade social como estratgia para garantir uma boa imagem, colaborando com a sociedade tendo em vista segundas intenes.

Analisando o discurso temos que:


Funcionalismo como justificativa principal da primeira afirmativa; Marxismo como base da segunda afirmao

Pessoas

Empresa
Funcionrios

Funcionalismo
Funcionalismo
As organizaes de trabalho as empresas so vistas como comunidades e os funcionrios como membros dessas comunidades O funcionalismo reitera a necessidade de valorizar o universo consensual em que todos tm o mesmo valor enquanto porta-vozes.

Objetivo da empresa consensual: a lei da ao e reao = fazer o bem para receber de volta.

Contextualizando o conceito.

DISCURSO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA VISO FUNCIONALISTA

O ambiente eminentemente harmnico e solidrio do funcionalismo serve de base para esse discurso da Responsabilidade Social;
Surge do reconhecimento da empresa como um agente social e engajada nas questes de interesse pblico;

Visa ajudar a manter a homeostasis perdida pela incompetncia do estado.

Evoluo tecnolgica: Conhecimento o maior ativo da empresa; Transparncia: consumidor (sociedade) mais crtica e atenta, trazendo de volta o papel regulatrio perdido pelo Estado resgatado pela sociedade civil Humanizao das relaes da empresa A empresa no poder agregar valor somente a si, mas a todos

A DOUTRINA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EM ANLISE NA TEORIA FUNCIONALISTA

Responsabilidade Social uma nova maneira de definir o entendimento que a empresa tem de si e como deve agir (com seus clientes, seu funcionarios, a sociedade...) Funcionalismo como Modelo de Gesto

RS na Viso Funcional
Obrigao Legal ou apenas responsabilidade Comportamento responsvel no sentido tico; Contribuio caridosa (!) Ser socialmente consciente

Todas as afirmaes acima possuem um nucleo em comum: A empresa a grande provedora do bem estar; A empresa como grande articuladora no atendimento da demanda de todos, no s no desenvolvimento economico mas no desenvolvimento social. A empresa no lugar do estado

Resumidamente, as definies relacionam a responsabilidade social da empresa forma de conduzir os negcios (gesto, modelo a ser seguido), forma de integrao social (preocupao com o ambiente em que est inserida) e um meio de prestar contas sociedade (moralismo, sociedade civil reguladora das aes da empresa).

Responsabilidade Social (Inst. Ethos)


Responsabilidade Social uma forma de conduzir os
negcios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsvel pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsvel aquela que possui capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionrios, prestadores de servio, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorpor- los no planejamento de suas atividades, buscando atender s demandas de todos e no apenas dos acionistas ou proprietrios.

De Aristteles McIntyre

TICA DE VIRTUDES: COMO A EMPRESA ENXERGA SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Hoje, a chamada tica de Virtudes apresentase como um modo peculiar de compreender a vida moral em que preciso dar mais ateno s circunstncias particulares dos agentes e formao de seu carter por meio do cultivo dos bons hbitos que formam as pessoas virtuosas.

Prtica
Para chegar a um conceito contemporneo de virtude, devemos seguir trs passos bsicos: 1) o entendimento do que prtica; 2) a explicao de uma ordem narrativa que d coerncia vida humana; 3) uma explicao sobre a tradio moral.

Segundo MacIntyre, prtica : qualquer forma coerente e complexa de atividade humana cooperativa, socialmente estabelecida, por meio da qual os bens internos a essa forma de atividade so realizados durante a tentativa de alcanar os padres de excelncia apropriados para tal forma de atividade, e parcialmente dela definidores, tendo como conseqncia a ampliao sistemtica dos poderes humanos para alcanar tal excelncia, e dos conceitos humanos dos fins e dos bens envolvidos

Bens Externos Visam algo externo (Lucro, posse, finito, exclusivo) Bens Internos Visam a excelncia (Tornar-se melhor naquilo que voc pratica, perene, inclusivo)

Virtude: Uma definio


a virtude uma qualidade humana adquirida, cuja posse e exerccio costuma nos capacitar a alcanar aqueles bens internos s prticas e cuja ausncia nos impede de alcanar tais bens A virtude da responsabilidade social seria uma referncia para definir as relaes de prtica, um meio para se chegar a excelncia.

Funcionalismo

Marxismo

Responsabilidade Social mais palpvel?

Ok, discutimos o funcionalismo... E agora? Onde entra a interseo do Funcionalismo nessa histria toda? Vamos desconstruir o Discurso Oficial com o Discurso Crtico Tendo o marxismo como base de anlise (quebra em pequenas partes), se desconstruir e se reconstruir quase que em seguida a idia de Responsabilidade Social, seus aspectos estratgicos e funcionalistas.

Recapitulando...
Sob o enfoque funcional, a empresa aparece como um agente dessas aes solidrias e, ao perceber as deficincias de outros agentes como o governo ajuda mais do que seria sua funo para atingir os objetivos societrios. Dentre essas substituies aparece a responsabilidade social para indicar a melhor forma de agir de acordo com os interesses da sociedade. Uma atitude virtuosa, pois ela sacrifica os bens externos prtica empresarial em favor dos bens internos essa prtica.

No entanto, o paradigma funcionalista emerge como um conjunto coerente de explicao das aes empresariais partindo do pressuposto de que todos agem a favor do bem comum.

As empresas so espaos de representaes sociais

A ideologia provoca a crena cada vez que a representao que oferece pode ter um correspondente mesmo aproximativo do lado da realidade.

Funcionamento de uma organizao em sistemas (ENRIQUEZ)

Cultural

Simblico

Imaginrio

Assim, considerando a empresa um aparato que colabora para a edificao e prevalncia de certas vises de mundo podemos considerar o funcionalismo como uma das estratgias de luta para a explicao do mundo. Este comea em um ponto posterior ao marxismo: se este ltimo comea falando sobre a formao dos esquemas de interpretao da realidade e como eles podem (e so) desviados para o benefcio de certos grupos, o funcionalismo comea claramente em uma explicao. um mero exemplo de como se opera uma representao social.

O funcionalismo do consenso esconde uma sociedade de luta de classes em conflito permanente pela definio legtima do valor das coisas (ideologia dominante). A empresaagente da sociedade um espao de conflito que cria representaes para manter ou aumentar seu lucro funo primria de sua existncia.

Uma representao que dissimula os interesses pelo lucro e reitera a busca da empresa pela harmonia na sociedade, desencorajando a luta e o questionamento. Assim a empresa virtuosa d lugar empresa pragmtica que estabelece como bem o seu lucro e delineia, estrategicamente, os meios para alcanar esse fim. Neste ponto, encontramos a convergncia das correntes funcionalista e marxista.

O marxismo entende o paradigma

funcionalista de uma s forma:

discurso de alienao

O funcionalismo a ideologia da conciliao a todo preo e por isso no uma boa teoria para explicar os fenmenos sociais, uma vez que ignora ou considera patolgico, o que as sociedades civilizadas tm de imanente: o conflito.

Como acreditar que todos estamos a postos para defender a estabilidade social e o bemcomum antes de nossos prprios interesses, sejam ou no condizentes com os dos outros?

A alienao [...] coloca o indivduo na certeza e no na busca da verdade; d ao indivduo a satisfao do desejo de ser hipnotizado (guiado sem necessidade de raciocnio, que pode ser destruidor das iluses) e seu desejo de ser amado pelo senhor e por seus irmos (mesmo que se trate de um simulacro); revela uma singularidade que d a sensao de que todos podem ser heris; coloca os homens no campo do bem, do puro ao lhes fornecer uma neurose coletiva amvel e montando barreiras contra a angstia.

O fetichismo e a reificao so mecanismos para dificultar a tomada de conscincia dos agentes sobre seu papel na construo da histria. Dar vida ao que no tem e tirar a capacidade de ao de quem a possui a definio clssica da alienao como inverso do mundo. Os homens so vistos como prolongamento das mquinas e so tratados como mercadorias. Cada um tem o seu Deus para adorar: o contador os seus nmeros, o informtico sua mquina, o desenhista a beleza de seu projeto

A empresa, muito alm de ser uma instncia criadora de representaes sociais tambm um espao do clculo, da racionalidade, do dever ser pragmtico. Seria uma iluso comearmos a pensar que na empresa s exista a economia do pensamento. Qualquer departamento da empresa: comunicao, recursos humanos, finanas, suprimentos etc. so comandados pela estratgia e pelo raciocnio. Por motivos que explicaremos a seguir, a responsabilidade social se situa em uma zona intermediria entre as representaes calculadas e as alienadas.

A construo da representao social da empresa, por exemplo, a preocupao em criar uma imagem, a reputao, os gerenciamentos de crise, a comunicao com os funcionrios legitima, faz crer em cones, reduz a empresa como espao social de luta simblica, para a aplicao de adjetivos explicativos de sua atividade, funo social, pensamentos.

Cinismo? Dissimulao?

A responsabilidade social uma representao social estratgica.

Uma representao que dissimula os interesses pelo lucro e reitera a busca da empresa pela harmonia na sociedade, desencorajando a luta e o questionamento. Assim a empresa virtuosa d lugar empresa pragmtica que estabelece como bem o seu lucro e delineia, estrategicamente, os meios para alcanar esse fim. Neste ponto, encontramos a convergncia das correntes funcionalista e marxista.

O discurso cnico (Estratgico [!]) v a responsabilidade social como um meio de melhorar a imagem, a competitividade e no um fim em si mesma. Dessa forma, a ao social passa a ser uma conseqncia da responsabilidade social, no a sua finalidade.

Essa imposio tem um objetivo: a seleo dos projetos sociais precisa ter uma repercusso rpida para que o investimento atinja suas finalidades de forma lucrativa. Se a empresa se dedicasse a atender as demandas da sociedade, ela no poderia pensar em um retorno estratgico, pois existe uma diferena entre a repercusso de doaes de cestas bsicas para uma creche no entorno de uma fbrica e um projeto nacional de educao. Nesse sentido, a filantropia entra como a grande recusa estratgica.

Princpios da estratgia em Resp. Social

Basicamente, a estratgia revelada da responsabilidade social busca trs fatores que se interrelacionam: imagem, competitividade e lucro

A compensao de uma ao ruim por outra boa uma possibilidade de melhorar a imagem.

A responsabilidade social vista como um bom atributo e uma justificativa para vender mais caro.

Ao contrrio da tica de virtudes, o discurso crtico da empresa denuncia o dever ser estratgico. O dever ser que prev o clculo para se alcanar objetivos. Diferente da tica de virtudes, a tica pragmtica no impe valores universais, ela flutua conforme os interesses do agente.

A funo da representao da responsabilidade social tambm um produto da estratgia cuja finalidade adjetivar a empresa, mascarando-a como espao social de luta, ocultando a imposio arbitrria de valores e reproduzindo a dominao simblica. Assim, a maior virtude de uma empresa conseguir criar e sustentar uma representao ao produzir o discurso responsvel que seja crvel aos que necessitam acreditar. Tal comodidade, ou, preocupao com os efeitos das aes, muito longe de serem virtuosos, esto fundados num dever ser pragmtico, em que a virtude s mais uma ao.

Ora, no preciso dizer que uma empresa, por mais cidad que pretenda ser, no investe para perder. As contrapartidas esperadas no so apenas da ordem de uma poltica comercial inteligente que sabe jogar com a imagem da marca junto aos seus consumidores. Elas podem daqui em diante significar a reivindicao de um poder e de um papel crescente nos negcios pblicos

Cada um tem o direito de levar a sua vantagem, ento, a empresa lucra com a imagem (de socialmente responsvel) e gasta ajudando a sociedade (de socialmente responsvel!). Os meios justificam os efeitos. A empresa lucra (efeito) de forma legtima se investe na responsabilidade social (meios) para isso.

Concluses
A responsabilidade social est no meio de um paradoxo aparente, est entre a alienao e o cinismo.

A alienao combina a empresa como aparelho ideolgico, produtora de representaes simbolicamente marcadas, os trofus e as instncias de legitimao aceitas pelo grupo.

O cinismo s pode se manifestar na parte racional e calculada desse processo. Quando revelam sua dimenso estratgica, as empresas atuam como criadoras de representaes interessadas cujo objetivo nico: dar lucro. A responsabilidade social guarda na sua estratgia a possibilidade de criar uma boa-vontade dos pblicos e fazer com que sejam mais generosos com as empresas, agindo com boa-vontade.

Assim, o cinismo da responsabilidade social est em produzir racionalmente a alienao como condio necessria de sua prpria estratgia. A alienao necessria ao cinismo, pois que faz parte de sua criao. Sem alienar, o discurso no pode ser estratgico, pois essa a sua finalidade.

O estudo da ao o estudo da tica. tica nas relaes. tica pedaggica. tica que recalca nossas pulses egostas em funo das pulses altrustas da civilizao. Se abdicar dos meus desejos para viver em sociedade necessrio. A dominao simblica que desfila por e para meus olhos no me permite saber quem ela , mas ao mesmo tempo, pode definir quem eu sou, e o que eu posso preferir. Assim, ela fornece as frmulas para que conquistem minha maneira de enxergar o mundo.

You might also like