You are on page 1of 69

BIOMAS BRASILEIROS

Prof: Gustavo Esteves

BIOMAS
Bioma um conjunto de diferentes ecossistemas, que possui certo nvel de homogeneidade. So as

comunidades biolgicas, ou seja, as populaes de


organismos da fauna e da flora, interagindo entre si e

interagindo tambm com o ambiente fsico, chamado


bitopo.

Os principais biomas do mundo


Imagem: Biomas do mundo / Autor desconhecido / http://dorareviewschool.pbworks.com/w/page/18104153/Biomas%20do%20Mundo

Os principais biomas brasileiros


Floresta amaznica;

Cerrado;
Caatinga; Campos; Mata atlntica; Pantanal; Manguezal; Mata dos cocais; Mata araucria.
Imagem: Vegetao de Mata Atlntica virgem / Autor desconhecido / Creative Commons 3.0

FLORESTA AMAZNICA

Imagem: Floresta Amaznica / Jason Auch / Creative Commons 2.0 / http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Anavilhanas1.jpg

Extenso aproximada: 4.196.943 quilmetros quadrados

A Amaznia a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil ocupa quase metade (49,29%) do territrio nacional. Esse bioma cobre totalmente cinco Estados (Acre, Amap, Amazonas, Par e Roraima), quase totalmente Rondnia (98,8%) e parcialmente Mato Grosso (54%), Maranho (34%) e Tocantins (9%). Ele dominado pelo clima quente e mido (com temperatura mdia de 25 C) e por florestas. Tem chuvas torrenciais bem distribudas durante o ano e rios com fluxo intenso.

O bioma Amaznia marcado pela bacia amaznica, que escoa 20% do volume de gua doce do mundo. No territrio brasileiro, encontram-se 60% da bacia, que ocupa 40% da Amrica do Sul e 5% da superfcie da Terra, com uma rea de aproximadamente 6,5 milhes de quilmetros quadrados. Caracteriza-se pela presena de rvores de grande porte, situadas bem prximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na regio quente e mido, as rvores possuem folhas grandes e largas.

uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por rvores de grande porte, situando-se prximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta no muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta formada pela decomposio de folhas, frutos e animais mortos. Este rico hmus matria essencial para as milhares de espcies de plantas e rvores que se desenvolvem nesta regio. Outra caracterstica importante da floresta amaznica o perfeito equilbrio do ecossistema. Tudo que ela produz aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na regio tambm colabora para o seu perfeito desenvolvimento.

Problemas atuais enfrentados pela floresta amaznica:


Um dos principais problemas o desmatamento ilegal e predatrio. as queimadas preparam os terrenos para os grandes projetos agropecurios.Dados recentes da WWF salientam que 15% da Amaznia foi destruda.E o que mais grave: o novo Cdigo Florestal Brasileiro pode acelerar essa destruio, pois prev que reas maiores de mata possam ser desmatadas na Amaznia. Outro problema a biopirataria na floresta amaznica. Com a descoberta de ouro na regio (principalmente no estado do Par), muitos rios esto sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercrio no garimpo, substncia que est contaminando os rios e peixes da regio. A Amaznia , tambm, a principal fonte de madeira de florestas nativas do Brasil. O setor florestal contribuiu com 15% a 20% dos Produtos Interno Bruto (PIB) dos estados do Par, Mato Grosso e Rondnia. A regio apresenta ndices scioeconomicos muito baixos, enfrenta obstculos geogrficos e de falta de infra-estrutura e de tecnologia que elevam o custo da explorao.

CAATINGA

Imagem: Caatinga/ Autor Desconhecido / Domnio Pblico / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pereiros_na_caatinga.jpg

Extenso aproximada: 844.453 quilmetros quadrados A Caatinga, cujo nome de origem indgena e significa mata clara e aberta, exclusivamente brasileira e ocupa cerca de 11% do pas. o principal bioma da Regio Nordeste, ocupando totalmente o Cear e parte do Rio Grande do Norte (95%), da Paraba (92%), de Pernambuco (83%), do Piau (63%), da Bahia (54%), de Sergipe (49%), do Alagoas (48%) e do Maranho (1%). A caatinga tambm cobre 2% de Minas Gerais. A Caatinga apresenta uma grande riqueza de ambientes e espcies, que no encontrada em nenhum outro bioma. A seca, a luminosidade e o calor caractersticos de reas tropicais resultam numa vegetao de savana estpica, espinhosa e decidual (quando as folhas caem em determinada poca). H tambm reas serranas, brejos e outros tipos de bolso climtico mais ameno. Esse bioma est sujeito a dois perodos secos anuais: um de longo perodo de estiagem, seguido de chuvas intermitentes e um de seca curta seguido de chuvas torrenciais (que podem faltar durante anos). Dos ecossistemas originais da caatinga, 80% foram alterados, em especial por causa de desmatamentos e queimadas.

As principais caractersticas da caatinga so:

- forte presena de arbustos com galhos retorcidos e com razes profundas;

- presena de cactos e bromlias;

- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em pocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de gua por evaporao);

- as folhas deste tipo de vegetao so de tamanho pequeno;

Exemplos de animais que vivem na caatinga


A Fauna da caatinga, ao contrrio do que muitos pensam, muito rica. Existem centenas de espcies vivendo neste bioma. Podemos citar entre as principais: Veado-catingueiro Pre Gamb

Sapo-cururu
Cutia Tatu-peba Ararinha-azul Asa-branca Sagui-de-tufos-brancos

Exemplos de vegetao da caatinga:

Arbustos: aroeira, angico e juazeiro


Bromlias: caro Cactos: mandacaru, xique-xique e xique-xique do serto

Em funo da criao de gado extensivo na regio, pesquisadores esto alertando para a diminuio deste tipo de formao vegetao. Em alguns locais do semirido j so encontradas regies com caractersticas de deserto.

Curiosidades:

- Durante o perodo de seca, o gado da regio alimenta-se do mandacaru (rico em gua). J algumas espcies de bromlias (exemplo da caro) so aproveitadas para a fabricao de bolsas, cintos, cordas e redes, pois so ricas em fibras vegetais.

- Dia 28 de abril comemorado o Dia Nacional da Caatinga.

IMPACTOS AMBIENTAIS NA CAATINGA


A ocupao do Serto nordestino foi feita no perodo denominado ciclo do gado, assim chamado por ter na pecuria sua principal atividade econmica. A forma extensiva com que foi realizada, sem maiores cuidados com os solos utilizados, tornou a pecuria no s a responsvel pelo povoamento do serto, mas uma das principais causas da devastao da caatinga. A maior parte da caatinga j desapareceu, e 68% sofreram profundas alteraes causadas pelo homem. Do que restou, cerca de 3% recebe algum tipo de proteo ambiental. Os grandes latifundirios so os grandes responsveis por essa degradao, pois alem de desmatar a vegetao original, monopolizam o uso dos audes ,provocando seu assoreamento. As guas do So Francisco, o nico rio perene da regio, so usadas para a irrigao, provocando a salinizao do solo. Outro problema ambiental refere-se ao processo de desertificao de grandes reas da caatinga, provocado pelo desmatamento da vegetao nativa (agropecuria e lenha) e pela degradao do solo. Alm disso, vrios tipos de industria utilizam espcies arbreas nativas para a produo de energia.

Cerrado

Imagem: Cerrado / Autor Desconhecido / Public Domain / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cerrado.jpg?uselang=pt-br

Extenso aproximada: 2.036.448 quilmetros quadrados O Cerrado o segundo maior bioma da Amrica do Sul e cobre 22% do territrio brasileiro. Ele ocupa totalmente o Distrito Federal e boa parte de Gois (97%), de Tocantins (91%), do Maranho (65%), do Mato Grosso do Sul (61%) e de Minas Gerais (57%), alm de cobrir reas menores de outros seis Estados.

no Cerrado que est a nascente das trs maiores bacias da Amrica do Sul (Amaznica/Tocantins, So Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aqufero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6,5 mil espcies de plantas j catalogadas. No Cerrado predominam formaes da savana e clima tropical quente submido, com uma estao seca e uma chuvosa e temperatura mdia anual entre 22 C e 27 C.
Alm dos planaltos, com extensas chapadas, existem nessas regies florestas de galeria, conhecidas como mata ciliar e mata ribeirinha, ao longo do curso dgua e com folhagem persistente durante todo o ano; e a vereda, em vales encharcados e que composta de agrupamentos da palmeira buriti sobre uma camada de gramneas (estas so constitudas por plantas de diversas espcies, como gramas e bambus).

Este bioma tambm se caracteriza por suas diferentes paisagens, que vo desde o cerrado (com rvores altas, densidade maior e composio distinta), passando pelo cerrado mais comum no Brasil central (com rvores baixas e esparsas), at o campo cerrado, campo sujo e campo limpo (com progressiva reduo da densidade arbrea). Ao longo dos rios h fisionomias florestais, conhecidas como florestas de galeria ou matas ciliares. Essa heterogeneidade abrange muitas comunidades de mamferos e de invertebrados, alm de uma importante diversidade de microorganismos, tais como fungos associados s plantas da regio.

Estima-se que a flora da regio possua 10 mil espcies de plantas diferentes (muitas usadas na produo de cortia, fibras, leos, artesanato, alm do uso medicinal e alimentcio). Isso sem contar as 759 espcies de aves que se reproduzem na regio, 180 espcies de rpteis, 195 de mamferos, sendo 30 tipos de morcegos catalogados na rea. O nmero de insetos surpreendente: apenas na rea do Distrito Federal h 90 espcies de cupins, mil espcies de borboletas e 500 tipos diferentes de abelhas e vespas.

Caractersticas do Cerrado: presena marcante de rvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; as razes destes arbustos so profundas (propriedade para a busca de gua em regies profundas do solo, em pocas de seca); as cascas destas rvores so duras e grossas; as folhas so cobertas de plos; presena de gramneas e ciperceas no estrado das rvores. O cerrado uma vegetao tpica de locais com as estaes climticas bem definidas (uma poca bem chuvosa e outra seca) e regies de solo de composio arenosa.

Animais do Cerrado

As principais espcies de animais encontradas no Cerrado so:


anta, gamb, queixada,

cervo,
ona-pintada, cachorro-vinagre, lobo-guar, lontra, tamandu-bandeira,

ariranha,
gato-palheiro, veado-mateiro, cachorro-do-mato, macaco-prego, quati,

porco-espinho,
capivara, tapiti e, pre.

Curiosidades: Os principais arbustos encontrados no cerrado so: pau-santo, pequi e lixeira. comemorado em 11 de setembro o Dia do Cerrado.

IMPACTOS AMBIENTAIS NO CERRADO

Atingido pela construo de Braslia e das rodovias que passaram a integrar a nova capital ao resto do pais, esse bioma vem rapidamente sendo degradado por causa do crescimento da agropecuria, notadamente nos ltimos anos.Segundo o WWF, o cerrado perdeu 80% de sua vegetao original.

A pecuria, que ocupa 60% do cerrado, e o cultivo da soja, que representa 45,3% do total plantado no pas, causaram vrios impactos ambientais nesse bioma, como: o assoreamento do leito dos rios; a poluio em algumas nascentes de rios das bacias Amaznica e do So Francisco causada pelos agrotxicos utilizados nas plantaes; e a destruio de grandes reas de vegetao original, em razo do aumento das rodovias e do grande crescimento populacional.

CAMPOS

Imagem: Campos / Autor desconhecido / http://www.crmvrs.gov.br/Info320.htm

Alm de florestas tropicais, Pantanal, Cerrado e Caatinga, os Campos tambm fazem parte da paisagem brasileira. No sul do pas, a vegetao composta por campos limpos, as chamadas estepes midas. De um modo geral, o campo limpo destitudo de rvores, com uma composio bastante uniforme e com arbustos espalhados e dispersos. O solo revestido de gramneas, subarbustos e ervas. Extenso aproximada: 176.496 quilmetros quadrados

Os Campos caracterizam-se pela presena de uma vegetao rasteira (gramneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formao vegetal em vrias regies do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paran, sul de Minas Gerais e norte do Maranho), porm no sul do Rio Grande do Sul, regio conhecida como Pampas Gachos, que encontramos em maior extenso. A vegetao predominante do pampa constituda de ervas e arbustos, recobrindo um relevo nivelado levemente ondulado. Formaes florestais no so comuns nesse bioma e, quando ocorrem, so do tipo floresta ombrfila densa (rvores altas) e floresta estacional decidual (com rvores que perdem as folhas no perodo de seca).

Os Campos do Sul ocorrem no chamado "Pampa", uma regio plana de vegetao aberta e de pequeno porte que se estende do Rio Grande do Sul para alm das fronteiras com a Argentina e o Uruguai. So reas planas, revestidas de gramneas e outras plantas encontradas de forma escassa, como tufos de capim que atingem at um metro de altura. Descendo ao litoral do Rio Grande do Sul, a paisagem marcada pelos banhados, isto , ecossistemas alagados com densa vegetao de juncos, gravats e aguaps que criam um habitat ideal para uma grande variedade de animais como garas, marrecos, veados, onas-pintadas, lontras e capivaras. O banhado do Taim o mais importante, devido riqueza do solo. Tentativas extravagantes de dren-lo para uso agrcola foram definitivamente abandonadas a partir de 1979, quando a rea transformou-se em estao ecolgica. Mesmo assim, a ao de caadores e o bombeamento das guas pelos fazendeiros das redondezas continuam a ameaar o local.

IMPACTOS AMBIENTAIS NOS CAMPOS SULINOS

A criao de gado deteriora os solos e seu uso prolongado causa a eroso e a arenizao. A agropecuria, atravs do uso excessivo, prolongado e inadequado do solo, provoca o seu empobrecimento, dificultando o surgimento de uma nova vegetao. Est aberto o caminho para o processo de arenizao.

O cultivo da soja e do trigo na Campanha Gacha tambm provoca o desgaste do solo e sua eroso.Muitas vezes, as queimadas antecipam o cultivo agrcola, diminuindo ainda mais a matria orgnica dos solos e as reas ocupadas pelos campos.

MATA ATLNTICA

Imagem: Mata Atlntica / J.A. Rezende / Creative Commons 3.0 /http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mata_Atlantica_.JPG?uselang=pt-br

Neste bioma h a presena de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda regio litornea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da rea original. Rica biodiversidade, com presena de diversas espcies animais e vegetais. A floresta fechada com presena de rvores de porte mdio e alto.

Extenso aproximada: 1.110.182 quilmetros quadrados


A Mata Atlntica uma formao vegetal que est presente em grande parte da regio litornea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extenso de aproximadamente 100 mil quilmetros quadrados. uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade. A Mata Atlntica um complexo ambiental que engloba cadeias de montanhas, vales, planaltos e plancies de toda a faixa continental atlntica leste brasileira, alm de avanar sobre o Planalto Meridional at o Rio Grande do Sul. Ela ocupa totalmente o Esprito Santo, o Rio de Janeiro e Santa Catarina, 98% do Paran e reas de mais 11 Unidades da Federao.

A Mata Atlntica encontra-se, infelizmente, em processo de extino. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extrao do pau-brasil, importante rvore da Mata Atlntica. Atualmente, a especulao imobiliria, o corte ilegal de rvores e a poluio ambiental so os principais fatores responsveis pela extino desta mata.

Seu principal tipo de vegetao a floresta ombrfila densa, normalmente composta por rvores altas e relacionada a um clima quente e mido. A Mata Atlntica j foi um dos mais ricos e variados conjuntos florestais pluviais da Amrica do Sul, mas atualmente reconhecida como o bioma brasileiro mais descaracterizado. Isso porque os primeiros episdios de colonizao no Brasil e os ciclos de desenvolvimento do pas levaram o homem a ocupar e destruir parte desse espao.

As principais caractersticas da Mata Atlntica so: presena de rvores de mdio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa;

rica biodiversidade, com presena de diversas espcies animais e vegetais;

as rvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade;

fauna rica com presena de diversas espcies de mamferos, anfbios, aves, insetos, peixes e rpteis;

na regio da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlntica uma constante neblina.

Flora - Exemplos de vegetao da Mata Atlntica


Palmeiras Bromlias, begnias, orqudeas, cips e brifitas Pau-brasil, jacarand, peroba, jequitib-rosa, cedro Tapiriria Andira Ananas

Figueiras

Fauna - Exemplos de espcies animais da Mata Atlntica: Mico-leo-dourado (risco de extino) Bugio (risco de extino) Tamandu bandeira (risco de extino)

Tatu-canastra (risco de extino)


Arara-azul-pequena (risco de extino) Muriqui Anta Ona Pintada (risco de extino) Jaguatirica Capivara

Curiosidades: Alguns povos indgenas ainda habitam a regio da Mata Atlntica. Entre eles, podemos destacar: Kaiagang, Terena, Potiguara, Kadiweu, Patax, Wassu, Krenak, Guarani, Kaiowa e Tupiniquim.

comemorado em 27 de maio o Dia da Mata Atlntica.

A Mata Atlntica a segunda maior floresta brasileira, em extenso.

IMPACTOS AMBIENTAIS NA MATA ATLNTICA


Desde a extrao do pau-brasil at o vertiginoso crescimento urbano-industrial brasileiro, no temos muito o que comemorar: estatsticas atuais do conta que 90% da floresta, que se estendia no Rio Grande do Sul, j foi destruda.Alem disso, os pontos remanescentes esto localizados em locais de difcil acesso. As cidades e a necessidades de terras para o cultivo de cana-de-acar, cacau e caf causaram a derrubada da mata original.Os principais impactos ambientais decorrentes dessa destruio foram: poluio das guas fluviais e subterrneas, contaminao e eroso do solo e poluio do ar atmosfrico.Alm das cidades e regies metropolitanas, o espao ocupado antigamente pela mata Atlntica abriga hoje as grandes regies industriais, os complexos petrolferos e os maiores portos do pas. Suas maiores reas preservadas esto nos estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Esprito Santo, nas serras do Mar e da Mantiqueira, em virtude do relevo acidentado que torna difcil a ocupao humana. Quanto mata da Araucria, a retirada da madeira para a produo de mveis e de papel de jornal e a agropecuria so os principais fatores de sua devastao acentuada.Da dcada de 1930 at hoje 100 mil pinheiros foram derrubados.

PANTANAL

Imagem: Pantanal do Mato Grosso / Autor Desconhecido / Creative Commons 1.0 / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pantanal2.jpg

O Pantanal uma plancie inundvel peculiar e sensvel, com altitudes variando de 80 a 150 metros, inserida na parte central da bacia hidrogrfica do Alto Paraguai. uma depresso geogrfica circundada pelos planaltos da bacia. As partes altas tm altitudes entre 200 e 1.000 metros. Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territrios do Mato-Grosso (regio sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolvia (leste). Ao todo so aproximadamente 228 mil quilmetros quadrados. Em funo de sua importncia e diversidade ecolgica, o Pantanal considerado pela UNESCO como um Patrimnio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Extenso aproximada: 150.355 quilmetros quadrados O bioma Pantanal cobre 25% de Mato Grosso do Sul e 7% de Mato Grosso e seus limites coincidem com os da Plancie do Pantanal, mais conhecida como Pantanal mato-grossense. O Pantanal um bioma praticamente exclusivo do Brasil, pois apenas uma pequena faixa dele adentra outros pases (o Paraguai e a Bolvia). Ao todo, a bacia transfronteiria, abrange uma rea de 624.320 km2, sendo aproximadamente 62% no Brasil, 20% na Bolvia e 18% no Paraguai, com recursos hidrolgicos importantes para o abastecimento das cidades, onde vivem aproximadamente trs milhes de pessoas.

caracterizado por inundaes de longa durao (devido ao solo pouco permevel) que ocorrem anualmente na plancie, e provocam alteraes no ambiente, na vida silvestre e no cotidiano das populaes locais. De forma geral, as chuvas ocorrem com maior freqncia nas cabeceiras dos rios que desguam na plancie. Com o incio do trimestre chuvoso nas regies altas (a partir de novembro), sobe o nvel de gua dos rios, provocando as enchentes. O mesmo ocorre paralelamente com o rio Paraguai, no havendo como escoar toda a gua acumulada. As guas se espalham e cobrem, continuamente, vastas extenses em busca de uma sada natural, que s encontrada centenas de quilmetros adiante, no encontro com o rio Paran, que desgua no rio da Prata e este, no Oceano Atlntico, fora do territrio brasileiro. As cheias chegam a cobrir at 2/3 da rea pantaneira. A gua que nasce nas partes altas corre para baixo, para a plancie inundvel, carreando o que estiver pelo caminho. o pulso das guas que dita o ritmo da vida, dinmico, complexo e delicado. A vegetao predominante a savana. A cobertura vegetal original de reas que circundam o Pantanal foi em grande parte substituda por lavouras e pastagens, num processo que j repercute na Plancie do Pantanal.

Biodiversidade O Pantanal possui uma rica biodiversidade. o bero 4.700 espcies entre animais e plantas. Entre as espcies levantadas esto 3.500 plantas (rvores e vegetaes aquticas e terrestres), 325 peixes, 53 anfbios, 98 rpteis, 656 aves e 159 mamferos. (Mittermeier, 2002; PCBAP, 1997; Azurduy ed., 2008).

O ecossistema do Pantanal muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilbrio ecolgico. Podemos encontrar, principalmente, as seguintes espcies: jacars, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbat, pacu), ariranhas, ona-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guar, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguia, tamandu, lagartos, cgados, jabutis, cobras (jibia e sucuri) e pssaros (tucanos, jaburus, garas, papagaios, araras, emas, gavies). Alm destes citados, que so os mais conhecidos, vivem no Pantanal muitas outras espcies de animais.

Assim como ocorre com a vida animal, o Pantanal possui uma extensa variedade de rvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetao. Nesta regio, podemos encontrar espcies da Amaznia, do Cerrado e do Chaco Boliviano.

Nas plancies (regio que alaga na poca das cheias) encontramos uma vegetao de gramneas. Nas regies intermedirias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetao rasteira. J nas regies mais altas, podemos encontrar rvores de grande porte.

As principais rvores do Pantanal so: aroeira, ip, figueira, palmeira e angico.

Com um rebanho estimado em 22 milhes de cabeas de gado, responsvel por cerca de 65% da atividade econmica nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Segundo estudos da Embrapa Pantanal, a pesca constitui a segunda maior atividade econmica do Pantanal, gerando recursos da ordem de 40 milhes de reais ao ano. A pesca de subsistncia integrada cultura regional e constitui importante fonte de protena para as populaes ribeirinhas. A pesca esportiva se tornou o principal atrativo do turismo regional, especialmente no Mato Grosso do Sul. O turismo outra atividade econmica no Pantanal. O WWF-Brasil acredita que essa atividade, quando desenvolvida de maneira responsvel, pode contribuir para a sustentabilidade econmica da regio. Curiosidades: - Animais do Pantanal em risco de extino: cervo-do-pantanal, tuiui e capivara. - Voc sabia que a maior plancie inundvel do mundo o pantanal matogrossense?

WWF-Brasil

Cooperao IPH / UFRGS / WWF-Brasil

IMPACTOS AMBIENTAIS NO PANTANAL

O crescimento desorganizado do turismo no Pantanal tem sido uma agravante da degradao ambiental nos ecossistemas da regio, uma vez que traz problemas at ento desconhecidos, com: o lixo produzido pelos turistas, que jogado nos rios e que pode contaminar e at matar a fauna e a flora local; a construo de pousadas e hotis, rodovias, hidrovias e aeroportos, que ocupam reas de vegetao nativa; e esgotos no tratados, que so lanados nos cursos de gua.

Alem do ecoturismo desordenado, outras atividades tradicionais na regio, como a agricultura e a pecuria extensiva alteram o meio ambiente ao provocar desmatamento do leito dos rios.Garimpos e a pesca predatria nos rios do Pantanal agravam ainda mais a destruio da natureza no bioma.

MANGUEZAL
Imagem: Manguezal / Autor Desconhecido / Creative Commons 3.0 / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manguezal_em_Pi%C3%BAma_ES.JPG

Podemos encontrar a vegetao de mangue nas regies litorneas do Brasil. Nestas reas, a gua do mar avana no solo, formando regies alagadias. Caractersticas principais dos mangues: Presena de caranguejos que buscam seus alimentos no mangue. A formao vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui razes externas (areas). Como o solo do mangue pobre em oxignio, este obtido pelas plantas fora do solo.

Em funo da diversidade da regio, podemos dividir os mangues em: manguebranco, mangue-vermelho e mangue siriba.
As plantas possuem sementes compridas, finas e pontudas. Isto ocorre para facilitar a reproduo, pois quando caem no solo mido, podem se fixar com mais facilidade. O cheiro do mangue bem caracterstico, em funo da presena de reas salobras (com presena de sal).

Animais do Mangue As principais espcies de animais encontradas em regies de mangue so: lontra, sagui, peixe-boi marinho, cobra, crocodilo, lagarto, tartaruga, caranguejo, craca, aranha, mexilho, minhoca, entre outros.

Curiosidades: - O mangue o habitat de vrias espcies marinhas e tambm de caranguejos.

comemorado em 26 de julho o Dia Internacional de Defesa dos Manguezais

Degradao das regies de mangue

A poluio de rios e mares em conjunto com a especulao imobiliria nas regies litorneas tem afetado, significativamente, os mangues. Esta rea tem diminudo de tamanho e o ecossistema da regio tem sido afetado nas ltimas dcadas. Trabalhadores locais, principalmente os que vivem da caa e comrcio de caranguejos, tem sofrido com a diminuio destes animais nos manguezais.

IMPACTOS AMBIENTAIS NOS MANGUEZAIS E NAS RESTINGAS Os manguezais e as restingas so ecossistemas de alta produtividade biolgica que esto entre os mais degradados de nosso pas. Sua localizao foi decisiva para explicar essa devastao, isto , abrangem a faixa costeira, que a mais populosa do Brasil. Diversas aes humanas combinadas afetam os manguezais e as restingas, como: a expanso urbana desordenada, que polui suas guas e solos; o derramamento de petrleo nas refinarias e nos terminais de embarque e desembarque da Petrobras e dos plos petroqumicos localizados em suas reas. a grande concentrao de capitais estaduais pelo litoral, com o lanamento de esgotos e a movimentao de importantes portos; a pesca predatria, a ocupao irregular do solo e a poluio causada por plos industrias instalados em reas litorneas;

o crescimento da rede hoteleira em decorrncia da atividade turstica.

MATA DOS COCAIS

Imagem: Mata dos Cocais / Rafael Drake / Domnio Pblico / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:MatadosCocais.jpg?uselang=pt-br

A Mata dos Cocais uma floresta de transio, situada na regio do nordeste brasileiro, entre a caatinga e o cerrado. Encontramos esta formao florestal, principalmente no norte dos estados do Maranho e Piau.

Caractersticas principais da Mata dos Cocais:

As vegetaes tpicas da Mata dos Cocais so: babau (em maior quantidade), carnaba, oiticica e buriti.

No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espcies de arbustos e vegetaes de pequeno porte.

As folhas das palmceas caracterizam-se por serem grandes e finas.

Fauna

As espcies animais tpicas da Mata dos Cocais so: macacos, aves, insetos, ariranha, boto, acar-bandeira, etc.

Economia O extrativismo a principal atividade econmica na Mata dos Cocais. Milhares de pessoas vivem do extrativismo do coco de babau. A semente deste coco utilizada como matria-prima pelas indstrias de cosmticos, medicamentos e alimentos. O leo de carnaba tambm outra fonte de renda para os que se dedicam ao extrativismo vegetal na regio.

MATA DE ARAUCRIA

Imagem: Mata de araucria / Deyvid Setti e Eloy Olindo Setti / Dminio Pblico / http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pinheiro-do-Paran%C3%A1.jpg

A Mata dos Pinhais, tambm conhecida como Mata das Araucrias, uma floresta subtropical e pode ser encontrada na regio Sul do Brasil (estados do Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esta formao florestal tpica de uma regio de clima subtropical.

Caractersticas principais da Mata dos Pinhais: Os pinheiros predominam nesta rea, principalmente as conferas. O pinheiro tpico e mais presente na Mata dos Pinhais a araucria augustifolia. Trata-se de uma formao fechada e densa, com grande quantidade de rvores.

As rvores so altas, possuindo, em mdia, de 20 a 30 metros de altura.


As folhas dos pinheiros possuem o formato de agulha. A reproduo ocorre quando as sementes so levadas pelo vento. As conferas possuem um formato triangular. Sendo que no topo so mais estreitas (pontudas) e na base mais largas.

Curiosidades:

- Os pinheiros so muito utilizados na decorao natalina em diversas partes do mundo. a rvore smbolo do Natal.

- Como localizam-se em regies subtropicais, as conferas possuem uma anatomia especfica, adaptada as condies climticas da regio. Em formato de cone, no acumulam neve em seus galhos.

Degradao da Mata dos Pinhais

Assim como outras formaes florestais do Brasil, a Mata dos Pinhais encontra-se em processo de degradao. Nas ltimas dcadas sua extenso diminuiu significativamente. Este processo ocorre em funo do corte ilegal de rvores, que so destinadas a produo de madeira (fabricao de mveis, papel e outros objetos) e resinas (fabricao de leos, tintas, sabo, etc). A abertura de novas reas destinadas agricultura e pecuria tambm tem contribudo para o desmatamento da Mata dos Pinhais.

Ambientalistas afirmam que, aproximadamente, 95% da mata nativa foi derrubada nas ltimas dcadas.

BIODIVERSIDADE

DESTRUINDO ESSES BIOMAS E ACABANDO COM A

OS IMPACTOS AMBIENTAIS, A SEGUIR, ESTO

Imagem: Vitreorana uranoscopa / Leo Malagoli / Criative Commons 2.5 / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vitreorana _uranoscopa_r%C3%A3_de_vidro.jpg

Imagem: Gira-Sol / Nino barbierii / Criative Commons 3.0 / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Helianthus _-_annuus_-_02.jpg?uselang=pt-br

Os principais impactos ambientais:

AQUECIMENTO GLOBAL

Imagem: Aquecimento Global / Jerry Evans / Creative Commons / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Global_warming%5E_-_geograph.org.uk_-_714614.jpg

Os principais impactos ambientais:

DESMATAMENTO

Imagem: Madeira de desmatamento na Amaznia / Wilson Dias/Agncia Brasil / Creative Commons 3.0/ http://commons.wikimedia.org/wiki/File:MadeiraDesmatamentoWilsonDiasAgenciaBrasil.jpg

Os principais impactos ambientais:

QUEIMADAS

Imagem: Incndio no Parque Nacional de Braslia / Antonio Cruz / Creative Commons 3.0/ http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Queimada_ABr_03.jpg

Os principais impactos ambientais:

DERRAMAMENTO DE PETRLEO

Imagem: Oil Spill / Autor desconhecido / Domnio Pblico/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Oil-spill.jpg

Os principais impactos ambientais:

CHUVA CIDA

Imagem: Acid Rain / Autor desconhecido / Public Domain / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Acid_rain_woods1.JPG

Os principais impactos ambientais:

EXPANSO DAS FRONTEIRAS AGRCOLAS E DA PECURIA

Imagem: Autor desconhecido / http://www.opresenterural.com.br/noticias.php?n=2578

Os principais impactos ambientais:

POLUIO

Imagem: Poluio / Ivan Grozni / Creative Commons 2.0 / http://www.flickr.com/photos/22494683@N06/2185279085/sizes/z/in/photostream/

POLITICA DE PRESERVAAO AMBIENTAL

A preservao do meio ambiente no Brasil, em virtude da importncia se seus ecossistemas, no diz respeito apenas ao nossos governantes, mas de responsabilidade mundial.

Entretanto, a conscientizao de nossa populao essencial para essa preservao.Grande numero de brasileiros, apesar das campanhas educativas de sensibilizao para a causa ambiental, ainda no se v como parte integrante do meio ambiente, causando impactos ambientais de trgicas conseqncias em nossos ecossistemas.

O Ibama o rgo oficial encarregado da preservao dos biomas e ecossistemas brasileiros.Para realizar sua tarefa, apoiado na Constituio Federal, dividiu o territrio brasileiro em unidades de conservao, que so espaos territoriais e seus recursos naturais, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, institudos pelo poder publico, com objetivos de conservao e limites

You might also like