You are on page 1of 26

Comidas Australiana

A Austrlia esta na lista dos pases mais obesos no mundo devido ao hbito alimentar. Muitos usam o meio prtico, que so os enlatados e comidas pr-prontas dos supermercados, ou ainda, compram as refeies j prontas nos Fast Foods e em centenas de outras opes espalhadas pela cidade.
A uma pequena parcela da populao que preferem a nova onda de comidas orgnicas sem aditivos qumicos.

A culinria australiana diversificada e


explora sabores internacionais. Existindo uma

mistura de sabores de diversas culturas. Isto


acontece desde os anos 70, quando os chefs comearam a adaptar influncias europeias e asiticas culinria local.

Em cada regio da Austrlia existe uma especilaidade

New South Wales (ostras, mel e cordeiro);


South Australia (azeite);

Tasmnia ( salmo);
Victoria (lacticnios); Queensland (frutas) e em Western Australia (queijos).

Mas qual a comida tpica Australiana?

Principalmente nas cidades litorneas, o tradicional Fish and Chips (peixe e batata frita)de origem inglesa rouba a cena. Apesar de bem calrico, o prato uma delcia. A carne de carneiro bem popular e apreciada entre os nativos. A carne de canguru esta disponivel facilmente mas por sua consistencia borrachenta, no agrada muito. Para a sobremesa, Pavlone (um creme com frutas e suspiro) e Cheesecakes (bolo de queijo) fazem sucesso.

Os australianos so famosos pelo seu churrasco, mais conhecido por berbecue realizado aos fins-desemana. As suas bebidas passam por: cerveja, vinho, wisky, brandy, tequila e vodka.

Hbitos alimentares Australianos

Caf da manh - em geral todo dia cereal com leite frio, suco de frutas desses prontos do supermercado. O po sempre o Toast (po de forma na tostadeira) com manteiga e gelia. O caf em geral fraco e ralo tomado numa xcara grande e misturado no com leite frio. Adoantes so raramente usados.

Almoo - Por volta do meio dia os aussies tiram cerca de meia hora para fazer um lanche. Comem sanduches, a tradicional torta australiana de carne (meat pie) ou pedaos de galinha frita, alm da herana clssica deixada pelos ingleses: Fish & Chips, que nada mais que peixe frito ou grelhado, acompanhado de batatas fritas.

Lanche escolar - Po de forma com Vegemite, ma ou uma fruta, e um little treat ou seja um mini chocolate ou alguma barra de cereal com frutas. Variao: po com Nutella (tipo chocolate de nozes). Como as crianas ficam na escola at 3 horas da tarde, comum levar algum dinheiro e comprar algo na cantina da escola.

Jantar - spaggy bol- Espaguete Bolonhesa o preferido das crianas, mas em geral o cardpio do jantar algum tipo de carne com vegetais, sempre acompanhada de batatas ou pur de batatas, ou seja, o tradicional Ingls, carne + 3 vegetais. O

arroz foi introduzido pelos Asiticos (30% da populao) mas


o consumo baixo (em geral no sabem fazer de forma que no fique grudento, e tambm preferem algo mais slido para mastigar, com batata).

Fim de semana - Para famlias o Fish & Chips (peixe milanesa frito com batata frita) o mais pedido, e comido com muito ketchup. Para o pessoal

mais novo come Pizza. O Barbie (churrasco) tambm tem seus adeptos de fim
de semana. O Caf da manh nos fins de semana tradicional ter ovos com bacon+ toast, em casa ou nos cafs das ruas da cidade com amigos.

Alm do Fish & Chips j citado, os australianos tambm tm outro clssico na alimentao: o Barbie, que a gria para barbecue, churrasco em portugus. Mas o churrasco de l feito em uma chapa eltrica ou a gs, e composto basicamente por bifes (ou steaks) e salsichas sobre fatias de po de forma, cobertos por catchup ou molho barbecue. Carne bovina nos cortes brasileiros difcil de encontrar: as carnes mais apreciadas pelos australianos so cordeiro, porco, canguru e at mesmo crocodilo!

Fish & Chips

Barbie

Conhea as principais guloseimas Australianas

Tim Tam o grande vcio australiano e talvez o sabor mais marcante do pas. Sua verso mais tradicional composta por Dois biscoitos de chocolate maltado, separados por um recheio de chocolate. Tudo coberto com chocolate texturizado. Os australianos tm um jeito todo especial de saborear Tim Tam: mordem suas extremidades e o mergulham em uma xcara de leite ou ch, usando o biscoito como um canudo. A s morder de novo: o Tim Tam vai derreter na sua boca. Lamingtons so bolinhos australianos de baunilha, cortados em quadrados e cobertos com calda de chocolate e coco ralado. Vo bem no lanchinho da tarde!

Sticky Date Pudding um bolo gelado delicioso de tmaras e molho de caramelo.

Bee Sting - bolo com custard,creme amarelo de baunilha).


Pavlova - Uma torta doce, estilo suspiro com recheiro de Kiwi e limo.

Macadmia A macadmia uma frutinha originria da Austrlia (que t mais para uma noz do que para uma fruta). Aqui tem macadmia de tudo que jeito... assada, natural, salgada, torrada, com chocolate, em chocolate, e em vrias sobremesas. Tirando o pequeno detalhe de que super dificil de abrir, ela bem gostosa.

Lima dedo: H quem diga que essa fruta se assemelha ao caviar, mas com sabor de lima. A Citrus australasica conhecida em alguns pases como "caviar de lima", por causa das pequenas esferas suculentas com sabor de lima, que "explodem" na boca ao serem comidas. Tem a aparncia de uma lima comprida, semelhante a um pepino. E tem vrias cores: verde, preto, laranja, Amarelo e rosa. cultivada na Austrlia e nos EUA, sendo usada por chefs famosos para temperar seus pratos e drinques.

Papple Uma nova fruta criada pelo homem por meio do cruzamento de pera (pear) e ma (apple) e consiste, na verdade, de um mistura de diferentes variedades de pera. Recm-importada da Nova Zelndia. O nome da "papple ser usado at que ela ganhe uma nomenclatura oficial.

Melo com Chifres O melo com chifres (Cucumis metuliferus), tambm chamado pepino chifrudo africano ou kiwano, uma videira anual da famlia do pepino e melo. O fruto desta planta comestvel, mas utilizado com frequncia para decorao como para o alimento. Quando maduro, tem uma pele amarelo-laranja com uma polpa verde limo gelatinosa. O melo com chifres nativo da frica, e agora cultivado na Califrnia, Chile, Austrlia e Nova Zelndia.

Curiosidades

Um hbito estranho comer feijo doce com po e batata frita. Alguns adolescentes levam para a escola um sanduiche de espaguete de lata com molho de tomate no po. Fazer vitamina de abacate. Eles arregalam os olhos e fazem cara de nojo. Na Australia s se come abacate em salada salgada, ou em pratos e sanduches salgados mas nunca com acar.

Feijo preto, marrom e feijoada. A maioria no tem coragem de experimentar algo to preto, cheio de coisas dentro e com aspecto similar ao contedo de um vaso sanitrio.

Farofa. Acham bastante parecido com serragem de madeira, mas muito que provam apesar de estranharem gostam. Crianas pequenas tomarem caf com leite ou qualquer tipo de caf, ou Guaran. Aqui os dois so considerados altamente estimulantes para crianas, quase como uma droga suave. O refrigerante de Guaran no conhecido. Na Austrlia existem apenas os Smart Drinks ou Energy Drinks com guaran e cafena. Bebe-se para ficar mais desperto no trabalho ou nos estudos. No usar pimenta na comida. Os Australianos adoram pimenta, e se espantam em saber que a comida brasileira no muito apimentada. Confundem a culinria Brasileira com a Mexicana. Lavar loua ensaboando e enxaguando. Na Austrlia eles enchem a pia com gua e sabo e colocam tudo dentro, depois ensaboam cada utenslio e colocam para direto para escorrer. Enxaguar em gua limpa muito raro. Grande parcela da populao usa mquina de lavar louas.

Obrigada

You might also like