You are on page 1of 27

Livro: Sistemas Agroflorestales I

Autor: Germn Alonso Vlez (UniSur, Bogota, Colmbia)) Traduo: Teldes Albuquerque (LEIA)

Definio
O sistema agroflorestal uma unidade produtiva composta de plantas e animais que so articuladas para obter o maior benefcio.

Modelos agrcolas
Monocultivos: Unidade agrcola com a produo de um nico produto. Cultivos associados: Combinam distintas espcies de produto em um mesmo terreno. Ex Caf com leguminosas. Rotacional: Alternar atravs do tempo e sobre o mesmo terreno diferentes tipos de cultivos. Ex Plantar mandioca, feijo e soja em intervalos diferentes.

Intercalados: Dois ou mais cultivos de semeadura simultnea no mesmo terreno seguindo um ordenamento de alternncia dentro de cada fileira de cultivo ou entre fileiras. Ex. Cultivo em corredores onde a semeadura feita num cultivo anual ou frutas intercaladas com franjas de leguminosas. Policultivos: Desenvolve uma ampla gama de cultivos diferentes. Ex. Sistemas Agroflorestais indgenas onde na mesma rea agrcola se cultiva mais de dez espcies diferentes.

Agroflorestais simultneos

Sustentabilidade a medida da habilidade do agroecosistema para manter a produo ou atravs do tempo, considerando as restries ecolgicas e presses socioeconmicas. A produtividade nos sistemas agrcolas no pode ser aumentada indefinidamente e apresentam um ponto de equilbrio de manejo com os aspectos ambientais.

Estabilidade
Manter constante a produo com baixo grupo de condies ambientais, econmicas e de manejo.

A estabilidade pode ser de manejo, econmica e cultural.

Considera: Componentes abiticos (sem vida): energia, o clima, as caractersticas fsicas do solo e as caractersticas fisiograficas da paisagem. Componentes biticos de um sistema agroflorestal esta composto por plantas, animais e pelo homem (aspectos sociais, culturais e econmicos).

Caractersticas principais dos sistemas agroflorestais:


-Limites -Componentes -Entradas -Sadas -Interaes -Hierarquia

Funes principais dos sistemas agroflorestais:


1. 2. Ciclo de nutrientes nos sistemas agroflorestais Disponibilidade de nutrientes por rvores fixadoras de nitrognio 3. Controle da eroso 4. Estratificao dos sistemas 5. Regulagem do micro clima 6. Manejo da biodiversidade 7. Estabilidade ecolgica 8. Manejo integrado de problemas fitosanitrios (ver efeitos positivos e negativos das combinaes de plantas). 9. Manejo das pragas e doenas 10. Complementaridade na produo (Compara monocultivos com policultivos)

Classificao dos sistemas agroflorestais Sistemas agroflorestais secundrios: Migratria (Agroflorestais Indgenas e Agroflorestais de Agricultores). Sistema Taungya (Estabelece cultivos florestais com a combinao de cultivos agrcolas) Sistemas agroflorestais simultneos Arvores associadas com cultivos anuais (Vantagens de desvantagens)

Hortas habitacionais mistas: diferenas fundamentais entre hortas indgenas e de agricultores.

Sistemas Agrosilvipastoris - arvores com pastos - pastos com florestas e frutos -cercas vivas e corredores de arvores como barreiras contra o vento (Vantagens e desvantagens).

Especies encontradas em Pastos com arvores Croton gossypiifolius Especies lenhosas Gliricidia sepium Moiro vivo Cedrela odorata Cedro, cedro-rosa ou cedro -batata e a Cedrela odorata como cedro-cheiroso. Psidium guajaba Goiaba Guazuma ulmifolia Mutamba Rapanea ferruginea Capororoca Hymenaea courbaril Jatoba Tabebuia rosea Ipe Roxo Inga spp Inga da praia Eugenia jambos Jambo rosa Enterolobium cyclocarpum Timbauva Samanea saman e Arvore da chuva Cassia spectabilis Cassia

Arvores com cercas vivas Produzem provinientes das podas (Lenhas, frutas, Mel e Alimentos) As mais usadas so
Gliricidia sepium Dyphisa robirosea Miconia argentea Eugenia jambos Spondias purpurea rigela. Moirao vivo Maria Preta Jambo Umbuzeiro e Se

Aspectos gerais sobre a caracterizao dos sistemas agroflorestais


Num planejamento e desenho de sistemas agroflorestais para uma regio deve seguir um procedimento que permita determinar primeiro se uma alternativa vivel e sustentvel nos pontos de vistas ecolgico, produtivo ou socioeconmico, no qual se muda por meio da caracterizao dos agroecosistema existentes e com a identificao dos problemas existentes, das necessidades, dos fatores limitantes e das oportunidades dos sistemas agroflorestais como alternativa de soluo.

Depois desse processo e se decidido por agrofloresta ento se faz o desenho com a participao ativa dos agricultores, buscando a adaptao da tecnologia em melhoramento das prticas agroflorestais e sua utilizao. Em seguida se analisa o mtodo de avaliao. Deve-se avaliar a viabilidade ecolgica, tcnica e socioeconmica dos sistemas agroflorestais e devem-se desenhar as estratgias para difuso, fomento e adaptao por parte dos usurios.

Passos para seguir numa caracterizao

1. Determinar os limites geogrficos da rea e os objetivos da caracterizao. 2. Levantar dados fsicos, biolgicos e socioeconmicos da regio. 3. Levantar as caractersticas dos sistemas de produo existentes. 4. Determinar os problemas, necessidades e oportunidades existentes na rea. 5. Analisar os dados anteriores como propsito de determinar se o uso de Sistemas Agroflorestais factvel ou adequada para tal regio.

Problemas freqentes nos agroecosistemas X Possveis alternativas agroflorestais.

Problema Falta de lenha

Alternativa do Sistema Agroflorestal Cercas vivas, parcelas de arvores em pastos, arvores lenhosas em hortas familiares e como sombra de caf, cacau e outros cultivos, Corredores de arvores em curvas de nvel, e arvores apropriadas ao longo das nascentes de gua Interplantar arvores ou arbustos que fixem nitrognio e tenham razes profundas associao de cultivos de arvores, uso de leguminosas no solo. Cortinas com barraventos Arvores ou arbustos forrageiros em cercas vivas

Eroso

Solos degradados

Ventos fortes Falta de alimentao e sombra aos animais

Alimentao humana(Quantidade e Hortas,frutas e criao de animais Diversidade) Delimitao da terra Cercas vivas

Estabilizao da agricultura migratria e reduo dos riscos socioeconmicos no sistema produtivo

Diversidade na produo com arvores, cultivos de animais,madeiras,plantas medicinais e hortas

Competncia Modificar os sistemas j existentes com excessiva por gua, podas drsticas, eliminao de certas luz e nutrientes arvores.Modificao dos componentes entre rvores e do nvel inferior. cultivos associados

Perguntas
Visite 3 fazendas e obtenha dados sobre as condies socioeconmicas dos donos das propriedades, forma de uso da terra, rea produtiva,ver as facilidades e limitaes para o mercado dos produtos da fazenda. Reflexes: Com que freqncia os sistemas de monoculturas intensivas no constituem uma alternativa adequada para o uso da terra nos trpicos.Explique porque. Qual a influncia e as funes mais importantes das arvores nos sistemas agroflorestais? Descreva a influencia das arvores sobre: uso da luz, gua e nutrientes.

Com a ajuda de um mapa que inclua a regio de seu trabalho e com a participao dos agricultores que viviam antes e que conheceram a regio elabore um mapa esquemtico da regio, inclua acidentes topogrficos, micro bacias, infraestrutura comunitrias, ruas, em fim tudo que possa fazer a caracterizao da rea para viabilizar a implantao de SAF.

FIM

You might also like