You are on page 1of 26

Trabalho e Energia Cintica

A unidade de Trablaho no S.I. o Joule. Sendo a unidade da fora o Newton (N) e a unidade do deslocamento o metro (m), concluimos que: 1 joule = (1 newton) (1 metro) ou 1J = 1 N.m
3

Quando a fora aplicada est na direo do movimento temos o trabalho representado pela equao W = F.d, porm, se ao empurrar um carro por exemplo, a fora aplicada formar um ngulo com o seu deslocamento? Nesse caso F possui uma componente na direo do deslocamento FII = F.cos e uma componente na direo perpendicular ao movimento F _|_ = F. sen . Neste caso somente a componente FII importante pra ns, pois, atuante no movimento, tornando a equao do trabalho: W = F.d.cos

Trabalho: positivo, negativo ou nulo.

Exemplo de trabalho nulo

Exemplo de trabalho negativo

Trabalho realizado por diversas foras


O fazendeiro engata o tren carregado de madeira ao seu trator e o puxa at uma distncia de 20m ao longo de um terreno horizontal. O peso total do tren carregado igual a 14700 N. O trator exerce uma fora constante de 5000N, formando um ngulo de 36,9, acima da horizontal, como visto na figura. Existe uma fora de atrito de 3500N que se ope ao movimento. Calculemos o trabalho que cada fora realiza sobre o tren e o trabalho total realizado por todas as foras.
8

Soluo
1) Passo: Identificar os ngulos entre cada fora e o deslocamento. Wp = 0 (direo perpendicular ao deslocamento), pela mesma razo: Wn = 0, logo Wn = Wp = 0.
Falta considerar a fora exercida pelo trator Ft e a fora de atrito f. Pela equao, o trabalho realizado por Ft : Wt = Ft.d.cos => Wt = (5000N) . (20m) . 0,800 => Wt = 80000 N.m = 80Kj A fora de atrito possui sentido contrrio ao deslocamento de modo que = 180. Wf = f.d.cos180 = (3500N) . (20m) . (-1) => Wf = (-70Kj) Wtot = Wp + Wn + Wt + Wf = 0 + 0 + 80Kj + (-70Kj) => Wtot = 10Kj

Energia cintica e o teorema do trabalho-energia.


O trabalho total realizado pelas foras externas sobre um corpo relacionado com o deslocamento do corpo. Contudo o trabalho total tambm relacionado com a velocidade do corpo.

10

Imaginem um objeto de massa m movimentando-se na horizontal da esquerda para direita. Imaginem tambm que em um determinado momento da sua trajetria uma fora aplicada na mesma direo do movimento, realizando um trabalho positivo sobre ele e assim aumentando a velocidade do objeto, que passa de vo para vf, indo do ponto xo ao ponto xf, realizando assim um deslocamento d = xf xo. Podemos dizer ento que: Vf = Vo + 2.a.d Pela segunda lei de Newton: F = m . a Isolando a acelerao na primeira frmula, temos:
2 2

a = Vf Vo 2.d Substituindo na equao da segunda lei de Newton, temos:


F = m . Vf Vo F.d = m . Vf - m . Vo 2.d 2 2
2 2 2 2

11

O produto F.d o trabalho W realizado pela fora resultante F e, portanto o trabalho total Wtot realizado por todas as foras que atuam sobre a partcula. A grandeza m . V denominada energia cintica EC do objeto: 2 EC = m . V 2
2 2

A energia cintica uma grandeza tambm escalar e s depende da massa e da velocidade do objeto, sendo indiferente o sentido e a direo do movimento.

12

Voltando equao: F.d = m . Vf - m . Vo , podemos interpret-la em termos 2 2 do trabalho e da energia cintica.

Se o primeiro menbro ECf = m . Vf e o segundo membro ECo = m . Vo , a dife2 2 rena entre os dois termos a variao da energia cintica. Logo, dizemos:
O trabalho realizado pela fora resultante sobre a partcula fornece a variao da energia cintica da partcula: Wtot = ECf ECo = EC

Este resultado conhecido como o Teorema do Trabalho-energia.

13

Quando o Wtot positivo, a energia cintica aumenta (a energia final Ec2 maior que a energia inicial Ec1) e a velocidade final da partcula maior que a velocidade incial. Quando Wtot negativo, a energia cintica diminui (Ec2, menor do que Ec1) e a velocidade final da partcula menor do que a velocidade incial.

Quanto Wtot = 0, a energia cintica constante (Ec1 = Ec2) e a velocidade no se altera.


A energia cintica e o trabalho possuem as mesmas unidades de medida, ou seja o Joule (J).

14

Exerccios 1) Vamos utilizar como objeto o tren carregado de madeira do exemplo anterior. Suponha que a velocidade inicial v1 2,0 m/s. Qual a velocidade escalar no tren aps um deslocamento de 20m ? Calcular utilizando o teorema do trabalho-energia. (Wtot = Ec2 Ec1). Obs: m = p/g (Massa o quociente entre peso e gravidade).

15

Para acelerar uma partcula de massa m a partir do repouso (energia cintica zero) at uma velocidade v, o trabalho realizado sobre ela deve ser 2 igual variao da energia cintica desde zero at Ec = m. v 2 Wtot = Ecf 0 = Ecf Wtot = Ecf Portanto, quando em repouso, a energia cintica de uma partcula igual ao trabalho total realizado para aceler-la a partir do repouso at sua velocidade presente.

16

Trabalho e energia com foras variveis

At o momento consideramos apenas foras constantes e movimentos retilneos, porm podemos imaginar diversas situaes em que as foras aplicadas variam em mdulo, direo e sentido e o corpo se desloca em trajetria curva por exemplo. Exemplo de fora varivel: Quando comprimimos uma mola. Quanto mais comprimimos a mola, maior a fora que temos que aplicar sobre ela, de modo que a fora ento no constante. O teorema do trabalho-energia tambm verdadeiro para essas situaes e com ele analisaremos os vrios movimentos.

17

x2

F dx
x

x1

Trabalho realizado por uma fora varivel em movimento retilneo


Imaginem por exemplo dirigir um carro em estrada retilnea com sinais de parada onde o motorista precisa alternar entre pisar no freio e no acelerador. Agora visualizem no primeiro grfico uma partcula que possui uma determinada fora na poso x1 e outra fora na posiao x2. Abaixo verifiquem o grfico da fora em funao da distncia. Wtot = Fax xa + Fbx xb +

18

Aplicando o conhecimento em deformaes de molas


Para esticarmos uma mola uma distncia x alm de sua posio no deformada, devemos aplicar uma fora de mdulo F em cada uma de suas extremidades. O mdulo da fora F diretamente proporcional ao mdulo do deslocamento x: Fx = K.x
Constante da mola.

19

Kx.dx Kx.dx
x 0 0

O trabalho realizado por F quando o alongamento varia de zero a um valor mximo X dado por: = 1 KX 2 0 0 Quando temos uma mola sendo alongada x1 e depois de x1 sendo alongada x2, o trabalho realizado para estic-la at um alongamento final x2 dado por:
x2

W=

Fx

.dx =

Kx.dx

W=

Fx.dx

x2

x1

Kx.dx

x1

= 1 Kx2 - 1 Kx1 2 2

20

Exerccio

Uma mulher pesando 60N est em p sobre uma balana de mola contendo uma mola rgida como na figura abaixo. No equilbrio, a mola est comprimida 1,0 cm sob a ao do seu peso. Calcule a constante da mola e o trabalho total realizado pela fora de compresso sobre a mola.

21

Potncia

Muitas vezes precisamos saber quanto tempo demoramos para realizar um trabalho. Isso pode ser descrito pela potncia. Na linguagem comum potncia confundido com energia ou fora. Na fsica, temos uma definio muito mais precisa, onde potncia a taxa temporal da realizao de um trabalho. Trata-se de uma grandeza escalar cuja unidade de medida o Watt (W). 1W = 1J/s

22

23

No sistema ingls a unidade de medida de potncia o horsepower (hp) que quer dizer potncia de cavalo) 1 hp = 746 W

24

Em mecnica podemos escrever a potncia em funo da fora e da velocidade, sendo: P = F.v Exerccio:

1) Cada um dos dois motores a jato de um avio Boeing 767 desenvolve uma propulso (fora que acelera o avio) iagual a 197000N. Quando o avio est voando a 250m/s (900 km/h), qual a potncia instantnea que cada motor desenvolve? Em W e hp.

25

2) Uma velocista de Chicago com massa de 50,0 Kg sobe correndo as escadas da Torre Sears em Chicago, o edifcio mais alto dos Estados Unidos, altura de 443 m. Para que ela atinja o topo em 15,0 minutos, qual deve ser a sua potncia mdia em watts? E em quilowatts? E em horsepower?

26

You might also like