You are on page 1of 17

Misso, objectivos e Viso da Empresa

Estratgia

Estratgia um termo criado pelos antigos gregos,que para eles significava um magistrado ou comandante-chefe militar.

Estratgia

As Origens da estratgia.
Se quisermos elevar o rendimento de cereais em determinado campo e a anlise mostra que o solo carece de potassa,podese dizer que este o factor estratgico (ou limitante) - Chester I. Barnard

Formulao da Estratgia
O primeiro passo para a Formulao da estratgia a :

-Identificao da misso -Identificao dos objectivos A misso envolve a definio: .do que a organizao .o que se prope fazer .em que negcio actua Os Objectivos dizem respeito: .ao que pretende atingir atravs das suas actividades ,em determinado(s) perodo(s) e em variveis seleccionadas

Trs aspectos fundamentais:


O porqu da existncia da organizao )) misso O qu a organizao pretende atingir )) Objectivos Como que a organizao pretende atingir os objectivos )) Estratgia(s)

Anlise da Situao Estratgica


Trs aspectos fundamentais:
- Importncia e mbito da Misso -Misso e imagem da organizao
A misso de uma organizao explicita qual a razo de ser da sua existncia e legitima a sua funo na sociedade.Esclarece a ligao entre as funes sociais que cumpre e os seus objectivos mais concretos. A misso deve ser uma afirmao do sentido,imagem e carcter da organizao.
Resulta da interaco entre factores externos e internos organizao , e das necessidades e valores dos seus gestores.

Misso e imagem interna


Misso utilizada internamente Misso percebida Misso comunicada

Escolha das Actividades


tica Nvel de compromisso

filosofia
Conceitos prprios Crenas

Valores
Cultura Declaraes internas

Misso

A misso envolve tambm a definio do negcio da organizao,determinando quais os produtos, para que mercados e para satisfazer que necessidades. Esta situao menos clara no caso de empresas que diversificam as suas actividades para sectores de natureza muito distinta. Nestes casos , a orientao para determinados produtos segue uma lgica : a procura de vantagens na utilizao comum desses recursos : trata-se das chamadas sinergias. Fala-se de sinergias quando, atravs do aproveitamento de recursos existentes, como canais

de distribuio, promoo, pessoas ou equipamentos, se consegue reduzir os custos (obtendo


assim os chamados ganhos de eficincia )

Misso e imagem externa


Misso comunicada

Misso percebida

Misso utilizada Externamente Investidores Consumidores/clientes Parceiros Potenciais Empregados

Misso Nome Lema Declaraes pblicas

Imagem

Exemplos: A misso de uma organizao deve explicitar a sua postura social,ou seja , o contributo que pretende dar sociedade atravs da sua actuao.Pode por exemplo ser apresentada da seguinte forma:fornecer produtos e servios de alta qualidade aos consumidores, partilhar com os empregados e outras entidades com que nos relacionamos o nosso sucesso,assegurar aos nossos clientes accionistas um regular e elevado retorno pelos seus investimentos. Por exemplo a 3 M refere: << Na 3M ,estamos empenhados em satisfazer os nossos clientes com uma qualidade valiosa e superior;proporcionando lucros aos investidores atravs de um crescimento constante de alta qualidade : respeitando o nosso meio ambiente social e fsico; e sendo uma companhia de que se orgulham os seus empregados .

MISSO
Importncia

e mbito da misso:

Para os Interlocutores Internos - fornece um quadro comum para as


tomadas de deciso que fornecem a orientao para a organizao.

Para os Interlocutores Externos - Suporta o estabelecimento da


imagem da organizao perto dos clientes,empregados e accionistas , ou seja, (stackeholders-pessoas ou identidades com envolvimento/relacionamento
directo com a organizao (accionistas, colaboradores, gestores, etc.) ou indirecto (clientes, fornecedores, Estado).

Atravs de : -do nome da organizao -do lema da organizao -das declaraes pblicas sobre a misso

As questes da MISSO
Quais so os nossos negcios ? Quem so os nossos clientes ? Que tipos de valor podemos oferecer aos clientes,accionistas,empregados ? Quais devero ser os nossos negcios no futuro ?

MISSO

A declarao de misso o resultado dos consensos obtidos ao nvel dos responsveis com poder de deciso. A misso deve transmitir de uma forma eficaz os valores da empresa. No texto a ligao entre o comportamento e os valores defendidos pela cultura da empresa devem estar claramente identificados. A declarao de misso deve reflectir o estilo de liderana e os objectivos da empresa. A misso deve poder ser usada por um longo perodo de tempo, de preferncia por alguns anos.

MISSO
A maior parte das declaraes de misso de empresas inclui os seguintes dados:

Os clientes. Os produtos ou servios. Os principais mercados. As convices da empresa em relao aos seus empregados. A postura da empresa face sociedade e a sua contribuio enquanto membro desta. Os limites geogrficos, ou outros, nos quais a empresa a desenvolve a sua actividade. Definio dos objectivos econmicos da empresa a longo prazo.

NO H VENTO FAVORVEL PARA QUEM NO SABE ONDE VAI SNECA

OBJECTIVO(S)

Exposio da misso Objectivos corporativos Objectivos de negcio Objectivos divisionais Objectivos departamentais Objectivos individuais (quadros operacionais chave).

Os objectivos, explicitam aquilo que a organizao pretende atingir atravs das suas actividades, em determinados momentos. So um elemento essencial na gesto estratgica, j que esclarecem onde se quer chegar e como avaliar se a organizao o est a conseguir.

Identificao /avaliao dos objectivos

Formulao e Quantificao dos objectivos


Podem ser expressos em valor ou percentagem( por norma, o caso dos objectivos gerais da empresa, como o lucro )

Definio do quadro temporal dos objectivos


Quantidade e tempo ( por norma, o caso de objectivos derivados para uma certa rea da empresa, como acontece , por exemplo , na produo).

Expresso dos objectivos por escrito


Transcrever e divulgar os objectivos na empresa.

Factores de influncia dos objectivos


O sistema de valores dos dirigentes O cdigo de tica da organizao O envolvimento dos vrios nveis hierrquicos da organizao A repartio dos poderes efectivos dentro da organizao A capacidade poltica individual de influenciar a definio dos objectivos
O processo de definio dos objectivos deve ter em conta os diversos interesses envolvidos na organizao. H que negociar para conseguir equilbrios, consenso,e depois comunicar os objectivos de forma clara e participada, como forma de assegurar uma maior probabilidade de xito na sua execuo.

Viso da Empresa

In Revista Dirigir

You might also like