You are on page 1of 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA - NEAD

tempo da travessia: e, se no ousarmos faz-la, teremos ficado, para sempre, margem de ns mesmos. Fernando Pessoa
Profa: Ana Gardenia Lima Martins Mendes Plo: Graja

DIDTICA II

PLANEJAMENTO
Ato ou efeito de planejar; trabalho de preparao; Elaborao por etapas. (SOARES AMORA, 1999, p.533) Planejamento [...] processo de anlise que se preocupa com para onde ir e quais as maneiras adequadas de chegar l, tendo em vista a situao presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento atenda as necessidades do indivduo e da sociedade (COROACY, 1972 p.79)

PLANEJAMENTO
Etapas do planejamento Rubem Alves
1. Compreender a situao (*Diagnstico) 2. Estabelecer o rumo (*Direcionamento) 3. Verificar a distncia entre o desejado e o

que temos no momento (*Anlise dos meios que se dispem) 4. Definir o caminho (*Programao)

Tipos de planejamento

Planejamento Educacional: relativo s polticas pblicas, realizado por governos (todas as esferas);
Incorpora e reflete as grandes polticas educacionais. Enfrenta os problemas de atendimento demanda, alocao e gerenciamento de recursos. (VASCONCELLOS, 1995 p. 53)

Planejamento do currculo: organizao dos contedos curriculares no perodo letivo (semestral ou anual);

Tipos de planejamento

Planejamento de Ensino: consiste em traduzir em termos mais concretos e operacionais o que um professor far na sala de aula, para conduzir os alunos a alcanar os objetivos educacionais propostos (PILETTI, 1999);
[...] trata do processo de tomada de decises bem informadas que visem racionalizao das atividades do professor e do aluno, na situao de ensino-aprendizagem. SantAnna et al (1995, p. 19)

O que deve prever o planejamento de ensino


Objetivos especficos o que se pretende que o aluno alcance a partir do ensino ministrado. Devem ser precisos e objetivos; Conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos CONTEDOS, que devem estar em estreita relao com os objetivos;

O que deve prever o planejamento de ensino

Procedimentos - indicam como se dar a apresentao dos contedos; so elementos de uma estratgia de aprendizagem (MEIRIEU, 1998); so modos de realizar as atividades cognitivas; Recursos Didticos referem-se a com que ensinar e com que aprender. So recursos materiais portadores de informaes, utilizados por professores e alunos no processo ensinoaprendizagem, sob determinadas condies previamente planejadas para facilitar a comunicao e o aprendizado (MACHADO, 2000).

O que deve prever o planejamento de ensino

Avaliao realizada para verificar se os objetivos so cumpridos. o processo que comprova e atribui valor ao cumprimento dos objetivos propostos e a coordenao didtica do ensino e da aprendizagem em seus momentos de orientao e de execuo.

O planejamento da escola e o Projeto Poltico-Pedaggico


Pressupomos o trabalho sob forma exclusivamente humana. Uma aranha executa operaes semelhantes s do tecelo, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colmeia. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha que ele figura na mente sua construo antes de transformla em realidade. No fim do processo do trabalho aparece um resultado que j existia antes idealmente na imaginao do trabalhador. Ele no transforma apenas o material sobre o qual opera; ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira, o qual constitui a lei determinante do seu modo de operar e ao qual tem de subordinar sua vontade. (MARX, 1974)

O planejamento da escola e o Projeto Poltico-Pedaggico

Projetar a ao humana intencional e consciente que visa modificar determinada realidade a partir das condies histricas concretas.

O Projeto Poltico-Pedaggico
Projeto documento que prope uma direo poltica e pedaggica para o trabalho escolar, formula metas, prev instrumentos de ao; Poltico e Pedaggico formula objetivos sociais e polticos e meios formativos para dar uma direo ao processo educativo, indicando porque e como se ensina, e, sobretudo, orientando o trabalho educativo para as finalidades sociais e polticas almejadas pelo grupo de educadores.

O Projeto Poltico-Pedaggico
Curricular prope o currculo, o referencial concreto da proposta pedaggica. O currculo o desdobramento do projeto pedaggico. Portanto, (...) um documento que reproduz as intenes e o modus operandi da equipe

escolar, cuja viabilizao necessita das formas de organizao e da gesto (LIBNEO, 2006,
p.346).

Princpios norteadores do Projeto Poltico-Pedaggico


LDBEN 9394/96: Art. 14. Os sistemas de ensino definiro as normas da gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princpios: I - participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola; II - participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Princpios norteadores do Projeto Poltico-Pedaggico


Igualdade; Qualidade; Gesto Democrtica; Liberdade; Valorizao do Magistrio.

Elementos bsicos para a construo do Projeto Poltico-Pedaggico


Finalidades; Estrutura Organizacional; Currculo; Tempo escolar; Processos de deciso; Relaes de trabalho; Avaliao.

Princpios da gesto escolar participativa


Autonomia da escola e da comunidade educativa; Relao orgnica entre a direo e a participao dos membros da equipe escolar; Envolvimento da comunidade no processo escolar; Planejamento das atividades; Formao continuada; Utilizao de informaes concretas e anlise de cada problema em seus mltiplos aspectos; Avaliao compartilhada; Relaes humanas produtivas e criativas, assentadas na busca de objetivos comuns. (LIBNEO, 2006, p.336-338)

Avaliao da aprendizagem
O termo avaliar vem do latim: a + valere, que significa atribuir valor e mrito ao objeto em estudo. Portanto, avaliar atribuir um juzo de valor sobre a propriedade de um objeto ou um processo para aferio da qualidade do seu resultado.

Avaliao da aprendizagem nas abordagens do processo de ensino


ABORDAGEM CARACTERSTICAS DA AVALIAO

TRADICIONAL
HUMANISTA

QUANTIDADE E EXATIDO
AUTOAVALIAO AQUISIO DE NOVOS CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS AVALIAO PERMANENTE

COGNITIVISTA

SCIOCULTURAL

Tipo, funo e caractersticas da Avaliao da aprendizagem


a) Avaliao Diagnstica:
Com esse tipo de avaliao previne-se a deteco tardia das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptides, os interesses e as capacidades e competncias enquanto pr-requisitos para futuras aes pedaggicas.

Tipo, funo e caractersticas da Avaliao da aprendizagem


b) Avaliao Formativa: Como elemento formador dever possibilitar: - Conhecer melhor o aluno em suas competncias curriculares, seu estilo de aprendizagem, seus interesses, suas tcnicas de trabalho; - Constatar o que est sendo aprendido: a partir das informaes, de forma contnua e com diversos procedimentos metodolgicos;

Tipo, funo e caractersticas da Avaliao da aprendizagem


c) Avaliao Somativa: Tem como objetivo dar uma viso geral, de maneira concentrada, dos resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem. Com a sua aplicao busca-se traduzir o quo distante o avaliado ficou de atingir uma meta estipulada inicialmente. Esse tipo de avaliao deve ser aplicado em momentos especficos ao longo de um curso, como por exemplo, no final de um perodo ou ano letivo.

Tipo, funo e caractersticas da Avaliao da aprendizagem

Como elemento formador dever possibilitar: - Adequar o processo de ensino aos alunos como grupo e queles que apresentam dificuldades, tendo em vista os objetivos propostos; - Julgar globalmente um processo de ensinoaprendizagem: ao trmino de uma determinada unidade, por exemplo, se faz uma anlise e reflexo sobre o sucesso alcanado em funo dos objetivos previstos e rev-los de acordo com os resultados apresentados; - Melhora do Processo Ensino-Aprendizagem.
Eli Simia Martins dos S. Amorim (2006)

You might also like