You are on page 1of 28

1 Questo de Deus

O problema de Deus ontem e hoje. A f vivenciada sempre expressou Deus como Aquele que est mais ntimo a ns do que ns a ns mesmos: inlimior intimo mieo. Deus est de tal maneira no corao de todas as coisas que, em tudo o que pensamos, em tudo o que vemos e tocamos, tocamos, vemos e pensamos atemtica c irreflexamente a Deus. Nada, nem o prprio inferno, obstculo sua inefvel presena.
13/08/2013

O problema surge quando tentamos representar a imanncia de Deus e identificamos a representao com a presena de Deus. Deus est verdadeiramente presente em tudo, mas no aniquila nem substitui o mundo com suas coisas. Cada qual possui sua legtima autonomia e consistncia.

A vontade de Deus como a vontade humana, o amor e a justia de Deus como o amor e a justia humanas. E uma concepo epifnica de Deus pela qual pensamos ver Deus diretamente, em tudo.

c) Nessa representao no se deixa o mundo ser mundo. No h lugar para uma histria humana. Tudo assumido diretamente por Deus. Deus se transforma num fenmeno do mundo.

d)Ele vem representado como o Ente supremo, infinito, criador do cu e da terra. E um Ente ao lado, dentro e no corao dos demais entes, embora seja infinito e onipotente.

e) Essa compreenso antropomrfica de Deus teve consequncias eclesiolgicas e polticas profundas. A lei divina vem entendida no mesmo nvel que a lei humana. A doutrina revelada e as instituies divinas so compreendidas no mesmo horizonte das doutrinas c instituies humanas.

EU SOU AQUELE QUE SOU

Eu

sou Aquele que ,(Ex 3, 1s) Deus misterioso,(absconditus) onipotente e presente. (Revelatus)

Moiss aquele que sempre est se deslocando, sendo conduzido por Deus. Em seu caminho, Deus se manifesta. Trs so as principais teofanias sara ardente, ou a teofania da luz (Ex 3,1-6); a nuvem que envolve Moiss nas trevas, na teofania do Sinai (Ex 19,9.1624); a passagem de Deus, quando Moiss, na fenda da rocha, o v pelas costas (Ex 33,18-23.

f) Essas identificaes se prestaram manipulao, por parte dos detentores do poder e da interpretao ortodoxa, em favor da situao estabelecida. O nico Mistrio de Deus se desdobrou em muitos mistrios de f. A nica Palavra de Deus foi fracionada em muitas palavras divinas das Escrituras.

Mistrio Absconditus e Revelatus

Deus Mistrio que sempre se d, mas tambm se retrai; sempre se revela, e ao mesmo tempo se vela; sempre se comunica, mas no se confunde com o mundo. concepo epifnica (manifestao direta), que colocava Deus como um fenmeno no mundo, devemos opor uma concepo teolgica que usa mediaes, sinais e smbolos.

Deus est no mundo, mas tambm para alm dele. A razo (logos) v Deus atravs da realidade do mundo e no diretamente nele mesmo. Da necessitarse de reflexo, da sria afirmao do mundo, visto ento como itinerrio da mente para dentro de Deus, ttulo de um livro mstico de So Boaventura: Itinerarium rnentis in Deum.

No processo de elaborao de sua teologia trinitria, Karl Rahner vai afirmar que a Trindade mistrio, e mistrio de salvao para ns.
mistrio que vem ao nosso encontro, portanto, quando est em jogo a nossa salvao.Se no fosse assim, nem sequer haveria sido revelada. Portanto, no h sentido em pensar o Deus de nossa f como mistrio lgico, mas sim como mistrio de salvao.

A importante frase de Santo Irineu de Lyon: o Homem Perfeito, o Filho do Pai trouxe toda a novidade em se trazendo a si mesmo in Adversus haereses, 4, 34, 1. A esto os temas caros a Irineu da Novidade e da Recapitulao de todas as coisas em Cristo, assim como o da Pedagogia de Deus em Sua Revelao, que atinge seu ponto culminante na Encarnao do Verbo.

A Encarnao do Filho de Deus que vai mostrar que Deus no apenas uma Idia, ou o Uno, ou o Princpio dos filsofos, mas algum Vivo: um Deus que veio falar a ns, revelar-se a ns, amando e desejando ser amado.

Aprouve a Deus, na sua sabedoria e bondade, revelar-Se a Si mesmo e dar a conhecer o mistrio da sua vontade, segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, tm acesso ao Pai no Esprito Santo e se tomam participantes da natureza divina(2).

Deus, que habita numa luz inacessvel (1 Tm 6, 16), quer comunicar a sua prpria vida divina aos homens que livremente criou, para fazer deles, no seu Filho nico, filhos adotivos (3). Revelando-Se a Si mesmo, Deus quer tornar os homens capazes de Lhe responderem, de O conhecerem e de O amarem, muito para alm de tudo o que seriam capazes por si prprios.

A Sagrada Escritura a Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspirao do Esprito divino.

A sagrada Tradio, por sua vez, conserva a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Esprito Santo aos Apstolos, e transmite-a integralmente aos seus sucessores, para que eles, com a luz do Esprito da verdade, fielmente a conservem, exponham e difundam na sua pregao (47).

A Tradio de que falamos aqui a que vem dos Apstolos. Ela transmite o que estes receberam do ensino e do exemplo de Jesus e aprenderam pelo Esprito Santo. De fato, a primeira gerao de cristos no tinha ainda um Novo Testamento escrito, e o prprio Novo Testamento testemunha o processo da Tradio viva.

Distino entre Tradio e tradies: 1 teolgica, 2 - disciplinar, 3- litrgica, 4 devocionais

preciso distinguir, desta Tradio, as tradies teolgicas, disciplinares, litrgicas ou devocionais, nascidas no decorrer do tempo nas Igrejas locais. Elas constituem formas particulares, sob as quais a grande Tradio recebe expresses adaptadas aos diversos lugares e s diferentes pocas. sua luz que estas podem ser mantidas, modificadas e at abandonadas, sob a direco do Magistrio da Igreja.

O depsito da f (49) (depositum fidei), contido na Tradio sagrada e na Sagrada Escritura, foi confiado pelos Apstolos ao conjunto da Igreja. Apoiando-se nele, todo o povo santo persevera unido aos seus pastores na doutrina dos Apstolos e na comunho, na faco do po e na orao, de tal modo que, na conservao, atuao e profisso da f transmitida, haja uma especial concordncia dos pastores e dos fiis (50).

Deus, Aquele que , revelou-Se a Israel como Aquele que cheio de misericrdia e fidelidade (Ex 34, 6). Estas duas palavras exprimem, de modo sinttico, as riquezas do nome divino.

Em todas as suas obras, Deus mostra a sua benevolncia, a sua bondade, a sua graa, o seu amor; mas tambm a sua credibilidade, a sua constncia, a sua fidelidade, a sua verdade. Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade (Sl 138, 2) (13). Ele a verdade, porque Deus luz, e n'Ele no h trevas nenhumas (1 Jo 1, 5); Ele Amor, como ensina o apstolo Joo (1 Jo 4, 8).

Os cristos so batizados em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo (Mt 28, 19). Antes disso, eles respondem Creio trplice pergunta com que so interpelados a confessar a sua f no Pai, no Filho e no Esprito Santo: Fides omnium christianorum in Trinitate consistit A f de todos os cristos assenta na Trindade) (33).

O mistrio da Santssima Trindade o mistrio central da f e da vida crist. o mistrio de Deus em si mesmo. E, portanto, a fonte de todos os outros mistrios da f e a luz que os ilumina.

o ensinamento mais fundamental e essencial na hierarquia das verdades da f (35). Toda a histria da salvao no seno a histria do caminho e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e nico, Pai, Filho e Esprito Santo, Se revela, reconcilia consigo e Se une aos homens que se afastam do pecado(36).

A invocao de Deus como Pai conhecida em muitas religies. A divindade muitas vezes considerada como pai dos deuses e dos homens. Em Israel, Deus chamado Pai enquanto criador do mundo (38). Mais ainda, Deus Pai em razo da Aliana e do dom da Lei a Israel, seu filho primognito (Ex 4, 22). Tambm chamado Pai do rei de Israel (39). E muito especialmente o Pai dos pobres, do rfo e da viva, entregues sua proteco amorosa (40).

Ao designar Deus com o nome de Pai, a linguagem da f indica principalmente dois aspectos: que Deus a origem primeira de tudo e a autoridade transcendente, e, ao mesmo tempo, que bondade e solicitude amorosa para com todos os seus filhos.

You might also like