You are on page 1of 8

Sistemas Operacionais

Prof. Daniel Brando

Sistemas Operacionais:
Serve como um intermedirio entre o hardware e os softwares aplicativos. O que um sistema operacional? um programa que controla os recursos do computador, como a unidade central de processamento, a memria, os arquivos, os dispositivos de entrada e sada, etc. e fornece a base para o desenvolvimento dos programas de aplicao. Ele atua como intermedirio entre o usurio e o hardware de um computador. Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware

Os sistemas operacionais podem ser classificados em:


monotarefa: permite a execuo de um nico programa por vez; multitarefa: permite que mais de uma tarefa seja processada simultaneamente no sistema computacional (atualmente, a maioria dos sistemas operacionais multitarefa); monoprocessados: somente um processador pode ser gerenciado pelo sistema operacional; multiprocessados: vrios processadores podem ser gerenciados simultaneamente; monousurio: o sistema operacional s capaz de suportar um nico usurio acessando seus recursos; multiusurio: vrios usurios dividem os mesmos recursos do sistema computacional.

Funes do S.O:
Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos perifricos). Estabelece uma interface com o usurio. Configurao de dispositivos. Controle da Rede. Gesto de programas. Inicializao do computador. Segurana do Sistema. Determina como o usurio interage com o sistema operacional. Prov e executa servios para softwares aplicativos.

Localizao -Residente no disco rgido do computador -Possibilidade de armazenamento em um chip do tipo ROM

Kernel (Ncleo) Gerencia o sistema operacional. Carregado do disco rgido para a memria quando o computador inicializado. Permanece na memria enquanto o computador estiver ligado.

Plataformas comuns de S.O:


Windows (Microsoft): famlia de sistemas operacionais usados em computadores de mo (Windows CE e Windows Mobile), computadores pessoais (Windows 98, Windows XP, Windows Vista e Windows 7) e computadores servidores (Windows NT, Windows 2000, Windows Server 2003 e Windows Server 2008). MacOS (Apple): sistema operacional para computadores pessoais Macintosh e iMac. UNIX: sistema operacional criado no incio da dcada de 70 para computadores de grande porte. Linux: derivado do UNIX, atualmente, muito utilizado em computadores de rede e est comeando a ser bastante utilizado tambm em computadores pessoais. Ex: Conectiva; Fedora; Slackware; Red Hat; SuSE; Ubuntu; Debian.

S.O. mobile
Android(Google): plataforma mobile do Google, de cdigo aberto e baseado em Linux. Muito encontrado em smartphones e tablets BlackBerry(Research in Motion): um modelo firmemente integrado de hardware/software eles fazem os aparelhos, eles fazem o sistema operacional.

IPHONE OS X(da Apple) : Rodando uma verso bsica, mas autntica, do Mac OS X, um dos sistemas mais poderosos e modernos.
WINDOWS MOBILE(Microsoft): tem razes no Windows CE e originalmente usou o nome Pocket PC antes de se tornar Windows Mobile. Voltado mais a uso corporativo, sua verso atual a 6.1, e conta com edies para touchscreen e tela comum SYMBIAN(Nokia) : O Symbiam a plataforma de smartphone mais popular do mundo, graas Nokia.

You might also like