You are on page 1of 14

Marketing de Relacionamento

Conceito
o processo de aquisio / manuteno de relacionamentos duradouros entre uma empresa e seus clientes atravs da utilizao de estratgias que permitam empresa a obteno do conhecimento dos anseios da clientela na perpesctiva e saciar as necessidades dos clientes e / ou surpreend-los ofertando vantagens inesperadas.

Marketing de Relacionamento
Evoluo do Marketing
Estratgia voltada para a produo em massa. Estratgia voltada para a clientela de massa. Estratgia voltada para o indivduo-cliente.

Marketing de Relacionamento
Bons Motivos para o Investimento em Marketing de Relacionamento
Ambiente competitivo devido a poltica neoliberalista globalizada Convergncia produtiva proporcionando manufaturao do mesmo produto por diversos players de mercado. Saturao de produtos no mercado devido a era da massificao produtiva. Diferenciao competitiva de mercado pode ser obtida atravs do relacionamento da empresa / cliente.

Marketing de Relacionamento

Bons Motivos para o Investimento em Marketing de Relacionamento Crescimento da produo customizados. Grande parte das estratgias de relacionamento so aplicveis a diversas culturas organizacionais heterogneas. Em geral, a relao custo X benefcio da adoo das estratgias do marketing de relacionamento positiva. A sinergia advinda das estratgias do marketing de relacionamento podem atingir tanto o cliente interno como o externo.

Marketing de Relacionamento
Bons Motivos para o Investimento em Marketing de Relacionamento Setenta por cento de todas as inovaes de produtos so induzidas pela necessidade do mercado, e mais da metade das inovaes feitas em muitas indstrias resultado de sugestes ou valor agregado pelos consumidores a um novo conceito do produtor. Fonte: Billington, Jim. Customer driven innovation. Harvard Management Update, 1998.

Marketing de Relacionamento
Bons Motivos para o Investimento em Marketing de Relacionamento So necessrios meses, s vezes anos para encontrar um cliente... E apenas alguns segundos para perd-los.

Marketing de Relacionamento
Os trs Rs da fidelidade do cliente Reteno: Os custos realizados em Marketing com clientes antigos podem ser decrescentes e os custos de atendimento caem a medida que os clientes se familiarizam com os servios prestados de venda.

Vendas Relacionadas (Relations sales): Produzem menos custos porque novas vendas a clientes j existentes demandam menos marketing, nenhuma despesa de cadastro, menos burocracia e menos tempo. Clientes fiis so geralmente menos sensveis a preo que novos clientes.
Recomendaes: uma forma eficiente e gratuita de se fazer marketing. Pesquisas indicam que clientes satisfeitos provavelmente contaro a cinco outras pessoas sobre uma boa experincia, enquanto clientes insatisfeitos provavelmente contaro a onze outras pessoas sobre uma experincia ruim.

Marketing de Relacionamento
Escada da Lealdade
Defensores Clientes Fiis

Repetidores
Experimentadores

Clientes Potenciais
Clientes Provveis

Marketing de Relacionamento
Quando se relacionar com o cliente? Antes da transao: A comunicao relaciona a identidade transacional entre a populao e a organizao, portanto esta comunicao deve ser clara e concisa no intuito de provocar o desejo de aquisio do produto/servio pelo futuro cliente.

Foco: Clientes atuais e potenciais Durante a transao: a oportunidade que a organizao possui de expor ao cliente os benefcios propiciados pela aquisio do produto/servio. Nesta fase, tambm possvel fechar a transao. Depois da transao: a fase onde pode se mensurar do produto / servio e ofertar novos negcios. Quando necessrio realizar recall na perspectiva de manter a visibilidade de transparncia e tica no relacionamento com o cliente atravs do conserto do produto / servio.

Marketing de Relacionamento
O prmio Nobel da economia de 2001 foi conferido aos economistas George Akerlof, A. Michael Spence e Joseph Stiglitz por seus trabalhos no campo da economia da informao moderna, por suas pesquisas sobre mercados com assimetria de informaes.

Marketing de Relacionamento
George Akerlof demonstrou que, quando os vendedores dispe de mais informao do que os compradores sobre a qualidade de um produto, pode suceder que s os bens de pouca qualidade cheguem ao mercado. Este estudo destaca ainda mais a importncia do marketing de relacionamento.

Marketing de Relacionamento
Pr-requisitos de uma boa estratgia de Marketing de Relacionamento
Informao objetiva entre organizao e cliente Transparncia Produtos / servios atraentes Educao excelente Conhecimento das necessidades do cliente Ambiente de negociao agradvel Conhecimento dos players de mercado Ateno as flutuaes impactantes ao negcio advindas do cenrio externo

Marketing de Relacionamento
Como realizar o Marketing de Relacionamento?
Visita pessoal do agente da organizao ao cliente Visita pessoal do cliente organizao Mala direta Telemarketing E-mail Eventos promocionais Informaes direcionadas em outdoors, revistas, jornais, rdio, Tv, cinema, etc.

Marketing de Relacionamento
B2B Abreviao de business to business. Traduz o relacionamento entre duas ou mais organizaes. B2C Abreviao de business to consumer. Traduz o relacionamento entre uma organizao e seus clientes fsicos. CRM Abreviao de Costumer Relationship Management. So sistemas que visam maximizar a eficincia transacional da empresa.

You might also like