You are on page 1of 38

ATOS E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Profa. Ms. Aline Salles Email: alinesalles@uft.edu.br

CONTEDO PROGRAMTICO
Ato administrativo: elementos e atributos Atos discricionrio e vinculado X graus de
vinculao a juridicidade Procedimentalizao da Administrao Pblica Processo Administrativo e Lei 9784/1999 OBJETIVO Entender a procedimentalizao por que passa o exerccio da funo administrativa

Enquanto a anlise do ato administrativo corresponde adoo de uma perspectiva fotogrfica, a anlise do procedimento implica uma viso cinematogrfica da atuao administrativa.
Celso Antnio Bandeira de Mello (in MOREIRA, 2007, p. 7)

ATO E PROCESSO ADMINISTRATIVO


[...] na perspectiva do ato administrativo prepondera a operao final e finalizada; no vis do processo administrativo, o que se tem uma sucesso de atos necessariamente encadeado, em que cada um prepara e (em certo limite) determina o subsequente, nenhum deles desligado da carga gentica (o DNA do processo Administrativo) que a todos marca e em todos est presente [...] e que, por fim, necessria e objetivamente partejar um resultado (a deciso) (FERRAZ; DALLARI, 2007, p. 37, destaques nossos)

ATO ADMINISTRATIVO
Espcie de ato jurdico manifestao de
vontade Antiga estrela do Direito Administrativo Fruto da especializao e autonomia da jurisdio administrativa (Frana) e da noo de autoridade e autotutela (Alemanha) Manifestao de vontade funcional [institucional] apta a gerar efeitos jurdicos, produzida no exerccio da funo administrativa (JUSTEN F., 2009, p. 273)

ESTRUTURA DOS ATOS (E LEI 9784/1999)


SUJEITO/COMPETNCIA atribuio normativa de legitimao art. 11-21 OBJETO/CONTEDO o que se estabelece ou determina o ato FORMA instrumental informalismo moderado art. 22-28 FINALIDADE consequncia do ato

MOTIVO elementos que compe a norma e suporte ftico causa art. 50

ESTRUTURA DOS ATOS


Lei 4717/1965 (Ao Popular), Art. 2 So nulos os atos lesivos ao patrimnio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de: a)incompetncia; b)vcio de forma; c) ilegalidade do objeto; d)inexistncia dos motivos; e)desvio de finalidade.

Lei 4717/1965, Art. 2, Pargrafo nico. Para a conceituao dos casos de nulidade observar-se-o as seguintes normas: a)a incompetncia fica caracterizada quando o ato no se incluir nas atribuies legais do agente que o praticou; b)o vcio de forma consiste na omisso ou na observncia incompleta ou irregular de formalidades indispensveis existncia ou seriedade do ato; c)a ilegalidade do objeto ocorre quando o resultado do ato importa em violao de lei, regulamento ou outro ato normativo; d)a inexistncia dos motivos se verifica quando a matria de fato ou de direito, em que se fundamenta o ato, materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido; e)o desvio de finalidade se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia.

COMPETNCIA
Previso legal rgo, cargo ou funo Lei e decreto autnomo (art. 84, VI) organizao da AP Limitao dos poderes e especializao e imposio das atribuies irrenuncivel, imprescritvel, imodificvel e intransfervel Abuso de poder: excesso de poder Pode ser objeto de delegao ou avocao em determinados casos - Previso: DL 200/1967, art. 11 e 12 e L. 9784/1999, art. 11 e 12.

COMPETNCIA - DELEGAO
Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes.

COMPETNCIA - DELEGAO
Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. 1o O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2o O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. 3o As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerarse-o editadas pelo delegado.

COMPETNCIA - DELEGAO
Parecer AGU, n GQ 191/1999 [...] 3. Na delegao de competncia, o delegante no responsvel pelos atos praticados pelo delegado. 4. A sistemtica de fixao de competncia, no mbito do Poder Executivo Federal, nasce na Constituio, passa pela lei e desdobra-se por meio de atos normativos de hierarquia inferior. 5. O conceito de "autoridade superior", a que se refere o art. 26 da Lei n 8.666/93, vincula-se estrutura hierrquico-organizacional do rgo ou entidade, e no competncia.

COMPETNCIA - DELEGAO
TEORIA DA ENCAMPAO - MANDADO DE SEGURANA (i) existncia de vnculo hierrquico entre a autoridade que prestou informaes e a que ordenou a prtica do ato impugnado; (ii)ausncia de modificao de competncia estabelecida na Constituio Federal; e (iii) manifestao a respeito do mrito nas informaes prestadas

COMPETNCIA - AVOCAO
Precariedade da avocao Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

COMPETNCIA
6. Nos termos do art. 161, caput, da CLT, a competncia para interditar estabelecimentos, setores e equipamentos ou embargar obras que ponham em grave risco a sade e integridade fsica dos trabalhadores exclusiva do Delegado Regional do Trabalho. Se o ato de interdio do estabelecimento foi determinado por Fiscais do Trabalho, h que se reconhecer o vcio no tocante forma e, de conseqncia, sua nulidade. 7. A competncia elemento do ato que advm diretamente da lei, e porque proveniente desta intransfervel e improrrogvel, salvo se a lei dispuser expressamente sobre a possibilidade de delegao ou avocao. 8. Recurso especial parcialmente conhecido e, nessa parte, no-provido. (STJ, REsp 724196)

COMPETNCIA
Na delegao administrativa, o delegante pode, por razes de convenincia e oportunidade e na pendncia da delegao, praticar a qualquer momento os atos delegados?

COMPETNCIA
Mantm a competncia Sendo assim, a delegao no implica a supresso do crculo de competncia do delegante, das atribuies transferidas ao delegado (Jos dos Santos Carvalho) STJ, MS 15165 No mantm a competncia (entendimento minoritrio): Como forma de transferncia, depende a delegao de uma limitao temporal, impedido que o delegante manipule, por vias ilegais, o conjunto de atribuies que o ordenamento lhe atribuiu (Thiago Marrara, 2011) A autoridade delegante poder, inclusive, se reputado conveniente e/ou recomendvel, ressaltar seu exerccio concomitante da atribuio delegada. (Sergio Guerra e Adilson a. Dallari)

MOTIVO
Fundamentos, justificativas de fato e de direito que justificam o ato integra a vontade do agente Relao com MOTIVAO (exteriorizao de motivos integrando a prtica do ato forma), mas NO equivalncia Controle pela teoria dos motivos determinantes

MOTIVO
ADMINISTRATIVO. EXONERAO POR PRTICA DE NEPOTISMO. INEXISTNCIA. MOTIVAO. TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES. 1. A Administrao, ao justificar o ato administrativo, fica vinculada s razes ali expostas, para todos os efeitos jurdicos, de acordo com o preceituado na teoria dos motivos determinantes. A motivao que legitima e confere validade ao ato administrativo discricionrio. Enunciadas pelo agente as causas em que se pautou, mesmo que a lei no haja imposto tal dever, o ato s ser legtimo se elas realmente tiverem ocorrido. 2. Constatada a inexistncia da razo ensejadora da demisso do agravado pela Administrao (prtica de nepotismo) e considerando a vinculao aos motivos que determinaram o ato impugnado, este deve ser anulado, com a conseqente reintegrao do impetrante. Precedentes do STJ. 3. Agravo Regimental no provido. (STJ, RMS 32437)

FORMA
Engloba o procedimento, a materializao e a exteriorizao do ato administrativo escrito e manifesto Motivao do ato parte integrante Princpio do informalismo moderado - art. 2, VIII, IX deve assegurar as garantias do cidado Tipicidade dos atos administrativos Forma X Formalizao Silncio administrativo

CONTEDO
O resultado prtico, o efeito jurdico imediato Deve ser lcito (previsto em lei), possvel (faticamente possvel) e determinado (claro, preciso).

FINALIDADE
Finalidade ampla interesse pblico Finalidade especfica de alguns atos Controle por desvio de finalidade (ou de poder) - Indcios (CRETELLA JR.): contradio do ato com atos posteriores ou anteriores; motivao exagerada, contraditria ou insuficiente; alterao dos fatos.

ATRIBUTOS - Eficcia
PRESUNO (RELATIVA) DE LEGITIMIDADE (VERACIDADE E LEGALIDADE)

IMPERATIVIDADE (EXIGIBILIDADE)
AUTO-EXECUTORIEDADE TIPICIDADE 8. Desnecessidade de ajuizamento de ao prpria, pela Unio, para a anulao dos registros de propriedade dos ocupantes de terrenos de marinha, em razo de o procedimento administrativo de demarcao gozar dos atributos comuns a todos os atos administrativos: presuno de legitimidade, imperatividade, exigibilidade e executoriedade. (STJ, REsp 968241)

ATRIBUTOS
ADMINISTRATIVO RECURSO ESPECIAL FECHAMENTO DE PRDIO IRREGULAR AUTOEXECUTORIEDADE DO ATO ADMINISTRATIVO DESNECESSIDADE DE INVOCAR A TUTELA JUDICIAL. 1. A Administrao Pblica, pela qualidade do ato administrativo que a permite compelir materialmente o administrado ao seu cumprimento, carece de interesse de procurar as vias judiciais para fazer valer sua vontade, pois pode por seus prprios meios providenciar o fechamento de estabelecimento irregular. 2. Recurso especial improvido. (REsp 696.993/SP, Rel. Ministra ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, julgado em 06/12/2005, DJ 19/12/2005 p. 349)

ATOS SIMPLES, COMPLEXOS E COMPOSTOS


SIMPLES emitidos pela vontade de um nico rgo COMPOSTOS - fim e a atuao da vontade dos agentes dos vrios atos tm relao de dependncia e no de unidade COMPLEXOS - ato nico, indiviso: resultante de vontades distintas e homogneas (nenhuma das quais idnea a constituir um ato administrativo parte); seus atos especficos no produzem nenhum efeito isolado, seno quando simultaneamente se completam

ATOS DISCRICIONRIOS E VINCULADOS


Grau de liberdade do agente deixado pela lei para a prtica do ato Discricionariedade dos motivos e objeto (outros aspectos so vinculados forma pode dar opes) Mrito administrativo convenincia e oportunidade

GRAUS DE VINCULAO JURIDICIDADE (Binenbojm)


Princpios Discurso de aplicao NICA resposta correta no CASO CONCRETO (Dworkin, Klaus Gunther) Conceitos jurdicos indeterminados Espao de controle judicial LEGALIDADE E?

GRAUS DE VINCULAO JURIDICIDADE


RECURSO EM MANDADO DE SEGURANA. ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO. DIREITO NOMEAO. CANDIDATO APROVADO ENTRE AS VAGAS PREVISTAS NO EDITAL. DIREITO LQUIDO E CERTO. RECURSO PROVIDO. 1. A aprovao do candidato no limite do nmero de vagas definido no Edital do concurso gera em seu favor o direito subjetivo nomeao para o cargo. 2. As disposies contidas no Edital vinculam as atividades da Administrao, que est obrigada a prover os cargos com os candidatos aprovados no limite das vagas previstas. A discricionariedade na nomeao de candidatos s incide em relao aos classificados nas vagas remanescentes.

3. No lcito Administrao, no prazo de validade do concurso pblico, simplesmente omitir-se na prtica dos atos de nomeao dos aprovados no limite das vagas ofertadas, em respeito aos investimentos realizados pelos concursantes, em termos financeiros, de tempo e emocionais, bem com s suas legtimas expectativas quanto assuno do cargo pblico. 4. Precedentes desta Corte Superior: RMS 15.034/RS e RMS 10.817/MG. 5. Recurso Ordinrio provido (STJ citado no STF, RE 598099)

PROCEDIMENTALIZAO ADMINISTRATIVA
Significa que a funo administrativa se materializa em atividade administrativa, que um conjunto de atos. Esse conjunto de atos deve observar uma seqncia predeterminada, que assegure a possibilidade controle do poder jurdico para realizar os fins de interesse coletivo e a promoo dos direitos fundamentais. (JUSTEN FILHO, 2009, p. 235)

PROCEDIMENTALIZAO
Razes (ZYMLER): -Surgimento do Estado Social -elemento mitigador de frustraes -movimento "contracircular
Objetivos: -Instrumento de controle do poder -Instrumento democrtico -Exigncia de atividade administrativa
isenta de defeitos -Reduo de encargos do Judicirio

PROCEDIMENTO
Procedimento a histria da transformao do poder em ato, [...] o fenmeno que se produz em todo o exerccio de uma funo (Medauar, 1993, P. 36) Procedimento: seqncia predeterminada de atos iter, rito Autores que ainda preferem esta nomenclatura (corrente minoritria): Miguel Reale, Carlos Ari Sundfeld, Maral Justen Filho, Celso Antonio Bandeira de Mello

PROCESSO X PROCEDIMENTO
Sem uniformidade na legislao,
na doutrina ou na jurisprudncia Lei Estadual Paulista (L. 10177/98) procedimento X Lei Federal processo Crtica do uso de processo administrativo confuso com processo judicial (definitivo, imparcial e tripartite)

PROCESSUALIDADE JURDICA
[...] direito processual como um conjunto de princpios, institutos e normas estruturados para o exerccio do poder segundo determinados objetivos [Dinamarco]. Por conseguinte, emerge perfeitamente clara a idia de uma processualidade atinente, tambm, ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo. (Medauar, 1993, p.16)

PROCESSO ADMINISTRATIVO
o conjunto de atos coordenados para a obteno de uma deciso sobre uma controvrsia no mbito judicial ou administrativo (MEIRELLES, Hely L., 2008, p. 592)

PROCESSO ADMINISTRATIVO

Previso constitucional: art.


5, LV, LVI, LXXVIII Lei 9784/1999 Processo administrativo federal geral Diversas leis especficas Proc. disciplinar, fiscal, licitatrio etc.

PROCESSO ADMINISTRATIVO
Tipos de processo (SCHIRATO): - Sancionador partes e penalidades - Declaratrio declarar situao jurdica (efeitos
secundrios de constituio de direitos) - Constitutivo (de outorga) direito em favor do particular quando houver efeitos metaindividuais - Normativo - debate processualizado para a edio de um ato administrativo geral e abstrato cujos efeitos afetaro toda uma categoria de cidados

PROCESSO JUDICIAL E ADMINISTRATIVO


Sistema processual brasileiro jurisdio una (art. 5, XXXV) Autonomia dos processos judiciais e administrativos Excees - aes penais negativa de autoria ou do fato - Habeas Data; questes da justia desportiva (art. 217, 1 CB/1988); Reclamao contra descumprimento de smula vinculante, Mandado de Segurana (com recurso administrativo suspensivo)

You might also like