You are on page 1of 6

PCP -PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUO Prof.

Ms Roni Antonio Garcia da Silva


1. Planejamento no empreendimento rural Ao se planejar a produo neste tipo de empresa, preciso levar em considerao alguns aspectos importantes: a) a existncia de um nmero significativo de variveis aleatrias; b) h de se considerar ainda o nmero limitado de informaes disponveis para o agricultor e que estas nem sempre espelham a realidade dos fatos. Assim, o empresrio rural precisa adequar o seu planejamento levando em considerao todas essas variveis.

1.1 O que produzir Neste quesito a primeira questo se deve decidir qual ou quais sero os produtos a serem produzidos levando-se em conta os recursos disponveis e s exigncias do mercado. Participam dessa deciso diversos fatores a seguir analisados: 1.1.1 Caractersticas dos recursos disponveis Qual a composio do solo da regio em que se encontra a propriedade rural, sua cobertura, , e que tipos de cultura e/ou criaes so recomendveis; Qual o tipo de topografia da propriedade e em funo disso avaliar o seu potencial para o uso mquinas e equipamentos agrcolas.

Qual a aptido histrica regional, tendo em vista que a maior parte dos servios de apoio e mesmo a capacitao da mo-de-obra estejam voltadas para a produo de alguns tipos de culturas ou criaes; Avaliar a possibilidade de implantao de atividades complementares para um maior aproveitamento dos recursos disponveis. So exemplos tpicos de culturas ou criaes complementares a criao de sunos e a cultura do milho; a produo de Soja e a criao de gado nos perodos de entre safra e assim por diante. Qual a disponibilidade de insumos como sementes ou matrizes, origem e quantidade, custos de compra e custos dos transportes; Qual a necessidade de investimentos em infraestrutura para a conduo das atividades selecionadas, em termos de benfeitorias, mquinas, veculos e equipamentos;

Qual o mximo de capital disponvel, considerados os recursos prprios e a possvel captao no mercado; Quais seriam, dadas todas as condicionantes anteriores, os possveis ndices de produtividade de cada cultura ou criao ou combinao, de acordo com cada variedade disponvel para o produto.

Supe-se que as variveis apresentadas sejam indicadores, mas no necessariamente limitadores exclusivos. Isto , o fato de uma regio ser tipicamente produtora de leite no impede que se inove e passe a produzir frutas. Ao contrrio, essa possibilidade perfeitamente exequvel e, na maioria das vezes vem de encontro s necessidades do mercado, alm, claro , de possibilitar um maior aproveitamento dos fatores de produo da propriedade.

1.1.2 Caractersticas das condies do mercado


Qual a possvel escala de produo do empreendimento individual ou coletivo no forma de cooperativas ou fomentos, de modo a viabilizar, por exemplo, a distribuio nacional do produto e mesmo sua exportao. Em outras palavras, deve-se verificar: Se h escala de produo para concorrer com os polos de produo ou mesmo construir um polo; Se compensa optar por um produto especializado; Se vivel ficar fora das cadeias de produo organizadas. importante avaliar as sries histricas de produo e seus respectivos preos, crescentes ou decrescentes.

You might also like