You are on page 1of 234

Daniel e Apocalipse

Elaborao:

Magda Narciso Leite

Introduo
Atestada pelo Prprio

Autenticidade dos Livros

Senhor Jesus Cristo

Mt 24.15: Quando, pois, virdes que a abominao da desolao, de que falou o profeta Daniel, est no lugar santo (quem l, que entenda).

Ap 22.16: Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Gerao de Davi, a resplandecente Estrela da manh.

Paralelismo entre os Dois Livros

Daniel ocupa-se dos tempos dos gentios

Apocalipse salienta a plenitude dos gentios

A expresso tempo dos gentios tem aspecto poltico mundial, referindo-se ao tempo em que os gentios tm supremacia sobre Israel, o que comeou com o exlio babilnico dos judeus em 606 a.C.
A expresso plenitude dos gentios tem aspecto espiritual, destacando a supremacia celestial da igreja triunfando sobre o mal e por fim reinando com O Senhor, como pode ser visto no livro de Apocalipse.

O LIVRO DE DANIEL

1. Consideraes Preliminares
Daniel:
Levado para Babilnia como cativo, na primeira leva de exilados de Jud, em 606 a.C. quando tinha entre 14 e 16 anos de idade. Atravessou o reinado de todos os reis babilnicos, exceto o primeiro deles, Nabopolassar, pai de Nabucodonosor, fundador do Neo-Imprio Babilnico.

Chegou at o Imprio Persa sob Ciro em 536 a.C (Dn 6.28; 10.1). Prestou cerca de setenta e dois anos de abnegados servios a Deus e ao prximo.

poca e Local do Livro:


Escrito em 606-534 a.C., durante o exlio do povo de Deus em Babilnia. Escrito na Babilnia, capital do Imprio. Sus, a capital de Ciro, no Elo, mencionada no livro, mas numa viso de Daniel.

Diviso do Livro:
Parte Histrica Captulos 1 a 6. Uma espcie de biografia de Daniel, havendo o elemento proftico, especialmente no captulo 2. Parte Proftica Captulos 7 a 12 Viso geral e pormenorizada dos ltimos imprios mundiais, do tempo dos gentios, os quais sero sucedidos pelo Reino de Jesus Cristo.

Tema do Livro:
Deus revela o profundo e o escondido e governa o reino dos homens.

2. Daniel e Seus Companheiros


No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Jud... (Dn 1.1).
O rei Josias (639-609 a.C.) Foi morto em Megido, por Fara-Neco, rei do Egito (2 Cr 35.22; 2 Rs 23.29,30). Depois de sua morte, seus filhos reinaram em seu lugar na seguinte seqncia:
Rei Joacaz (609 a.C.) Reinou apenas trs meses, sendo deposto por Fara-Neco e levado cativo para o Egito, onde morreu. Fara-Neco ps em seu lugar seu irmo Eliaquim, mudando-lhe o nome para Jeoaquim (2 Rs 23.31-35; 2 Cr 36.1-4).

Rei Jeoaquim, filho de Josias (609-597 a.C.) Aps trs anos de servido ao Egito, rebelou-se contra Fara-Neco. Foi no terceiro ano de seu reinado que Nabucodonossor veio contra ele. Reinou 11 anos (2 Rs 24.1-6; 2 Cr 36.58). Neste tempo, o reino de Jud saiu do jugo do Egito para ficar debaixo do jugo da Babilnia. Rei Joaquim, filho de Jeoaquim (597 a.C.) Reinou trs meses (2 Rs 24.8; 2 Cr 36.9). chamado Jeconias (Jr 27.20) ou Conias (Jr 37.1). Foi preso por Nabucodonossor e levado para a Babilnia. Nabucodonossor colocou ento como rei vassalo, Matanias, filho de Josias, a quem chamou Zedequias (2 Rs 24.17; 2 Cr 36.10,11).

Rei Zedequias (597-587 a.C.) Reinou 11 anos, quando ento Nabucodonossor o levou algemado para Babilnia, onde morreu. Foi o ltimo rei da descendncia de Davi a reinar em Jud.

A primeira leva de cativos de Jud levados para a Babilnia ocorreu durante o terceiro ano do reinado de Jeoaquim. Entre os cativos, encontrava-se Daniel e seus companheiros. neste ponto que comea a contagem dos setenta anos de cativeiro de Jud, conforme profetizado pelo profeta Jeremias (cf. Jr 25.11).

Foram transportados de Jud para a Babilnia:


O rei Jeoaquim.
Os utenslios da Casa de Deus, os quais foram colocados na casa do deus Bel, a principal divindade dos babilnicos. A nata da nao israelita, inclusive os membros da casa real.

Daniel e seus Companheiros, Ananias, Misael e Azarias, no Palcio Real:


As exigncias do rei quanto aos filhos de Israel que deveriam ser ensinados nas letras e na lngua dos caldeus.
Deveriam ser jovens, da linhagem real e dos nobres. Dentre as qualidades fsicas no deveriam ter nenhum defeito fsico, ou seja, ser formosos de aparncia. Deveriam ter qualidades intelectuais. Deveriam ter qualidades sociais (habilidade para viver no palcio).

O tratamento que os filhos de Israel deveriam receber no palcio real:


Deveriam, durante trs anos, receber da poro do manjar do rei e do vinho que ele bebia. Essas iguarias eram oferecidas cerimonialmente aos dolos, antes de serem servidas.

Deveriam ter seus nomes mudados. Assim, Daniel, Hananias, Misael e Azarias tiveram seus nomes mudados para Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

A mudana do nome visava fazer com que estes jovens esquecessem e renunciassem a seu Deus, seu povo, sua ptria e sua religio. Em suma, esquecessem-se de suas identidade judaica e de suas razes.

Daniel Deus meu Juiz Beltessazar Bel te proteja.


Hananias Jeov gracioso Sadraque Ordem de Aku (a deusa lua dos babilnios). Misael Quem igual a Deus Mesaque Quem como Aku. Azarias Deus meu ajudador Abede-Nego Servo de Nego Ou Nebo.

A perseverana de Daniel em no contaminar-se:


Daniel firmemente decide no se contaminar com a poro do manjar do rei e assim ele pede ao chefe dos eunucos que lhe concedesse no se contaminar. O chefe dos eunucos teme, j que a concesso do pedido poderia prejudicar a aparncia dos jovens. Daniel pede ao despenseiro que eles fossem experimentados durante dez dias comendo legumes e bebendo gua. Quando foram os jovens trazidos diante do rei Nabucodonossor, no foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias e por isso eles permaneceram diante do rei.

3. Os Quatro ltimos Imprios Mundiais


E no segundo ano do reinado de Nabucodonossor, teve Nabucodonossor uns sonhos... (Dn 2.1).
O rei manda chamar os magos, os astrlogos e os encantadores, e os caldeus, para que declarassem ao rei qual teria sido o sonho e a sua interpretao. Os magos no puderam revelar o sonho e nem a sua interpretao.

Nabucodonossor se irrita diante da impotncia de seus servidores e ordena que se matassem todos os sbios da Babilnia. Tal ordenana atingiria tambm Daniel e seus amigos. Daniel pede que se lhe desse tempo para que pudesse dar a interpretao. Ele faz saber o caso a seus amigos e juntos eles buscam a misericrdia de Deus para que lhes fosse revelado o segredo. Deus concede a Daniel a revelao do sonho de Nabucodonossor. Daniel, em gratido a Deus louva ao Senhor engrandecendo o seu Santo Nome.

Por isso, Daniel foi ter com Arioque, ao qual o rei tinha constitudo para matar os sbios da Babilnia... (Dn 2.24).
Daniel pede que ele fosse introduzido na presena do rei para que ele desse ao rei a interpretao do sonho. O rei pergunta a Daniel se ele poderia interpretar o sonho. Daniel no se engrandece diante do rei, mas engrandece o Deus dos cus. Ele fala ao rei que Deus dera a Nabucodonossor, atravs do sonho, o conhecimento do que h de ser no fim dos dias.

Daniel descreve fielmente o sonho a Nabucodonossor e em seguida ele lhe d a interpretao.


Na enorme esttua do sonho do rei, est predita a histria das naes comeando por Babilnia e Nabucodonossor at a vinda de Jesus.

A cabea daquela esttua era de ouro fino; o seu peito e os seus braos, de prata; o seu ventre e as suas coxas, de cobre; as pernas, de ferro; os seus ps, em parte de ferro e em parte de barro. Estavas vendo isso, quando uma Pedra foi cortada, sem mo, a qual feriu a esttua nos ps de ferro e de barro e os esmiuou. Ento, foi juntamente esmiuado o ferro, o barro, o cobre, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio,e o vento os levou, e no se achou lugar algum para eles; mas a Pedra que feriu a esttua se fez um grande monte e encheu toda a terra (Dn 2.32-35).

A interpretao do sonho:
A cabea de ouro Simboliza o Imprio Babilnico.
O peito e os braos de prata Simbolizam o Imprio MedoPersa. O ventre e os quadris de bronze Simbolizam o Imprio Greco-Macednio.

As pernas de ferro Simbolizam o Imprio Romano.


Os ps parte de ferro e parte de barro Simbolizam o Imprio Romano restaurado dos tempos finais.

Particulares da interpretao do sonho:


Ouro, prata, bronze, ferro A seqncia indica perdas de valores. O mundo no melhorar, nem politicamente, nem moralmente. Representa a degenerao da raa humana alienada de Deus. Cabea, peito e dois braos, ventre, duas pernas Indicam a extenso territorial e durao de cada imprio. Os ps em parte de ferro e em parte de barro O ferro indica a continuidade do Imprio Romano. Os dez dedos so dez reis como forma ou expresso final do Imprio Romano quando este estiver totalmente restaurado. O ferro simboliza um governo ditatorial, totalitrio; o barro simboliza o governo do povo, democrtico. Os dois no se misturam, no entanto a presena dos dois demonstram um governo ditatorial camuflado em forma de democracia.

Mas, nos dias desses reis, o Deus do cu levantar um reino que no ser jamais destrudo; e esse reino no passar a outro povo; esmiuar e consumir todos esses reinos e ser estabelecido para sempre. Da maneira como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem mos, e ela esmiuou o ferro, o cobre, o barro, a prata e o ouro, o Deus grande fez saber ao rei o que h de ser depois disso; e certo o sonho, e fiel a sua interpretao (Dn 2.44,45).

Particulares acerca do estabelecimento do Reino de Jesus Cristo na terra:


O Reino ser implantado sem interveno humana. Sua conquista no ser efetuada por armas carnais.

Ele dever suceder o ltimo imprio mundial que corresponde ao imprio do Anticristo governando o Imprio Romano restaurado.
Nenhuma das formas de governo representadas pelo ouro, prata, bronze, ferro e barro correspondem forma de governo de Jesus Cristo. Todos estes materiais foram esmiuados e levados pelo vento no se achando lugar para eles. O Monte que se formou e encheu toda a terra corresponde ao perodo do Reino Milenar de Jesus Cristo.

Conseqncias da interpretao do sonho:


O rei Nabucodonossor cai sobre seu rosto para prestar honra a Daniel e ordena que lhe fizessem ofertas. O rei reconhece que o Deus de Daniel o Deus dos deuses e o Senhor dos reis.

O rei engrandece Daniel colocando-o por governador de toda a provncia de Babilnia como tambm por principal governador de todos os sbios de Babilnia.
Daniel pede ao rei que constitusse Sadraque, Mesaque e Abede-Nego sobre os negcios da provncia.

Prenncios do futuro Imprio Romano restaurado conforme revelado no sonho:

Hoje, a sonhada Unio Europia (EU), uma comunidade internacional de naes j uma realidade concreta. A EU tem parlamento conjunto, mercado comum, moeda e pavilho nicos. Tudo comeou em 1957, em Roma, a antiga capital do Imprio Romano, quando foi criado o Mercado Comum Europeu (MCE), cuja sede foi mais tarde transferida para Bruxelas, na Blgica. O palco para o surgimento do Anticristo e seu governo j est armado.

4. A Fornalha de Fogo Ardente


O Rei Nabucodonossor fez uma esttua de ouro, cuja altura era de sessenta cvados, e a sua largura, de seis cvados; levantou-a no campo de Dura, na provncia de Babilnia... (Dn 3.1).
Nabucodonossor ergue uma esttua de 29 metros. Os nmeros em cvados, sendo todos base de seis simbolizam o homem e a vaidade humana.

A esttua foi levantada em Dura. O arquelogo Oppert que fez escavaes nas runas de Babilnia em 1854 achou o pedestal de uma colossal esttua, num lugar chamado Duair. Pode ser que correspondam aos restos da esttua citada no texto.
A partir da consagrao da esttua ordenado que todos os povos, naes, gentes, povos e lnguas, ao som da buzina, do pfaro, da harpa, da sambuca, do saltrio, da gaita de foles e de toda sorte de msica se prostrassem diante da esttua.

Tem-se na ordem de adorao imagem do rei uma tentativa de uma religio mundial, uma figura do que est para vir, quando ento todos os povos adoraro a imagem da besta (cf. Ap 13.8). Tem-se tambm na ordenana do rei a evidncia quanto ao contra-senso do rei: Reconhece o Deus nico e verdadeiro, porm no se submete ao seu senhorio.

Os jovens hebreus no se prostram diante da imagem, e assim eles so denunciados diante do rei Nabucodonossor. Como a ordenana quanto a adorao imagem era feita sob ameaa de morte, os jovens deveriam ser lanados dentro da fornalha de fogo ardente. Nabucodonossor tenta persuadi-los a se prostrarem diante da esttua, os jovens, porm permanecem fiis a sua f no nico Deus verdadeiro, independentes das conseqncias que lhes viessem.

Nabucodonossor manda que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais e que Sadraque, Mesaque, Abede-Nego fossem atados com suas capas, seus cales, seus chapus, suas vestes e fossem lanados dentro do forno de fogo ardente.

O rei se espanta ao ver quatro homens soltos que andavam passeando dentro do fogo, no havendo nenhuma leso neles, e ao identificar o quarto Homem, ele o identifica como sendo o Filho de Deus: E o aspecto do quarto semelhante ao filho dos deuses (Dn 3.25).

Um decreto baixado pelo rei declarando que qualquer que dissesse uma blasfmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque, e Abedenego, seria despedaado e suas casas feitas em monturo. Os trs jovens hebreus podem ser vistos como que representando o remanescente fiel de Israel no perodo da grande tribulao.

Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e disseram ao rei Nabucodonossor: No necessitamos de te responder sobre este negcio. Eis que o nosso Deus, a quem ns servimos, que nos pode livrar, ele nos livrar do forno de fogo ardente e da tua mo rei. E, se no, fica sabendo, rei, que no serviremos a teus deuses nem adoraremos a esttua de ouro que levantastes (Dn 3.17,18).

5. O Orgulho do Rei Castigado


Nabucodonossor, rei, a todos os povos, naes e lnguas que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada (Dn 4.1).
O captulo 4 inicia-se com o reconhecimento do rei Nabucodonossor quanto a grandeza de Deus e seu domnio sobre todos os reinos. Mais uma vez o rei tem um sonho que perturba a sua mente.
Os magos, os astrlogos, os caldeus, os adivinhadores so levados perante o rei, mas no podem dar-lhe a interpretao do sonho.

Mas, por fim, entrou na minha presena Daniel, cujo nome Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual h o esprito dos deuses santos; e eu contei o sonho diante dele (Dn 4.8).
Nabucodonossor descreve o sonho onde ele v uma rvore no meio da terra, grande em altura, de folhagem formosa, fruto abundante, que servia de sombra para os animais e morada para as aves. Por fim, um vigia, um santo, descia do cu e ordena que os ramos da rvore fossem cortados, suas folhas sacudidas, seu fruto espalhado, e os animais de debaixo dela e as aves afugentados.

O campo e as razes deveriam ser deixados na terra, com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo, molhado do orvalho do cu, e a sua poro com os animais na grama da terra.
De corao de homem deveria lhe ser dado corao de animal at que sobre ele se passasse sete tempos (refere-se a sete estaes, portanto sete anos).

Daniel mostra a Nabucodonossor que aquela rvore simbolizava ele prprio, e que ele seria tirado de entre os homens, passando sua morada a ser com os animais. Daniel aconselha o rei a se desfazer de seus pecados, usando de misericrdia com os pobres. Nabucodonossor no d ouvidos e depois de doze meses, sua altivez e orgulho abatido por Deus.

Nabucodonossor vem a ter uma doena caracterizada pela insanidade mental. Cientificamente esta doena chamada de lecantropia, onde o homem se identifica com um animal. Ele comia erva como os bois, seu corpo foi molhado do orvalho do cu, cresceu plo, como as penas da guia, e suas unhas como as das aves.

No tempo determinado por Deus, quando Nabucodonossor reconhece a soberania de Deus, ele restaurado e restabelecido ao seu trono.

Agora, pois, eu, Nabucodonossor, louvo e exalo, e glorifico ao Rei dos cus; porque todas as suas obras so verdades; e os seus caminhos, juzo, e pode humilhar aos que andam na soberba (Dn 4.37).

6. A Queda do Primeiro Imprio Mundial


Peso do deserto do mar. Como os tufes de vento Sul, que tudo assolam, ele vir do deserto, da terra horrvel. Viso dura se me manifesta: O prfido trata perfidamente, e o destruidor anda destruindo. Sobe, Elo, sitia medo, que j fiz cessar todo o seu gemido (Is 21.1,2).
Profecia da queda de Babilnia proferida por Isaas cerca de 150 anos antes. A meno do Elo e da Mdia aponta para a conquista de Babilnia por Ciro.

No perodo descrito no captulo 5, Daniel j tinha mais de oitenta anos de idade. H entre os captulos 4 e 5 de Daniel, mais de 30 anos.

O exrcito de Ciro, rei da Prsia j sitiava Babilnia cerca de dois anos. Babilnia, dentro de seus muros estava preparada para resistir ao stio por mais prolongado que fosse, mas no fim do segundo ano do cerco, a cidade considerada invencvel, foi tomada.

Runas do palcio de Nabucodonosor (sculo VI antes de Cristo), na Babilnia/Grande Enciclopdia Larousse Cultural, 1998, Ed. Nova Cultural Ltda./Folha de S.P., S.Paulo/SP.

O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presena dos mil. Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os utenslios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalm, para que bebessem neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas (Dn 5.1,2).
O rei Belsazar Era co-regente com seu pai Nabonido, da a frase terceiro dominador em Dn 5.7.

Belsazar era na realidade filho de Nabonido e neto de Nabucodonossor. O aramaico no tem vocbulo para av. A presena dos trs reis no Imprio Babilnico j havia sido profetizado por Jeremias: E todas as naes serviro a ele, e a seu filho, e ao filho de seu filho, at que tambm venha o tempo da sua prpria terra, quando muitas naes e grandes reis se serviro dele (Jr 27.7).

Ento, trouxeram os utenslios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de Deus, que estava em Jerusalm, e beberam neles o rei, os seus grandes, as suas mulheres e suas concubinas (Dn 5.3).
O rei Belsazar promove uma festa mpia onde os tesouros da casa de Deus so profanados perante os seus deuses. Na mesma hora, aparecem uns dedos de mo de homem que escrevia defronte do castial, na parede do palcio real...

O rei se assusta perante aquela viso. Os astrlogos, os caldeus, os adivinhadores so levados diante do rei, mas no puderam discernir a escritura nem fazer saber ao rei a sua interpretao.
A rainha faz meno de Daniel e dos fatos do passado e assim, Daniel introduzido na presena do rei para interpretar a viso com a promessa de receber honrarias. Daniel, porm recusa-se a receber os presentes.

Esta, pois, a escritura que se escreveu: Mene, Mene, Tequel e Parsim (Dn 5.25).
Com autoridade, Daniel expe ao rei sua situao espiritual, sua arrogncia, altivez e impiedade. Daniel denuncia tambm o uso indevido dos vasos do templo de Deus. Daniel d ao rei a interpretao da Escritura mostrando que o Imprio Babilnico fora contado e pesado na balana.

Como este foi achado em falta, Deus permitiria ento a diviso do reino. Na histria este fato se cumpriu literalmente. Os medos e os persas formaram uma coalizo para derrotar Babilnia. A Mdia lutou sob Dario, e a Prsia sob Ciro. Xenofonte, historiador grego diz que os matadores de Belsazar foram Gobrias e Gadatas.

Mene: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele - Isto , Deus contou o nmero de dias do reino de Babilnia e o destruiu. Tequel: Pesado foste na balana e achado em falta Diante da justia divina esse reino no teve qualquer peso de retido, de virtudes e qualidades agradveis a Deus. Peres ou parsim ou ufarsim: Dividido - Deus permitiria a invaso e o Imprio Babilnico cairia sob os medos e os persas.

7. Daniel na Cova dos Lees


E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino a cento e vinte presidentes que estivessem sobre todo o reino; e sobre eles trs prncipes, dos quais Daniel era um, aos quais esses presidentes dessem conta, para que o rei no sofresse dano (Dn 6.1,2).
Os medos No princpio de sua histria eram mais poderosos do que os persas. So povos oriundos, originalmente de Madai (Gn 10.2).

Os povos da Mdia chamaram-se a si mesmo posteriormente, airiana, palavra que significa nobre. De airiana, vem a moderna palavra Ir, nome pelo qual se chama hoje parte daquela regio da antiga Prsia.

Aps a queda da Assria em 612 a.C. os medos passaram a controlar todo o norte da Mesopotmia. Cambises, o grande rei dos persas, casou com a filha de Astages, rei dos medos. Desse casamento nasceu Ciro que tomou de assalto a cidade de Babilnia.
Dario, o medo governa a Babilnia (na realidade ele era um vice-rei), enquanto Ciro completava suas conquistas no Norte e no Oeste por uns dois anos.

Ento, os prncipes e o presidentes procuravam achar ocasio contra Daniel a respeito do reino; mas no podiam achar ocasio ou culpa alguma; porque ele era fiel, e no se achava nele nenhum vcio nem culpa (Dn 6.4).
Daniel se distingue dos demais presidentes e strapas, porque nele havia um esprito excelente. Estes homens armam um plano para matar Daniel.

O plano deles seria executado atravs da vaidade do rei. Assim, eles prope que por um espao de trinta dias, nenhuma petio a qualquer deus ou qualquer homem deveria ser feita, seno ao rei. Aquele que transgredisse a lei deveria ser lanado na cova dos lees. Daniel no se intimida com a escritura assinada e continua sua rotina de orao. Ele orava trs vezes por dia de joelhos, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalm, a cidade que Deus escolhera para ali por o seu Nome. Os acusadores aproveitam-se da situao para acusar Daniel diante do rei. O rei prope tentar livrar Daniel, mas a lei no podia ser revogada.

O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos lees, para que no me fizessem dano, porque foi achada em mim inocncia diante dele; e tambm contra ti, rei, no tenho cometido delito algum (Dn 6.22).
Daniel tirado da cova dos lees e os homens que tinham acusado-no so lanados na cova, eles, seus filhos e suas mulheres. Os lees apoderam-se deles, e lhes esmigalham todos os ossos.

O rei Dario estabelece um decreto declarando que todos os homens deveriam tremer e temer perante o Deus de Daniel, porque ele o Deus vivo e para sempre permanente, e o seu reino no se pode destruir; seu domnio at ao fim. Ele livra, e salva, e opera sinais e maravilhas no cu e na terra; ele livrou Daniel do poder dos lees. Daniel prospera no reinado de Dario e no reinado de Ciro.

8. Os Quatro ltimos Imprios Mundiais


No primeiro ano de Belsazar, rei de Babilnia, teve Daniel, na sua cama, um sonho e vises da sua cabea; escreveu logo o sonho e relatou a suma das coisas (Dn 7.1).
Cronologicamente este captulo vem antes do captulo 5. O assunto o mesmo do captulo 2, porm no captulo 2 Daniel interpreta o sonho de Nabucodonossor, aqui ele mesmo tem o sonho. Este aconteceu uns 60 anos aps a revelao do sonho a Nabucodonossor.

Os mesmos imprios so representados neste sonho por quatro animais grandes. Um leo, um urso, um leopardo, e um quarto animal, terrvel e espantoso e muito forte. No sonho Daniel v os quatro ventos do cu combatendo no mar grande. Os quatro ventos correspondem aos 4 sentidos da terra: Norte, sul, leste, oeste. O mar agitado corresponde a inquietao das naes e os ventos so os poderes do mal que agitam, incitam e afligem as naes.

O primeiro era como leo e tinha asas de guia; eu olhei at que lhe foram arrancadas as asas, e foi levantado da terra e posto em p como um homem; e foi-lhe dado um corao de homem (Dn 7.4).
Corresponde a Babilnia e seu rei (605 a.C. at 539 a.C.) Leo e guia, dois animais nobres da fauna. O leo simboliza a fora; a guia, rapidez, viso e voracidade.
Duas asas arrancadas Simbolizam Nabonido e Belsazar. Levantado da terra e posto em p Corresponde a humilhao e exaltao de Nabucodonossor.

Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca trs costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne (Dn 7.5).
Corresponde ao Imprio Medo-Persa (539 a.C. at 331 a.C.) Levantou-se de um lado, indica o domnio persa sobre o domnio dos medos. Costelas entre os dentes Faz-se referncia assim a conquista de Babilnia, Ldia e Egito pela Prsia como descrito na histria. Devora muita carne Corresponde a extenso do Imprio Medo-Persa.

Depois disso, eu continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha quatro asas de ave nas suas costas; tinha tambm esse animal quatro cabeas, e foi-lhe dado domnio (Dn 7.6).
Corresponde ao Imprio Greco-Macednio (539 a.C. at 331 a.C.) Alexandre, o grande dominou o mundo civilizado do seu tempo. Seu exrcito era altamente treinado e utilizava o princpio da guerra-relmpago, isto , surpresa, rapidez e fora total nos ataques.

As quatro asas simboliza a rapidez dos gregos na conquista.


As quatro cabeas falam da diviso do Imprio Grego aps a morte de Alexandre entre seus quatro generais, os quais passaram a dominar, o Egito, Macednia, Sria e sia Menor.

Depois disso, eu continuava olhando nas vises da noite, e eis aqui o quarto animal, terrvel e espantoso muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava, e fazia em pedaos, e pisava aos ps o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele e tinha dez pontas (Dn 7.7).
Corresponde ao Imprio Romano, e sua ltima forma de expresso por ocasio do perodo do Anticristo. Os dentes de ferro simbolizam um reino ditatorial e a ferocidade sobre as naes. As dez pontas correspondem aos dez dedos dos ps da esttua e aos dez chifres da Besta de Ap 13.1; 17.12. desta forma que surgir o reino do Anticristo e suas naes confederadas durante a grande tribulao.

Estando eu considerando as pontas, eis que entre elas subiu outra ponta pequena, diante da qual trs das pontas primeiras foram arrancadas; eis que nessa ponta havia olhos, como olhos de homem, e uma boca que falava grandiosamente (Dn 7.8).
A ponta pequena representa o futuro Anticristo. Ele, ao emergir entre os dez reinos, abater trs reis. Esta forma de expresso do Imprio Romano ainda no ocorreu. Os fatos descritos neste versculo so ainda para o futuro. O Anticristo ser um homem com ampla viso e tambm um orador inflamado e magnetizador de massas.

Eu continuei olhando, at que foram postos uns tronos, e um ancio de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabea, como a limpa l; o seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente (Dn 7.9).
Daniel contempla o trono de Deus e o juzo das naes que acontecer aps o perodo dos 7 anos do Anticristo (cf. Mt 25.31-46). No versculo 10, ele descreve a morte do quarto animal, fato este que indica o juzo de Deus em relao ao Anticristo e seu reino.

Eu estava olhando nas minha vises da noite, e eis que vinha nas nuvens do cu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancio de dias, e o fizeram chegar at ele. E foi-lhe dado o domnio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, naes e lnguas o servissem; o seu domnio um domnio eterno, que no passar, e o seu reino, o nico que no ser destrudo (Dn 7.13,14).
Estes versculos mostram o estabelecimento do Reino Milenar de Jesus Cristo, o Filho do Homem, o qual reinar no trono de Davi, cumprindo assim as promessas de Deus aos patriarcas.

O versculo importante, pois demonstra a distino entre o Pai Celestial e o Filho. O Ancio de dias simboliza o Pai Celestial, e o Filho do Homem vindo nas nuvens, uma referncia ao retorno de Jesus a esta terra para reinar. Diante destas vises, Daniel se abate e se espanta. Ele se achega a um dos que estavam perto e pedelhe a interpretao destas coisas. Provavelmente um anjo que lhe revela sobre os 4 animais e o domnio dos santos do Altssimo que possuiro o reino aps o perodo do ltimo imprio.

Ento, tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrvel, cujos dentes eram de ferro, e as unhas, de metal; que devorara, fazia em pedaos e pisava aos ps o que sobrava... (Dn 7.19).
Daniel tem desejo de saber mais sobre o quarto animal, que fazia guerra contra os santos e os vencia, at que veio o ancio de dias, e foi dado o juzo aos santos do Altssimo; e chegou o tempo em que os santos possuram o reino (Dn 7.22).

O anjo revela a Daniel que este quarto reino dominaria toda a terra, e com fora a faria em pedaos. Esta foi exatamente a forma de expresso do Imprio Romano no perodo da 1 vinda de Jesus.

O mapa ao lado mostra a extenso do Imprio Romano.

Mas o juzo estabelecer-se-, e eles tiraro o seu domnio, para o destruir e para o desfazer at ao fim (Dn 7.26).
A partir do versculo 24, a explicao dada a Daniel mostra que a viso corresponde ao perodo do Anticristo, os sete anos de grande tribulao. Este perodo, de acordo com Dn 7.25 ser caracterizado por blasfmias por parte do Anticristo contra Deus, perseguies ao povo de Deus e leis contrrias a lei de Deus.

Os santos sero entregues nas mos do Anticristo, por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Cada tempo equivale a duas estaes, portanto a linguagem se refere a 1 ano (um tempo), dois anos (e tempos) e metade de um tempo (meio ano). Portanto, corresponde a trs anos e meio, ou seja, os ltimos trs anos e meio do perodo do Anticristo (7 anos).

9. O Segundo e o Terceiro Imprios Mundiais


No ano terceiro do reinado do rei Belsazar, apareceu-me uma viso , a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princpio (Dn 8.1).
Nesta viso, Daniel se v em Sus, na provncia de Elo, junto ao rio Ulai. Sus era a capital de Elo e residncia dos reis persas. Ele v um carneiro diante do rio o qual tinha duas pontas, sendo uma das pontas mais alta que a outra. A mais alta subiu por ltimo.

Este carneiro simboliza o Imprio Medo-Persa. O chifre mais alto a Prsia, que apesar de ser mais recente do que a Mdia, tornou-se mais proeminente. Ciro, um persa, rebelou-se contra os medos, que at ento detinham o poder e tornou-se cabea desses dois reinos.

O carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte, e para o meio-dia... Isto indica o seu domnio que se estenderia atingindo inclusive a regio de Israel.

E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no cho; e aquele bode tinha uma ponta notvel entre os olhos (Dn 8.5).
O bode corre em direo ao carneiro dando contra ele com mpeto a ponto de quebrar-lhe as duas pontas. O bode se engrandece em grande maneira; mas, estando na sua maior fora, a ponta notvel entre os olhos quebrada, e sobe no seu lugar 4 pontas notveis, para os quatro ventos do cu.

Esta viso de Daniel corresponde ao reino da Grcia. O bode simboliza Alexandre, o grande, um dos homens mais brilhantes dos tempos antigos; rei da Macednia, fundador do helenismo, gnio militar e propagador da cultura grega. Em doze anos ele teve o mundo a seus ps. Morreu em 323 a.C., em Babilnia, aos 33 anos de idade. Como conseqncia seu reino foi dividido entre seus 4 generais. Cassandro ficou com a Macednia; Lismaco com a Trcia e quase toda a sia Menor, Seluco ficou com a Sria, Babilnia e Palestina e Ptolomeu ficou com o Egito.

E de uma delas saiu uma ponta mui pequena, a qual cresceu muito para o meio-dia, e para o oriente, e para a terra formosa (Dn 8.5).
Trata-se do rei selucida Antoco Epifnio, o opressor de Israel no Antigo Testamento, o qual procedeu da Sria. O termo selucida deriva do general Seleuco Nictor, fundador da dinastia dos reis gregos da Sria. Na partilha do imprio de Alexandre lhe coube a Sria, a Palestina e a Babilnia.

Antoco Epifnio perseguiu o povo judeu no sculo II a.C. Ele reinou de 175 a 167 a.C. Sua deciso era exterminar o povo judeu e sua religio. Ele chegou a proibir o culto a Deus, profanou o templo colocando ali uma imagem do deus grego zeus, ofereceu carne de porco no altar de Deus em sacrifcio, proibiu o sacrifcio contnuo. Tais fatos deram lugar a famosa Revolta dos Macabeus. Em 165 a.C., Judas Macabeu reconsagrou o altar.

Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo quele que falava: At quando durar a viso do contnuo sacrifcio e da transgresso assoladora, para que seja entregue o santurio e o exrcito, a fim de serem pisados? E ele me disse: At duas mil e trezentas tardes e manhs; e o santurio ser purificado (Dn 8.12,13).
Literalmente corresponde a 1150 tardes e 1150 manhs, porque uma tarde e uma manh era um dia no sistema judaico de contar os dias. 1150 dias formam o tempo decorrido entre a profanao do templo por Antoco e sua purificao por Judas Macabeu, em 165 a.C.

Literalmente a profecia de Dn 8 se cumpriu no perodo de Antoco Epifnio, mas seu escopo se aplica tambm ao tempo do fim. Tal fato torna-se claro no versculo 24 e 25, os quais se referem ao Anticristo que se fortalecer em fora, destruir, prosperar, far prosperar o engano na sua mo e se levantar contra o prncipe dos prncipes, mas, sem mo, ser quebrado.

10. A Orao de Daniel (Dn 9.1-23)


No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da nao dos medos, o qual foi constitudo rei sobre o reino dos caldeus (Dn 9.1).
Estava chegando o final dos setenta anos de cativeiro do povo de Daniel. Ele, estudando o livro de Jeremias entendia que seu povo deveria ser liberto do cativeiro babilnico. Daniel volta-se para Deus em orao e confessa a Deus os pecados de sua nao como se estes fossem seu, identificando-se assim com o seu povo.

Ele reconhece tambm que merecidamente o povo judeu se encontrava em assolao. Deus era justo por t-los castigados. Diante deste reconhecimento, Daniel suplica a Deus por suas misericrdia sobre a cidade de Jerusalm. O anjo Gabriel enviado at Daniel para lhe fazer entender as questes acerca do povo de Israel.

Inclina, Deus meu, os teus ouvidos e ouve; abre os teus olhos e olha para a nossa desolao e para a cidade que chamada pelo teu nome, porque no lanamos as nossas splicas perante a tua face fiados em nossas justias, mas em tuas muitas misericrdias. Senhor, ouve; Senhor, perdoa; Senhor, atendenos e opera sem tardar; por amor de ti mesmo, Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo se chamam pelo teu nome (Dn 9.18,19).

11. A Revelao das Setenta Semanas


Setenta semanas esto determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgresso e dar fim aos pecados, e expiar a iniqidade, e trazer a justia eterna, e selar a viso e a profecia, e ungir o Santo dos santos. Sabe e entende: Desde a sada da ordem para restaurar e para edificar Jerusalm, at ao Messias, o Prncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificaro, mas em tempos angustiosos. E, depois das sessenta e duas semanas, ser tirado o Messias e no ser mais; e o povo do prncipe, que h de vir, destruir a cidade e o santurio, e o seu fim ser como uma inundao; e at ao fim haver guerra; esto determinadas assolaes. E ele firmar um concerto com muitos por uma semana, e, na metade da semana, far cessar o sacrifcio e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominaes vir o assolador, e isso at consumao; e o que est determinado ser derramado sobre o assolador (Dn 9.24-27).

A Interpretao das Setenta Semanas:


69 semanas 483 anos
7 semanas 49 anos Templo Reconstrudo Ne 2.5-8 Decreto par Reconstruo de Jerusalm Ano 445 a.C. 62 semanas 434 anos Fim dos 434 anos: 1o Advento do Messias; morto o Messias; Ascenso do Messias

Intervalo
Igreja at a plenitude dos gentios: Arrebatamento da igreja Rm 11.25 1 Ts 4.15-18

Septuagsima semana 7 Anos


semana 1260 dias Aliana entre o Anticristo e Israel Reconstruo do Templo semana 1260 dias Profanao do Templo Fato prefigurado por Antoco Epifnio Dn 11.36-39 2 Ts 2.3,4 Fim: Batalha do Armagedon

Intervalo de 75 dias
30 dias 1290 dias Purificao do Templo Dn 12.11 Ez 40-48 45 dias 1335 dias Dn 12.12 Julgamento das naes Mt 25.33,34

Milnio

1000 Anos de Reinado de Cristo Ap 20.4-6 Zc 14.9

12. A Viso de Daniel


No ano terceiro de Ciro, rei da Prsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome se chama Beltessazar; e a palavra verdadeira e trata de uma guerra prolongada; e ele entendeu essa palavra e teve entendimento da viso (Dn 10.1).
Daniel esteve triste por trs semanas completas. Ele no comeu, nem bebeu vinho, nem se ungiu com ungento at que se cumpriu as trs semanas.

Daniel se encontrava no rio Hidquel quando ento ele viu um Homem vestido de linho, e os seus lombos, cingidos com ouro fino de Ufaz, seu corpo como turquesa, seu rosto como um relmpago, e seus olhos, como tochas de fogo, seus braos e ps como cor de bronze, e a voz das palavras como a voz de uma multido. Somente Daniel teve a viso, e aqueles que estavam com ele temeram e fugiram escondendose. Daniel perde a fora diante desta viso, no entanto, ele ouve a voz das palavras que lhe foram dirigidas.

E eis que uma mo me tocou e fez que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mos (Dn 10.10).
Um anjo enviado a Daniel e lhe declara que desde o primeiro dia, suas oraes eram ouvidas diante de Deus. Porm, o prncipe do reino da Prsia tentou impedi-lo de chegar a Daniel por vinte e um dias, at que Miguel, um dos primeiros prncipes veio para ajud-lo.

O anjo lhe declara ter vindo para lhe fazer entender o que aconteceria ao seu povo nos derradeiros dias; porque a viso ainda para muitos dias (Dn 10.14). Daniel se abaixa e emudece, quando ento Algum lhe toca. Ele diz que por causa da viso lhe sobrevieram dores e no ficou fora nenhuma. Daniel encorajado por um segundo toque, e assim ele pede quele que lhe tocara que lhe confortasse...

E disse: Sabes porque eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o prncipe dos persas; e, saindo eu, eis que vir o prncipe da Grcia. Mas eu te declararei o que est escrito na escritura da verdade; e ningum h que se esforce comigo contra aqueles, a no ser Miguel, vosso prncipe (Dn 10.20,21).

O atual Estado de Israel, com seus avanos, suas vitrias nas ltimas guerras apesar de suas desvantagens, seu progresso, sua influncia e proezas internacionais s tem uma explicao: Anjos de Deus lutam a favor de Israel.

13. A Viso Interbblico

de

Israel

no

Perodo

Eu, pois, no primeiro ano de Dario, o medo, levantei-me para o animar e o fortalecer (Dn 11.1).
Este captulo mostra a histria desde o Imprio Persa at o perodo do Novo Testamento. At o versculo 35, tem-se o futuro imediato de Israel em relao as naes vizinhas. Do versculo 36 em diante, tem-se o futuro remoto de Israel, ligado principalmente ao ... tempo de angstia para Jac (Jr 30.7), ou seja, o perodo da grande tribulao.

Os primeiros 35 versculos cobrem quase 500 anos de histria. Desde Ciro, o Persa (539 a.C.) at o final da independncia do reino de Israel sob os Macabeus, em 63 a.C., quando ento Roma assume o controle da nao. Perodo de durao de cada Imprio, incluindo o perodo de independncia sob os macabeus:
Imprio Medo-Persa 539 a.C a 332 a.C. Imprio Grego-Macednio 332 a 167 a.C. Macabeus 167 a.C. 63 a.C. Imprio Romano 63 a.C. a 70 d.C.

E, agora, te declararei a verdade: Eis que ainda trs reis estaro na Prsia, e o quarto ser cumulado de grandes riquezas mais do que todos; e, esforando-se com as suas riquezas, agitar todos contra o reino da Grcia. Depois, se levantar um rei valente que reinar com grande domnio e far o que lhe aprouver. Mas, estando ele em p, o seu reino ser quebrado e ser repartido para os quatro ventos do cu; mas no para a sua posteridade; nem tampouco segundo o poder com que reinou, porque o seu reino ser arrancado e passar a outros (Dn 11.2-4).

O Cumprimento de Dn 11.2-4:
Reis que Reinaram Sobre o Imprio Medo-Persa:
Dario, filho de Assuero, constitudo rei interinamente na Caldia, enquanto Ciro completava suas conquistas. Ciro, o persa e depois deles quatro reis, conforme a profecia, sendo estes:
Assuero, filho de Ciro 529-522 a.C. Conhecido na histria por Xerxes I e Cambises II. Mencionado em Ed 4.6. Artaxerxes I Reinou em 522-521 a.C. Conhecido por Smeredis mencionado em Ed 4.7-11. Determinou a suspenso das obras do templo ps cativeiro. Dario II Filho de Artaxerxes 521-485 a.C. Mencionado em Ed 4.5 Ordenou a concluso das obras do templo (cf. Ed 6). Assuero, esposo de Ester Reinou em 485-465 a.C. Depois disto a glria da Prsia entra em declnio.

O Cumprimento de Dn 11.2-4 em Relao Grcia:


Alexandre, o grande:
Em 336 a.C iniciou suas guerras de conquista e em 331 venceu a Prsia. Morreu em 323 a.C. aos 33 anos de idade.

Diviso do Imprio entre os generais: Cassandro, Lismaco, Seleuco e Ptolomeu.


A profecia neste captulo abrange apenas duas destas divises, Sria e Egito, porque Israel ficaria sob o domnio destes dois pases em constante guerra entre eles, fazendo da Palestina seu campo de batalha (Dn 11.5-35).

Na profecia, o reino do Sul, equivale ao Egito, e o reino do Norte equivale a Sria. Segue at a poca de Antoco Epifnio. Os versculos 21 a 35 referem-se a Antoco Epifnio que reinou sobre a Sria em 175-164 a.C. Ele na profecia chamado de um homem vil... (v. 21).
Os versculos 29 e 30 fala da invaso do Egito por Antoco, de onde ele teve de retirar-se, por causa da esquadra romana, ... Navios de Quitim... do versculo 30.

O perodo dos macabeus:


Os versculos 32 a 35 descrevem os feitos hericos da nao israelita sob os irmos macabeus que iniciam a revolta dos judeus contra Antoco em 167 a.C. Duas classes de judeus se destacam: Os infiis que se uniram ao inimigo, e o restante fiel que buscou a Deus.

O perodo do Anticristo Dn 11.35-45:


E alguns dos sbios cairo para serem provados, e purificados, e embranquecidos, at ao fim do tempo, porque ser ainda no tempo determinado (11.35).

O Anticristo, Conforme a Profecia:


Far conforme a sua vontade, se engrandecer sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falar coisas incrveis, ser prspero, no ter respeito aos deuses de seus pais, nem ter respeito ao amor das mulheres, nem a qualquer deus e sobre tudo se engrandecer. Honrar ao deus das fortalezas, a um deus a quem seus pais no conheceram. Os versculos 40 a 44 so ainda de difcil interpretao, mas a referncia ao rei do Sul parece indicar um bloco de naes norte-africana e o rei do Norte um bloco de naes do Norte que lutaro por algum tempo contra o Anticristo. Israel ser invadido por este reino do Norte, conforme Ez 38 e 39. O Anticristo invadir Israel. O Egito no escapar da sua invaso. Edom, Moabe e Amom, corresponde hoje a Jordnia, sero poupados, para que mais tarde o remanescente de Israel para l escape na fuga do Anticristo.

14. O Perodo da Grande Tribulao


Assuntos Referidos no Captulo 12:
Dn 12.1 Refere-se ao perodo da grande tribulao. O texto se refere a Miguel, o grande prncipe, defensor do filhos de Israel. Miguel expulsar Satans da esfera celestial (cf. Ap 12.79). A profecia revela Miguel como sendo o anjo de Deus, protetor da nao israelita. O versculo 2 se refere ltima ressurreio depois do milnio quando ento os justos ressuscitaro para a vida eterna, e os mpios para a vergonha e desprezo eterno.

O versculo 3 remete ao reino eterno de Jesus Cristo depois do juzo do trono branco.
Daniel v dois anjos, um de uma banda beira do rio, e o outro da outra banda beira do rio. Um dos anjos pergunta ao Homem vestido de linho que estava sobre as guas do rio. Que tempo haver at ao fim das maravilhas? (Dn 12.6b). O Homem vestido de linho lhe revela depois de um tempo, de tempos e metade de um tempo... Ou seja, 3 anos e meio, os ltimos trs anos e meio da grande tribulao.

O Acrscimo de 30 e 45 Dias:
E, desde o tempo em que o contnuo sacrifcio for tirado e posta a abominao desoladora, haver mil duzentos e noventa dias. Bemaventurado o que espera e chega at mil trezentos e trinta e cinco dias (Dn 12.11,12).
Acrscimo de 30 dias aps 1260 dias (3 anos e meio)

Relacionados purificao do templo. Acrscimo de 45 dias aps 1290 dias Relacionados ao juzo das naes para que ocorra a instalao do Reino Milenar de Jesus Cristo.

O LIVRO DE APOCALIPSE

1. Consideraes Preliminares
O Autor do Livro:
Joo, o evangelista, um dos apstolos de Jesus. Foi um dos primeiros discpulos de Jesus. Era irmo de Tiago. Jesus os chamou de Boanerges. ele o discpulo amado citado em Jo 13.23; 19.26; 21.20. Irineu, nascido cerca de 130 d.C., discpulo de Policarpo, discpulo de Joo, afirma que aps o retorno do banimento de Joo em Patmos, ele permaneceu em feso at sua morte no reinado de Trajano.

poca e Local do Livro:


Joo pastoreava a igreja em feso quando foi banido para a ilha de Patmos, por Domiciano, em 95 d.C. em sua perseguio contra os cristos. Domiciano chamado na histria de Segundo Nero, devido a sua perversidade contra os cristos. Foi neste perodo que Joo escreveu este livro, provavelmente em 96 d.C.

Diviso do Livro:
Parte I Captulo 1 Concernente ao Senhor Jesus Cristo: Corresponde as coisas passadas no tempo de Joo. Parte II Captulos 2 e 3 Concernente igreja. Corresponde as coisas presentes na poca de Joo. Parte III Captulos 4 a 22 Concernente s naes gentlicas e o estabelecimento do Reino de Deus. Corresponde s coisas futuras.

Tema do Livro:
A vinda de Jesus em glria.

Eis que vem com as nuvens e todo olho o ver, at quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentaro sobre ele. Sim! Amm! Eu sou o Alfa e mega, o Princpio e o Fim, diz o Senhor, que , e que era, e que h de vir, o Todo-Poderoso (Ap 1.7,8).

2. Esboo do Livro de Apocalipse


Captulo 1: A viso do Cristo glorificado. Captulos 2,3: A igreja no passado e no presente. Captulo 4: A igreja arrebatada. Captulo 5: A igreja glorificada. Captulos 6-18: A grande tribulao Captulos 6 a 11 abrangem a primeira metade da tribulao, o restante a segunda metade. Captulo 19: A volta pessoal de Jesus em glria. Captulo 20: O milnio e o juzo final. Captulo 21,22: O perfeito estado eterno.

3.

Sistemas Apocalipse

de

Interpretao

do

O Sistema Futurista:
Considera o livro como de cumprimento futuro. H entre os futuristas alguns que ensinam que a igreja passar pela Tribulao. Porm, segundo Ap 3.10, 1 Ts 1.10, Rm 5.9 a igreja arrebatada antes dos 7 anos de tribulao.

O Sistema Histrico:
Interpreta o apocalipse como sendo a histria da igreja desde o sculo I at os dias atuais.

O Sistema Preterista:
Interpretam que a igreja substituiu Israel e que todo o apocalipse j se cumpriu no perodo do Imprio Romano.

O Sistema Simbolista:
Ensina que no apocalipse tudo simblico representando apenas o conflito entre o bem e o mal. Neste sistema no h nada histrico ou proftico. uma forma de expresso do racionalismo chamado de cristo. Desacreditam o cumprimento literal das profecias de apocalipse.

4. A Viso do Cristo Glorificado


Revelao de Jesus Cristo:
O termo revelao significa, no original, retirar, remover completamente, descerrar, tirar fora, como quando as autoridades fazem nas inauguraes de placas comemorativas, esttuas, etc... Removendo totalmente o pano em que esto envolvidos para ver aquilo que at ento estivera oculto. Duas palavras originais:
Apo = Afastado, distante. Kalypsis Remoo, retirada, revelao, descobrimento.

Para mostrar aos seus servos...


Trs tipos de servos de Cristo:
Servos escravos Servem a Cristo por medo de se perderem.
Servos mercenrios Servem a Cristo por interesse, convenincia. Servos filhos Servem a Cristo por amor.

As coisas que em breve devem acontecer, e pelo seu anjo as enviou e as notificou a Joo seu servo.

Bem aventurado aqueles que lem... Porque o tempo est prximo.


As sete bem-aventuranas em todo o livro:
Bem aventurados aqueles que lem... Bem aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor... Bem aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes... Bem aventurados aqueles que so chamados ceia das bodas do Cordeiro... Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreio... Bem aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro... Bem aventurado aqueles que lavam as suas vestiduras...

Saudao inicial:
Joo envia a saudao s sete igrejas que se encontravam na sia. A sia aqui no o continente asitico atual, mas sim a provncia romana da sia cuja capital era a cidade de feso.
A saudao trplice. um testemunho da Trindade Divina: Da parte dAquele que , que era e que h de vir... Da parte dos sete Espritos que se acham diante do seu Trono... E da parte de Jesus Cristo, a fiel testemunha...

quele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glria e poder para todo o sempre. Amm (Ap 1.7).
Ao se referir a Jesus Cristo em sua saudao inicial, Joo se interrompe em louvor a Ele reconhecendo a obra de Cristo em seu favor e de todos os membros da igreja. A mensagem dos versculos seguinte uma proclamao quanto a volta de Jesus tanto para os gentios quanto para os judeus, e em seguida tem-se a identificao da plena divindade de Jesus (ver Ap 1.7,8).

Eu Joo, que tambm sou vosso irmo e companheiro na aflio, e no Reino, e na pacincia de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo (Ap 1.9).
Ilha de Patmos Uma ilha desolada e rochosa, situada no mar Arquiplago (parte do mar Mediterrneo), ao largo da costa da atual Turquia.

A espiritualidade do apstolo se v na expresso: Eu fui arrebatado em esprito, no dia do Senhor... A expresso O dia do Senhor Literalmente se refere ao domingo. Esta palavra vem do latim dominicus, que significa do Senhor. Joo Crisstomo (354-407 d.C.) diz que esse dia era assim chamado porque nele o Senhor ressurgiu dentre os mortos. A expresso se refere tambm aos acontecimentos desde o arrebatamento da igreja at o Reino Milenar de Jesus Cristo.

Que dizia: O que vs, escreve-o num livro e envia-o s sete igrejas que esto na sia: A feso, e a Esmirna, e a Prgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadlfia, e a Laodicia. E virei-me para ver quem falava comigo e virando-me, vi sete castiais de ouro (Ap 1.11,12).
Joo ouve uma voz como de trombeta. A trombeta na Bblia um smbolo da Palavra de Deus e da urgncia de se dar ouvidos ela. um anncio de que a partida est prxima. A mensagem anunciada tem direo certa: s sete igrejas...

Ao virar-se para ver quem falava, Joo v os sete castiais Esta mensagem um indicativo de que Jesus s pode ser visto atravs da igreja... ela quem revela a sua glria.
Os castiais de ouro uma simbologia da igreja cheia do Esprito Santo. Somente desta forma ela poder emitir a luz que revelar o Cristo glorificado ao mundo em trevas.

E no meio dos sete castiais um semelhante ao Filho do Homem...


A ateno neste ponto para a posio ocupada por Jesus na viso dada a Joo e para a plena Humanidade de Jesus Cristo. Jesus deve ocupar o centro na vida da igreja.

A Descrio do Cristo Glorificado:


Vestido at os ps de uma veste comprida Dignidade sacerdotal.
Cingido pelo peito com um cinto de ouro Dignidade Real. Cabea e cabelos brancos como l branca, como a neve Eternidade.

Os olhos como chama de fogo Oniscincia.


Seus ps, semelhantes a lato reluzente como se tivesse sido refinado numa fornalha Juzo divino.

Voz como voz de muita guas Autoridade de Deus sobre todas as naes. Na sua destra sete estrelas As sete estrelas so os anjos das sete igrejas, responsveis por transmitir a mensagem celestial. Da sua boca saa uma aguda espada de dois fios A Palavra de Deus que no pode ser entregue trazendo apenas meias verdades. Rosto como o sol, quando na sua fora resplandece Indica a sua vinda para Israel, quando resplandecer o Sol da Justia (cf. Ml 4.2).

O efeito da viso:
E eu, quando o vi, ca a seus ps como morto; e ele ps sobre mim a sua destra, dizendo-me: No temas; eu Sou o Primeiro e o ltimo e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amm! E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap 1.17,18).

As trs divises do livro: Escreve...


As coisas que tens visto, E as que so,

E as que depois destas ho de acontecer (Ap 1.19).

5. As Sete Igrejas da sia


Mensagens s Sete Igrejas que Existiam na Provncia Romana da sia:
Representam a condio espiritual das igrejas em todos os tempos. Representam a histria da igreja desde o tempo em que ela comeou a ser difundida entre os gentios at os dias que antecedero o arrebatamento da igreja. So descritas de forma geral na seguinte seqncia: Um atributo de Cristo, um elogio igreja, uma advertncia, uma censura, uma sentena, uma promessa ao vencedor.

A Igreja de feso:
feso significa desejvel Representa a igreja do primeiro sculo. Jesus se apresenta a ela como Aquele que tem as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiais. Foi muito bem estabelecida na doutrina Bblica. Paulo ensinou a Palavra de Deus ali, durante trs anos. Em seu elogio a esta igreja, Jesus mostra que ela era uma igreja laboriosa, tendo inclusive colocado a prova aqueles que se diziam ser apstolos, mas no o eram.

Jesus a exorta por ter deixado o seu primeiro amor e a lembrar-se onde caiu, arrepender-se e praticar o primeiro amor. Caso no, ela estaria sentenciada escurido: Tirarei do teu lugar o teu castial...

Jesus faz ainda um elogio pelo fato da igreja aborrecer a obra dos nicolatas. Os nicolatas eram seguidores de Nicolau cuja obra se comparava obra de Balao. Este lanou tropeos para os filhos de Israel se prostiturem com mulheres midianitas, smbolo de adultrio espiritual, e a comerem dos sacrifcios da idolatria.

A promessa:

Dar-lhe-ei de comer
da rvore da vida... Uma linguagem que denota a vida eterna.

Ilustrao:
Cidade de feso.

A Igreja de Esmirna:
Esmirna significa amargura Nome relacionado mirra, substncia que tornou-se smbolo de morte. Jesus se apresenta como sendo O Primeiro e o ltimo, o que foi morto e reviveu. Uma linguagem que denota seu sofrimento, mas tambm o controle de tudo em suas mos. a igreja sofredora, perseguida. Representa o perodo dos anos 100 a 312 d.C. quando a igreja foi duramente perseguida.

Jesus a elogia por sua obra e tribulao. Apesar de pobre era rica.

A igreja teria uma tribulao de dez dias. Profeticamente significa o perodo de dez imperadores romanos que perseguiram os cristos. Isto aconteceu desde os anos 64 a 305 d.C. A igreja deveria manterse fiel, ainda que fosse necessrio morrer por amor a Ele.

A promessa:
Dar-te-ei a coroa da vida... O que vencer no receber o dano da segunda morte.

Ilustrao:
Cidade de Esmirna.

A Igreja de Prgamo:
Prgamo significa casamento a igreja estatal. Representa a igreja dos anos 313 a 600 d.C quando se deu a unio da igreja com o estado.

Jesus se apresenta como tendo a espada de dois fios. A simbologia aqui indica que Ele estava pronto para intervir e dividir...
Jesus diz conhecer o lugar onde ela habita, Que onde est o trono de Satans, a elogia, porm por, apesar das influncias malignas, ela ter retido o seu nome. Em termos histricos, isto diz respeito ao Conclio de Nicia, onde a Doutrina da Trindade foi reafirmada.

Jesus a adverte por ter l os que seguem a doutrina de Balao e a doutrina dos nicolatas. Exorta-a ao arrependimento, caso no a igreja seria dividida. A promessa:
Comer do Man escondido e uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ningum conhece seno aquele que o recebe. O man e a pedra parece indicar o ofcio sacerdotal, ou seja, a posio sacerdotal diante de Deus.

Ilustrao:
Cidade de Prgamo.

A Igreja de Tiatira
Tiatira significa oferta de incenso desagradvel. Apesar de ser uma igreja espiritualmente cada, desfruta de progresso material. Representa a igreja dos anos 600 a 1517, ou seja, a igreja que prevaleceu no perodo de densas trevas espirituais.
Jesus se apresenta a ela como Aquele que tem os olhos como chama de fogo e os ps semelhantes ao lato reluzente. A linguagem indica o conhecimento da camuflada situao de Tiatira.

A advertncia contra a tolerncia profetiza Jezabel, mulher que se diz profetiza. A igreja permitia que esta mulher ensinasse e enganasse os servos levando-os a prostituir-se e comer dos sacrifcios da idolatria. Em termos histricos o sistema de Jezabel corresponde ao papado e seus dogmas anti-bblicos. O sistema Jezabel no muda segundo Ap 2.21, por isso, a igreja seria prostrada numa cama e sobre os que com ela adulteram vir grande tribulao. Morte espiritual a conseqncia para seus filhos, ou seja, para aqueles que so gerados por este sistema adltero de religio.

A promessa:
Poder sobre as naes

e a resplandecente estrela da manh. Esta linguagem remete ao futuro Reino Milenar de Jesus Cristo quando ento a igreja voltar para reinar com Ele nesta terra.

Ilustrao:
Cidade de Tiatira.

A Igreja de Sardes

Sardes significa os que escapam. a igreja que tem nome de que vive, mas est morta.
Representa o perodo de 1517-1750 d.C. Perodo da reforma protestante. Os que escaparam de Tiatira. Jesus se apresenta a ela como Aquele que tem os sete Espritos de Deus (o que indica a plenitude do Esprito para que ela viva) e as sete estrelas (o que indica um novo comeo). Este novo comeo reconhecido na histria da igreja a partir da reforma protestante.

A igreja que ganhou fama advertida, pois ela pode ser pega de surpresa com a volta de Jesus. A Promessa:
Sero vestidos de vestes brancas e de maneira nenhuma ser riscado o nome do livro da vida. As vestes brancas so indicativos da justia de Cristo sobre os vencedores.

Ilustrao:
Cidade de Sardes.

A Igreja de Filadlfia
Filadlfia significa amor fraternal. Representa a igreja crist na sua fase avivada e missionria a partir de 1750 especialmente os sculos XVIII, XIX e incio do sculo XX. Jesus se apresenta a ela como o Santo e Verdadeiro, o que tem a Chave de Davi Refere-se a chaves do Reino. igreja que no negou o seu nome Ele pe diante dela uma porta aberta. A linguagem se refere a obra missionria. Os da sinagoga de Satans Esta linguagem se refere a um tipo de cristianismo sem sacrifcio, sem renncia, sem cruz.

A igreja de Filadlfia simboliza a igreja que ser arrebatada aos ares para encontrar-se com Jesus sendo assim livrada da tentao que vir sobre todo o mundo. A promessa:
O vencedor ser coluna no

templo de Deus, e sobre ele estar o nome de Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalm.

Ilustrao:

Cidade de Filadlfia.

A Igreja de Laodicia
Laodicia significa Direito do povo, isto direito de mandar, direitos humanos. Simboliza a igreja do sculo XX at os dias atuais. o sistema prevalecente antes do arrebatamento da igreja. Nesta igreja a satisfao do homem substitui a Palavra de Deus. Ela morna, o que indica a mistura e por causa disto chega a causar nuseas em Jesus. Jesus adverte a igreja por sua arrogncia, e enquanto que ela pensa ser rica, para Ele ela desgraada, miservel, cega e nua.

Jesus aconselha a igreja a comprar ouro provado no fogo, vestes brancas, e colrio para que veja. Ouro provado no fogo, simbologia de vida de comunho; vestes brancas, significa pureza; e colrio, busca de viso espiritual de acordo com os preceitos da Palavra de Deus.
Com o humanismo, o atraente substituiu a vida espiritual desta igreja e o Esprito Santo foi colocado para fora. por isto que aqui Jesus se apresenta batendo a porta para entrar.

A promessa:
Os vencedores assentarse-o com Jesus em seu trono, uma linguagem que remete ao perodo do Reino Milenar de Jesus Cristo na terra.

Ilustrao:
Cidade de Laodicia.

6. O Arrebatamento da Igreja
Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no cu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. E logo fui arrebatado em esprito e eis que um trono estava posto no cu, e um assentado sobre o trono.

Joo v o trono de Deus e ao redor dele 24 tronos e assentados sobre eles 24 ancios.
A linguagem do texto indica totalidade j que o nmero doze simbologia de plenitude (12 + 12 = 24). No arrebatamento da igreja os salvos, tanto do Antigo Testamento, como do Novo Testamento ressuscitaro e Joo os v trajando vestes brancas e coroas de ouro.

7. A Viso do Trono de Deus A Exaltao a Ele como o Criador


O captulo 4 descreve a viso de Joo quando ento ele v sair do trono relmpagos e troves e vozes o indicativo de tempestade iminente. Diante do trono um como mar de vidro Tudo transparente diante de Deus.

E ao redor do trono 4 animais Semelhante a um leo, a um bezerro, um com rosto de homem e o quarto semelhante a guia. A linguagem demonstra a autoridade de Deus sobre toda a criao. Tambm denota a revelao acerca da Pessoa de Jesus: Rei, Servo, Homem e Deus.

Os quatro animais entoavam... Santo, Santo, Santo o Senhor Deus, o Todo Poderoso que era, e que , e que h de vir. E os quatro ancios prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono: Digno s, Senhor, de receber glria, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade so e foram criadas. Exaltao a Deus como sendo o Criador de todas as coisas. No haver espao na redeno para aqueles que negam a soberania e o poder de Deus para criar todas as coisas.

8. A Viso do Trono de Deus A Exaltao a Ele como Redentor


No captulo 5, Joo v na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. A linguagem se refere a possesso de uma terra que fora comprada. Ningum era visto como digno de abrir o livro e desatar os seus selos o que levou Joo a chorar. A linguagem indica que ningum teria alcanado o direito de comprar a terra redimindo-a da escravido do pecado.

E um dos ancios diz: No chores; eis aqui o Leo da tribo de Jud, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos. O Cordeiro visto no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os ancios, como que havendo sido morto... Toda a Criao redimida e restaurada para Deus por meio do sacrifcio de Jesus Cristo. O preo que foi pago, foi preo de sangue.

Toda a criao louva ao Senhor Jesus Cristo pela redeno efetuada:


Digno s de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e lngua e povo, e nao; e para o nosso Deus os fizestes reis e sacerdotes; e eles reinaro sobre a terra (Ap 5.9,10).

9. A Abertura dos 4 Primeiros Selos


E olhei, e eis um cavalo branco, e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi lhe dada uma coroa e saiu vitorioso e para vencer (Ap 6.2).
O cavalo branco Simboliza a promessa de paz o Anticristo que surge trazendo a idia de solucionar todos os problemas mundiais.

E saiu outro cavalo vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra e que se matassem uns aos outros; e foi lhe dada uma grande espada (Ap 6.4).
O cavalo vermelho Simboliza a guerra Apesar da promessa de paz, ela no mantida por muito tempo. Normalmente assim nas promessas dos homens. Elas no se sustentam diante dos conflitos mundiais.

E olhei e eis um cavalo preto; e o que sobre ele estava assentado tinha uma balana na mo (Ap 6.5).
O cavalo preto Simboliza a fome. A mensagem a seguir uma ordem para no danificar o azeite e o vinho. Este dois elementos so smbolos de restaurao. Deus em sua misericrdia ainda estar dando oportunidade aos homens de voltarem-se para Ele.

E olhei e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte, e o inferno o seguia e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra (Ap 6.8).
O cavalo amarelo Simboliza a morte. O poder de destruio do homem gerado pela vaidade, egosmo etc... se estende por toda a terra.

10. A Abertura do 5 Selo


E havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram (Ap 6.9).
O primeiro perodo da tribulao j ser marcado por perseguio queles que recebem a Jesus como Senhor e Salvador. Estes morrem por amor Deus, e junto ao altar de Deus, clamam a Deus por julgamento e vingana pelo sangue derramado na terra.

11. A Abertura do 6 Selo


E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilcio, e a lua tornou-se como sangue... E diziam aos montes e aos rochedos: Ca sobre ns e escondei-nos do rosto daquele que est assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro (Ap 6.16).

A abertura do sexto selo mostra alteraes relacionadas ao mundo csmico (sol, lua, estrelas) e superfcie da terra (montes e ilhas so removidos do seu lugar).
O temor advm sobre todos os homens, grandes e pequenos. H um reconhecimento quanto a soberania e os juzos de Deus, porm o reconhecimento apenas intelectual. No visto neste reconhecimento o arrependimento dos homens em relao s suas culpas.

12. Os 144.000 Selados e os Gentios Salvos na Tribulao Passagem de Natureza Parenttica


E ouvi o nmero dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel (Ap 7.4).

Quatro anjos so vistos retendo os efeitos sobre a natureza, at que os servos de Deus tivessem sido assinalados com o selo do Deus vivo. Os assinalados so homens judeus que se convertero a Jesus Cristo no perodo da tribulao. As tribos so listadas na seguinte ordem: Jud, Rben, Gade, Aser, Naftali, Manasss, Simeo, Levi, Issacar, Zebulom, Jos, Benjamim. Notar a ausncia de D e Efraim, o nmero de 12 tribos porm mantido, alm disso em Ez 48 estas duas tribos so listadas, o que indica que no estaro fora no perodo do Reino Milenar.

Os 144.000: So eles que estaro pregando s naes no alcanadas atualmente. Ver Is 66.19. A salvao dos gentios durante este perodo: Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multido, a qual ningum podia contar, de todas as naes, e tribos e povos, e lnguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mos (Ap 7.4).

Resumo dos seis primeiros selos:

Passagem De Natureza Parenttica

1 Selo

2 Selo

3 Selo

4 Selo

5 Selo

6 Selo

7 Selo

Surgimento do Anticristo

Guerras

Fome

Morte 4 parte dos homens

Almas debaixo do Altar de Deus

Alteraes csmica e geogrficas

144000 selados E Gentios salvos durante a tribulao

13. A Abertura do 7 Selo


E, havendo aberto o stimo selo, fez-se silncio no cu quase por meia hora. E vi os sete anjos que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas. E veio outro anjo e ps-se junto ao altar, tendo um incensrio de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pr com as oraes de todos os santos sobre o altar de ouro que est diante do trono (Ap 8.1-3).

Meia hora de silncio Calma que antecede a tempestade Tempo para arrependimento (cf. Gn 7.4). O incenso simboliza as oraes dos santos. Estas so apresentadas diante de Deus. O anjo toma o incensrio e o enche do fogo do altar, lanando-o sobre a terra. Houve vozes, troves, relmpagos e terremotos. O juzo iminente.

14. O Toque Trombetas

das

Quatro

Primeiras

E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para toc-las. (Ap 8.7).
Primeira trombeta: Saraiva e fogo misturado com sangue lanados sobre a terra Resultado: queimado a tera parte das rvores, e toda a erva verde queimada.

Segunda trombeta: Lanado no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo (provavelmente um vulco em erupo) Resultado: Tera parte do mar torna-se em sangue. Morte da tera parte das criaturas no mar. Perde-se tambm a tera parte das naus. Terceira trombeta: Cai do cu uma grande estrela, ardendo como uma tocha sobre tera parte dos rios e fontes das guas Resultado: Morte dos homens porque a gua torna-se amarga. O nome da estrela: Absinto. Quarta trombeta: Ferida a tera parte do sol, e a tera parte da lua, e a tera parte das estrelas Resultado: Escurido.

15. O Toque da Quinta Trombeta


E olhei e ouvi um anjo voar pelo meio do cu, dizendo com grande voz: Ai, ai, ai dos que habitam sobre a terra, por causa das outras vozes das trombetas dos trs anjos que ho de ainda tocar! (Ap 9.13).
Quinta trombeta: Uma estrela cai na terra, sendolhe dada a chave do poo do abismo. Ao abrir-se o poo do abismo sobe uma fumaa de onde vem gafanhotos, sendo-lhes dado poder como o poder que tem os escorpies.

A erva da terra, as verduras e plantaes so preservadas do poder destruidor destes gafanhotos, porm lhes permitido atormentar os homens por um perodo de cinco meses. O aspecto dos gafanhotos:
Semelhante a cavalos aparelhados para a guerra. Sobre as sua cabeas, coroas semelhantes ao ouro. Rosto como de homem. Cabelos como cabelos de mulher. Dentes como de leo. Couraas como couraas de ferro. Rudos das asas como rudos de carros quando muitos cavalos correm ao combate. Caudas semelhante dos escorpies e aguilho na cauda.

E tinham sobre si rei, o anjo do abismo, em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego, Apoliom. Passado j um ai; eis que depois disso vem ainda dois ais (Ap 9.6).
A estrela cada do cu na terra Provavelmente trata-se de Satans. A chave do abismo lhe entregue, o que significa dizer que por um perodo lhe dado poder e autoridade para soltar os demnios que esto presos no abismo.

A aparncia dos gafanhotos ainda considerada de difcil interpretao, porm todos os aspectos indica o poder destruidor destes demnios.
O anjo do abismo, Abadom ou Apoliom Esse nome significa aniquilador ou destruidor. Provavelmente trata-se de um demnio que esteve preso juntamente com os demais que foram soltos.

16. O Toque da Sexta Trombeta


E tocou o sexto anjo a trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro que estava diante de Deus, a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos que esto presos junto ao grande rio Eufrates (Ap 9.13,14).
Quatro anjos cados so soltos, estando estes preparados para a hora, dia, ms e ano em que devero matar a tera parte dos homens.

Um exrcito de duzentos milhes de cavaleiros acompanha estes seres demonacos. Estes tinham couraas de fogo, e de jacinto e de enxofre; e a cabea dos cavalos era como cabea de leo; e de sua boca saa fogo, e fumaa, e enxofre. Por estes trs elementos a tera parte dos homens ser morta. A linguagem figurativa acima parece indicar uma guerra de grande proporo que dever ocorrer a partir dos pases que esto dalm do rio Eufrates.

E os outros homens, que no foram mortos por estas pragas, no se arrependeram das obras de suas mos para no adorarem os demnios e os dolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. E no se arrependeram dos seus homicdios, nem das sua feitiarias, nem da sua prostituio, nem das suas ladroces (Ap 9.20,21).

17. O Livro Trazido do Cu Passagem de Natureza Parenttica


Joo v um anjo que descia do cu:
Vestido de uma nuvem.
Por cima de sua cabea o arco celeste Smbolo da aliana entre Deus e No.

Rosto como o sol, ps, como colunas de fogo.


Em sua mo um livrinho aberto. Ele se coloca com o p direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra. O anjo clamou, sendo ento ouvido a voz de sete troves Joo impedido de escrever o que ouviu pelas vozes dos sete troves.

O anjo que estava sobre o mar e a terra levanta a mo ao cu jurando por Aquele que vive para todo o sempre, que nos dias da voz do stimo anjo, cumprir o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos A linguagem provavelmente se refere ao estabelecimento do Reino Milenar de Jesus Cristo. ordenado a Joo que tomasse o livrinho aberto da mo do anjo. O anjo ordena que ele o comesse. Ao comer era doce como o mel, mas em seu ventre ficou amargo A linguagem provavelmente se refere ao anncio das boas novas da salvao, doce como o mel, porm muitas vezes rejeitada pelos povos, naes, lnguas e reis a quem ele ainda deveria profetizar.

18. O Templo de Deus e os que Nele Adoram Passagem de Natureza Parenttica


Uma cana semelhante a uma vara dada a Joo para que ele medisse o templo de Deus, e o altar, e os que nele estivessem adorando. ordenado que o trio do lado de fora no fosse medido; porque foi dado s naes e pisaro a cidade Santa por quarenta e dois meses.

Os quarenta e dois meses fazem aluso segunda metade da grande tribulao. Neste perodo, o templo de Deus em Jerusalm j ter sido reconstrudo. A presena de homens no templo adorando uma indicao de que muitos judeus j tero se convertido a Jesus neste perodo. O lado de fora no medido, indicando que ainda haver judeus que no se converteram. Estes estaro ainda unidos ao Anticristo que ter ainda domnio sobre Jerusalm at o final da grande tribulao.

19. As Duas Testemunhas Passagem de Natureza Parenttica


Duas testemunhas profetizaro por mil duzentos e sessenta dias Perodo dos trs anos e meio iniciais da tribulao. Poder para fechar o cu para que no chova nos dias da sua profecia. Esta linguagem faz lembrar o profeta Elias, o que indica que uma das testemunhas tem o ministrio semelhante ao de Elias.

Poder sobre as guas para convert-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas. Esta linguagem faz lembrar Moiss, o que indica que a outra testemunha tem o ministrio semelhante ao de Moiss.

A besta que sobe do abismo (uma linguagem que provavelmente se refere ao Anticristo) matar as duas testemunhas e o seu corpo morto jazer na cidade de Jerusalm.

A morte das duas testemunhas ser noticiada em todas as naes durante trs dias e meio, no sendo permitido que os corpos sejam posto em sepulcros. Todos que habitam na terra se regozijaro com a morte das duas testemunhas, mas depois de trs dias e meio, ocorrer a ressurreio destes dois homens, e grande temor vir sobre os que o virem. Neste momento haver um grande terremoto que provoca a queda da dcima parte da cidade e a morte de sete mil homens. passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo vir (Ap 11.14).

Resumo das seis primeiras trombetas:


Passagem De Natureza Parenttica 1 Trombeta 2 Trombeta 3 Trombeta 4 Trombeta 5 Trombeta 6 Trombeta 7 Trombeta

1 Ai
Perda da tera parte da vegetao Perda da tera parte do mar e das criaturas nele existente A tera parte dos rios afetada provocando a morte dos homens Alteraes no cu. Tera parte do sol, lua e estrela afetada Demnios do abismo so soltos. 5 meses de tormento. Morte foge dos homens

2 Ai

Morte da tera parte dos homens. Parece ser uma guerra de grandes propores

Livro trazido do cu. Medida do templo e do altar. As duas testemunhas

20. O Toque da Stima Trombeta


E tocou o stimo anjo a trombeta, e houve no cu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinar para todo o sempre (Ap 11.15).
O toque da stima trombeta anuncia a vinda do Reino Milenar de Jesus Cristo, este, no entanto, ser precedido pelo ltimos dias da grande tribulao, quando ento os judeus sofrero grande perseguio. o Dia da angstia de Jac. A relao a mesma entre a festa das trombetas (anncio), expiao (angstia) e tabernculos (milnio).

Os vinte e quatro ancios ao redor do trono prostram-se sobre seu rosto e adoram a Deus, dando-lhe graas pelo seu grande poder.

O tempo dos juzos mais severos sobre a terra chegado.


No cu, a Arca do concerto, smbolo do governo moral de Deus, o qual no foi respeitado pelos homens, vista no templo, e sendo assim v-se relmpagos, vozes, troves, terremotos e grande saraiva Tempestade iminente.

21. Os ltimos Trs Anos e Meio da Grande Tribulao A Perseguio a Israel


O Sinal no Cu:
Uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos ps e uma coroa de doze estrelas sobre a cabea.
A viso desta mulher remete ao sonho de Jos, quando o sol, a lua e doze estrelas prostraram-se diante dele. A mulher , portanto, smbolo da nao de Israel, atravs de quem veio o Messias para salvar a humanidade (ver Ap 12.2).

Um outro sinal cu visto Um grande drago vermelho, que tinha sete cabeas e dez chifres e, sobre a cabea sete diademas.

O drago Satans. Ap 12.4 relata a sua queda que aconteceu antes da criao do homem, quando ento um tero dos anjos, tera parte das estrelas do cu na linguagem de Apocalipse, caiu juntamente com Satans.

E o drago parou diante da mulher que havia de dar luz, para que, dando ela luz, lhe tragasse o filho. E deu luz um filho, um varo que h de reger todas as naes com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono (Ap 12.4b,5).
Desde a queda do homem, quando ento a primeira profecia a respeito do Messias foi feita, a tentativa de Satans impedir que esta profecia viesse a se cumprir. Para isto, Satans tentaria exterminar a semente santa, desde Abel at o nascimento de Jesus, quando ento ele usa Herodes para matar todos os meninos de dois anos para baixo em Belm e arredores. A tentativa de Satans, porm foi fracassada, e Jesus triunfou sobre o diabo, o pecado, o mundo e a morte.

E a mulher fugiu para o deserto, onde j tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias (Ap 12.6).
Assim como se cumpriu as profecias quanto a primeira vinda do Messias, tambm as profecias quanto a sua segunda vinda para reinar em Israel se cumpriro. A tentativa do diabo ento, exterminar a nao de Israel, para que desta forma o Reino Milenar de Jesus Cristo no venha a se cumprir. A linguagem acima j remete ento para os trs anos e meio finais da grande tribulao, quando ento, o povo judeu sofrer grande perseguio. Deus, no entanto guardar o remanescente de Israel, guardando-os de serem exterminados pelo Anticristo.

E houve batalha no cu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o drago; e batalhavam o drago e os seus anjos, mas no prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos cus. E foi precipitado o grande drago, a antiga serpente, chamada o diabo e Satans, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lanados com ele (Ap 12.7-9).
no perodo da grande tribulao que Satans e seus anjos sero expulsos das regies celestiais, numa batalha espiritual comandada pelo arcanjo Miguel, anjo guardio de Israel.

E ouvi uma grande voz no cu, que dizia: Agora chegada est a salvao, e a fora, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque j o acusador de nossos irmos derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite (Ap 12.10).
Uma voz no cu ouvida aclamando a chegada do Reino de Deus. O cu convidado a alegrar-se com a expulso de Satans das regies celestiais e um ai (provavelmente o terceiro ai) proferido em relao aos habitantes da terra (ver Ap 12.12).

E quando o drago viu que fora lanado na terra, perseguiu a mulher que dera luz o varo. E foram dadas mulher duas asas de grande guia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente (Ap 12.13).
Tempo, e tempos e metade de um tempo Refere-se aos trs anos e meio finais da grande tribulao. Com a expulso de Satans das regies celestiais a perseguio aos judeus se intensifica. A nao, no entanto guardada por Deus. Entende-se que esta regio desrtica a regio onde se situa a Jordnia, antiga regio dos moabitas, amonitas e edomitas.

E a serpente lanou da sua boca atrs da mulher, gua como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra ajudou a mulher; a terra abriu a boca e tragou o rio que o drago lanara da sua boca. E o drago irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus Cristo (Ap 12.15-17).
gua como um rio uma linguagem que se refere a tentativa de Satans de cumprir o seu propsito de aniquilar completamente com a nao de Israel. A terra ajudou a mulher. Esta terminologia parece indicar, que assim como no perodo do Holocausto Nazista houveram aqueles que deram refgio aos judeus, assim tambm neste perodo de grande perseguio havero aqueles que daro socorro ao povo de Israel.

23. A ltima Expresso do Imprio Romano O Governo do Anticristo


E eu pus-me sobre a areia do mar e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeas e dez chifres, dez diademas, e, sobre as cabeas, um nome de blasfmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus ps, como os de urso, e a sua boca como a de leo; e o drago deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio (Ap 13.1,2).

O mar Simboliza as naes A besta que subiu do mar um poltico que surge dentre as naes. o Anticristo cujo poder nos trs anos e meio finais da grande tribulao se intensifica. Sete cabeas, dez chifres e dez diademas Indica a procedncia satnica, j que o drago possua sete cabeas com sete diademas e dez chifres. Indica tambm a unificao de blocos de naes dando poder ao Anticristo. Semelhante ao leopardo, ps como os de urso e boca como de leo O imprio do Anticristo traz em si caractersticas dos Imprios GrecoMacednio, Medo-Persa e Babilnico. Rapidez, extenso e poderio.

Caracterstica do Anticristo segundo Ap 13.310:


Ser ferido de morte, porm ser curado, o que levar toda a terra a se maravilhar. Ter poder de persuaso e de manipulao das massas. Ele dominar no final por um perodo de 42 meses. Abrir a sua boca em blasfmias contra Deus e tudo o que se refere a Ele. Ser lhe permitido fazer guerra aos santos e venc-los. Dominar sobre toda tribo, lngua e nao. Ser adorado por todos os que habitam na terra, aqueles cujos nomes no esto escrito no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundao do mundo.

24. A ltima Expresso do


Imprio Romano O Falso Profeta
E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o drago. E exerce todo o poder da primeira besta na sua presena e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada (Ap 13.11,12).

Caracterstica do falso profeta segundo Ap 13.11-17


E vi subir da terra, a terra uma simbologia das religies que estaro unificadas neste perodo. O atual ecumenismo um preparo para isto. Chifres como de um cordeiro. Os chifres smbolo de poder. Com o aparecimento do falso profeta tem-se a manifestao da trindade satnica (O drago, o Anticristo e o falso profeta). Ele exercer influncia para que o Anticristo seja adorado na terra. Far grandes sinais, de maneira que at fogo faz descer do cu terra, vista dos homens (Ap 13.13).

Os habitantes da terra sero enganados pelos grandes sinais que lhe ser permitido fazer. Atravs deste engano persuadir os habitantes da terra a fazerem imagem do Anticristo, sendo que esta, inclusive falar.
Todos aqueles que no adorarem a imagem do Anticristo sero perseguidos e mortos.

25. A ltima Expresso do Imprio Romano O Nmero da Besta


E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos lhes seja posto um sinal na mo direita ou na testa (Ap 13.16).
Toda a humanidade ser levada a ter um sinal na mo direita ou na testa. Este sinal identificar o nome ou o nmero do nome da besta, o Anticristo. Aqueles que no o possurem no podero comprar ou vender.
O nmero da besta, nmero de homem, sendo este o nmero 666, uma referncia ao fato do homem ter sido criado no sexto dia da criao. Ilustraes: Prenncios dos acontecimentos.

25. O Cordeiro e os Remidos no Monte Sio


E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sio, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em sua testa tinham escrito o nome dele e o de seu Pai (Ap 14.1).
O monte Sio neste versculo um nome simblico para o cu (cf. Hb 12.22,23). Os 144000 so vistos no cu estando j na presena de Jesus Cristo depois de terem cumprido sua misso na terra durante o perodo de tribulao/grande tribulao. Eles resistiram marca da besta e a perseguio e diante do trono e dos quatro animais e dos ancios entoam um cntico que somente eles conhecem.

E na sua boca no se achou engano; porque so irrepreensveis diante do trono de Deus (Ap 14.5).
Caractersticas dos 144000 segundo Ap 14.4,5:
No se contaminaram com mulheres Esta terminologia indicativo de que no se misturaram a nenhuma outra religio. Seguiram o Cordeiro aonde quer que fosse Uma terminologia que indica suas vidas de renncia. Foram comprados como primcias para Deus e para o Cordeiro Uma terminologia que os indica como os primeiros a se converterem no perodo tribulao/grande tribulao.

Na sua boca no se achou engano tendo sido irrepreensveis.

26. A Proclamao do Evangelho Eterno


E vi outro anjo voar pelo meio do cu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda nao, e tribo, e lngua e povo (Ap 14.6).
Antecedendo os ltimos juzos de Deus sobre a terra, trs anjos so vistos trazendo as seguintes mensagens de Deus:
O primeiro anjo conclama os povos a temerem a Deus, dar-lhe glria e o adorarem, porque vinda a hora do seu juzo (Ap 14.6); o segundo anjo anuncia a queda de Babilnia, a grande cidade que levou todas as naes a prostituio. O anncio indica uma mensagem advertindo os povos e naes em relao ao engano das falsas religies, camufladas debaixo do ecumenismo; o terceiro anjo adverte quanto ao destino daqueles que adoram a besta.

E ouvi uma voz do cu, que Bem aventurados os mortos, morrem no Senhor. Sim, diz o descansem dos seus trabalhos, sigam (Ap 14.13).

me dizia: Escreve: que desde agora, Esprito, para que e as suas obras os

A mensagem seguinte ao anncio dos trs anjos indica que ainda estaro ocorrendo converses neste perodo final de grande tribulao.

27. A Ceifa e a Vindima


E olhei, e eis uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, um semelhante ao Filho do Homem, que tinha sobre a cabea uma coroa de ouro e uma foice aguda (Ap 14.14).
A terra vista como que estando madura para a ceifa. Neste momento da grande tribulao estar ocorrendo o agrupamento das naes para a batalha do Armagedon. Um anjo anuncia a vinda da hora de segar, porque j a seara da terra est madura. A linguagem neste ponto se refere a colheita dos gentios para o juzo que se dar na batalha do Armagedon.

Um outro anjo sai do templo tambm com uma foice aguda. Um anjo que tinha poder sobre o fogo clama para que este lanasse a foice para a vindima dos cachos da vinha, porque j as suas uvas esto maduras. A linguagem neste ponto se refere a colheita de judeus tambm para o juzo na batalha do Armagedon.

E o anjo meteu a sua foice terra, e vindimou as uvas da vinha da terra, e lanou-as no grande lagar da ira de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar at aos freios dos cavalos, pelo espao de mil e seiscentos estdios (Ap 14.19,20).
O lagar uma referncia ao local onde se dar a batalha do Armagedon, quando ento ocorrer a morte de uma grande multido tanto de gentios, quanto de judeus.

Resumo dos acontecimentos com o toque da stima trombeta:


7 Trombeta Anncio do Reino Milenar
O sinal no cu A mulher vestida de sol e o drago vermelho Histrico da perseguio nao de Israel por causa do Varo que h de reger as naes A fuga da mulher para o deserto Perseguio aos judeus Batalha no cu entre Miguel e seus anjos contra o drago. Satans e seus anjos so expulsos das regies celestiais A perseguio aos judeus e queles que se convertem a Jesus se intensifica O reino do Anticristo ganha fora dando espao para a manifestao do ltimo imprio O governo do Anticristo Surge o falso profeta atravs da unificao das religies Todas as naes, povos e lnguas so levados a adorarem o Anticristo e a receberem a marca da besta

Os 144000 so vistos no cu

O evangelho eterno proclamado pelos anjos. Anuncia-se a queda de Babilnia

Judeus e gentios so reunidos para a batalha do Armagedon

28. Os Sete Anjos com as ltimas Pragas e os Salvos da Grande Tribulao


E vi outro grande e admirvel sinal no cu: Sete anjos que tinham as sete ltimas pragas, porque nelas consumida a ira de Deus (Ap 15.1).
Joo v os sete anjos com as sete ltimas pragas a serem derramadas sobre a terra.

Ele v os salvos do perodo final da grande tribulao. Aqueles que saram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do nmero do seu nome. Estes estavam junto ao mar de vidro e tinham as harpas de Deus. Eles entoavam o cntico de Moiss e o cntico do Cordeiro.
Depois disto os sete anjos com as sete pragas saem do templo vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos com cintos de ouro pelo peito. As vestes de linho so smbolo de pureza, justia, e os cintos de ouro smbolos do Reino de Jesus Cristo. Um dos quatro animais d aos sete anjos sete taas cheias da ira de Deus.

29. As Sete Taas da Ira de Deus


E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide e derramai sobre a terra as sete taas da ira de Deus (Ap 16.1).
A primeira taa Uma chaga m e maligna cai sobre os homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem. A segunda taa derramada sobre o mar que se torna em sangue ocorrendo a morte de toda alma vivente.
A terceira taa Derramada sobre os rios e fontes de guas que se tornam em sangue.

E ouvi o anjo das guas que dizia: Justo s tu, Senhor, que s, e que era, e santo s, porque julgastes estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, tambm tu lhes deste sangue a beber; porque disto so merecedores (Ap 16.6,7).
quarta taa derramado sobre o sol, e os homens so abrasados com fogo, e grandes calores. Os homens blasfemam o nome de Deus e no se arrependem para lhe darem glria.
A

quinta taa derramada sobre o trono da besta e o seu reino se faz tenebroso. Os homens mordem a lngua de dor. Mais uma vez blasfemam o nome de Deus e no se arrependem das suas obras.
A

E da boca do drago, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sarem trs espritos imundos, semelhantes a rs, porque so espritos de demnios que fazem prodgios; os quais vo ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo Poderoso (Ap 16.13,14).
A sexta taa derramada sobre o rio Eufrates levando a sua gua a secar preparando o caminho dos reis do Oriente. Trs espritos demonacos saem da boca do drago (Satans), do Anticristo e do falso profeta induzindo os reis de toda terra para a batalha do Armagedon onde o Anticristo tentar exterminar definitivamente a nao de Israel. O anti-semitismo hoje um preparo para este momento. Ouve-se um anncio quanto a vinda de Jesus que j estar bem prxima. Ele a compara a vinda do ladro, exortando todos vigilncia.

E o stimo anjo derramou a sua taa no ar, e saiu grande voz do templo do cu, do trono, dizendo: Est feito! (Ap 16.17).
A stima taa derramada no ar. Vozes, troves e relmpagos so vistos. Ocorre um grande terremoto ocorrendo a queda da grande cidade, provavelmente Jerusalm, tambm as cidades das naes caem e Deus se lembra da grande Babilnia para que ela tambm beba do clice do vinho da sua ira.
Uma grande saraiva cai sobre os homens, e tambm pedras do peso de um talento. Os homens blasfemam de Deus por causa da praga da saraiva que mui grande.

Resumo das sete taas:


Passagem De Natureza Parenttica

1 Taa

2 Taa

3 Taa

4 Taa

5 Taa

6 Taa

7 Taa

Joo v os sete anjos com as ltimas pragas, os salvos do perodo final da GT, os sete anjos saindo do templo.

Chaga maligna sobre os homens que tem o sinal da besta

Mar torna-se em sangue Morte de toda criatura

Rios e fontes torna-se em sangue

Efeitos sobre o sol fazendo os homens se abrasarem

O reino do Anticristo se torna tenebroso. Os homens mordem a lngua de dor

O rio Eufrates se seca. Os reis da terra se congregam para a batalha do Armagedon

Grande terremoto e saraiva sobre os homens. Deus se lembra da grande Babilnia

30. A Queda de Babilnia


E veio um dos sete anjos que tinham as sete taas e falou comigo, dizendome: Vem, e mostrar-te-ei a condenao da grande prostituta que est assentada sobre muitas guas (Ap 17.1).
Caracterstica da grande prostituta possibilitam a sua identificao: que

Esta assentada sobre muitas guas As guas smbolo das naes, povos e lngua. Isto significa que ela tem lugar em todas as naes. Com ela os reis da terra se prostituram e embebedaram-se com o vinho da sua prostituio. Essa linguagem remete para a Torre de Babel e Ninrode, Semiramis e Tanuz. Onde comearam as abominaes.

E na sua testa, estava escrito o nome: MISTRIO, A GRANDE BABILNIA, A ME DAS PROSTITUIES E ABOMINAES DA TERRA (Ap 17.5).
Caracterstica da grande prostituta que possibilitam a sua identificao:
Joo levado em esprito a um deserto e a v assentada sobre uma besta de cor escarlate, que estava cheia de nome de blasfmia e tem sete cabeas e dez chifres. Esta besta o Anticristo. No tempo da grande tribulao este sistema de religio estar ligado ao reino do Anticristo provavelmente atravs do falso profeta. Prostituio remete a todos os ensinos, dogmas e doutrinas contrrias a Palavra de Deus que foram por ela ensinadas.

A mulher est vestida de prpura e de escarlata, adornada com ouro e pedras preciosas e perola. Ela tem na sua mo um clice de ouro cheio de abominaes e imundcia da sua prostituio.
A prpura smbolo de realeza e a escarlata smbolo de sangue. uma igreja riqussima.

O clice de ouro cheio de abominaes e imundcia da sua prostituio so os ensinos antibblicos que foram por ela ensinados entre todas as naes.

E vi que a sangue dos testemunhas maravilhei-me 17.6).

mulher estava embriagada do santos e do sangue das de Jesus. E, vendo-a eu, com grande admirao (Ap

Joo se maravilha por ver que a igreja romana, que anteriormente fora fiel a Deus, se tornara uma prostituta, embriagada com o sangue dos santos. Este versculo remete para o perodo dos anos 500 a 1500 quando ento a igreja catlica mandou matar todos aqueles que se levantavam contra ela, os santos que deram testemunho verdade da Palavra de Deus.

No versculo 9, o anjo revela a Joo que as sete cabeas so sete montes, sobre os quais a mulher est assentada. Entendese que este sete montes refere-se a Roma que originalmente foi edificada sobre sete montes.
Os sete montes de Roma. Em amarelo: Capitoline, Quirinale, Viminale, Palatino, Esquilino, Celio e Aventine

E o anjo me disse: Porque te admiras? Eu te direi o mistrio da mulher e da besta que a traz, a qual tem sete cabeas e dez chifres (Ap 17.7).
Os versculos 7 ao 13 so ainda de difcil interpretao. Eles mostram como ocorrer a restaurao do futuro Imprio Romano que surgir sob o governo do Anticristo: Algumas possveis interpretaes:
A besta que viste foi e j no , e h de subir do abismo, e ir perdio (v 8). Provavelmente o anjo se refere ao Imprio Romano, que existiu; hoje, porm j no mais existe; no entanto, no futuro aparecer novamente sob o governo do Anticristo , mas este ter tambm o seu fim. Todos os que habitam na terra admiraro vendo a besta que era e j no , mas que vir.

E os dez chifres que vistes so dez reis, que ainda no receberam o reino, mas recebero o poder como reis por uma hora, juntamente com a besta (Ap 17.12).
E so tambm sete reis; cinco j caram, e um existe; outro ainda no vindo; e, quando vier, convm que dure um pouco de tempo (v. 10). Provavelmente se refere aos cinco imprios que existiram antes do Imprio Romano: o Greco-Macednio, o Medo-Persa, o Babilnico, o Assrico, o Egpcio. Estes na poca de Joo j haviam cado, o que existia era o romano, o outro que ainda no tinha vindo o futuro Imprio Romano restaurado sob o governo do Anticristo.

E a besta, que era e j no , ela tambm o oitavo, e dos sete, e vai perdio (v. 11). Tambm uma referncia ao Imprio Romano que existiu, hoje j no existe mais. A partir da sua restaurao que deve ocorrer pela confederao de sete naes, surgir o Anticristo, ele ser o oitavo, vindo dentre os sete. Os versculos 12 e 13 mostra este futuro reino do Anticristo constitudo de dez reis que entregaro seu poder e autoridade besta.

E os dez chifres que viste na besta so os que aborrecero a prostituta e a poro desolada e nua, e comero a sua carne e a queimaro no fogo (Ap 17.16).
Inicialmente o Anticristo estar ligado ao enganoso sistema de religio representado pela mulher montada na besta. Parece que no final da grande tribulao, para dar lugar ao culto de adorao besta, ocorrer um rompimento e o governo no Anticristo destruir as instituies da prostituta. Ap 17.14 mostra o governo do Anticristo se levantando contra Jesus Cristo, o Cordeiro os vencer, porque o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencero os que esto com ele, chamados, eleitos e fiis.

31. A Queda da Babilnia Comercial


E depois destas coisas, vi descer do cu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glria. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilnia e se tornou morada de demnios, e abrigo de todo esprito imundo, e refgio de toda ave imunda e aborrecvel! (Ap 18.1,2).
O captulo 18 j no trata mais da Babilnia religiosa, o falso sistema de religio que predominar no governo do Anticristo. Sugerem os estudiosos que trata realmente da cidade de Babilnia que estar reconstruda, provavelmente onde hoje o Iraque. Esta cidade ter importncia poltica, comercial e religiosa no perodo da grande tribulao. A sua queda provocar grandes lamentaes sobre a terra.

32. Alegria e Triunfo no Cu


E, depois destas coisas, ouvi no cu como que uma grande voz de uma grande multido, que dizia: Aleluia! Salvao, e glria, e honra, e poder pertencem ao Senhor, nosso Deus, porque verdadeiros e justos so os seus juzos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituio, e das mos dela vingou o sangue dos seus servos (Ap 19.1,2).

Com a queda da Babilnia completa-se os juzos de Deus sobre a terra. Ouve-se alegria e triunfo no cu por parte de todos os seus habitantes, onde reconhecido que verdadeiramente, o Senhor, Deus Todo-Poderoso reina. O cu se regozija tambm pela vinda das bodas do Cordeiro, tendo a sua esposa j se aprontado (ver Ap 19.7-9). Diante destas vises Joo lanase aos ps do anjo para lhe adorar, mas o anjo lhe diz para no fazer tal, antes adorar somente a Deus.

33. A Volta de Jesus com Poder e Grande Glria


E vi o cu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justia. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabea havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ningum sabia, seno ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama a Palavra de Deus (Ap 19.11,12).

Joo v o retorno de Jesus, seguindo-no os exrcitos que h no cu em cavalos brancos e vestido de linho fino, branco e puro. A linguagem contrape o aparecimento do Anticristo que foi seguido por cavalo vermelho, preto e amarelo, smbolo de guerra, fome e morte. No caso de Jesus o oposto. So cavalos brancos que o seguem, uma simbologia da paz permanente em seu reinado. O linho fino branco e puro smbolo do governo de justia sob o qual estar a terra, no Reino Milenar de Jesus Cristo.

E da sua boca saa uma aguda espada, para ferir com ela as naes; e ele as reger com vara de ferro e ele mesmo o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei do reis e Senhor dos senhores (Ap 19.15,16).
Em seu retorno, Jesus segue para o local onde estar ocorrendo a batalha do Armagedon, e ali Ele salvar a nao de Israel. O Anticristo ser preso, e com ele o falso profeta. Os dois sero lanados vivos no ardente lago de fogo e enxofre.

Nesta batalha muita gente morrer, da se dizer que as aves se fartaro da carne dos reis, e dos tribunos e dos fortes, e de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
Um anjo desce do cu com a chave do abismo e uma grande cadeia na mo. Satans preso por mil anos.

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que no adoraram a besta nem a sua imagem, e no receberam o sinal na testa nem na mo; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos (Ap 20.4).
O Reino Milenar precedido pelo julgamento das naes, dando a elas o direito ou no de entrarem no Reino de Jesus Cristo.

Todos aqueles que morreram em Cristo durante o perodo dos sete anos de tribulao ressuscitaro para reinarem com Cristo na terra. Os demais mortos no revivem at que os mil anos se acabem. Depois de mil anos de Cristo, Satans ser solto e lhe ser permitido enganar as naes nos quatro cantos da terra. Fogo desce do cu e o diabo ento lanado definitivamente no lago de fogo e enxofre onde est o falso profeta e o Anticristo.

34. O Juzo Final


E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presena fugiu a terra e o cu, e no se achou lugar para eles (Ap 20.11).
Aps Satans ser lanado definitivamente no lago de fogo e enxofre ocorrer o juzo do trono branco. A linguagem indica que Deus age com justia, e que diante de sua justia nem a terra e o cu poderiam subsistir.

Tambm importante perceber que no se v aqui o Cordeiro no trono, o que indica que no haver mais tempo para salvao. Vrios livros so abertos e os mortos so julgados segundo a suas obras. O livro da vida aberto confirmando a ausncia daquela pessoa no mesmo.
A morte, o inferno e aquele que no foi achado escrito no livro da vida lanado no lago de fogo.

35. O Novo Cu e a Nova Terra


E vi novo cu e uma nova terra. Porque j o primeiro cu e a primeira terra passaram, e o mar j no existe (Ap 21.1).
O cu aqui equivale ao espao sideral onde foi permitido que Satans e as hostes espirituais da maldade atuassem. Com o julgamento da terra, cu e terra tem agora um novo comeo que adentra a eternidade.

Joo v tambm a Santa Cidade, a nova Jerusalm que de Deus descia do cu. Nesta Santa Cidade habitaro todos os salvos por toda a eternidade, e Deus com eles, ali habitar. Esta linguagem indica a plena comunho que haver entre Deus e o seu povo. Ali no haver mais morte, toda lgrima ser enxuta, no haver pranto, nem clamor. Estaro de fora os tmidos, os incrdulos, os abominveis, os homicidas, os fornicadores, os feiticeiros, os idlatras, os mentirosos.

36. A Nova Jerusalm


E levou-me em esprito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalm, que de Deus descia do cu (Ap 21.10).
A Nova Jerusalm:
Nela se v a glria de Deus. Possui doze portas, nas portas doze anjos, e escrito sobre ela o nome das doze tribos de Israel. Esta linguagem indica que o livre arbitro foi dado tanto aos anjos quanto aos homens. Estaro com Deus, aqueles que escolheram estar com Ele, seja anjos ou seja homens. O nmero doze indica a plenitude de salvao para todos que escolheram adentrar pela porta da vida.

O muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apstolos do Cordeiro A linguagem indica que estaro ali presentes aqueles que no adulteraram a Palavra de Deus, mas a pregaram baseado no fundamento dos apstolos de Jesus Cristo. A cidade era quadrada. Comprimento, largura e altura iguais. Indica a sua perfeio. Nela no se v templo, porque o seu templo o Senhor, Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. No necessita de sol, nem de lua, porque a glria de Deus que a alumina, e o Cordeiro a sua lmpada.

As naes andaro a

sua luz, e os reis da terra traro para ela a sua glria. Joo v tambm um rio puro da gua que procede do trono de Deus e do Cordeiro. Ele v a rvore da vida, que produz doze frutos, dando fruto de ms em ms para sade das naes. Nela no haver maldio. Ali estar o trono de Deus e do Cordeiro a quem seus servos serviro.

37. Admoestaes e Promessas Finais

Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro (Ap 22.7).
O livro termina convidando aqueles que fazem justia a fazerem justia ainda, enquanto que os injustos a cada vez seguem sujando-se mais. Jesus adverte quanto a brevidade da sua vinda, sendo que seu galardo est com Ele est para dar a cada um segundo a sua obra.

Os ces, os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idlatras, e qualquer que ama e comete a mentira estaro de fora. Uma advertncia quanto a no acrescentar ou tirar alguma coisa a esta profecia feita, pois sendo assim as pragas que esto nele escrito viro sobre aquele que assim proceder.

You might also like