You are on page 1of 25

Instruo de Trabalho com Serra Circular

Instruo de Trabalho com Serra Circular


Embora a Serra Circular parea ser de fcil manejo, no pode ser utilizada pr pessoas no habilitadas e qualificadas, pois uma das mquinas que oferece muitos riscos de acidentes. Sua operao requer profissional especializado e capacitado, instalao adequada, dispositivos de proteo, regulagem e manuteno peridica.

Serra Circular

Citamos a seguir os riscos mais evidentes que podero ocasionar muitos acidentes, se no forem observadas as medidas de proteo.
Os riscos mais evidentes que podem causar acidentes na operao da serra circular, caso as medidas de proteo no sejam observadas so:
1 - Retrocesso da madeira;

2 - Mau estado do disco;


3 - O desequilbrio das tenses internas da madeira; 4 - Contato direto com o disco; 5 - contato no final da operao; 6 - Contato com a transmisso de foras; 7 - Organizao e limpeza.
3

Serra Circular

Retrocesso da madeira ocasionada por utilizao do disco em mal estado; velocidade tangencial insuficiente; mal estado da madeira ou ainda por desequilbrio das tenses internas da madeira de corrente operao de serragem;

Serra Circular

Os dentes do disco da serra circular devem ser mantidos em bom estado, afinados e travados, no podendo estar quebrados ou trincados. Quando no puderem ser afiados o disco deve ser substitudo e inutilizado. 5

Serra Circular

O desequilbrio das tenses internas da madeira decorrente da prpria operao das serras.
Madeira em condies inadequadas podem oferecer riscos no manuseio e causar srios acidentes, alm disso, a serra pode interferir no equilbrio interno de foras que existe dentro da madeira, rompendo ou destruindo estas foras e provocando situaes de risco para o operador. Madeira em condies inadequadas podem oferecer riscos no A madeira j processada (compensados, sarrafeados, aglomerados, MDF) a ser serrada, tambm pode conter irregularidades. Por isso, antes de efetuar o processamento da madeira preciso verificar as 6 caractersticas dela.

Serra Circular

Contato direto com o disco.

Contato acidental das mos com os dentes do disco, especialmente ao final do contato com os dentes do disco na parte inferior da bancada, quando inexistir proteo, especialmente durante a limpeza.

Acid c/ serra

Serra Circular

Contato com o disco no final da operao de serragem, quando as mos do trabalhador, ao empurrarem a pea se aproximam dos dentes do disco sem a coifa protetora e o empurrador, dispositivo indispensvel neste tipo de operao.

Mos

Serra Circular

Outros cuidados necessrios so: evitar contato com a transmisso de foras (polia e correias) por falta de proteo nestas partes mveis, instalaes eltricas que podem causar choques eltricos.

Falta de organizao e limpeza, lay-out mal elaborado e obstrues de materiais.

Serra Circular

A organizao e limpeza do ambiente tambm merece ateno especial. A remoo automtica do material no mais utilizvel no momento do corte ou diariamente importante para a organizao e condies adequada do ambiente de trabalho. A organizao e limpeza do ambiente tambm merece ateno especial. A remoo automtica do material no mais utilizvel no momento do corte ou diariamente importante para a organizao e condies adequada do ambiente de trabalho. As poeiras resultantes do corte de certos tipos de madeiras so irritantes a sua inalao constante poder levar doenas graves como o surgimento de tumores nas vias respiratrias superiores.
10
Segur Serra 1 Segur Serra 2

Partes e componentes da Serra Circular

11

Partes e componentes da Serra Circular

Disco da serra circular: Os dentes do disco da serra devem ser mantidos em bom estado, afiados e travados e, no podendo afi-los, substitui-se o disco. As flanges de aperto dos discos devem ter, no mnimo 1/3 do dimetro do mesmo.

12

Serra Circular

Coifa Protetora

A finalidade da coifa evitar o toque acidental do operador com a lmina da serra e proteger o operador retendo pedaos da lminas que eventualmente venha a ser projetada em sua direo em caso de quebra da mesma.

13

Serra Circular

Cutelo Divisor ou Lmina Separadora :

O cutelo divisor utilizado para evitar o aprisionamento do disco, o que poderia causar o retrocesso do material. Para que isto

14

Empurradores:

Serra Circular

Para evitar um eventual contato com as mos do operador com o disco da serra. Principalmente no trabalho com peas pequenas, deve ser utilizado um dispositivo empurrador como elemento intermedirio.

So medidas complementares s protees existentes. Sua utilizao bsica para peas pequenas, assim como instrumento de ajuda para o fim de passadas para peas grandes. So de forma variadas e utilizadas tanto para trabalhos com guia variadas ou sem eles.

15

Suporte de Apoio
Quando as peas forem de grande comprimento, recomendvel a utilizao de suportes. Estes suportes podem ser cavaletes de madeira e/ou metlico

Serra Circular

Coletor de serragem:
caixa que pode construda de madeirite, tem a funo de sedimentar o p de serra.

16

Serra Circular

Rudo:
Trs fatores principais so responsveis pela emisso de rudos gerados pela lmina: As turbulncias do ar so deslocadas pelas lminas; as vibraes do corpo da lmina gerada pelas turbulncias aerodinmicas e as vibraes causadas pelo impacto dos dentes sobre o material trabalhado. As lminas com maior nmero de dentes provocam maior intensidade de rudos e ainda as com fendas radiais tambm. As lminas especiais (carbono) provocam menor intensidade de rudos e tambm so muito mais resistentes, aumentando a durabilidade. O aumento da espessura da lmina, do dimetro das flanges e a diminuio da velocidade tambm favorecem a reduo de rudos. Existem discos com tratamento acstico que produzem menos rudos. 17

Serra Circular

EPIs - Equipamentos de Proteo Individual


obrigatrio ao operador usar sempre os EPIs: Protetor Facial ou culos de proteo.

Abafadores de rudo ou protetor auricular de insero.

18

Serra Circular

EPIs - Equipamentos de Proteo Individual


Sapato de segurana com biqueira de ao.

Mscara contra poeira (quando a exausto mostrar-se ineficiente e o servio for habitual/permanente).

19

Observaes:

Serra Circular

A utilizao da serra circular somente poder ser feita por pessoa treinada e habilitada para a funo. Os novos trabalhadores contratados para o trabalho na serra circular devero passar por um treinamento e serem orientados quanto a forma correta do equipamento, ressaltando-se, principalmente, os riscos que ela oferece e o modo correto de evitar acidentes. Um detalhe importante, que quando a pea for de grande comprimento, o operador dever efetuar o corte em conjunto com outro profissional auxiliar, tambm especializado, de forma a realizar a operao com maior segurana. A posio de trabalho deve ser adequada. importante manter , o mximo possvel, o corpo do operador afastado da zona de perigo; Nunca usar luvas ao executar servios de corte.
20

Observaes Gerais:

Serra Circular

1 - Ao introduzir o material em uma serra de bancadas, as mos devem ser mantidas fora da linha de corte.
2 - A lmina deve situar-se de modo que sobressaia o mnimo possvel acima do material. Quanto mais baixo est a lmina menor a possibilidade que se produza retrocesso. uma boa prtica manter-se fora da linha do material que est sendo cortado. 3- sempre perigoso serrar sem apoio. O material deve ser apoiado em uma guia de alinhamento. 4 - perigosa a prtica de se tirar a capa de proteo devido a pouca distncia entre a serra e a guia de alinhamento. Podese utilizar uma tbua suplementar sob a madeira a ser cortada. 5 - Deve-se parar totalmente a mquina antes de ajustar a lmina ou guia e desconecta-la da rede eltrica antes de trocar a Lmina. 6 - Deve-se utilizar uma escova ou outro instrumento para limpar a serragem e os pedaos que sobraram de madeiras serradas. 7 - Nas operaes de corte de grande longitude, conveniente a utilizao de cunhas que, introduzidas no corte da madeira, impeam o fechamento destas atrs do cutelo divisor. 21

Serra Circular

Observaes:
As flanges de aperto do disco devem ter, no mnimo, 1/3 do dimetro do mesmo. A altura de corte da serra deve ser compatvel com a espessura da pea, devendo a serra ultrapassar o equivalente a altura de um dente da lmina e no mais que isso; Guia de Alinhamento A guia de alinhamento um dispositivo destinado a auxiliar no corte alinhado da madeira, proporcionando maior firmeza madeira que estiver sendo beneficiada. Atua ao mesmo tempo, como um elemento de proteo, pois evita o esbambear da madeira, o que poderia causar o retrocesso e causar acidentes.

22

Serra Circular
Matria-prima muito importante conhecer a origem da matria-prima a ser trabalhada. preciso considerar que a madeira contm irregularidades e variaes, tais como ns, partes falhas, reas macias conjuntamente com reas duras, resinas, podendo ainda produzir fendas ou lascas, como tambm as irregularidades dos anis de crescimento do tronco de uma rvore, resultam em foras de desequilbrio quando a prancha serrada, fazendo com que ela tencione para dentro e para fora.

Muitas variaes da madeira tambm podem ocorrer devido s condies climticas das estaes do ano e tambm em decorrncia do processo de armazenamento e secagem da madeira.

23

Protetor da Serra
Apoio do protetor (Divisor)

Serra Circular

Apoio para empurrar a madeira

24

Protetor da Serra Apoio do protetor (Divisor)

Serra Circular

Apoio para empurrar a madeira

25

You might also like