You are on page 1of 16

Educao das Relaes tnico-raciais

Prticas de ensino da histria da frica e dos afrodescendentes no Brasil

Prticas de ensino da histria da frica e dos afrodescendentes no Brasil A referida Lei que representa um marco na luta por uma educao anti-racista no Brasil, acrescenta dois artigos ao texto da LDB Art.26-A- Nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, torna-se obrigatrio o ensino sobre histria e Cultura Afro Brasileira. Pargrafo Primeiro - O contedo programtico a que se refere o caput deste artigo incluir o estudo da frica e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica, pertinentes Histria do Brasil.

Pargrafo segundo - Os contedos referentes Histria e Cultura Afro Brasileira sero ministrados no mbito de todo currculo escolar em especial, nas reas de Educao Artstica e de Literatura e Histrias Brasileiras.

Art.79-B O calendrio escolar incluir o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Conscincia Negra.

Prticas de ensino da histria da frica e dos afrodescendentes no Brasil

A Lei Federal n. 10.639/2003, j em si um instrumento legal que determina a construo de uma educao anti-racista, por meio do combate a prticas discriminatrias contra os negros e seus descendentes no meio escolar e, de forma mais ampla, no contexto educacional brasileiro. Porm, face s resistncias e dificuldades encontradas para a implementao desta Lei, tal como, pela necessidade de estabelecer normas complementares para os sistemas de ensino, o Conselho Nacional de Educao CNE aprovou dois outros documentos, tambm com fora de lei, nos termos da nossa legislao, a saber:

- Parecer do Conselho Nacional de Educao Cmara Plena (CNE/CP) n 03, de 10 de maro de 2004; - Resoluo do Conselho Nacional de Educao Cmara Plena (CNE/CP) n 01, de 17 de junho de 2004.

O Parecer CNE/CP n 03/2004, que institui as Diretrizes Curriculares para a Educao das Relaes tnico-raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro brasileira e Africana, detalha em 21 pginas de documento que a implementao do disposto na Lei Federal 10.639/2003 deve ir alm da simples incluso

de contedos especficos ou de disciplinas especficas no currculo dos estabelecimentos de ensino, oficial e particulares. (BRASIL, 2004-1)
Esta operao por si s, um passo importante da Lei, mas no garante a efetividade da construo de uma educao antirracista, antidiscriminatria e inclusiva em relao aos negros e afrodescendentes, at por que, muitos estabelecimentos de ensino podem faz-lo de forma deturpada e discriminatrio, perpetuando assim as relaes raciais desiguais.

A Resoluo CNE/CP n 01/2004, de forma mais objetiva e direta, aponta quais so as medidas a serem adotadas pelos vrios sistemas de ensino federal, estaduais e municipais, com vistas ao cumprimento daquilo que dispe a Lei Federal 10.639/2003.

Art. 1 A presente Resoluo institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura AfroBrasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituies de ensino, que atuam nos nveis e modalidades da Educao Brasileira e, em especial, por Instituies que desenvolvem programas de formao inicial e continuada de professores.

1 As Instituies de Ensino Superior incluiro nos contedos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educao das Relaes tnicoRaciais, bem como o tratamento de questes e temticas que dizem respeito aos afrodescendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP 3/2004.

Art. 3 A Educao das Relaes tnico-Raciais e o estudo de Histria e Cultura Afro Brasileira, e Histria e Cultura Africana ser desenvolvida por meio de contedos, competncias, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituies de ensino e seus professores, com o apoio e superviso dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenaes pedaggicas, atendidas as indicaes, recomendaes e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004.

1 Os sistemas de ensino e as entidades mantenedoras incentivaro e criaro condies materiais e financeiras, assim como provero as escolas, professores e alunos, de material bibliogrfico e de outros materiais didticos necessrios para a educao tratada no caput deste artigo.

O Poder pblico brasileiro e as aes implementao da Lei Federal 10.639/2003.


A Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial SEPPIR
foi criada pelo Governo Federal do Brasil no dia 21 de maro de 2003,data significativa tendo em vista que a mesma representa em todo o mundo um marco histrico, onde se celebra o Dia Internacional pela Eliminao da Discriminao Racial. No mbito nacional, a criao da SEPPIR foi um marco importante na luta dos negros no Brasil, pois, foi a partir destaque foi possvel articular um conjunto de aes no mbito do Governo Federal com vistas ao reconhecimento e valorizao dos negros no Brasil No campo da educao, foi criada em julho de 2004 a Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade (SECAD), com o objetivo de reunir as aes do MEC, dedicadas aos temas como alfabetizao e educao de jovens e adultos, educao do campo, educao ambiental, educao escolar indgena, e diversidade tnico-racial, temticas antes diludas em outras Secretarias e rgos do Governo Federal, onde no possuam o tratamento especfico que poderia ter em uma Secretaria, criada especificamente, para tal fim.

O Poder pblico brasileiro e as aes implementao da Lei Federal 10.639/2003.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao FNDE


( Principal

rgo do governo responsvel pelas aes de financiamento da Educao em nvel nacional)

- Iniciativas de repasse de recursos para convnios com as instituies responsveis pela implementao das aes de implementao da Lei Federal n 10.639/2003 - Convnios firmados por meio do Programa de Aes Afirmativas para a Populao Negra nas Instituies Federais e Estaduais de Educao Superior (UNIAFRO); - Programa Nacional de Apoio as Aes de Extenso Universitria nas Instituies Federais de Educao Superior da Secretaria de Educao Superior do Ministrio da Educao (PROEXT/SESu); - Rede de Educao para a Diversidade da Universidade Aberta do Brasil - UAB.

O Poder pblico brasileiro e as aes implementao da Lei Federal 10.639/2003.

UNIAFRO - Programa de Aes Afirmativas para a Populao Negra nas Instituies Federais e Estaduais de Educao Superior Criado para dar suporte financeiro s aes do

Ncleos voltados para a pesquisa, extenso e apoio presentes em diversas universidades estaduais e federais.
NEABs so constitudos por pesquisadores das relaes tnico raciais e da educao e tem atuado na formao de professores , na elaborao de material didtico-pedaggico para a reeducao das relaes tnico-raciais e para a histria e cultura afro-brasileira e da frica, dentre outras aes, e nestes ltimos anos, tem sido o principal instrumento de efetivao e expanso das aes de implementao da Lei 10.639/03.

O Poder pblico brasileiro e as aes implementao da Lei Federal 10.639/2003.


Comisso especial de trabalho com a funo de elaborar o Plano nacional para a implementao da Lei 10.639/2003.
O Governo Federal, o Ministrio da Educao, o Ministrio Pblico Federal, dentre outros, foram fortemente, pressionados, por inmeros setores do Movimento Negro, da sociedade civil, e dos educadores, para que esta fosse, efetivamente, cumprida e para que o estado brasileiro tomasse iniciativas imediatas para a elaborao de um plano nacional para a implementao da Lei.

MEC (2008) -

Primeiras medidas - Coordenao de Dilogos Regionais fruns com participao de inmeros setores da sociedade, cujo resultado foi elaborao do primeiro Plano Nacional de Implementao da Lei Federal 10.639/2003, intitulado Contribuies Para a implementao da Lei 10.639/2003. (BRASIL, 2008) Busca articular um conjunto de aes e rgos do governo federal, num esforo concentrado, que estas aes possibilitem a efetividade da implementao da lei. (BRASIL, 2008).

O Poder pblico brasileiro e as aes implementao da Lei Federal 10.639/2003.

Estatuto da Igualdade Racial -

Lei Federal n 12.288, de 20 de julho de 2010

A aprovao deste documento, apesar das inmeras manifestaes favorveis e contrrias dos negros brasileiros, constitui-se como mais um importante instrumento na luta em defesa do reconhecimento do negro e contra o racismo no Brasil.
Outras iniciativas desenvolvidas pelo governo federal: - Programa Universidade Para Todos PROUNI; -Projetos Inovadores de Cursos PICs, -A Implementao das cotas tnico raciais no ensino superior, -O Programa Educao para a Diversidade no mbito da Universidade Aberta do Brasil;

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB / DEDC I CURSO DE GRADUAO EM PEDAGOGIA - 6 semestre 2012.2

Plano de aula 2012

PROFESSOR...

DISCIPLINA: Histria

SRIE: 5 ano Perodo Fevereiro Capacidade

Turno: Matutino. TURMAS: A, B e C Contedo (s) Estratgia (s) / Atividade / Avaliao

UNIDADE: II Recurso (s) Obs.

Semana 02 a 06

Reconhecer e Negros interagir com aps a Aula de campo as diferenas abolio: para culturais em racismo levantamento de prol do e hipteses acerca combate ao excluso. do tema preconceito e proposto. discrimina o s diferenas tnicas e culturais.

Relatos; Anlise de imagens e

lugares;
msicas; Aula de campo.

A aula de campo ser ministrada no Pelourinho, com a visita a moradores antigos e a lugares histricos para a reflexo de acontecimentos ligados ao tema.

Pele encarquilhada carapinha branca Gandla de renda caindo na anca Embalando o bero do filho do sinh Que h pouco tempo a sinh ganhou
Era assim que me preta fazia criava todo o branco com muita alegria Porm l na senzala o seu pretinho apanhava Me preta mais uma lgrima enxugava Me preta, me preta

Enquanto a chibata batia no seu amor Me preta embalava o filho branco do sinh
http://youtu.be/TgfrHvPFdh8

http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1298035101_ARQUIVO_TEXTOCOMPLETOBENJAMINXAVIERDEPAULA.pdf
Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

http://www.nre.seed.pr.gov.br/uniaodavitoria/arquivos/File/Equipe/Disciplinas/Biologia/A_ LEI_10639_03_E_A_IMPORTANCIA_DE_SUA_IMPLEMENTACAO.pdf

Diretrizes Curriculares Nacionais para a educao das Relaes tnico-Raciais e para o ensino de Histria e cultura Afro-brasileira e Africana.) http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2048036

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf

You might also like