You are on page 1of 13

FORRAGEM II

Professora: Vanessa Sousa C. I.


Acadmicos: Eduardo F. Duarte Joallison Bezerra

Rio Verde - GO 2013

SUBSTITUIO DA SILAGEM DE MILHO POR SILAGEM DE GIRASSOL NA DIETA DE NOVILHOS EM CONFINAMENTO:


COMPORTAMENTO INGESTIVO

LEANDRO DA SILVA FREITAS 1, JOS HENRIQUE SOUZA DA SILVA 2, LUCIANE RUMPEL SEGABINAZZI 1, VIVIANE SANTOS DA SILVA 3, DARI CELESTINO ALVES FILHO 2, IVAN LUIZ BRONDANI 2

1 Programa de Ps-Graduao em Zootecnia - UFSM, Santa Maria-RS, 2 Departamento de Zootecnia da UFSM. 3 Curso de graduao em Zootecnia da UFSM

OBJETIVO
O objetivo neste trabalho foi avaliar a influncia da substituio da silagem de milho por silagem de girassol sobre as atividades alimentares de novilhos em confinamento.

MATRIAS E MTODOS
Foram utilizados nove novilhos castrados, do mesmo rebanho, com peso vivo e idade mdia inicial de 288 kg e 20 meses, pertencentes aos grupos genticos Nelore (N), 21/32Charols (C) 11/32N e 21/32N 11/32C, utilizados na formao dos blocos. Os ingredientes utilizados para a formulao dos concentrados foram farelo de glten de milho, farelo de trigo, milho em gro, calcrio calctico, cloreto de sdio e ureia.e na matria seca).

Comportamento ingestivo de novilhos de corte submetidos a trs dietas com diferentes nveis de silagem de girassol (0, 33 e 66% MS) em substituio a silagem de milho no volumoso, assim identificadas: 100% de silagem de milho e 0% de silagem de girassol; 70,94% de silagem de milho e 29,06% de silagem de girassol 38,27% de silagem de milho e 61,73% de silagem de girassol (Tabela 1).

MATRIAS E MTODOS

Durante o perodo de confinamento, os novilhos foram alimentados vontade, duas vezes ao dia (8h30 e 14 h), com o concentrado misturado manualmente ao volumoso no cocho no momento da alimentao. Diariamente pela manh, antes da alimentao, as sobras do dia anterior foram retiradas e pesadas para ajuste da oferta de alimento e posterior clculo do consumo de matria seca. As sobras de alimentos foram mantidas entre 5 e 8% do total ofertado.

MATRIAS E MTODOS

Os animais foram submetidos a um perodo (17 dias) de adaptao s instalaes, ao manejo e as dietas experimentais. Os animais foram alojados em baias individuais de 12 m2, pavimentadas com concreto, cobertas, providas de bebedouros regulados com torneira-boia e comedouros individualizados. A coleta de dados foi feita durante o perodo de terminao dos animais (104 dias), totalizando oito dias de observaes, distribudos ao longo do experimento (no primeiro, segundo, terceiro e quarto perodo, em intervalos de 21 dias). A avaliao do comportamento ingestivo consistiu no registro dos tempos dirios despendidos com consumo de alimento e ingesto de gua, na ruminao e no cio, deitado ou em p. As observaes das atividades dos animais foram tomadas a cada cinco minutos, durante 48 horas consecutivas, em quatro perodos. Durante todo o perodo experimental, o perodo noturno foi mantido com iluminao artificial.

RESULTADOS E DISCUSSO
Consumo de alimento foi influenciado pelas dietas. Grupo com 33% de silagem de girassol permaneceram mais tempo em relao ao grupo com 66% de silagem e os que no receberam silagem; Os tempos destinados ao cio deitado e em p foram influenciados pela substituio da silagem de milho pela de girassol.

Animais que receberam silagem de milho permaneceram mais tempo em cio deitado em comparao aos alimentados com silagem de girassol;
Para cio em p, animais que receberam silagem de girassol permaneceram mais tempo em relao aos novilhos alimentados somente com silagem de milho.

Os tempos destinados a ruminao em p e total foram influenciados pela incluso de silagem de girassol no volumoso. Animais alimentados com maior proporo de silagem de girassol no volumoso permaneceram mais tempo em ruminao em p em relao aos que receberam apenas silagem de milho; Mesmo comportamento ocorreu no tempo de ruminao total, que elevou conforme o aumento do nvel de silagem de girassol na dieta. A eficincia de ruminao de matria seca (gramas de MS/hora), diferiu com os nveis de silagem de girassol na dieta. Os animais alimentados apenas com silagem de milho foram 5,2 e 21,4% mais eficientes que os novilhos que receberam 33 e 66% de silagem de girassol

A eficincia de ruminao da fibra em detergente neutro tambm foram significativos. A eficincia de ruminao de FDN foi maior (P<0,01) para silagem de milho em relao silagem de girassol, provavelmente em virtude da diferena na degradao ruminal da FDN entre as fontes de volumoso. O nmero de refeies dirias no foi influenciado (P>0,05) pela incluso da silagem de girassol na dieta, entretanto, o tempo despendido por refeio, obteve efeito (P<0,01) com a substituio da silagem de milho pela silagem de girassol. O maior tempo despendido por refeio foi obtido para silagem de milho e menor, com aumento da incluso de silagem de girassol.

CONCLUSO
Novilhos alimentados com silagem de girassol ruminam por mais tempo. A eficincia de ruminao, quando expressa em g FDN/horas, maior para dietas base de silagem de milho que para as dietas com silagem de girassol. A substituio da silagem de milho por girassol na dieta no influencia o nmero de refeies dirias, mas diminui o tempo despendido por refeio.

OBRIGADO !!

You might also like