You are on page 1of 10

O wattmetro um instrumento desenvolvido para medio de potncia eltrica fornecida ou dissipada por um elemento.

. Um Wattmetro considerado ideal quando medir a tenso sem desvio de qualquer fluxo de corrente, e medir a corrente sem introduzir qualquer queda de tenso aos seus terminais.

At os anos de 1870 o uso de energia eltrica se restringia basicamente o telefone e ao telgrafo. A necessidade de se medir o consumo veio com as lmpadas. Os primeiros usos de medidores foram empregados na operao de lmpadas ligadas em serie. Com a tenso era constante e era conhecida a quantidade de corrente necessria para cada lmpada e j que todas as lmpadas eram controladas por um interruptor se tinha o suficiente para medir o gasto delas em um tempo determinado (lampada-horas).

Medidor de Lmpadas-hora de 1878. (J.B. Fuller)

Medidor de Lmpadas-hora. (Samuel Gardiner)

Aps varias pesquisas, e com muitas mudanas no cenrio da eletricidade, em abril de 1888 OB. Shallenberger e um assistente estavam trabalhando em um novo arco lmpada AC e uma mola caiu e parou em um ressalto no interior da lmpada. O assistente estava indo coloc-la de volta e quando reparou que a mola rodava. O assistente se ocupou em descobrir por que. Depois ele percebeu que a mola havia rodado devido rotatividade de campos eltricos na lmpada, ele concebeu um medidor de amperes-hora AC em apenas 3 semanas, e que colocou no mercado 3 meses mais tarde. Mais de 120.000 medidores Shallenberger amperes-hora foram vendidos ao longo dos prximos 10 anos. Dando inicio a tantos outros modelos.

ELTRODINAMICO: Vm de um processo que remonta ao incio do sculo XX. Eles funcionam por meio de trs bobinas: duas fixadas em srie com a carga eltrica, e uma bobina mvel, em paralelo com ela. As bobinas em srie fazem a medida da corrente que flui atravs do circuito, enquanto a bobina em paralelo mede a tenso. Um resistor em srie limita a corrente atravs da bobina mvel. Ele est situado entre as duas bobinas fixas e ligado a uma agulha indicadora. Os campos magnticos em todas as trs bobinas influenciam o movimento da agulha. A mola da agulha retorna a zero quando no h corrente ou tenso presente. Este processo simples, confivel e robusto, embora as bobinas possam superaquecer.

ELETRNICO: Pessoas que usam rdio e equipamentos de micro ondas precisam medir watts em frequncias muito superiores aos 60 hertz na rede eltrica. Wattmetros eletrodinmicos so bons para medies nas linhas de fora em CA (Corrente Alternada), mas as bobinas so peas dependentes de frequncia que no funcionam bem com o rdio. Para o rdio, voc precisa de uma abordagem totalmente eletrnica. Aqui, um circuito eletrnico mede a corrente e tenso, multiplica os dois no outro circuito, e fornece o resultado como uma corrente ou de tenso proporcional ao movimento do medidor padro.

DIGITAL: Wattmetros digitais medem corrente e tenso eletronicamente milhares de vezes por segundo, o que multiplica os resultados em um chip de computador para determinar os watts. Eles podem monitorar a linha de energia para encontrar picos de tenso e interrupes. Atualmente, uma variedade de wattmetros digitais baratos esto disponveis para os consumidores. Com a queda dos preos e melhores capacidades da eletrnica digital, eles se tornaram populares para convenientemente medir o consumo de energia em aparelhos domsticos.

Digitais: de 70,00 Reais at 1700,00 Reais

Eletrnicos: Achamos em torno de 400,00 Reais

Eletrodinmico: no encontrado preo na pesquisa feita.

*-Lembrando que os valores foram retirados de sites de compras pela internet.

You might also like