You are on page 1of 23

SADE MENTAL E PSICOPATOLOGIAS

Priscila Netto Campos Roberta Ramos

Abordagens Terico-Metodolgicas em Sade/Doena Mental & Trabalho


Nos ltimos anos se constata um grande interesse por questes relacionadas ao vnculos entre trabalho e sade/doena mental.Este interesse conseqncia do nmero crescente de transtornos mentais e do comportamento associados ao trabalho que pode ser verificado nas estticas oficias e no oficiais.

Autora: Maria da Graa Corra Jacques

Estatsticas
Segundo estimativas da OMS(organizao mundial da sade),os transtornos mentais menores acometem cerca de 30% dos trabalhadores e os transtornos mentais graves cerca de 5 a 10%. No Brasil, os transtornos mentais ocupam a 3 posio entre as causas de concesso de benefcios previdencirio como auxlio doena, afastamento no trabalho por mais de 15 dias e aposentadorias por invalidez.

AS ABORDAGENS PROPOSTAS NO MBITO DA SADE MENTAL EM SEUS VNCULOS COM O TRABALHO

As teorias sobre estresse psicodinmica do trabalho

Abordagens

com base no modelo epidemiolgico e/ou diagnstico em subjetividade e trabalho

Pesquisa

A origem do estresse

O termo estresse foi empregado pelo fisiologista austraco Hans Selye em 1936,para designar uma sndrome geral de adaptao, constituda por trs fases:reao de alarme,fase de adaptao e fase de exausto. Teve origem na Fsica para definir o desgaste de materiais submetidos a excesso de peso,calor ou radiao.

As teorias sobre estresse


Lazarus e Folkman(1984) definem o estresse como uma relao entre a pessoa e o ambiente que avaliado como prejudicial ao seu bem-estar.

Lipp(1984) define o estresse como uma reao psicolgica com componentes emocionais,fsicos, mentais e qumicos a determinados estmulos irritam,amedrontam, excitam e/ou confundem a pessoa Glina e Rocha(2000), o estresse no uma doena mas uma tentativa de aptao e no est relacionado apenas ao trabalho mas ao cotidiano experimentado pelo sujeito.

ESTRESSE

A nfase recai em mtodos e tcnicas quantitativas de avaliao dos fatores estressores coping ou estresse propriamente dito. As aes de preveno e interveno so voltadas para o gerenciamento individual do estresse atravs de mudanas cognitivas e comportamentais e prticas de exerccios fsicos e relaxamento.Tais aes apresentam-se em programas de qualidade de vida no trabalho focalizadas no gerenciamento dos trabalhadores, e com menor nfase nas condies de trabalho.

Sndrome de Burnout

traduzida como sndrome de esgotamento profissional. Marlach e Jackson(1981) a definiram como uma reao a tenso emocional crnica que envolve tres componentes: a exausto emocional, a despersonalizao e a diminuio do envolvimento pessoal no trabalho. Foi reconhecida entre profissionais da rea de servios e entre trabalhadores de organizaes que esto passando por reestruturao produtiva. Atravs desta teoria podemos interpretar que o trabalho tem funo constitutiva no adoecimento, alm de apresentar-se como fator desencadeante deste. Os sintomas do Burnout so os mais variados possveis e vo desde manifestaes emocionais, como baixa auto-estima, perda de motivao e sentimento de fracasso, at alteraes comportamentais, como queda no rendimento, comportamento paranico ou agressivo e aumento no consumo de lcool, caf e remdios. Os sintomas do Burnout so os mais variados possveis e vo desde manifestaes emocionais, como baixa auto-estima, perda de motivao e sentimento de fracasso, at alteraes comportamentais, como queda no rendimento, comportamento paranico ou agressivo e aumento no consumo de lcool, caf e remdios.

A Psicodinmica t do Trabalho

Esta abordagem tem como principal expoente o autor francs Dejours, tornou-se difundida atravs da obra a loucura do trabalho. Dejours citado por Merlo(2002) relata que o campo da psicodinmica do trabalho um campo do sofrimento no mbito do infrapatologico ou pr-patolgico. As intervenes propostas se voltam para a coletividade de trabalho e para aspectos da organizao do trabalho.Introduz o conceito de sofrimento psquico como uma vivencia subjetiva intermediria entre a doena mental descompensada e o conforto psquico.l

Proposta de Dejours

Esta proposta busca na psicanlise os aportes tericos. O mtodo proposto pelo autor a escuta, a interpretao, a devoluo,sendo contrario ao uso de questionrios,estudos epidemiolgicos, por assim priorizar a escuta do trabalhador. Privilegia o emprego da entrevista coletiva. Dejours afirma que a organizao do trabalho se apresenta como uma porta de entrada do sofrimento e doena mental enquanto geradora de angstias e de estratgias defensivas de quando se refere a presses do trabalho e doenas mentais. O trabalho apresenta em sua abordagem, como um fator que interage com uma constituio psquica prdada,embora seja uma causa relevante de problemas psipatolgicos.

Identificar quadros psicopatolgicos associados a profissao

Abordagens qualitativas quantitativas

Instrumentos de medida: condioes de trabalho sude mental

Modelo epidemiolgico e Codo

Trabalho= uma relacao de dupla transformaao entre o homem e a natureza, geradora de significado.

Descoberta da: Bancrios Sindrome do trabalho vazio Digitadores Parania Histeria Trabalhadores de creches Burnout

educadores

Pesquisas em Subjetividade e Trabalho

Analisar o sujeito atravs de suas experiencias e vivencias no trabalho

Abordagens qualitativas: Observaao Entrevistas individuais/coletivas Anlises documentais

As abordagens constroem o campo da subjetividade e trabalho,buscam as experiencias dos sujeitos e as tramas que constroem o lugar do trabalhador

Ergonomia e Psicopatologia do trabalho

Um ambiente Cientfico Difcil


ANLISE ERGONMICA
Se interessa por toda atividade do trabalho. No despreza o que no diz respeito a tarefa prescrita. O homem s pode ser conhecido por meio das experincias e atravs de observaes interpretadas por teorias.

SISTEMA AUTOMATIZADO
Atividades Cognitivas e fenmenos psquicos que podem ser tornar patolgicos so negligenciados.

Despreza outros fatores que no dizem respeito a tarefa prescrita.


O homem um mau computador.

NEUROCNCIAS

ERGONOMIA
Partes no descrevem o

No vem necessidade de analisar os fenmenos cognitivos e psquicos do homem em situao real do homem no trabalho.

todo. Procurar compreender como o homem utiliza suas propriedades.

Procurar conhecer as propriedades do homem.

A CARGA DE TRABALHO
A Ergonomia tem pelo menos duas finalidades que so: o melhoramento e a conservao da sade dos trabalhadores, e a concepo e funcionamento satisfatrio do sistema tcnico do ponto de vista da produo e da segurana.

FADIGA

a expresso utilizada por muitos trabalhadores para descrever os efeitos negativos do trabalho sobre eles prprios e sobre seus colegas. Tal expresso foi substituda por Carga de Trabalho Algumas atividades fisicamente duras podiam ser vinculadas a ndices altos de carga mas sem queixas de fadiga. A carga mental junto com a carga fsica fez progredir o estudo da fadiga no trabalho.

CARGA MENTAL

CARGA COGNITIVA

+
CARGA PSIQUICA

+
SOFRIMENTO PSQUICO

ERGONOMIA
A ergonomia surgiu durante a 2guerra mundial. As suas bases tericas esto ligadas as disciplinas que contribuem para os seus saberes que so:apometria fsica, biomecnica, reas diversas da fisiologia e mltiplos ramos da psicologia. O ergonomista estuda todos os comportamentos.

Psicopatologia do Trabalho
Dejours(1997) descreveu a psicopatologia do trabalho como abordagem essencial, as suas bases tericas so da psicanlise, essa abordagem interessa-se pelo sofrimento dos trabalhadores,e pelas defesas que as pessoas usam para enfrentar o sofrimento.

Diferena de Ergonomia e Psicopatologia no Trabalho.

A psicopatologia no se interessa pelo trabalho apenas pelo efeito subjetivo deste trabalho pela pessoa, e isso numa relao intersubjetiva.

A organizao do trabalho e a doena


Deve-se levar em conta trs componentes da relao homem-organizao : Fadiga: faz com que o aparelho mental perca sua versatibilidade. O sistema frustao-agressividadereativa:deixa sem sada uma parte importante da energia pulsionais. A organizao do trabalho: que como uma correia de transmisso de uma vontade externa se opondo a investimentos e pulses sublimadas.

Sndrome Subjetiva Ps Traumtica


aparece aps um acidente de trabalho. caracteriza-se por uma grande variedade de problemas funcionais sem substrato orgnico. nica identidade clinica de origem bem limitada a organizao do trabalho. No possui explicao psicopatologica. Atinge principalmente operrios e trabalhadores com tarefas perigosas.

You might also like