You are on page 1of 60

Protocolo, cerimonial e etiqueta em eventos.

O CULTO S NORMAS ( O PROTOCOLO) O CULTO S FORMAS (O CERIMONIAL)

Na vida social e poltica, na arte e no amor, na poesia e na prece, diante das boas maneiras, do gosto sensvel, na delicadeza da expresso e no trato com as altas instituies da poltica, do saber e da f, que esses cultos se estabelecem.

Tornar mais cordial, afetiva e educada a relao entre nossos semelhantes, prximos e distantes.

O Cerimonial deve ser uma luz da razo nas mesas de negociaes, em convenes, assemblias e nos cenrios que se discutem grandes ou pequenos atos de estado, de interesse poltico, social, institucional e at empresarial. preciso evitar as trincheiras, os speros muros ou as valas de espinhos.

preciso que toda a sensibilidade do sublime, a simplicidade do honesto, a autenticidade e a grandeza do humanismo (Bondade, Verdade e beleza - Goethe), sejam os cenrios escolhidos para os momentos vivificantes da nova era do sculo XXI.
A Humanidade espera contemplar um triunfo de paz, e a concordncia universal. As boas maneiras, a Forma e a ordenao jurdica, que exige o dar a cada pessoa a coisa que lhe corresponde na justia so pontes de convivncia social, iluminadas pelo Cerimonial e o Protocolo.

As novas relaes entre os blocos-econmicos ou polticos-econmicos, vai se perfilando como uma das formas mais firmes de relao no mundo contemporneo. Unio Europia - Mercosul. Mercosul - sia. necessrio contar com novas regras de conduta em que os interesse de todos sejam refletidos e por sua vez apresentados unicamente diante de outros.

A busca da rede de comportamentos, detalhes, elementos, que fazem o bom desenvolvimento das relaes

Como conseqncia da modernidade e suas facilidades, cada vez mais aumenta o nmero de pessoas que tm interesse em reunir-se para trocar conhecimentos, estreitar relaes, realizar acordos, negociaes, convenes, congressos, conferncias, simpsios e outros tipos de eventos, seja em nvel regional, nacional ou internacional.
Os Meios de Transportes Aproximam os povos e estreitam os vnculos entre as Naes.

Os meios de comunicao Facilitam o intercmbio comercial e o incremento das empresas nacionais e internacionais.
Nos ltimos tempos aconteceu um aumento das atividades institucionais (pblicas e privadas) e

foram criados Organismos Internacionais.

Organismo Internacionais: Carter Universal ONU; Carter Regional OEA; Carter especfico Unesco , FMI.
Da surge a necessidade de desenvolver e intensificar as normas de Cerimonial e Protocolo, inerentes a esse tipo de reunio, em que o grande nmero de pessoas e sua diversificao requerem uma perfeita organizao, para que tudo se realize dentro do princpio em que haja ordem, harmonia e esttica.

O Protocolo de cada Nao tem sua razo de ser e suas caractersticas prprias, quase sempre ligadas sua histria, e da mesma maneira, sua etiqueta, ao preparar uma cerimnia. difcil conciliar o cerimonial de dois pases, fazer conciliar as regras internacionais e as do Estado anfitrio. O Protocolo necessrio em tudo que esteja vinculado s relaes entre naes, ou entre empresas ou pessoas.

Sua aplicao a maneira adequada inconvenientes em determinadas ocasies.

para

evitar

O Protocolo d a cada pessoa as prerrogativas a que tem direito, e so as formas do Cerimonial que do solenidade, beleza, dignidade e perfeio a uma celebrao.

O Cerimonial adequado, esttico, natural e autntico embeleza o ato e as grandes solenidades privadas ou pblicas, nacionais e internacionais. As hierarquias so determinadas por decretos, a tarefa do cerimonialista ordenar essas hierarquias e colocar as pessoas no lugar que lhes corresponde, evitando as situaes desagradveis

A base do Cerimonial fundamenta-se: Anfitrio; Convidados; Presidncia;

Precedncia (Que tem prioridade);


Vexilologia (Arte e cincia que trata do estudo das bandeiras, seus smbolos e Herldica (A arte ou Cincia dos Brases); Honras; Indumentria; Aportes tcnicos (meios de comunicao, segurana).

PROTOCOLO

Os termos Protocolo, Cerimonial e etiqueta so empregados de forma indistinta, mas antigamente a palavra etiqueta era para definir os atos formais. Na poca do Renascimento, a Frana substitui o termo para protocolo.

Atualmente, a tendncia denominar Cerimonial de atos solenes, religiosos ou profanos. Na Espanha usa-se o termo protocolo e em outros lugares Cerimonial como na Argentina.
Segundo Jean Serres: O cerimonial cria o quadro e a atmosfera nas quais as relaes pacficas dos Estados Soberanos esto chamadas a realizar-se e o Protocolo codifica as regras que governam o Cerimonial, cujo o objetivo dar a cada um dos participantes as prerrogativas, privilgios e imunidades a que tm direito. Protocolo sinnimo de Cerimonial, mas no de Etiqueta (Maurcio Delme).

CERIMONIAL Cerimnia a forma exterior e regular de um culto; solenidade; formas rituais. Dicionrio Escolar da Lngua Protuguesa. Deriva do latim protokollon. protocollum que deriva do grego

Referia-se primeira folha do rolos de papiro, com um resumo do texto. Atos notariais, escrituras. No Direito Internacional pblico, o termo empregado no caso de Tratados e Acordos Internacionais. definido como um conjunto de regras referentes ao Cerimonial Diplomtico, estabelecido por decreto ou costume. Termo que usamos para nos referirmos s formas comuns de atos solenes e formais, pblicos ou privados.

ETIQUETA

Termo provm do francs tiquette.


o conjunto de estilos, usos e costumes que devem ser observados em casas reais e em atos pblicos e solenes, assim como nas manifestaes externas da vida social (Adolfo J. de Urquiza). Est relacionado ao comportamento social de uma pessoa, em suas relaes com as demais, especialmente nos ambientes formais. Facilita a nossa relao com os demais, com os nossos superiores e subordinados.

CERIMONIAL PBLICO

Tambm chamado de cerimonial de Estado, normatiza o trato que as Naes devem observar em suas relaes formais e o trato entre as autoridades de seu territrio Nacional.
Algumas Normas do Cerimonial Pblico so: Honras aos Chefes de Estado e Chefes de Governo; Precedncia entre autoridades internacionais e nacionais; Honras Militares; Apresentao de Cartas Credenciais; Questes relativas imunidades e privilgios dos agentes diplomticos e consulares; Smbolos nacionais; Condecoraes; Solenidades Oficiais, posse de Presidente, visitas oficiais e recepes; Redao de atos protocolares.

CERIMONIAL PBLICO

O Cerimonial pblico pode ser classificado em:


Cerimonial Estrangeiro, Poltico ou da Corte Abrange tudo que se relaciona a honra reais, dignidades, ttulos, classe ou categoria, precedncia entre Estados, precedncia entre Chefes de Estado e Chefes de Governo, a correspondncia oficial, a notificao de acontecimentos polticos, posse de Presidentes, bodas reais, visitas de Chefes de Estado. Cerimonial Diplomtico, de Embaixada ou de Ministros Pblicos Regula honras, precedncias, privilgios e imunidades devidas aos agentes diplomticos e aos agentes consulares no exerccio de suas funes, levando em considerao a classe ou categoria de cada um deles.

CERIMONIAL PBLICO

O Cerimonial pblico pode ser classificado em:


Protocolo ou Cerimonial de Chancelaria- Segundo Urquiza considerado por todos os tratadistas como parte integrante do Cerimonial Diplomtico. Seria amaneira como cada Ministrio de Relaes Exteriores aplica o Cerimonial Diplomtico, interpretando as normas do Direito Internacional Pblico e sua ordem jurdica.

Consiste no exato cumprimento das regras gerais que devem ser observadas na redao de atos e ofcios diplomticos de qualquer natureza e nas formas de cortesia consagradas internacionalmente, fundamentada no principio universalmente reconhecido o princpio de igualdade jurdica dos Estados e a reciprocidade no trato.

CERIMONIAL EMPRESARIAL

Cada vez mais as empresas necessitam realizar eventos de complexa organizao, em conseqncia das suas atividades polticas e das suas relaes com as entidades oficiais. As empresas no dia a dia, se convertem em anfitris de diferentes atos como: exposies, conferncias, congressos, simpsios. Os eventos com atos oficiais e presena de personalidades do setor privado ,assim como atos organizados por empresas com autoridades oficias participando, so considerados mistos e deve ser aplicado o Cerimonial Oficial, adaptado natureza especfica do ato em questo.

CERIMONIAL EMPRESARIAL

O Cerimonial empresarial no tem normas especficas careca do que correto ou incorreto, quanto organizao dos atos, nem existe a figura do Chefe de cerimonial. Geralmente so usos sociais e empresariais, mas necessrio que a empresa valorize o cerimonial, tem que conhecer sua utilidade e seu significado, tendo que ter a mesma razo de ser e os mesmos objetivos do setor oficial.

CERIMONIAL EMPRESARIAL

Nos intercmbios de delegaes oficias entre empresas, reunies de negcios, almoos, jantares oficiais necessrio a formao de mesas com presidncia, ordem de precedncia, colocao de bandeiras. Atenes e cortesias, como forma de facilitar a comunicao entre os participantes, respeitando os princpios de urbanidade, hierarquia e as respectivas tradies culturais. A negligncia dos detalhes, o tratamento inadequado a uma autoridade, ou m organizao de um ato, deixaro uma pssima imagem da empresa organizadora. O Cerimonial formado na histria da Organizao e fundamenta-se nos aspectos tcnicos, tericos e estticos (tica e harmonia). O cerimonial ordena, no complica.

CERIMONIAL EMPRESARIAL

um cerimonial estritamente privado, sendo disposto absolutamente pela empresa. No possui uma doutrina, uma referncia certa, e como no existe a funo do cerimonialista no setor privado, ele exercido pelo Relaes Pblica, Turismlogo ou por secretrias-executivas. No Cerimonial Empresarial existe a autonomia, est sempre em busca de um resultado. So realizados por dois tipos de motivao: Motivao Expressa Aniversrio da empresa; Motivao Tcita que marca os objetivos principais, tais como determinar novos contatos, possibilitar o conhecimento mais estrito com as autoridades de outras empresas e intensificar as relaes pblicas.

CERIMONIAL EMPRESARIAL

O Cerimonial Empresarial criativo, com o propsito de carter explcito, que d origem realizao e outro no explcito, que est vinculado ao cumprimento de um propsito ocupacional estrito ou de carter econmico.

Participa da formao da identidade da empresa, a Organizao, pela formao da identidade, determina valores que transformamse em smbolos de si mesma. Existem vrios tipos de eventos empresariais, os mais comuns so:
Almoo Executivo;

Caf da manh de trabalho;


Reunio de negcios; Reunio Social.

MESAS

Existem fatores importantes para arrumar uma mesa: A circunstncia;

O lugar;
Quem est presente; A configurao do local; O fato do Anfitrio ter de dominar a mesa, porque quem preside; Necessidade de determinar o tipo de mesa, pois dela depende a colocao dos comensais. Existem dois tipos de mesas: Mesa imperial ou clssica retangular ou oval, com duas presidncias frente a frente, que podem estar no centro dos lados ou nas pontas. O centro chamado de cabeceira da mesa. A Mesa Imperial ou clssica pode ser mesa francesa e mesa inglesa.

MESA FRANCESA

As cabeceiras esto situadas no centro dos lados maiores o anfitrio se sentar na cabeceira principal e a segunda presidncia caber dona da casa, podendo ceder uma das cabeceiras e colocar o convidado de honra; quando estiver o Chefe de Estado, este sempre ocupar a cabeceira.

MESA INGLESA

As presidncias esto situadas na ponta indicada para reunies mais ntimas, com grupos reduzidos de convidados. So mais animadas, usada em reunies sociais, no deve haver mais de 24 pessoas.

Servios
Francesa Inglesa direto Inglesa indireto Buffet

Francesa

Praticado em eventos requintados e formais


Grupo reduzido de participantes Familiarizados com esse tipo de servio

Procedimento
Garons com luvas

Entrega o prato vazio, pelo lado direito Travessa sobre a mo esquerda do garom junto com os talheres

Guardanapo entre a travessa e a mo


Apresentam os alimentos ao participante em uma travessa para que ele se sirva, pelo lado esquerdo O participante se serve

Francesa

Vantagens
Nmero reduzido de garons

Pouca especializao dos garons

Desvantagens
Morosidade

Os alimentos devem vir da cozinha desdobrados para facilitar a retirada Espao entre as cadeiras deve ser ampliado Em caso de dois pratos utilizar dois garons Cardpio
Entrada fria Um ou dois pratos quentes Sobremesa

Inglesa direto

O alimento servido no prato do participante Procedimento


O garom coloca o prato na frente do participante, pelo lado direito

O garom apresenta a travessa pelo lado esquerdo


Mo esquerda protegida por um guardanapo de servio Serve com a mo direita Retira da travessa uma poro de alimento e a deposita na parte inferior do prato
Molhos - esquerda e na parte superior Guarnies direita e na parte superior

Inglesa direto

Vantagens
Rapidez do atendimento Muita qualificao e experincia do garon

Desvantagens

No recomendado para alimentos quebradios ou frgeis


Recolher ou colocar em um rechaud aps servir
Conservar aquecida

Inglesa indireto

Utilizado um carrinho ou mesa auxiliar (guridon)


Pratos Talheres Travessas de alimentos

Guridon
direita travessas Ao centro pratos vazios esquerda guarnies

Procedimento
Garon apresenta a travessa ao participante pelo lado esquerdo e a recoloca no guridon Retira da travessa pores de alimento e coloca no prato vazio do guridon Servir pelo lado direito Retira o prato vazio colocado na frente do participante

Obs: Na reposio, deve ser adotado o Servio Inglesa Direto

Inglesa indireto

Vantagens
Maior segurana ao garom Comodidade ao participante

Desvantagens
Morosidade Maior espao para movimentao

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas
Redondas

Reunies com poucos participantes Eventos de grande porte (gastronmicos) I = 30 a 40 pessoas


Imperial ou Francesa Duas mesas separadas Mesa inglesa

Retangulares e quadradas

T = 40 a 50 pessoas U = mais de 50 pessoas E = mais de 50 pessoas


Em pente com um dente Em pente com vrios dentes

V = Usada em debates Leque ou espinha de peixe


Maior participao do auditrio

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas Redondas

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas em I
Mesa imperial ou francesa

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas em I
Duas mesas separadas

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas em I
Mesa inglesa

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas em T

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas em U

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas em U Em seminrios

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas em U Em seminrios

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas em E 1 ou vrios dentes

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas em V

Disposio das mesas e cadeiras

Mesas em Leque ou Espinha de Peixe

Disposio de peas

Copos
gua Vinho tinto

Vinho branco
Vinho do Porto Licor

Taa para champagne

Disposio de peas

Talheres
direita do prato

Faca grande Faca de peixe Colher de sopa Garfo grande Garfo de peixe Garfo menor Horizontalmente
Talheres de frutas Colher de sobremesa

esquerda do prato

Acima do prato

Disposio de peas

Louas
esquerda de cada prato (ao alto)

Pratinho para po e manteiga

4 3 ou 3 8

7
1. Garfo para peixe 2. Garfo para carne 3. Pratinho para po 4. gua 5. Vinho tinto 6. Vinho branco 7. Champagne 8. Garfo para sobremesa 9. Colher para sobremesa 10. Faca para carne 11. Colher para consomm/sopa 12. Faca para peixe 13. Cardpio 14. Sousplat 15. Prato raso 16. Guardanapo

9 11 16 15 1 2 14 10 12

13

Menu

Dicas

Pessoal de atendimento em um Banquete


Maitres

Um para cada grupo de 40 a 50 pessoas; Em geral


Um para cada grupo de 10 a 15 pessoas; Um para cada grupo de 20 a 25 pessoas; Um para cada grupo de 10 pessoas;

Garons

Simples

Requintados

Dicas

Enxoval de mesa
Toalhas

Geralmente brancas e compridas Linho natural (jantar) Amarelos ou verdes

Guardanapos

Plisss para carrinho e balco


Saias (skirts) de mesa Cobre manchas

DICAS DE ETIQUETA MESA

MESA DO CAF DA MANH


No caf da manh, as louas e talheres usados so de sobremesa. Se os cereais fizerem parte do cardpio, preciso incluir uma colher de sopa entre os talheres e colocar um prato embaixo da tigela, que nunca deve estar diretamente na mesa. O pratinho de sobremesa deve ficar na direo de quem toma o caf, distante no mximo 5 cm da borda da mesa. Isso evita que migalhas de po, frios, queijos ou bolos caiam sobre a toalha. A xcara com o pires colocada um pouco acima do prato, direita. Facas e colheres ficam direita do prato e garfos esquerda.

DICAS DE ETIQUETA MESA

MESA DO ALMOO / JANTAR : Servio a Americana: prtico; Serve-se em ocasies no formais; Arruma-se uma mesa com talheres, pratos empulhados e o que ser utilizado durante a refeio, em outra mesa dispe-se os pratos de comida; Cada convidado se servir e procurar acomodar-se da melhor maneira possvel, podendo ficar de p.

DICAS DE CARDPIO

A organizao um ponto que pode fazer a diferena num jantar. Se voc tomar algumas providncias simples, no se atrapalhar na hora de servir nem precisar passar a festa inteira na cozinha, resolvendo problemas de ltima hora e deixando os convidados esperando.
O ideal que esteja tudo terminado pelo menos trinta minutos antes da hora marcada.

DICAS DE CARDPIO

Lembre-se que as primeiras pessoas a chegar precisam de mais ateno. No preciso seguir a tradio, com entrada, salada, prato principal e sobremesa. O ideal que a pessoa respeite seu bolso, sua casa e sua maneira de viver. O que conta o capricho e o carinho.

DICAS DE CARDPIO

No sirva um festival de tira-gostos como entrada; No tente inventar moda;

Torradinhas com pats e decoraes coloridas so timas opes, pois poupam tempo e dispensam a necessidade de outros aperitivos;
No queira impressionar os convidados preparando dois tipos de carne, por exemplo; Escolha apenas uma receita e lembre-se de avisar qual ser o cardpio, pois nem todo mundo gosta de comida Tailandesa ou de bacalhau;

O mais comum servir entrada, o prato principal que pode ser carne branca ou vermelha com guarnio e salada, sobremesa e queijos ou frutas;
Nos menus mais requintados servido sorbet, um sorvete muito leve de fruta ctrica com pouco acar, conhecido como tira-gosto, preparando o paladar para o seguinte.

DICAS DE CARDPIO

Prefira o servio americano, pois no obriga a improvisar lugar para quem chegar sem aviso, evitar a imagem desagradvel dos espaos desocupados caso algum convidado no aparea; Diga para o convidado que tipos de bebidas sero servidos e deixe que ele escolha. Isso impedir que algum pea algo que voc no tenha; permitido recolher os pratos dos quais as pessoas j se serviram, mas os doces devem ficar at o final da festa.

BOAS MANEIRAS MESA

Sente-se em postura correta, sem recostar-se para trs, nem debruar-se sobre a mesa ou fixar os cotovelos. O que se apia na mesa so os punhos; Coma discretamente, mastigando de boca fechada e no fale com a boca cheia; No afaste o prato quando terminar a refeio; No se deve mergulhar o po no molho ou na sopa; No prove o cafezinho ou outra bebida com a colher para ver se est quente ou bom de acar; No faa rudos com os talheres no prato; No sopre a sopa e nem faa movimentos com a colher para esfri-la; No faa rudo ao tom-la. A sopa no se repete. Tomase com o lado da colher e no com a frente;

No se incline sobre o prato, nem baixe a cabea para comer. Mantenha a postura ereta;
Beba em pequenos goles e nunca quando estiver mastigando um alimento;

BOAS MANEIRAS MESA

A dona da casa s comea a comer depois que todos os convidados forem servidos; Quando uma mesa pequena, esperar que todos sejam servidos para comear a comer; No insistir com um convidado mais de uma vez na repetio do prato; Os alimentos slidos so servidos pela esquerda e os lquidos pela direita; No se deve fazer brinquedos com objetos que estejam mesa; No deixe de conversar com os vizinhos de lado; No deixe o dedo levantado, quando usar um copo ou uma xcara; Nunca ler mesa; Nunca palitar os dentes mesa;

BOAS MANEIRAS MESA


Como comer: Frango Usar sempre garfo e faca;

Azeitonas Se fizer parte do couvert, Come-se com a mo, devolvendo o caroo mo em forma de concha, se fizer parte do prato, deve devolver o caroo no garfo, no canto do prato;
Macarro Cortar o espaguete uma gafe. O correto enrolar a massa, apoiando com a colher facilita o manuseio; Alface e folhas No se deve cortar e sim dobr-la; Abacaxi Cortado em rodelas, comer aos pedaos deixando a parte rija; Abacate Em reunies ntimas com-lo com uma colher de sobremesa, mas se for apresentado inteiro, com ajuda de uma faca; Batatas Cozidas, fritas ou sauts, devem ser comidas com o auxlio do garfo. J as batatas chips podem ser comidas com o auxlio das mos;

BOAS MANEIRAS MESA

Po Na hora de comer o seu pedacinho de po mesa, saiba que no poder cort-lo com a faca e sim com a ajuda das mos;
Sanduches Os grandes, devero ser comidos com o auxlio do garfo e faca, os pequenos podero ser comidos com as mos; Frutas necessrio que se coloque uma tigelinha acima do prato da fruta e do lado esquerdo, dentro da tigela estar a lavanda que dever ser usada logo aps de comer a fruta; Laranja Quando servida inteira e j descascada, come-se de garfo e faca, assim como os morangos grados, mangas e no caso das uvas com as mos.

You might also like