You are on page 1of 18

EMPRESA: LT AUTOMOTIVA END: Rua Berilo, 72- Jardim Ipanema So Bernardo do Campo SP CNPJ: 12.033.208/0001-13 CNAE: 45.20.

.0 Grau de risco: 3 Numero de funcionrios: 4 Ramo de atividade: Funilaria e Pintura

INTRODUO
A OHSAS 18001-2007, uma certificao que obtida pela empresa quando so adotadas medidas eficazes na rea de segurana e sade do trabalho visando assim eliminar ou minimizar os riscos ambientais aos quais o trabalhador exposto. Esta certificao um documento que apresenta requisitos para o sistema de sade e segurana do trabalho, ela foi elaborada para ser aplicada em qualquer organizao.Ela pode ser buscada atravs de alguns rgos certificadores como ABNT ou INSTITUTO VANZOLINI.

REQUISITOS NECESSRIOS PARA CERTIFICAO

Poltica Planejamento Implementao e Operao Verificao Atendimento aos requisitos legais

POLITICA
Realizar a busca da satisfao dos clientes atravs do fornecimento de refeies e produtos de padaria/confeitaria com qualidade sanitria, comercial, garantindo a sua prosperidade como Empresa; Elevar a produtividade econmica, com custos competitivos e atualizao contnua de seus objetivos e metas; Atender todas as Leis Ambientais e de Segurana e, os Instrumentos Aplicveis e Outros Requisitos Subscritos ao seu negcio; Lapidar os processos em busca da melhoria contnua da eficcia de seu Sistema de Gesto Integrada e do profissionalismo de seus colaboradores; Fornecer e manter canal de atendimento com as partes interessadas; Operar com processos que no agridam o meio ambiente, de modo a prevenir a poluio; Optar por prticas que visem eliminar e/ou minimizar os aspectos e impactos ambientais, bem como os perigos e riscos segurana e sade dos colaboradores e partes interessadas; Desenvolver as atividades com Responsabilidade Social.

Planejamento
Identificao de perigos, avaliao dos riscos e determinao de controle;

Planejamento
Identificao de perigos, avaliao dos riscos e determinao de controle;

Monitoramento e medio do desempenho; Atender aos requisitos legais

DEFINIO ACIDENTE:
um incidente que originou ferimento, dano para a sade ou fatalidade. INCIDENTE: Eventos relacionados com o trabalho, e que ocorreu, ou poderia ter ocorrido, um ferimento, dano para a sade ou uma fatalidade.

Ferramenta utilizada para investigao do acidente.


H varias ferramentas que podem ser utilizadas para investigao de acidentes, 5 Por qus, Arvore de Causas e efeitos, Diagrama de Ishikawa. Na empresa campo do meu projeto no realizada nenhum tipo de investigao, porm como sugesto de melhoria eu indicaria o Diagrama de Ishikawa.

Descrio do acidente:
O soldador de autos foi designado a elaborar a soldagem de um veiculo que colidiu sua parte dianteira tendo que efetuar a substituio da frente do mesmo, ento foi necessrio o corte da frente sinistrada para que pudesse ser realizada a substituio, e durante o processo de desbaste ou seja da rea que receber novos pontos de solda na colocao da nova frente a mquina ( esmerilhadeira), enganchou entre duas chapas onde a mquina deu um tranco, ocasionando assim um corte profundo no polegar direito do trabalhador. Este acidente ocasionou afastamento do trabalhador por 10 dias, devido ter que suturar o polegar. Resultando no s em danos humanos, mas tambm produtivos.

MEDIDAS CORRETIVAS
Elaborao de ordem de servio Uso de uma esmerilhadeira angular menor ( para se obter melhor acesso rea a ser limpa ). Uso de EPi correto ( luva de raspa)

INCIDENTE OCORRIDO.
Um veiculo que colidido na parte frontal necessitou da troca de algumas peas como, os dois para lamas, cap, painel frontal entre outras porm para que uma das peas principais para a estabilidade do veiculo fosse recuperada, a longarina o veiculo foi colocado numa ferramenta chamada cyborg para que a pea encolhida fosse puxada e assim recuperada e dentro desse processo o carro fica preso a esta ferramenta atravs de correntes que so fixadas com um pino de ferro bem resistncia, mas ele acabou escapando gerando um incidente, que poderia ter causado um grande acidente tanto com consequncias materiais como grandes leses humanas que poderiam at mesmo ser fatal no caso deste pino quando arremessado atingir algum.

INTRODUO PGR
Para implantao do PGR deve-se levar em considerao tem como objetivo evitar danos fsicos e psquicos ao trabalhador, assim como manter sob controle os riscos ambientais evitando assim a paralisao do processo produtivo. Dentre estes deve-se destacar a importncia da proteo ao meio ambiente atravs da antecipao, identificao de fatores de risco, avaliao e consequente controle dos riscos ambientais existentes ou que venham existir no ambiente de trabalho

As etapas do PGR so: Srie histrica do acidente Planos de preveno de acidentes Anlise de consequncias Sistema de gerenciamento Plano de emergncia
Na implementao : Srie histrica do acidente
Dever ser analisada os acidentes ocorridos nos ltimos cinco anos e para que isso seja eficaz ser necessrio que a empresa mantenha documentado e arquivado todas as CATS, e as investigaes de acidentes.

Plano de Preveno de acidentes


ter o PPRA atualizado, pois nele contm o plano de preveno atravs do reconhecimento, antecipao, avaliao, inspeo de mquinas e equipamentos, Ordem de Servio, Check List, PPR, APR, ter uma Cipa atuante com o SESMT.

Anlise de consequncias,
Todos os riscos devero ser analisados assim como as possveis consequncias humanas e ambientais que em caso de acidente podem gerar.

Sistema de Gerenciamento,
Dever ser composto de inspees frequentes, treinamentos, manter se em alinhado com as Normas Regulamentadoras e outras leis cabveis ao ramo de atividade, meios de comunicao em que o tanto o trabalhador como as partes interessadas sejam informadas dos respectivos riscos existentes. E implantao de programas que se adequem ao processo produtivo da empresa.

Plano de emergncia
A empresa dever manter um plano de emergncia que tenha uma brigada de incndio bem treinada, a empresa dever estabelecer um trabalho com rgos pblicos como Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Hospitais, Samu/Resgate, assim como o PAM ( Plano de auxilio mtuo). Obs.: O plano de emergncia dever ser estabelecido conforme o processo produtivo da empresa.

FISCALIZAO E PENALIDADES Estabelece os procedimentos a serem adotados pela fiscalizao trabalhista de Segurana e Medicina do Trabalho tanto no que diz respeito a concesso de prazos empresa para a correo das irregularidades tcnicas, como tambm no que diz respeito ao procedimento de atuao por infrao as Normas Regulamentadoras de Sade e Segurana do Trabalho. NR 28 item 28.1.4 Com base nas Normas Regulamentadoras, aps inspeo na empresa campo do meu projeto, encontrei algumas irregularidades que podem gerar Penalidades conforme NR 28.

As aes educativas so necessrias para que o trabalhador possa adquirir informaes sobre diversos assuntos, ampliando os seus conhecimentos assim como meios de preveno de alguns acidentes, doenas ocupacionais, entre outras doenas. Considerando o porte da empresa campo do meu projeto assim como a questo financeira poderiam ser desenvolvidas as seguintes aes educacionais:

DDS

Treinamentos Palestras ( assuntos ligados sade do trabalhador) Cartazes informativos. SIPAT

No trmino da semana da Sipat a Cipa aplicra um questionrio com os assuntos que foram abordados avaliando assim o resultado com a opinio dos trabalhadores assim como aprimorar futuros eventos realizados na empresa.

You might also like