You are on page 1of 17

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA CAMPUS III DEPARTAMENTO DE DIREITO

EQUIPE:DIANA ALMEIDA EDNALDO DOS SANTOS PEREIRA JOO GOMES DE LIMA ROSA MARIA MARQUES SOARES

PECULIARIDADES DO PROCESSO DO TRABALHO

CARTER E FINALIDADE DO PROCESSO DO TRABALHO

CARTER - eminentemente social. (As questes trabalhistas trazem em seu nimo, supe-se, o nico meio de sobrevivncia do trabalhador e de sua famlia (salrio)). OBJETO - o fenmeno social > trabalho (relaes de trabalho, empregado, empregador). FINALIDADE A concretizao do direito do trabalho, como meio de assegurar ao trabalhador melhores condies de vida. OBSERVAO: O processo do trabalho bastante dinmico e diferentemente do processo civil, que se apresenta com maior rigor formal, possui caractersticas prprias, orientando-se por princpios menos complexos os quais visam dar maior celeridade processual e resolver o conflito com o menor tempo possvel. O propsito desta agilidade processual est consubstanciado na reduo de vrias fases processuais e recursos que existe na esfera civil, bem como na reduo de prazos e procedimentos dos atos processuais.

MODELO DE PROCEDIMENTO TRABALHISTA EM DISSIDIO INDIVIDUAL

AS PECULIARIDADES DO PROCESSO DO TRABALHO


INFORMALISMO
O Processo Civil, por tratar de questes que envolve interesses individuais, cujo objeto o interesse dos particulares, reveste-se de manifesto formalismo, sendo exigido todo um rito processual especifico.
O processo do trabalho flagrantemente informal, por versar sobre o social e diz interesse a coletividade, orientando-se, pois, todo o processo por princpios e formalidades menos complexos, o que culmina em outra peculiaridade processual que a celeridade. Obs. Esse informalsmo, no entanto, no significa que o processo do trabalho seja inferior a outras formas processuais, como ao civil ou penal, mas sim, significa que este ter dentro do mbito das relaes jurdicas processuais um rito caracterizado por especialidades, peculiaridades que o particulariza dos demais.

CELERIDADE

As questes trabalhistas trazem sempre em seu bojo o salario nico meio de sobrevivncia do trabalhador e sua famlia da a necessidade de imediao do processo, irrecorribilidade das decises proferida em processos de aladas das Varas, no impulso ex officio...

A Justia Trabalhista prev, por exemplo, que se o juiz perceber que a reclamada se utiliza de recursos com fins exclusivamente protelatrios (adiar o julgamento), poder aplicar-lhe multa por tal ato.

ORALIDADE
Por suas caractersticas especiais, o processo do trabalho particularmente oral. Nele prevalece a palavra falada. Em razo dessa particularidade os processos trabalhistas desenvolvem-se principalmente em audincias fator fundamental para a imediatidade da deciso. Essa peculiaridade explica a petio verbal, bem como a contestao oral, razes finais orais, e a prpria sentena que tambm ser proferida oralmente. Sendo a oralidade mais um nuance especifico do processo do trabalho baseado na celeridade e informalismo processuais.
No havendo acordo, o reclamado ter vinte minutos para aduzir sua defesa, aps a leitura da reclamao, quando esta no for dispensada por ambas as partes. ((CLT, art. 847)

Terminada a instruo, podero as partes aduzir razes finais, em prazo no excedente de dez minutos para cada uma. Em seguida, o juiz ou presidente renovar a proposta de conciliao, e no se realizando esta, ser proferida a deciso (CLT. Art. 850)

CONCENTRAO

Esta peculiaridade processual consiste no fato de os atos processuais mais relevantes de um processo serem todos realizados na audincia de instruo e julgamento quando ento :
I. II. III.

formulada a defesa, admitida contestao escrita formuladas (obrigatoriamente) conciliao, as duas propostas de

so tomados os depoimentos pessoais do reclamante e do reclamado

IV.
V. VI.

So ouvidas as testemunhas.
Formuladas as razes finais orais Proferida a sentena.

JUS

POSTULANDI

Os empregados e empregadores podero reclamar pessoalmente perante a Justia do Trabalho e acompanhar as suas reclamaes at o final. (art. 791, CLT) O instituto, denominado jus postulandi direito de postular independentemente de advogado - vem para facilitar a prestao jurisdicional ao trabalhador, mas estende-se tambm ao empregador uma vez que este pode responder a aes que contra si sejam movidas ou propor as que lhe sejam prprias sem a necessidade da outorga de mandato a advogado. Esta faculdade, portanto, estende-se queles que por fora de lei podem postular na Justia do Trabalho (CLT, art. 652).

OBSERVAO: o jus postulandi no impede, porm que o empregado ou o empregador se faam representar por advogados.
OBSERVAO: Nos dissdios coletivos facultada aos respectivos sindicatos a assistncia dos advogados.

Discusso

sobre o jus postulandi


considera ao advogado isso enseja uma discusso dispositivo, encontrara-se imprescindvel a presena

Redao dada ao art. 133 da C.F indispensvel administrao da justia, no mbito trabalhista, uma vez que por esse revogado o art. 791 da CLT, tornando assim de advogados nos feitos trabalhistas.

Esse entendimento, contudo no pacifico, havendo duas correntes entre os juristas, onde uma defende o entendimento de Imprescindibilidade do advogado, e outra apoiado a tese do jus postulandi nas causas trabalhistas, haja visto para isso os inmeros casos processuais que pleiteiam esse instituto e considera assim prescindvel o advogado, como o habeas corpus, aes de alimentos, juizados especiais, inexistncia ou impedimento de advogado na localidade.

CONCILIAO

TRABALHISTA MEDIAO DO MAGISTRADO

Em acordo com o art. 144 da CF competncia da justia do trabalho conciliar e julgar as questes de relao de trabalho.

Em duas oportunidades, no decorrer do processo, deve o juiz do trabalho empregar esforos no sentido de conseguir que as partes se conciliem:
1 antes da apresentao da defesa; 2 depois de encerrada a instruo e antes de proferir julgamento (art. 850, CLT). OBSERVAO: a conciliao na justia do trabalho e apresentada pela CLT ato jurisdicional, uma vez que conta com a participao necessria do magistrado. Art. 852-E, CLT. Aberta a sesso, o juiz esclarecer as partes presentes sobre as vantagens da conciliao e usar os meios adequados de persuaso para a soluo conciliatria do litigio, em qualquer fase da audincia.

NULIDADE

NO PROCESSO TRABALHISTA

Nos processos sujeitos apreciao da Justia do Trabalho s haver nulidade quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuzo as partes litigantes. (Art. 794, CLT). AS nulidades no sero declaradas seno mediante provocao das partes, as quais devero argui-las a primeira vez em que tiverem de falar em audincia ou nos autos. (art. 795, CLT)

OBSERVAO: as nulidades devem ser suscitadas pelas prprias partes e s excepcionalmente devem ser arguidas ou proclamadas ex officio. Pelo 1 do art. 795, s a incompetncia de foro que deve ser arguida ou declarada ex officio, a incompetncia absoluta, material. OBSERVAO: impossvel a acolhida de nulidade, quando suscitada por quem lhe tenha dado causa.
OBSERVAO: sempre que se possa suprir a nulidade, est no h de ser declarada.

ATOS

PROCESSUAIS POR FAC SIMILE

Dada as peculiaridades da celeridade e informalidade do processo trabalhista, este aceita muito bem a presena de atos processuais por fac smile, que so a transmisso de dados e imagens via meio eletrnico, devendo os originais serem entregues, necessariamente, at cinco dias da data do trmino, para convalidao do ato.
Exemplo: o juiz presidente conceder ao empregador prazo de quarenta e oito horas para juntar aos autos carta de preposio, procurao, prova da condio de empregado do preposto, etc.

APLICAO

SUBSIDIRIA DO CPC

Dispe artigo 769 da CLT:

Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual civil, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas desse ttulo.
Assim na ocorrncia de omisso da CLT, deve-se recorrer ao CPC, todavia esse instituto no absoluto uma vez que deve-se observar dois pontos: a) Omisso da CLT;

b) Compatibilidade da norma processual civil subsidiaria com os princpios gerais do Processo do trabalho.

PROCESSO CIVIL

PROCESSO DO TRABALHO

PARTES: autor e ru

PARTES: RECLAMAO- reclamante e reclamado; AO DE CUMPRIMEMTO: autor ru; DISSDIO COLETIVO: suscitante e suscitado; CONSIGNAO EM PAG.: consignante e consignado; AGRAVO: agravante e agravado RECURSO: recorrente e recorrido LIQUIDAO DE SENTENA: liquidante e liquidado; EXECUO: exequente e executado; EXCEO: exceto e excepto.
NOTIFICAO

AO

Inicio: CITAO Prosseguimento: INTIMAO


Citado por mandado pessoalmente Prazos maiores Recurso: 15 dias Embargos de devedor: 15 dias admitido recursos das decises interlocutrias

Notificao por correio. No necessrio notificao pessoal.


Prazos menores Recurso: 8 dias Embargos: 5 dias No h recurso das decises interlocutrias, apenas das decises terminativas. No h necessidade de advogado

PROCESSO CIVIL Necessrio advogado A execuo compete ao credor

PROCESSO DO TRABALHO Execuo de ofcio Atos de oficio

Atos pelas partes


H custas iniciais

No h custas iniciais
Honorrios periciais pagos pelo sucumbente

Custas periciais para a parte condenada na sentena

FLUXOGRAMA DE RGOS DA JUSTIA DO TRABALHO

OBRIGADA!

You might also like