You are on page 1of 9

Semana da Leitura

Iniciativa destinada a celebrar e incentivar o prazer de ler. Realizao de mltiplas actividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores. Promoo de actividades em diferentes contextos: - salas de aula; - bibliotecas escolares; - bibliotecas pblicas; - outras instituies que se disponham a colaborar.

Mecenas

Semana da Leitura

Leituras/debates nas aulas, nas bibliotecas. Espectculos de poesia. Dramatizaes. Participao de convidados em sesses de leitura. Encontros com escritores e ilustradores. Concursos, Jogos, Rally Papers. Exposies de trabalhos de alunos. Decorao da escola com poemas, citaes, extractos de obras, etc. Apresentao escola de projectos de leitura. Feira do livro. Ler+ em vrios sotaques. Outras actividades.

Mecenas

Semana da Leitura
Misso: aumentar as capacidades de leitura dos portugueses. Lanado em Junho de 2006 por 3 Ministrios: - Ministrio da Educao - Ministrio da Cultura - Ministrio dos Assuntos Parlamentares

O PNL apela participao de todos na promoo da leitura: - Famlias - Escolas - Bibliotecas - Associaes

Mecenas

Semana da Leitura

Mobilizar escolas para actividades de promoo da leitura na sala de aula. Mobilizar bibliotecas para actividades de promoo da leitura. Reforar a cooperao entre escolas, famlias, bibliotecas e outras organizaes sociais. Estabelecer parcerias e desenvolver aces concertadas. Criar oportunidades de leitura em espaos no convencionais: - Famlias; - Associaes - Centros de Sade

Mecenas

Semana da Leitura

O alargamento e aprofundamento dos hbitos de leitura entre a populao depende de todos e de cada um. As competncias e os hbitos de leitura so mais slidos quando se adquirem na infncia.

A populao escolar o pblico privilegiado do PNL.

Mecenas

Semana da Leitura

A leitura uma das capacidades mais importantes do ser humano. Dominar a leitura condio de autonomia e de sucesso na vida. Ler bem e depressa torna o estudo mais fcil e produtivo. Os bons leitores tm mais sucesso na escola e na vida.

Mecenas

Semana da Leitura

Que significa ler no contexto da Sociedade da Informao e do Conhecimento?

Que desafios se colocam face aos novos usos, formas e modos de leitura?
Que novas competncias se exigem na formao das crianas e dos jovens?

Mecenas

Semana da Leitura

Necessitam de literacias mltiplas para lidarem de forma crtica com o fluxo crescente de informao, para adquirirem conhecimentos e para alimentarem a imaginao. Necessitam de nveis mais elaborados de literacia para agirem como profissionais e como cidados crticos e activos.

Mecenas

Semana da Leitura

Novos usos, formas e modos de leitura: Exigncia de nveis mais elaborados de leitura para o sucesso escolar, individual e social. Novos cenrios de prticas da leitura.

Novas formas de acesso informao e ao lazer.


Leitura digital e leitura analgica.

Mecenas

You might also like