You are on page 1of 1

O uso de coagulantes orgnicos no tratamento de gua como forma de gerar conhecimento na rea da qumica

rica de Souza Silva


1

Orientador: Prof. Dra. Vanessa Moraes 2


Universidade Camilo Castelo Branco- Unicastelo
1erica_souzas2@hotmail.com , 2prof_vanessa@yahoo.com.br

Introduo
A gua um recurso fundamental para a existncia da vida, seria difcil imaginar a existncia de qualquer forma de vida na ausncia deste recurso vital. Nosso planeta possui um 3 volume de aproximadamente 1,4 bilhes de Km que cobre cerca de 71% da superfcie da Terra. A necessidade de consumo de gua potvel para os seres humanos vital para a sobrevivncia, devido pequena quantidade que pode ser diretamente aproveitada ,somente 0,3% sendo a maior parte subterrnea, ainda assim ela no apropriada para o consumo humano, tornando-se necessrio retirar suas impurezas, adequando-a aos padres de potabilidade. Tais impurezas em geral so retiradas no processo de coagulao seguido pelas operaes de floculao, sedimentao e filtrao. A coagulao um processo onde partculas que originariamente se apresentam separadas so aglutinadas pela utilizao de coagulantes, principalmente de sais de ferro III e alumnio, alm de polieletrlitos. O uso de polmero natural em tratamento de gua, contrape-se ao dos produtos com possibilidade de conferir toxidez gua, os polmeros sintticos, pois os monmeros, usados na manufatura de muitos polmeros, so txicos e necessitam de especial controle no processo para limitar a quantidade de monmeros no reativos no polmero .Os coagulantes naturais apresentam vrias vantagens em relao aos coagulantes qumicos por serem biodegradveis no txicos alm de o custo de aplicao do polmero natural ser inferior ao custo de polmeros sintticos usados como auxiliares de coagulao em tratamento de gua.

Resultados e Discusses
Observou-se que depois do repouso houve a formao de flocos que decantaram e obteve-se gua lmpida com as solues dos coagulantes orgnicos. A gua tratada com sulfato de Alumnio obteve uma colorao mais lmpida, contudo seu pH foi o menor em relao a gua tratada com os outros coagulantes. A figura 1 mostra o resultado das guas tratadas utilizando todos os coagulantes

Fig.1 Agua tratada: I quiabo, II casca de nozes, III sulfato de alumnio, IV fcula de batata e V farinha de mandioca

Nesse processo de tratamento da gua bruta no foi feito o processo de alcalinizao, contudo o pH das guas tratadas com coagulantes orgnicos foram entre 6 e 6,5 permanecendo dentro do padro de potabilidade para o consumo humano estabelecido pela empresa responsvel pelo saneamento bsico do Estado de So Paulo (SABESP), que varia de 6 a 9,5 o valor do pH.

Objetivo
Comparar os resultados da anlise da gua quando se utiliza o sulfato de alumnio, que o coagulante convencional, e quando se utiliza os coagulantes orgnicos como casca de nozes, quiabo, farinha de mandioca e fcula de batata.
Grfico 1: pH das guas tratadas.

Concluso
Com os experimentos realizados, conclui-se que a utilizao de coagulantes orgnicos para o tratamento de gua bruta apresentou resultados visuais favorveis e apropriados quando comparado com o mtodo comercial que utiliza o agente coagulante Sulfato de Alumnio, alm de serem no txicos e o custo da aplicao de polmero natural ser inferior ao custo de polmeros sintticos.

Metodologia
Foram utilizados 5 coagulantes, p de quiabo, fcula de batata, farinha de mandioca, casca de nozes e Sulfato de Alumnio, entretanto, somente para o quiabo foi necessrio lev-lo para estufa cerca de 140C por 4 horas, aps seco foi triturado com almofariz e pistilo e obtivemos o p que ficou armazenado no dessecador. Mediu-se um grama do p , o qual foi adicionado 500 mL de gua destilada e submetido a agitao com basto de vidro durante 10 minutos com posterior filtrao. Adicionou-se 5 mL do filtrado a 100 mL de gua bruta, sob agitao com basto de vidro por aproximadamente 2 minutos. Logo aps manteve-se a mistura em repouso por 5 minutos e em seguida foi filtrada com papel de filtro.

Referncias
GRASSI, Marcos Tadeu; As guas do planeta Terra; Cadernos Temticos de Qumica Nova na Escola, Edio Especial, Maio 2001. LIMA, Guilherme Jlio de Abreu; Uso de polmero natural do quiabo como auxiliar de floculao e filtrao em tratamento de gua; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Dissertao de Mestrado 2007. www.sabesp.com.br acessado em 10/10/2012 www.tratamentodeagua.com.br acessado em 10/10/2012

You might also like