You are on page 1of 43

SEGURO DE PESSOA

Aeso Barros Melo


Turma: 6 perodo Manh Professor: Humberto Carneiro Grupo: Alane ************ Candice Mendes Buarque de Gusmo Hugo *********

BREVE INTRODUO SOBRE CONTRATO DE SEGURO HUGO

Conceito:

Maria Helena Diniz:

Contrato de Seguro aquele pelo qual uma das partes (segurador) se obriga para com a outra (segurado), mediante o pagamento de um prmio, a indeniz-la de prejuzo decorrente de riscos futuros, previstos no contrato (CC, art. 757).

Art. 757. Pelo Contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prmio, a garantir interesse legitimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados. Pargrafo nico. Somente pode ser parte, no contrato de seguro, como segurador, entidade para tal fim legalmente autorizada.

BREVE INTRODUO SOBRE CONTRATO DE SEGURO

Figuras do Contrato de Seguro:

Segurador: aquele que suporta o Risco (RF, 87:726), mediante o recebimento do prmio. O Pargrafo nico do art. 757 do CCB/2002 determina que a seguradora, necessariamente, ser uma sociedade annima, uma sociedade mtua ou uma cooperativa, com autorizao governamental. Firmas individuais no podem exercer atividade securitria.

Segurado: o que, tendo capacidade para a prtica dos atos jurdicos, adquire, por simples adeso, aplice, pagando prmio ao segurador, para obter a indenizao de certo risco nela predeterminado.
Beneficirio: Pessoa fsica (capaz ou incapaz) ou jurdica que far jus a indenizao.

O Risco: o principal elemento do contrato de seguro. Estar sempre presente nos contratos de seguro. O sinistro: eventual. Se o Sinistro ocorrer, o segurador pagar ao segurado o valor contratado do seguro.

BREVE INTRODUO SOBRE CONTRATO DE SEGURO


A lgica do seguro. A empresa seguradora estima, por mtodos estatsticos, a probabilidade de ocorrncia do evento danoso a ser segurado, e, assim, determinando o valor do prmio a ser pago pelos contratantes segurados. Em troca do recebimento deste valor (o prmio), a empresa seguradora promete pagar ao contratante-segurado, um valor caso venha a ocorrer o evento danoso previsto no contrato de seguro.

BREVE INTRODUO SOBRE CONTRATO DE SEGURO

A explorao da atividade securitria controlada pelo Estado. No Brasil, a atividade controlada pela denominada Lei das Seguradoras (LS), o Decreto-Lei n 73/1966.

A LS instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados instituindo os seguintes rgos para normatizar, fiscalizar, atuar e operar no ramo de seguros: CNSP Conselho Nacional de Seguros Privados ao qual compete normatizar a poltica e a atividade seguros privados; SUSEP - Superintendncia dos Seguros Privados, autarquia a qual compete as funes executivas de fiscalizao do sistema; IRB-Brasil Re Instituto de Resseguros do Brasil S/A, sociedade de economia mista que atua no ramo de resseguros; Sociedades autorizadas a operar no ramo de seguro privado, resseguro, capitalizao, entidades de previdncia aberta e corretores de seguros habilitados; ANS Agncia Nacional de Sade Suplementar especializada na disciplina e controle do seguro sade, esta ltima criada e regulada pela Lei n 10.185/2001.

BREVE INTRODUO SOBRE CONTRATO DE SEGURO

Prmio

uma determinada quantia previamente ajustada que o segurado paga seguradora, para ter direito indenizao, durante determinado perodo, no qual o seguro ter vigncia. A seguradora, por sua vez, estando satisfeita acerca do pagamento do prmio pelo segurado, tem a obrigao de ressarci-lo em caso de prejuzo previsto contratualmente

O Prmio pago pelo segurado poder ser subdividido em duas partes:

Prmio puro Carregamento.

BREVE INTRODUO SOBRE CONTRATO DE SEGURO

Resseguro:

BREVE INTRODUO SOBRE CONTRATO DE SEGURO

Retrocesso:

BREVE INTRODUO SOBRE CONTRATO DE SEGURO

Reserva Tcnica e a Proteo do Segurado:

Sobresseguro x Cosseguro x Seguro Cumulativo x Infrasseguro:

INSTRUMENTOS DO CONTRATO DE SEGURO

Aplice

Bilhete

CLASSIFICAO DO CONTRATO DE SEGURO


Bilateral Sinalagmtico Oneroso De execuo sucessiva ou continuada Adeso Consensual Aleatrio para Carlos Roberto Gonalves, Maria Helena Diniz e Silvo Salvo Venosa. Comutativo para Fabio Ulhoa. De boa f

MODALIDADES DE CONTRATO DE SEGURO

Em Maria Helena Diniz (pag. 558) podemos encontrar vrias modalidades de contrato de seguro:

Quanto as normas que os disciplinam:


Seguro Comercial Seguro Civil: que se divide em dano e o de pessoa (Cc, arts. 778 a 802)

Quanto ao nmero de pessoas:


Seguro individual Seguro Coletivo (CC, art 801, $$1 e 2)

Quanto ao meio em que se desenvolve o risco:


Seguro Terrestre Seguro Aquavirio (martimo ou fluvial) Seguro areo.

Quanto ao objeto que visam garantir:


Seguro Patrimonial Seguro real Seguro Pessoal

MODALIDADES DE CONTRATO DE SEGURO

Quanto prestao dos Segurados:


Seguro Prmio Seguro Mtuo Seguro Misto

Quanto s obrigaes do segurador:


Seguros de Ramos Elementares. Seguro de pessoa: Seguro de Vida Stricto Sensu Seguro contra acidentes: Seguro contra acidente do trabalho Seguro contra acidentes pessoais.

SEGURO DE PESSOA

Seguro Civil (Seo III do Captulo XV do CCB/2002)


Seguro de Dano (Arts. 778 a 788) Seguro de Pessoa (Arts. 789 a 802)

Obs: Os artigos 757 a 777 so disposies gerais sobre contrato de seguro aplicando-se a ambas modalidades.

SEGURO DE PESSOA

Conceito Interesse Segurado: a prpria vida, sade integridade ou qualquer outra circunstncia que possa afetar o segurado ou terceiro no qual o segurado tenha interesse. O Risco

SEGURO DE PESSOA

A Garantia da seguradora:

Capital, capital segurado, capital estipulado ou capital garantido.

Valor Do seguro de Pessoa (RT ,505:142 e 504:2374) Duplicidade de seguro de pessoa (CC, art. 789, 1 parte; RT, 504:237)

SEGURO DE PESSOA X SEGURO DE DANO

Natureza da Prestao Infrasseguro. Regra da proporcionalidade. No seguro de pessoas, continua a regra que permite a contratao de mais de um seguro e sem limites de valores (art. 789), conforme se l do precedente a seguir:

Entre seguros de dano e seguros de pessoas, a distino normativa se impe, pois somente os primeiros esto sujeitos ao princpio indenitrio, segundo o qual a indenizao por sinistro no pode ser fonte de enriquecimento para o segurado. Da a proibio, apenas nesses seguros, do sobre-seguro e dos seguros mltiplos" (Revista de Direito Mercantil, Ed. Rev. dos Tribs., 1972, n 5, pp. 146/147).

SEGURO DE PESSOA X SEGURO DE DANO


HUGO

Nulidade de Transao para reduo do capital segurado no seguro de pessoa

Art. 795 do CCB/02: nula, no seguro de pessoas, qualquer transao para pagamento reduzido do capital segurado.

ESPCIES CANDICE AT O FIM AGORA.

As principais espcies do seguro de pessoa so:

Seguro de Vida -o segurado deseja assegurar a sobrevivncia e o bem-estar de


sua famlia ou de outras pessoas que lhe so caras, por ocasio de sua morte.

Seguro Dotal - assegura o pagamento do valor devido ao prprio segurado e no


ao terceiro beneficirio

Seguro de Acidentes Pessoais

H ainda:
Seguro Sade - artigo 802 do CCB/2002 exclui expressamente o segurosade da disciplina do Cdigo Civil deixando-o para a legislao especial. Seguro de Dirias por incapacidade temporria garante pagamento de determinado nmero de dirias por afastamento das atividades laborais do segurado, decorrente de doena ou acidente. Seguro Misto

SEGURO DE VIDA X SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS

Seguro de Vida
Interesse segurado: Durao da Vida Humana O evento temido a morte que certa, sendo incerta o seu momento. O sinistro ser a morte do segurado, evento externo ou interno.

Seguro de Acidentes Pessoais


Risco a morte ou invalidez do segurado em decorrncia do acidente. A incerteza diz respeito ao prprio evento acidente que poder nunca ocorrer. O sinistro ser uma causa externa (acidente)

SEGURO DE VIDA POR SOBREVIVNCIA (DOTAL) X PLANO DE PREVIDNCIA PRIVADA.

O plano de previdncia privada no pode ser considerado um seguro, pois neste o titular do plano pode depositar a quantia que quiser, o benefcio pago ser de acordo com o valor poupado, ou seja, trata-se de um processo de acumulao financeira.

Valor = poupado.

Neste no tem risco, se houver a morte antes da idade prevista, no perde o valor poupado.

No Seguro Dotal, o proponente paga o prmio e se atingir a idade estabelecida, ter direito ao valor segurado.

Valor = Prmio. O prmio no volta mais.

Neste, h o risco. Se a morte ocorre antes do prazo estipulado, perde-se o seguro.

DIREITOS DO SEGURADO

Receber a indenizao e a reparao do dano, equivalente a tudo aquilo que esteja dentro do risco assumido (CC, art. 757). Reter os prmios atrasados e fazer outro seguro pelo valor integral, se o segurador estiver insolvente (Dec.-lei n. 2.063/40, arts. 139, c, e 140; Dec.-lei n. 73/66, art. 26; Dec.-lei n. 60.459/67, art. 68). No ver aumentado o prmio, embora hajam agravado os riscos assumidos pelo segurador em razo de fato alheio sua vontade. Receber reembolso de despesas feitas no interesse da seguradora para diminuir os prejuzos. Ser defendido pelo segurador nos casos de responsabilidade civil, cuja reparao esteja a cargo dele. Abandonar a coisa segura, se entender que o capital segurado lhe mais conveniente do que a sua recuperao ou indenizao parcial. Exigir reviso do prmio ou resoluo contratual, se a reduo do risco for considervel (CC, art. 770).

OBRIGAES DO SEGURADO

Pagar o prmio convencionado (CC, arts. 757 e 764). Responder pelos juros moratrios (CC, art. 763). Abster-se de tudo que possa aumentar os riscos ou de tudo que for contrrio aos termos estipulados (CC, art. 768. Comunicar ao segurador todo incidente que possa agravar o risco (CC, art. 769, 1 e 2). Levar ao conhecimento do segurador a ocorrncia do sinistro, assim que souber de sua verificao (CC, art. 771, pargrafo nico). Demonstrar os prejuzos que sofreu com o sinistro. Ser leal, respondendo com sinceridade as perguntas necessrias avaliao do risco e ao clculo do prmio (CC, arts. 765 e 766). Abster-se de transacionar com a vtima, com o responsvel pelos danos, sem o prvio consentimento do segurador (CC, art. 795).

DIREITOS DO SEGURADOR

Receber o prmio durante a vigncia do contrato. Isentar-se do pagamento da indenizao, se provar dolo do segurado e a ocorrncia das hipteses do CC, arts. 763, 778, 766, 784 e pargrafo nico. Responder exclusivamente pelos riscos que assumiu (CC, art. 776). Opor ao sucessor ou representante do segurado, nos casos de sinistro, todos os meios de defesa que contra ele lhe assistirem (CC, art. 767). Sub-rogar-se, se pagar indenizao, no direito respectivo contra o autor do sinistro, podendo reaver o que desembolsou (CC, art. 786, 1 e 2; RF, 129:174, 127:444; RT, 155:218, 163:698, 189:702; Smula 188). Merecer a lealdade do segurado.

Indenizar o segurado quanto aos prejuzos resultantes do risco assumido, conforme as circunstncias e o valor da coisa segura (CC, arts. 776, 206, 1, II). Aceitar a cesso do seguro e pagar a terceiro a indenizao, como acessrio da propriedade ou de direito real sobre a coisa segurada.

OBRIGAES DO SEGURADOR

Pulverizar o risco sob forma de co-seguro e resseguro (Dec.-lei n. 73/66, art. 4).
No reter responsabilidades cujo valor ultrapasse seus limites tcnicos (Dec.-lei n. 73/66, art. 79). Constituir reservas tcnicas, fundos especiais e provises, para garantia das obrigaes assumidas (Dec.-lei n. 73/66, art. 84). Cumprir as obrigaes provenientes da mora ou da desvalorizao da moeda (Lei n. 5.488/68; CC, art. 772). Restituir em dobro o prmio recebido, se no houve m f do segurado, no caso do art. 773 do CC. Defender o seguro e tomar as medidas necessrias para eliminar ou diminuir os efeitos maiores do risco, desde que lhe tenha sido comunicado algum fato incidente pelo segurado. Tomas as providncias necessrias assim que souber do sinistro.

Pagar, diretamente, ao terceiro prejudicado a indenizao por sinistro em caso de seguro de responsabilidade legalmente obrigatrio (CC, art. 788).

EXTINO

Decurso do prazo estipulado.

Distrato.
Resoluo por inadimplemento de obrigao legal ou de clusula contratual. Supervenincia do risco. Cessao do risco, em seguro de vida, se o contrato se configurar sob a forma de seguro de sobrevivncia. Pela nulidade, que no causa extintiva, mas que torna ineficaz o contrato por fora de lei, como ocorre no CC, arts. 762, 766 e 768, e no Ccom, arts. 677 e 678.

BENEFICIRIO DO SEGURO DE VIDA


O beneficirio do Seguro de Vida aquela pessoa que o segurado estabelecer na Aplice do Seguro. Ele ser o titular do crdito, ir receber da seguradora o pagamento do capital devido em razo do sinistro.

Admite-se a nomeao de mais de um beneficirio, hiptese em que o segurado deve especificar o percentual do capital cabvel a cada um. O seguro de Vida no herana.

ESTUDO DE CASO INADIMPLENCIA

Leonardo fez um seguro de vida e durante muito tempo manteve o pagamento em dia. Por uma questo de viagem deixou de pagar no vencimento uma determinada parcela. Tendo vindo a sofrer um acidente no dia seguinte ao dia do vencimento quando retornava da viagem.

Pergunta: A seguradora ter a obrigao de pagar o capital segurado ao(s) beneficirio(s)?

O ATRASO NO PAGAMENTO DO PRMIO E A PERDA DO DIREITO AO RECEBIMENTO DA QUANTIA SEGURADA CANDICE

Um dos tantos artigos do Cdigo Civil que merece ateno o art. 763 do CCB, que prev:

No ter direito indenizao o segurado que estiver em mora no pagamento do prmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgao.

O ATRASO NO PAGAMENTO DO PRMIO E A PERDA DO DIREITO AO RECEBIMENTO DA QUANTIA SEGURADA CANDICE

763 do CCB. aplicado com muita cautela pelos Tribunais ptrios conforme podemos dos precedentes transcritos:

250200004336 SEGURO DE VIDA ATRASO DE UMA NICA PARCELA CANCELAMENTO IMPOSSIBILIDADE "Recurso especial. Civil. Contrato de seguro de vida. Atraso no pagamento de uma nica parcela. Cancelamento automtico do seguro. Impossibilidade. 1. Consoante entendimento desta Corte, 'o simples atraso no pagamento de uma das parcelas do prmio no se equipara ao inadimplemento total da obrigao do segurado e, assim, no confere seguradora o direito de descumprir sua obrigao principal' (REsp 293722/SP, Rel Min. Nancy Andrighi, DJ 28.05.2001). 2. Recurso no conhecido." (STJ REsp 814.127/PR (2006/0017730-1) 4 T. Rel. Min. Jorge Scartezzini DJU 1 05.02.2007)
197000015636 SEGURO DE VIDA ATRASO NO PAGAMENTO AUSNCIA DE INTERPELAO Normalmente, para que se caracterize mora no pagamento de prestaes relativas ao prmio necessria a interpelao do segurado. Mero atraso no basta para desconstituir a relao contratual. A clusula de cancelamento do seguro sem prvia notificao deixa de se abusiva, se o segurado permanece em mora h mais de 15 (quinze) meses. Em homenagem boa-f e lgica do razovel, atraso superior a um ano no pode ser qualificado como "mero atraso no pagamento de prestao do prmio do seguro" (REsp 316.552/PASSARINHO, grifei). A ausncia de interpelao por parte da seguradora no assegura, no caso, o direito indenizao securitria. (STJ REsp 842408 RS 3 T. Rel. Min. Humberto Gomes De Barros DJ 04.12.2006, p. 315).

O ATRASO NO PAGAMENTO DO PRMIO E A PERDA DO DIREITO AO RECEBIMENTO DA QUANTIA SEGURADA CANDICE


Nota Publicada no Informativo n 304 do STJ: SEGURO DE VIDA. CANCELAMENTO. MORA. NOTIFICAO. REQUISITO. MERO ATRASO (Fonte STJ). A Turma decidiu que, para a caracterizao da mora no pagamento de prestaes relativas ao prmio, preciso antes a interpelao do segurado, uma vez que o mero atraso no suficiente para desconstituir o contrato. No obstante, 15 meses de atraso no podem ser qualificados como "mero atraso", pelo que inexiste o direito indenizao securitria mesmo na falta da notificao da seguradora. Precedentes citados: REsp 286.472-ES, DJ 17/2/2203; REsp 318.408-SP, DJ 10/10/2005; REsp 316.552-SP, DJ 12/4/2004; REsp 647.186-MG, DJ 14/11/2005, e REsp 278.064-MS, DJ 14/4/2003. (STJ - REsp 842.408 - RS - 3 T. - Rel. Min. Humberto Gomes de Barros - J. 16.11.2006) (Informativo n 304 do STJ)

ESTUDO DE CASO - O SEGURO DE VIDA E A MORTE POR DOENA PR-EXISTENTE.


Fulanoisque

sendo portadora de AIDs resolve fazer um seguro de vida e depois de certo tempo vem a falecer por motivo dessa doena.
Neste caso o Segurador obrigado a pagar o prmio?

Pergunta:

O SEGURO DE VIDA E A MORTE POR DOENA PR-EXISTENTE.

Neste assunto a jurisprudencia no tem sido pacfica, mas os segurados tem tido sucesso em muitos casos. Os argumentos favorveis dos tribunais tem sido o seguinte:
As seguradoras poderiam constatar a existncia ou no de doena pr-existente com um simples exame mdico, como no o fazem, fica evidenciado que assumiram o risco. Tendo assumido tal risco provvel que tenha includo o risco no prmio. A seguradora tenta alegar a m-f do segurado que desta forma age, porm no tem tido sucesso em comprar esta. A longevidade do segurado, que muitas vezes sobrevive vrios anos com a doena, tem sido um fator determinante para a vitria dos segurados nos tribunais.

ESTUDO DE CASO NASCITURO

Pergunta:

Um Nascituro pode ser estipulado na qualidade de beneficirio em contatro de seguro de vida?

ESTUDO DE CASO - NASCITURO

Resposta: Sim!

Apesar do Nascituro ainda no ser considerado pessoa pelo Cdigo Civil, visto que ainda no nasceu com vida, o mesmo cdigo cuidou de salvaguardar os seus direitos. A jurisprudencia ptria admite pacificamente que figure como beneficirio no contrato de seguro de vida nos termos do art. 436 e 757 do CCB/02.

ESTUDO DE CASO - SUICDIO


Joo

que tem uma aplice de seguro firmada e vigente comete o suicdio.


caso a seguradora estar obrigada a pagar o capital segurado?

Neste

ESTUDO DE CASO - SUICDIO


Resposta: O enuciando 61 da Smula do STJ e 105 da Smula do STF tratam a matria da seguinte forma:

Se o suicdio foi voluntrio, a seguradora no esta obrigada a pagar se o suicdio foi involuntrio ai a seguradora estar obrigada a pagar. Suicdio voluntrio considerado aquele em que a pessoa faz o seguro j pensando em se matar. O artigo 798 do Cdigo Civil estabelece um prazo de dois anos para se definir a obrigao do pagamento do capital. Como se ele considera-se que o suicdio aps estes dois anos seja involuntrio.

ESTUDO DE CASO BENEFICIRIOS QUE NO HERDEIRO

Clarisse tem uma famlia com Iago, seu marido, e dois filhos. Contrata uma aplice de seguro e estipula como beneficiria sua amiga Suhenya.

Pergunta: Em caso de sua falta, os herdeiros podero reclamar seu direito sobre o seguro contratado para Suhenya?

ESTUDO DE CASO BENEFICIRIOS QUE NO HERDEIRO

Resposta: No. Os herdeiros de Clarisse no teriam direito

O seguro de vida no herana. Herana tudo aquilo que foi adquirido pelo de cujus em vida, e o capital segurado um direito que adquirido aps a sua morte.

ESTUDO DE CASO - RELAO EXTRACONJUGAL DURADOURA

Um Homem casado mantm uma segunda famlia clandestinamente. E vem a falecer deixando um seguro de vida no qual no estipulou nenhum beneficirio.

Pergunta: A outra companheira extraconjugal ter direito a participar da diviso do capital segurado?

ESTUDO DE CASO - RELAO EXTRACONJUGAL DURADOURA

Resposta:

Sim. No Cdigo Civil anterior ela no teria direito.


Mas, aps a CF de 1988, com os ampliados conceitos de proteo a famlia as decises dos nossos tribunais passaram a considerar que aquela outra relao tambm era uma famlia. Merecendo a devida proteo no podendo, assim, serem punidos, nem excluidos, pela m conduta do falecido.

ESTUDO DE CASO - PRESCRIO


Las estipulou Carol como beneficiria em um seguro de vida. Tendo Las falecido, em 07/10/12, Carol requereu o pagamento do seguro em 01/10/13. Em 25/10/13 a Seguradora negou o pagamento a Carol. Em 26/10/13 Carol interps uma ao de cobrana contra a seguradora.

A seguradora se defendeu alegando prescrio, visto que, o art. 206 1, II do Cdigo Civil estabelece 1 ano como prazo de prescrio. Pergunta: A seguradora esta correta?

ESTUDO DE CASO - PRESCRIO

Resposta:

No, no prescreveu. O prazo de 1 ano para a prescrio s comea a contar aps a negativa da seguradora.

You might also like