You are on page 1of 7

Declarao Universal dos Direitos Humanos O contexto mundial

Fim da II Guerra Mundial

Incio da Guerra Fria

Corrida armamentista

Uso ideolgico da cultura

Avano das multinacionais

Declarao Universal dos Direitos Humanos O contexto brasileiro

Declarao Universal dos Direitos Humanos Como funciona a ONU

Assemblia Geral

Conselho de Segurana com cinco membros permanentes (EUA,Rssia,Frana, Inglaterra e China) e dez rotativos

Declarao Universal dos Direitos Humanos Direitos de primeira gerao

Artigo XVII. 1. Todo ser humano tem direito propriedade, s ou em sociedade com outros. 2. Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade. Artigo XVIII. Todo ser humano tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar de religio ou crena e a liberdade de manifestar essa religio ou crena, pelo ensino, pela prtica, pelo culto e pela observncia, em pblico ou em particular. Artigo XXI. 1. Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu pas diretamente ou por intermdio de representantes livremente escolhidos. 2. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao servio pblico do seu pas. 3. A vontade do povo ser a base da autoridade do governo; esta vontade ser expressa em eleies peridicas e legtimas, por sufrgio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

Declarao Universal dos Direitos Humanos Direitos Sociais, culturais e Econmicos


Artigo XXII. Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito segurana social, realizao pelo esforo nacional, pela cooperao internacional e de acordo com a organizao e recursos de cada Estado, dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade. Artigo XXIII. 1. Todo ser humano tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego. 2. Todo ser humano, sem qualquer distino, tem direito a igual remunerao por igual trabalho. 3. Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure, assim como sua famlia, uma existncia compatvel com a dignidade humana e a que se acrescentaro, se necessrio, outros meios de proteo social. 4. Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteo de seus interesses.

Declarao Universal dos Direitos Humanos Direitos Sociais, culturais e Econmicos


Artigo XXV. 1. Todo ser humano tem direito a um padro de vida capaz de assegurar-lhe, e a sua famlia, sade e bem-estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis, e direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistncia em circunstncias fora de seu controle. 2. A maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas, nascidas dentro ou fora do matrimnio gozaro da mesma proteo social. Artigo XXVI. 1. Todo ser humano tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser obrigatria. A instruo tcnico-profissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. 2. A instruo ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instruo promover a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz. 3. Os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos.

Declarao Universal dos Direitos Humanos Questes

a)Como entendido o trabalho na Declarao Universal dos Direitos Humanos? b)A Declarao apresenta o direito de propriedade em sua forma absoluta ? Qual a relao entre este aspecto e o trabalho? c)Como tratada a distribuio de renda na Declarao Universal dos Direitos Humanos ? d)Qual o sentido de educao escolar presente na Declarao?

You might also like