You are on page 1of 20

Captulo 11

Esprito Santo
Dons e Batismo

DONS NECESSRIOS

Os dons espirituais so diversos (I Cor.12:4,8-10). Todos so necessrios (I Cor. 12:22). Deus como doador quem decide quem recebe, que dons e quantos (Mat.25:14; I Cor.12:11,18). So ddivas graciosa, emergem de Deus, sem aluso a grau de mrito por parte do receptor. Alguns religiosos, hoje, concentram-se em dois: cura e lnguas.

DOM DE LNGUAS

O escritor pentecostal Grant categrico:


receber o batismo sem falar lnguas estranhas impossvel a lngua Celestial ser a senha para a entrada no Cu. O Batismo no Esprito Santo, Grant, pg. 97,99,123,81.

RECEBERAM O ESPRITO SANTO E NO FALARAM EM LNGUAS


Os samaritanos (Atos.8:15-17) Joo, o Batista (Luc.1:15) Maria me de Jesus (Luc.1:35) Izabel, prima de Maria (Luc.1:41) Zacarias, Pai de Joo Batista (Luc.1:67) Jesus Cristo (Luc.3:22) Os sete diconos da Igreja Apostlica (Atos.6:1-7) Estevo (Atos.6:5; 7:55) Paulo e Barnab (Atos.9:1-9,17-18; 13:2-3).

LNGUAS ESTRANHAS OU IDIOMAS?

I Cor.14:2,4-6 Pode-se notar que se trata de lnguas desconhecidas. I Cor.12:10,28 variedades de lnguas, define tratar-se de outros idiomas. No Pentecostes os discpulos falaram lnguas desconhecidas para eles, mas lnguas existentes. Idiomas estrangeiros. O dom era necessrio

POR QUE O DOM ERA NECESSRIO?


Jesus comissionou os discpulos (Mat.28:19). Os discpulos eram: pessoas incultas, pescadores Falavam apenas o aramaico, limitado, simples. Ali estavam diante de uma multido (Atos.2:5,9-11). O que fazer? Como aproveitar a oportunidade? (Atos.2:4) A preocupao de Lucas em fazer a lista dos 16 pases presentes deixa claro tratar-se de idiomas existentes.

Jesus garantiu aos Seus discpulos a capacidade de

falar outros idiomas (Mar.16:17).


Promessa feita aps a grande Comisso IDE. O Pentecostes foi a comprovao de que este dom a

capacidade para cumprir a ordem de pregar.

A LNGUA DE CORINTO

Aspectos da igreja de Corinto: dissenses (I Cor.1:11); demandas (I Cor.6:6-7); adultrio (I Cor.5:1). O Ambiente no era favorvel decida do Esprito. Estavam desvirtuando o dom de lnguas. Como o ambiente no era propcio, por causa das desavenas, emitiam sons que ningum entende (I Cor.14: 2).

A LNGUA DE FESO ATOS 19


Paulo encontro um grupo de cristos (Atos.19:7). O cristianismo precisava ser implantado neste foco da deusa Diana. (Atos.19:27). Atos.19:6 Eles, pelo poder do Esprito Santo, passaram a possuir estes dons, para edificar a igreja (Dom de Profecia) e pregar aos estrangeiros (Dom de Lnguas).

A LNGUA DE CESARIA ATOS. 10

Atos 10:44-47 tambm receberam como ns.


Expresso afirmativa, bem como comparativa. Pedro est se reportando descida do Esprito Santo em Jerusalm, sete anos antes: Atos 2. Era o mesmo dom (Atos. 11:15,17; 15:8).

CURA OU SALVAO
Para alcanar o mundo com o IDE, Deus capacitou
Seus discpulos com o dom de lnguas. Seria impossvel cumpri-lo naquela poca.

O dom de cura poca de Jesus era no s necessrio


mas vital. Falta de higiene, rede de esgoto, gua potvel facilitava a doena. No havia hospitais, mdicos, remdios, anestesia.

TENHO OU NO O ESPRITO SANTO


Os crentes que no falam lnguas so templos desertos Luz S. Fenmenos Pentecostais, Elemer Hasse, 24.
Se somos filhos de Deus (Rom.8:16), temos o Esprito Santo (II Cor.1:22). atravs do Esprito Santo que o homem reconhece e abandona o pecado (Joo.16:8).

Como saber se o Esprito Santo habita no corao, ou se apenas convence do pecado?: (Gl.5:22,1921).

O BATISMO DO ESPRITO cheio


No uma experincia isolada, temporria e dramtica, ocorrida em determinado momento uma dotao especial de poder ao crente salvo. Andar no Esprito o primeiro passo. O crente vai andando no Esprito (crescendo na f). O Poder do Esprito vai descendo (capacitando-o). O crente batizado nas gua em nome da Trindade est completo.

Ser continuamente cheio do Esprito , na verdade, um desafio de cada dia. Nada, a no ser uma contnua vida de orao, contnua disciplina espiritual e constante vigilncia, capacitar o cristo de continuar a ser cheio do Esprito Santo.Pr. Endruvit, telogo. Batismo significa imergir. O batismo do Esprito sugere que somos imersos em Cristo. Falou em lnguas? No! Mas sua vida crist mudou para melhor.

O VERDADEIRO PROFETA
Dependendo da poca ou situao, certo dom pode ser mais necessrio que outro. I Joo 4:1 Vivemos num tempo em que h muitos sinais e maravilhas. Devemos orar pedindo sabedoria para divisar a verdade do erro. (Apoc.12:17; 19:10). I Cor. 14:5 O Esprito de Profecia (o maior de todos os dons), Deus falando por meio de um profeta para conduzir o remanescente.

Nos ltimos dias iam levantar-se falsos profetas (Mat.24:24). Como saber se verdadeiro um profeta. Surgir entre os remanescentes (Apoc.14:12; 12:17).

O FALSO PROFETA

Mat. 24:24
Isa. 8:20 Obedincia irrestrita a toda a vontade de Deus (xo.20), e testemunho pessoal

(Mat.7:16), so a segura guia divina para divisar


o falso do verdadeiro.

QUANDO O CRENTE RECEBE O ESPRITO SANTO?


S tem o Esprito quem fala em lnguas, no bblico.

O Esprito vem ao crente quando: se converte (Atos.2:38); obedece (Atos.5:32); ora (luc.11:13); possui f (Gl.3:14). Passa a morar no crente (I Cor.3:16)
Passa a produzir frutos (Gl.5:22). Quem recebe o Filho, recebe o Pai e o Esprito, pois so todos um s Deus (Joo.14:21-23).

VERDADEIRO DOM DE LNGUAS

Capacidade de falar outros idiomas sem os haver


estudado. Recurso divino para facilitar a pregao do

evangelho aos estrangeiros.

FALSO DOM DE LNGUAS

Palavras complicadas, esquisitas, msticas,


incompreensveis, proferidas por algum em delrio, em transe ou mesmo em estado normal (neste caso pura vaidade, condicionamento da mente, ou exibicionismo).

You might also like